Formação – Catecismo da Igreja Católica

“Guardar o Depósito da Fé é missão que o Senhor confiou à sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos”. Assim inicia o documento que apresenta aos fiéis católicos, no ano de 1992, o catecismo da Igreja Católica.

E propriamente nesse intuito, de guardar o que cremos e entendermos melhor nossa fé, no dia 09 de novembro, a paróquia São Cristóvão, iniciou uma série de encontros para estudar esse documento.
Haverá, pois, 6 encontros, nos quais serão estudados, de maneira breve, as partes que formam o catecismo da Igreja Católica, a saber: 1 – credo; 2 – Sacramentos; 3 – mandamentos; 4- oração.

Esses encontros estão sendo transmitidos no canal da paróquia, pelo YouTube. Não percam essa oportunidade.

Nosso próximo encontro será na segunda, às 20h.
Você é nosso convidado!

Assista aqui abaixo, os encontros já gravados:

 

Missa de Abertura da Catequese

No último domingo (01 de março) na missa das 10h, aconteceu a abertura oficial das atividades da catequese da Paróquia São Cristóvão. Foi uma celebração muito bonita e abençoada, pois contamos com a presença das crianças/adolescentes da catequese e dos seus pais – a igreja estava cheia! Padre Sebastião fez uma bonita acolhida a todos. Por ser o primeiro domingo do mês, no final da missa, fez também a benção dos pãezinhos para serem distribuídos para as crianças que ainda não fizeram a primeira eucaristia, chamou os pais para se colocarem em frente ao presbitério e chamou os catequistas para cima do altar, para que junto com ele dessem uma benção especial aos pais. Foi um momento muito especial. Fotos aqui.

Reunião de Catequistas

Na última quinta feira (27 de fevereiro de 2020), às 20h, na sala de reuniões, as catequistas da paróquia São Cristóvão – Matriz e Comunidade Dom Bosco – tiveram sua primeira reunião do ano. Iniciamos com uma bonita espiritualidade realizada pelo Padre Sebastião, que nos falou sobre a importância da oração e sobre o lema da campanha da Fraternidade deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  A seguir vimos a agenda de março e discutimos sobre alguns temas pendentes na catequese. Encerramos a nossa reunião com a benção do Padre Sebastião, cantando parabéns aos aniversariantes, dando uma lembrancinha e com um delicioso lanche. Fotos aqui.

Celebração Eucarística Catequética – 30.11.2019

Aconteceu no último sábado (30/11) a Celebração Eucarística Catequética: Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Esse encontro ocorre duas vezes ao ano e têm a participação dos catequizandos e suas famílias. Participaram desta celebração – juntamente com a Catequese – a IAM, AJS e o SAV. Padre Sávio, em sua homilia, comentou sobre a vocação batismal e que como batizados devemos ser sal e luz na vida das pessoas (Mt 5, 13-16). Após a Santa Missa, aconteceu no pátio da paróquia, onde tivemos muita animação e um caça ao tesouro vocacional. Para o encerramento saboreamos um almoço delicioso no salão paroquial. Foi uma manhã maravilhosa. Fotos aqui.

Entrega da Cruz 5ª Etapa da Catequese 10h – 24.11.2019

No último domingo (24/11) na Santa Missa das 10h presidida pelo Padre Sérgio Ramos de Souza, as crianças da 5ª Etapa vivenciaram um momento muito especial na caminhada da fé: receberam das mãos de seus pais a Cruz. A Cruz é poderosa e tem a força da vitória, a vitória de chegar até aqui. A entrega da cruz aos catequizandos representa seu amor a Deus e a promessa de segui-lo. Traduz a afirmação e responsabilidade em carregar com amor e felicidade sua fé em Cristo: “Jesus tomou sua cruz e seguiu fiel até a morte – Jesus tomou sua Cruz por amor à humanidade. O segredo para enfrentar nossas cruzes diárias está no amor. Tudo que é feito com amor torna-se mais fácil”. Parabéns aos catequizandos por terem concluído mais essa etapa com dedicação e muito amor. Fotos aqui.

Entrega das Bem Aventuranças para 4ª Etapa – 10.11.2019

Neste domingo (10 de novembro), os catequizandos da 4ª etapa receberam as bem-aventuranças na Santa Missa das 10h. As bem-aventuranças são os ensinamentos que, de acordo com o Evangelho segundo Mateus, Jesus pregou no Sermão da Montanha. Com as bem-aventuranças, Jesus nos mostra como viver a verdadeira felicidade, encontrada caminhando lado a lado com o Pai Celestial. Bem-aventurados os pobres de espírito, os puros de coração, os que choram e os que buscam a justiça, pois nosso é o Reino dos Céus! Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Oratório Festivo do Dia das Crianças – 19.10.2019

Aconteceu neste último sábado (19/10), o Oratório Festivo de Dia das Crianças. Foi uma tarde festiva para crianças e adolescentes atendidas no Oratório, com o intuito de comemorar o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O Oratório foi preparado com muito carinho pelos nossos jovens e adolescentes juntamente com as catequistas e o S.A.V. e contou com diversas atividades recreativas (brincadeiras, jogos de mesa, cama elástica, lápis, giz de cera e papel) e distribuição de doces, sendo marcada por sorrisos e muita alegria. Fotos aqui.