Auto de Natal 2018


Apresentação do Auto de Natal, durante o encerramento das  Novenas de Natal deste ano. Na missa das 19:30hs, desta quinta-feira (20/12).

Encenado por Jovens da AJS e pessoas atuantes em outras pastorais ao final da Missa e última Novena de Natal com a participação de todos os Grupos e Pastorais da Paróquia São Cristóvão:

Leia sobre o encerramento das Novenas de Natal, clicando aqui!!!

Agradecemos a todos que colaboraram para que a fosse possível evangelizar através da arte:

ELENCO:
Menino Jesus=  Bebê Rebeca – filha do jovem casal Bruna e Gustavo Henrique
Anjo Gabriel= Aline – CATEQUESE
Maria = Maria Eduarda – ADUF
José = Gustavo  – GAM
Isabel= Isabele  –   ADUF
Pastora = Mariana  – GAM
Pastor = Marcelo – JVC
Pastorzinho = Diogo – CATEQUISANDO
Rei Mago Baltazar = Beto – SAV
Rei Mago Gastar = Valmir – MUSICA
Rei Mago Melchior = João Vitor – ADUF
Narrador = Indianara – ISAS

EQUIPE de APOIO:

Padre Sebastião – PAROCO
Liliane  –  SAV
Márcia –  SAV
Marco – MUSICA
Márcia – MUSICA
Marlene  CATECUMENATO
Maria Prost – CATECUMENATO 
Darci – MESC
Luiz Gabriel – PASCOM
Cecilia – PASCOM
Fábio – GAM
Vera – SAV

MARIA AUXILIADORA E MISSIONÁRIA – Terço Missionário

auxiliadora“A doçura do olhar de Maria nos acompanhe  para que possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus.”(Papa Francisco)

O dia 24 de cada  mês é muito especial para todos nós que fazemos parte de  uma paróquia  Salesiana porque é o dia em que lembramos Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos, a Virgem de Dom Bosco.

Todos os meses neste dia nos reunimos, como família da comunidade paroquial para homenagear Maria nossa querida Mãe do Céu. No mês de Outubro esse dia foi muito especial porque Outubro é um mês que nos faz refletir sobre muitas riquezas da nossa fé católica. É  o mês missionário, mês do rosário, mês em que comemoramos a padroeira do Brasil, a Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida que  neste 12 de outubro se iniciou a comemoração do Jubileu dos 300 anos de sua aparição milagrosa no rio Paraíba do Sul, encontrada por três benditos pescadores.  Também em 2017 celebramos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. E esses dois países tão íntimamente ligados pela História, também o são pela imensa devoção à Nossa Senhora. Em virtude do jubileu da aparição de Nossa Senhora Aparecida a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou para o Brasil um Ano Santo Mariano, de outubro de 2016  a  Outubro de 2017.

E nós, para celebrarmos com mais intensidade neste ano a devoção à Nossa Senhora que é a grande missionária, indo sempre à frente, abrindo o caminho para o nosso trabalho de evangelização, participamos com as pastorais, grupos e movimentos paroquiais, de uma celebração composta na primeira parte pela recitação de um terço vivo missionário  quando rezamos pelo mundo inteiro, a fim de que o anúncio do Evangelho alcance todos os povos. E na segunda parte pela liturgia Eucarística onde agradecemos a Jesus que por sua Morte e Ressurreição alcançou a salvação de todos os seres humanos, deixando à Igreja a missão de continuar na terra sua obra de redenção. Foi muito incentivador perceber a beleza de uma oração na qual como numa verdadeira família tivemos a oportunidade de recitar a AVE MARIA na voz inocente das crianças da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, dos jovens que acreditam num mundo melhor, dos adultos que sabem procurar na oração a força para vencer os desafios da vida e dos idosos que com sua sabedoria nos ensinam que é na intimidade com o Deus da Vida e pela intercessão de Maria que temos a alegria de gozar as delícias da construção do  Reino, reino de paz,amor, alegria, fraternidade e partilha.

