Missa de Abertura da Catequese

No último domingo (01 de março) na missa das 10h, aconteceu a abertura oficial das atividades da catequese da Paróquia São Cristóvão. Foi uma celebração muito bonita e abençoada, pois contamos com a presença das crianças/adolescentes da catequese e dos seus pais – a igreja estava cheia! Padre Sebastião fez uma bonita acolhida a todos. Por ser o primeiro domingo do mês, no final da missa, fez também a benção dos pãezinhos para serem distribuídos para as crianças que ainda não fizeram a primeira eucaristia, chamou os pais para se colocarem em frente ao presbitério e chamou os catequistas para cima do altar, para que junto com ele dessem uma benção especial aos pais. Foi um momento muito especial. Fotos aqui.

Reunião de Catequistas

Na última quinta feira (27 de fevereiro de 2020), às 20h, na sala de reuniões, as catequistas da paróquia São Cristóvão – Matriz e Comunidade Dom Bosco – tiveram sua primeira reunião do ano. Iniciamos com uma bonita espiritualidade realizada pelo Padre Sebastião, que nos falou sobre a importância da oração e sobre o lema da campanha da Fraternidade deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  A seguir vimos a agenda de março e discutimos sobre alguns temas pendentes na catequese. Encerramos a nossa reunião com a benção do Padre Sebastião, cantando parabéns aos aniversariantes, dando uma lembrancinha e com um delicioso lanche. Fotos aqui.

Celebração Eucarística Catequética – 30.11.2019

Aconteceu no último sábado (30/11) a Celebração Eucarística Catequética: Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Esse encontro ocorre duas vezes ao ano e têm a participação dos catequizandos e suas famílias. Participaram desta celebração – juntamente com a Catequese – a IAM, AJS e o SAV. Padre Sávio, em sua homilia, comentou sobre a vocação batismal e que como batizados devemos ser sal e luz na vida das pessoas (Mt 5, 13-16). Após a Santa Missa, aconteceu no pátio da paróquia, onde tivemos muita animação e um caça ao tesouro vocacional. Para o encerramento saboreamos um almoço delicioso no salão paroquial. Foi uma manhã maravilhosa. Fotos aqui.

Entrega da Cruz 5ª Etapa da Catequese 10h – 24.11.2019

No último domingo (24/11) na Santa Missa das 10h presidida pelo Padre Sérgio Ramos de Souza, as crianças da 5ª Etapa vivenciaram um momento muito especial na caminhada da fé: receberam das mãos de seus pais a Cruz. A Cruz é poderosa e tem a força da vitória, a vitória de chegar até aqui. A entrega da cruz aos catequizandos representa seu amor a Deus e a promessa de segui-lo. Traduz a afirmação e responsabilidade em carregar com amor e felicidade sua fé em Cristo: “Jesus tomou sua cruz e seguiu fiel até a morte – Jesus tomou sua Cruz por amor à humanidade. O segredo para enfrentar nossas cruzes diárias está no amor. Tudo que é feito com amor torna-se mais fácil”. Parabéns aos catequizandos por terem concluído mais essa etapa com dedicação e muito amor. Fotos aqui.

Entrega das Bem Aventuranças para 4ª Etapa – 10.11.2019

Neste domingo (10 de novembro), os catequizandos da 4ª etapa receberam as bem-aventuranças na Santa Missa das 10h. As bem-aventuranças são os ensinamentos que, de acordo com o Evangelho segundo Mateus, Jesus pregou no Sermão da Montanha. Com as bem-aventuranças, Jesus nos mostra como viver a verdadeira felicidade, encontrada caminhando lado a lado com o Pai Celestial. Bem-aventurados os pobres de espírito, os puros de coração, os que choram e os que buscam a justiça, pois nosso é o Reino dos Céus! Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Oratório Festivo do Dia das Crianças – 19.10.2019

Aconteceu neste último sábado (19/10), o Oratório Festivo de Dia das Crianças. Foi uma tarde festiva para crianças e adolescentes atendidas no Oratório, com o intuito de comemorar o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O Oratório foi preparado com muito carinho pelos nossos jovens e adolescentes juntamente com as catequistas e o S.A.V. e contou com diversas atividades recreativas (brincadeiras, jogos de mesa, cama elástica, lápis, giz de cera e papel) e distribuição de doces, sendo marcada por sorrisos e muita alegria. Fotos aqui.

