Comunidade Dom Bosco

Comunidade Dom Bosco

Acesse a página da Comunidade Dom Bosco no facebook: www.facebook.com/ComunidadeDomBoscoOficial/

 

Solenidade da Santíssima Trindade 9h – 16.06.2019

A liturgia de hoje nos convida a celebrar o mistério de Deus, que, sendo Um, não é um ser solitário. É uma perfeita comunidade de vida e de amor: um só Deus em três Pessoas. O amor presente em Deus é fonte e modelo para as nossas relações fraternas. Nossa vida cristã tem seu começo na Trindade, em nome da qual fomos batizados. A vida cristã mergulha suas raízes no mistério de um Deus Uno e Trino. Pela paixão, morte e ressurreição de Jesus, fomos introduzidos nesta comunhão de vida e amor que é a Trindade Santíssima. Contamos com os agentes do Serviço de Animação Vocacional (S.A.V.) da paróquia na liturgia deste domingo. Após a celebração, tivemos a reunião do CPP com as lideranças das pastorais da Comunidade. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

 

Catequese – 15.06.2019

As nossas crianças da catequese estudaram sobre o significado da Solenidade de Corpus Christi, que irá acontecer na próxima quinta feira, dia 20/06. Fotos aqui.

 

Solenidade de Pentecostes 9h – 09.06.2019

Na verdade, Cristo colocou dentro de nós o seu Espírito que tudo renova, rejuvenesce e torna presente a comunhão com Deus e com os irmãos. Deixar-se tocar pelo sopro do Espírito, que é vida e promover a nova criação da humanidade, carregada de relações novas, transformadoras, cheias de compaixão. É o Espírito do Ressuscitado que compreendemos e assumimos nossa missão de cristãos. O Espírito de Deus nos anima a falar a linguagem do amor. Batizados no Espírito, com a diversidade de dons formamos um só corpo e assumimos o compromisso com o projeto de Jesus. Na noite da Vigília Pascal, aclamamos Cristo nossa luz e acendemos o Círio Pascal que nos acompanhou nestes 50 dias. Hoje, na Solenidade de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o Círio foi apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do Mestre Ressuscitado, nos tornemos a “Luz de Cristo”, que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao Céu! Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Ascensão do Senhor e Passagem do Ícone Bom Pastor 9h – 02.06.2019

É com alegria que acolhemos o ícone do Bom Pastor em nossa comunidade salesiana. O ícone foi abençoado em 2018 pelo Reitor-Mor, padre Ángel Artime, e agora peregrina pelo sul do país, propiciando uma rica experiência com a figura do Bom Pastor. Jesus disse à multidão: “Eu conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem e eu dou a vida pelas minhas ovelhas (Jo 10,14)”. No ícone podemos contemplar o Bom Pastor com a ovelha no colo – a ovelha sendo afagada, recebendo carinho, afeto, sendo acompanhada. Esse é o mesmo acompanhamento que Dom Bosco fez com seus jovens, e somos chamados hoje a acompanhar, com o coração de Dom Bosco, os nossas crianças, adolescentes e jovens na construção de seus projetos de vida, para que tenham vida, e vida em abundância. Apresentamos quatro palavras fundamentais nessa missão: AMAR, APROXIMAR, PROPOR, ACOMPANHAR. Rezemos para que nossas comunidades sejam fecundas em vocações. É o clamor de Cristo que pede que rezemos: “A messe é grande, mas os operários são poucos”. Ao final da Missa, tivemos uma pequena Adoração ao Santíssimo Sacramento. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sérgio Ramos de Souza. Fotos aqui.

 

Catequese com o Ícone do Bom Pastor – 01.06.2019

Neste sábado, as nossas crianças da catequese tiveram seu momento de oração e reflexão com o Ícone do Bom Pastor. Conversaram sobre o significado do ícone, sobre vocação como também sobre as quatro palavras fundamentais nessa missão: AMAR, APROXIMAR, PROPOR e ACOMPANHAR. Fotos aqui.

 

Oratório com o Ícone do Bom Pastor – 01.06.2019

Neste sábado, as crianças do nosso Oratório tiveram um momento com o Ícone do Bom Pastor e refletiram sobre a vocação, onde os jovens da matriz realizaram um teatro. Contamos com a presença do Diretor Inspetorial, Padre Asídio Deretti. Fotos aqui.

 

1ª Eucaristia 9h – 26.05.2019

Neste 6º domingo da Páscoa, Jesus nos convida a percorrer o caminho do amor que Ele mesmo percorreu. O caminho de Jesus é o da vida consumida em favor das pessoas. Os discípulos são convidados a percorrer esse caminho, tanto quanto à nós e a nossa Comunidade. O amor nos recria e nos faz criaturas novas e nele podemos sempre recomeçar. É o Espírito Santo prometido por Jesus quem vivifica a Igreja. Nesta Celebração Eucarística, estamos reunidos em comunidade com os catequizandos que participarão da 1ª Eucaristia. Ao final, realizamos a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

 

Retiro para a 1ª Eucaristia – 25.05.2019

No sábado pela manhã, as nossas crianças da catequese, fizeram seu retiro em preparação para a 1ª Eucaristia. Tivemos um momento com as crianças juntamente com seus pais, para refletir sobre o significado da última ceia e um momento orante. Após, fizermos um momento de adoração na capela, conversamos sobre pecado e as crianças receberam o sacramento da reconciliação com o Padre José R. Hess. Ao final, realizaram um ensaio para receber a 1ª Eucaristia e para coroar Nossa Senhora Auxiliadora. Fotos aqui.