Se você, querido paroquiano não participou neste mês, venha no próximo dia 24 rezar conosco para que através da intercessão de Maria juntos possamos construir uma comunidade paroquial onde todos sejam verdadeiros discípulos missionários de JESUS CRISTO que é o centro da nossa fé e que a cada dia da nossa vida precisamos conhecer melhor.

  PARA PENSAR: “A RENOVAÇÃO   PAROQUIAL passa necessariamente pela  CONVERSÃO MISSIONÁRIA.”

       MARLENE OLDAKOWSKI STINGHE

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6345388941837615521?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

I Missa Jovem

Na tarde do último sábado, 25 de junho, foi realizada em nossa Paróquia a Missa Jovem com a temática “Evangelização de Jovens na Sociedade”.

Participaram cerca de 50 pessoas e foi uma celebração muito animada e bem participada.

Agradecemos a abertura e participação do nosso Pároco, P. Juarez e a todos que colaboraram e vivenciaram esse momento bonito de nossa comunidade.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6302770640333167057?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Via Sacra 2016

JesusNesta Sexta-feira Santa, uma noite fresca e com a lua espiando entre nuvens, com a presença e a participação de um grande numero de paroquianos, tivemos a oportunidade de assistir a Encenação da Via Sacra dirigida pelo SAV com a atuação dos jovens da AJS e de membros de diversas pastorais de nossa paroquia.

Este exercício de piedade nos remete ao tempo de Jesus, e nos faz percorrer com ele o caminho do Calvário, onde somos atingidos pelo mistério da dor e da morte do Crucificado.

Toda a equipe agradece aqueles que acorreram à igreja para rezar e participar. Agradece também aos que de uma forma ou outra colaboraram para transformar esta noite num momento de suplica e oração de louvor ao Criador, pois é um tempo favorável, tempo de conversão que nos conduz à graça da vida plena à Ressurreição.

Veja em também em vídeo (clicando aqui)

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6266153167512120337?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

6º Show de Talentos – 26/09/2015

show-de-talentoschamda

No sábado, dia 26 de setembro, o Serviço de Animação Vocacional – SAV, promoveu mais um Show de Talentos. Novamente, com as Graças de Deus, vivenciamos momentos de alegria, descontração e emoção.

Apresentações de dança, canto, musical e teatro, muito bem executadas pelos nossos talentos, mexendo com o público presente. Foram crianças, adolescentes, jovens e adultos partilhando um pouquinho de seu talento com o público presente, que prestigiou o evento e novamente lotou as dependências do Teatro do ISAS. Contamos também com a presença do Padre Adriano, pároco da São Cristóvão e do Padre Sigmundo, que mesmo com suas limitações fez questão de prestigiar o evento, fazendo o seguinte comentário: “hoje tem um santo muito feliz no céu: Dom Bosco. Isto é obra dele”.

A Animação ficou a cargo dos noviços do Noviciado Salesiano Imaculada Conceição: Bruno, Leandro Francisco, Leandro Procópio e Rivaldo, que abrilhantaram ainda mais o evento e nos brindaram com uma peça teatral muito bonita e oportuna para o público presente.

Foi uma tarde maravilhosa e para coroar o encontro encerramos com as orações conduzidas pelos Noviços. Aproveitamos o espaço para agradecer a todos, que de alguma forma colaboraram para o sucesso do evento, ao Pe Álvaro e também ao Irmão Aroldo que nos cederam o espaço para que pudéssemos realizar mais este evento. Que Deus abençoe a todos, principalmente os nossos talentosos artistas.