Entrega do Creio – 3ª Etapa 10h – 20.10.2019

Neste último domingo (20/10), vivemos momentos de muita riqueza para os catequizandos que se preparam para sua primeira Eucaristia. Depois de importante preparação, na Santa Missa das 10h, foi entregue o Creio, que é tudo o que cremos, aos catequizandos da 3ª Etapa, sendo um dos 4 pilares da Catequese. A palavra “creio” com que se inicia o “Credo dos Apóstolos”, é uma expressão de amor e de confiança entre o homem e seu Deus. A Fé é como o amor: exige a adesão pessoal de acreditar, a capacidade de relacionar-se, a vontade de entregar-se livremente na mãos do Absoluto. É dizer-Lhe: eu creio em Ti, confio em Ti e me entrego a Ti, pois não tenho nada fora de Ti. A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é o “Primeiro e o Último”. O Princípio e o Fim de tudo. Cremos em Deus que revela Seu nome, um Deus vivo, Deus de ternura e de bondade, Deus que é verdade e amor. Um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. O mistério da Santíssima Trindade é o mistério da fé e da vida cristã. Obrigada a todos os pais e catequizandos pela presença e participação vibrante na celebração da Santa Missa. Presidente da Celebração Eucarística: Padre José Hess. Fotos aqui.

Preparação Pais – Entrega do Creio – 3ª Etapa – 19.10.2019

Na manhã deste último sábado (19/10), os nossos queridos catequizandos da 3ª Etapa e seus pais, se reuniram para preparar a celebração de entrega da Oração do Creio, na missa de domingo. Nesta reunião, a catequista Edna Matilde, refletiu sobre a Oração do Creio – a solene profissão de fé que acompanha a nossa vida de crentes. O Credo começa assim: “Eu creio em Deus”. Papa Bento XVI ensina que é uma afirmação fundamental aparentemente simples na sua essencialidade, mas que abre ao infinito mundo do relacionamento com o Senhor e com o seu mistério. Crer em Deus implica adesão a Ele, acolhimento da sua Palavra e obediência alegre à sua revelação. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, “a fé é um ato pessoal: é a livre resposta do homem à iniciativa de Deus que se revela” (n. 166). Fotos aqui.

10ª Caminhada Vocacional – 12/10/2019

A Caminhada Vocacional acontece desde outubro de 2009, em prol das vocações e espera reunir milhares de fiéis para participar desta manifestação de amor, esperança, alegria e muita fé. No dia 12 de outubro, o Serviço de Animação Vocacional (S.A.V.) promoveu a 10ª Caminhada Vocacional, que teve para este ano de 2019, o tema: “Santidade também é para você!”. Os peregrinos se concentraram no pátio da Paróquia São Cristóvão a partir das 13:30hs, dando início à caminhada de 9 km em direção ao Santuário Mariano de Schöenstatt. Padre Sebastião realizou a animação dos peregrinos no pátio da Paróquia. Tivemos 3 momentos de reflexão sobre a santidade: 1ª reflexão: Santidade e Família, conduzida pelos Assessores e Movimento de Irmãos; 2ª reflexão: Santidade e Juventude, conduzida pelos grupos JPB e AJS; 3ª Reflexão: Santidade, conduzida pela Comunidade Dom Bosco e pela Catequese. Sinta-se convidado por Jesus e toda a comunidade para ser peregrino nesta Caminhada no próximo ano! Fotos aqui.