 

Domingo de Páscoa 9h – 21.04.2019

Com sublime alegria, reunimo-nos para celebrar o acontecimento central da nossa fé: a ressurreição de Jesus Cristo. Este é o dia em que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos! Vencendo a morte, Jesus permanece conosco para sempre e a morte já não tem poder sobre Ele. A Eucaristia é para todos nós, que vimos e acreditamos a força para testemunhar ao mundo a vida nova que Dele recebemos. Ouvindo a Palavra de Deus, façamos como Maria Madalena e os discípulos, a experiência da pedra removida e do túmulo vazio. Ressuscitados com Cristo, caminhamos como suas testemunhas, em busca das coisas celestes. Ao final da celebração, foi distribuído doce para as crianças da nossa comunidade. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Vigília Pascal 19.30h – 20.04.2019

Em comunhão com as comunidades cristãs e com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor ressuscitado nesta noite gloriosa, recordamos as maravilhas de Deus na história, renovamos nossa esperança e fortalecemos nossa fé. Vivamos em profunda alegria os momentos desta vigília: celebração da luz, a liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística. A Vigília Pascal se inicia com a celebração da luz, que contém três partes: a benção do fogo, a procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa. As leituras proclamam as grandes maravilhas realizadas por Deus ao longo da história da humanidade, as quais continuam sendo motivo de alegria e ação de graças. Na liturgia batismal, por meio da qual renovamos as promessas do batismo. Como batizados, assumimos o compromisso com a vida nova trazida por Cristo ressuscitado. A quarta parte da Vigília Pascal é a Liturgia Eucarística. Alimentamo-nos com a Eucaristia, renovamos e fortalecemos nosso compromisso com a vida nova de Cristo Ressuscitado. Esta noite santa confirme nossa vocação de homens e mulheres novos em Cristo. A Ressurreição do Senhor afugente da nossa vida o medo e as trevas. O Deus da vida, que ressuscitou seu Filho, nos ressuscite a cada dia para uma vida nova. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Celebração da Paixão 15h – 19.04.2019

Solidário com os pobres e sofredores, Jesus assume a cruz por fidelidade à missão que o Pai lhe confiou. Nessa tarde, unimo-nos a Ele, Servo Sofredor, acompanhando seus passos rumo ao julgamento e a condenação. Nele está nossa salvação. Silenciosamente a vida eterna é oferecida a humanidade pelo sacrifício de Cristo na cruz. Ele foi cercado, condenado e martirizado como um cordeiro. Jesus segue o caminho do Servo Sofredor, que na dor e no sofrimento se oferece a si mesmo para nos trazer a misericórdia e nos salvar. Amemos o Cristo e jamais lhe sejamos ingratos com o nosso desamor. Presidente da Celebração: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Via Sacra 9h – 19.04.2019

A Via Sacra é uma oração que faz memória a todos os momentos derradeiros quando Jesus estava próximo a sua morte. Realizar essa oração e entender seus mistérios é uma dádiva. Quando nos aproximamos do sofrimento do Cristo sabemos o quanto Ele se doou por cada um de nós e o quanto devemos ser gratos por termos sido salvos graças ao seu infinito amor. O amor de Deus pelos homens é o que move a vida de Jesus, e na via sacra meditamos nesses momentos e acreditamos na ressurreição. Fotos aqui.

 

Guarda Santíssimo Sacramento 23h às 24h – 18.04.2019

Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus que deixa as noventa e nove só pra me encontrar. Não posso comprá-lo, nem merecê-lo, mesmo assim se entregou. Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus. Inimigo eu fui, mas teu amor lutou por mim. Tu tens sido tão, tão bom pra mim. Não tinha valor, mas tudo pagou por mim. Tu tens sido tão, tão bom pra mim”. Fotos aqui.

 

Ceia do Senhor e Lava Pés

“Se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros” (Jo 13,14). A Celebração da Ceia do Senhor nos insere no tríduo da sua Paixão, Morte e Ressurreição, ápice do ano litúrgico e fundamento da nossa fé. Somos convidados a entrar em comunhão com Jesus – que nos amou até o fim e nos deixou os dons do sacerdócio e da Eucaristia – para podermos imitá-los na tarefa de libertar o mundo de suas escravidões. O gesto que Jesus faz – de lavar os pés dos discípulos – expressa o que Ele é. Ele é inteiramente servo. Todo o seu ser está a serviço. Ele se dá naquilo que faz, e faz o que propõe aos discípulos. Lava os pés dos discípulos. Inclina-se aos pés deles, até o chão. Com reverência, o mestre lava os pés dos discípulos: essa é a dinâmica que revela a novidade do Reino de Deus. “Lavar os pés” dos discípulos é cuidar dos que servem os servos. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Domingo de RamosBendito o que vem em nome do Senhor! Jesus amou e obedeceu ao Pai até o fim e manifestou seu amor incondicional para com a humanidade. Assume sua paixão a nosso favor e sofre com a humilhação das falsas alegações políticas e religiosas que o condenaram. Ele é o Servo Sofredor, que por amor e entrega abraça a paixão e a morte. Somos, pois, chamados a mergulhar no mistério redentor de Cristo, procurando compreender o amor redentor daquele que deu a vida por mim e por você. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Fotos aqui.

 

Páscoa Solidária

 

 

Neste sábado aconteceu a Páscoa Solidaria em nossa Comunidade. Estavam presentes a equipe da catequese, o grupo de jovens, Padre Assídio Deretti e o Padre José Hess. Recebemos a visita da Pastoral Juvenil Cleliana (Grupo de Jovens – PJC) da Rede Sagrado de Educação. Fotos aqui.