 Colaboração: José Carlos

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6199904041853451041?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” pe2_gal_format=”phototile” ]

Abertura do Ano Missionário

fotomarco

Marcio e P. Adriano

Nesta Sexta feira  dia 21/11/2014, acontecerá na Catedral de Curitiba, a missa de abertura do ano missionário, momento que será  apresentada a musica tema VOU SEMEAR,  a qual foi campeã do 13º Festele de Curitiba 2014 que tem como compositor e interprete Rafael Jesus, esta celebração contara com a participação do musico  Márcio Roberto Amaral, integrante da paroquia São Cristóvão, a comunidade esta convidada a participar desta celebração que é o marco inicial para a caminhada missionaria de 2015.

Oficina de Canto Litúrgico

Aconteceu neste sábado 13/09/2014 a oficina de canto promovida pela Coordenação Musical da Paróquia São Cristóvão.

Participaram representantes de grupos de canto ,  grupo de jovens , catequistas , algumas pessoas da comunidade, o Padre Sigmundo e o Pároco Padre Adriano . O curso foi realizado pelo professor Hildomar Oliveira (Bacharel em Canto Lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Atualmente é integrante da Academia de Ópera do Teatro São Pedro (SP).Foi uma tarde produtiva , os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre Respiração , Postura para o canto, Classificação vocal, Cuidados com a Voz, e Dicas para Apresentação. 

oficina de canto (12)oficina de canto (11)

 

oficina de canto (10)oficina de canto (6)

 

oficina de canto (5)oficina de canto (13)

 

oficina de canto (5)

oficina de canto (11)

oficina de canto (18) oficina de canto (25)

oficina de canto (26) oficina de canto (33)

 

oficina de canto (10)

Encontro de liturgia e canto pastoral – Irmã Míria 16 e 17 de Agosto

O que pode ser cantado é melhor do que falado.”

             Conforme orientação do Concílio  Vaticano II, a música apropriada a liturgia é aquela que está  mais intimamente integrada a ação litúrgica e ao momento ritual  ao qual se destina.

             A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar “a uma só voz” pressupõe a participação ativa, interior, consciente,  frutuosa,  plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica.

 1 . Critérios para a criação e escolha do repertório litúrgico

         A criação de um repertório bíblico – litúrgico pressupõe o cumprimento de alguns critérios básicos, a saber:

a) Os textos dos cantos sejam tirados da Sagrada Escritura ou inspirados nela e das fontes litúrgicas; sejam poéticos,  evitando explicitações desnecessárias, moralismos, chavões;

b) As melodias sejam acessível a grande maioria da assembléia, porém,  belas e inspiradas;

c) Sejam evitados melodias e textos adaptados de canções populares,  trilhas sonoras de filmes e novelas;

d) Seja levado em conta o tipo de celebração,  o momento ritual em que o canto será executado e as características da assembleia;

e) Sejam respeitados os tempos do ano litúrgico e suas festas;

f) Seja considerada a cultura do povo do lugar;

g) Sejam levadas em conta as dimensões comunitária, dialogal e orante nos textos e nas melodias.

 2 O canto e a música nos tempos do ano litúrgico

            O canto e a música devem expressar o mistério de Cristo,  de acordo com o tempo litúrgico e suas festas.(Hinário Litúrgico da CNBB).

 2.1 Cantar o Advento do Senhor

           No início do ano litúrgico, ao longo de quatro semanas,  a Igreja entoa um canto de vigilante,  amorosa e alegre espera da vinda do Senhor.

 2.2 Cantar o Natal do Senhor

          Neste tempo, cantamos, com a euforia dos profetas e evangelistas de todos os tempos, o mistério da encarnação (Natal) e da manifestação (Epifania) do Verbo

de Deus.

 2.3 Cantar a Quaresma

          Cantar a quaresma é,  antes de tudo,  cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras,  crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim a Paixão de Cristo. É um canto  de penitência e conversão,  um canto sem “glória” e sem “aleluia”, um canto sem flores e sem as vestes de alegria, um grito penitente de quem implora súplica.