Preparação Catequese 2ª Etapa – 05.10.2019

Na manhã deste sábado (05/10), os nossos queridos catequizandos da 2ª Etapa e seus pais, se reuniram para preparar a celebração de entrega da Oração do Pai-Nosso, na missa de domingo. Nesta reunião foi refletido sobre a Oração do Pai Nosso, ensinada pelo próprio Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus, também rezava ao seu Pai do Céu. E foi Ele, Jesus, quem nos ensinou a rezá-la. Pai Nosso, uma oração perfeita, que nos ensina a dizer “Pai Nosso” e não “pai meu”, pois somos todos irmãos. Fotos aqui.

26º Domingo do Tempo Comum – Catequese 10h – 29.09.2019

No último domingo celebramos o dia da Bíblia. Apresentamos à comunidade as fotos dos altares preparados nas casas. Para melhor comemorarmos o dia da Bíblia, os catequizandos da Primeira etapa, dentro do itinerário catequético, receberam a Palavra de Deus na missa das 10h. “Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Luz para meu caminho!” Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

9º Dia da Novena em Honra a São Cristóvão – 27.07.2019

9º Dia da Novena em Honra a São Cristóvão – 27.07.2019

O 9º dia da novena em honra à São Cristóvão, teve como tema: “A VIDA REPARTIDA ENTRE OS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO PAI”.  Padre Juarez refletiu sobre ter confiança e da importância da oração e ter o coração voltado para Jesus; de abrir o coração para sentir a presença do Senhor.  Na primeira leitura, vemos a experiência de Abraão como o pai da fé e de muita oração – Deus quer castigar o povo porque não quiseram se converter. Deus nos mostra que não podemos desistir. As leituras nos mostram uma conversa face a face com Deus porque Ele nos conhece por inteiro. Se pedimos com fé, Deus sempre nos vem ao nosso encontro e nunca nos deixa de dar uma resposta. Cristo é o modelo e a fonte da nossa oração – ter um aprofundamento nas nossas orações. Lucas apresenta uma escola de oração de Jesus, para aprender com o Mestre. Lucas mostra que a oração é como uma conversa de uma criança com o Pai: íntima e confiante, onde Deus é o Pai que devemos conversar frequentemente. Uma das formas de orar é o diálogo de Filho e Pai com abertura e simplicidade. Para ouvirmos Deus, precisamos fazer silêncio: não ouvimos Deus no barulho. Contamos com a participação da Catequese na liturgia do 9º dia da novena. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Juarez Testoni. Co-Celebrante: Padre Sebastião Camargo, Padre José Hess e Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

1ª Eucaristia 10h – 05.05.2019

A Primeira Eucaristia é um dos momentos mais importantes da vida cristã pelo fato de dar início ao fiel à participação do centro da fé católica e participação dos mistérios de santificação e neste domingo, as nossas crianças fizeram sua 1ª Eucaristia! Na Missa, o nosso Pai celeste nos dá de presente a maior prova do seu amor por nós. Na Missa, nós vemos que o amor de Jesus é mais forte que o pecado e a morte. Na Missa, nós podemos entender um pouco do céu. Na Missa, quando recebemos dignamente a Sagrada Comunhão, estamos mais próximos que nunca do maior Amor: o próprio Jesus, Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, sob as espécies do pão e do vinho. Jesus nos ama tanto que quer viver em nosso corpo, mente, alma e coração. Quando estamos tão perto dele, podemos lhe falar do nosso amor, do que precisamos, de todas as pessoas que precisam de ajuda. E se O ouvimos, em silêncio e com muito cuidado, podemos escutar, sentir, conhecer a Sua bondade e o Seu amor por nós. Podemos ouvir a promessa de Jesus de ficar conosco e nos guiar para a casa do nosso Pai celestial, onde viveremos juntos para sempre. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo.

Veja as fotos.