 2.4 Cantar o Tríduo Pascal

           Nesses três dias, vivenciamos, de forma condensada, o mistério Pascal de Cristo que se desdobra nas celebrações do “Tríduo Sacro” de sua morte,  sepultura e ressurreição.

 Missa da Ceia do Senhorgloriar-nos na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo;

Lava-pés – mandamento do amor; Eucaristia – sacramento do amor

Celebração da Paixão do Senhor –  cantamos a confiança do Servo Sofredor que se entregou,  sem reservas e a esperança da vitória de seus fiéis seguidores.

Sábado Santo – cantamos o esplendor de uma luz que jamais se apagará. Proclamamos maravilhas de Deus que nos libertou das trevas da morte e nos devolveu a vida. Revigoramos nosso compromisso batismal.

 2.5 Cantar a Páscoa do Senhor

            O canto da igreja no tempo Pascal é de exultação e de alegria. Ressuscitados com Cristo, cantamos sua glória, sua vitória sobre a morte.

           O “ aleluia” volta a  ressoar em nossos lábios, invadindo todo o nosso ser com ardor sempre crescente, pois “ as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo”.

 2.6 Cantar o Tempo Comum

          É o mais extenso do ano litúrgico – nos permite desfrutar de outros aspectos da vida e da missão de Jesus e seus discípulos, que não são contemplados nos tempos de Natal e Páscoa.

 2.7 Cantar as solenidades e festas

      Embora, ao longo do ano litúrgico, a Igreja celebre o mesmo mistério de Cristo, no decorrer da história foram sendo agregadas ao calendário litúrgico outras celebrações do Senhor, da Santíssima Virgem Maria e dos santos e santas.

estruturacantos

 Ainda foi lembrado que:

–        É importante combinar com o celebrante o que será executado durante a celebração ( o que será cantado, lido, acrescentado ou omitido).

–        Um roteiro, nas celebrações mais complexas e que envolvem muitas pessoas ou segmentos, é de grande valia.

–        Deve “sempre” prevalecer a orientação do celebrante (padre) pois é ele quem conduzirá a celebração, e esta deve ocorrer de forma tranquila e sem surpresas.

–        Para que os cantos sejam bem executados durante a celebração é importante o ensaio antes da missa (10 a 15 minutos antes), para que a comunidade se familiarize com as melodias e letras.

 Relato:

         Durante a celebração que ocorreu na catedral, já não foi cantado A Paz, a qual pode ser cantada como canto final, se for o caso. (Pe. Adriano me informou que ainda não recebemos nada oficial sobre a omissão ou não do canto da Paz antes do Cordeiro, então fica a critério do celebrante)

        Também foi cantada a resposta das Preces da Assembleia; as intenções e avisos paroquiais foram feitos antes da celebração. Apenas a intenção da missa de 7º dia de falecimento foi relembrada pelo celebrante em momento oportuno.

         O canto pós-comunhão foi alegre e num ritmo bem agitado, os demais cantos todos marchas marciais, em tons altíssimos, com grande dificuldade para serem entoados, a maioria desconhecido,  o que causou um canto muito inseguro e desencontrado, em muito momentos.

        Como era dia da Assunção de Nossa Senhora, ao término da celebração iniciou-se um Hino a Maria e muitos fiéis ficaram ao redor do altar para homenageá-la.

         No datashow não foi exibido, leituras, evangelho ou outras partes da missa, apenas os cantos, resposta do Salmo e das Preces.

         Durante o curso, alguns pontos importantíssimos referentes a organização e escolha de cantos para as celebrações foram relembrados, bem como a importância de preparar com antecedência o que será utilizado na missa para que esteja de acordo com a liturgia do dia. Foi esclarecido que todos os instrumentos são bem vindos, desde que sejam tocados de forma harmoniosa e nos momentos adequados.

        Irmã Míria nos lembrou, que infelizmente, muitos participantes das missas não são “tocados” nem pela liturgia e nem pelos cantos, e que isso não deve nos desanimar, e sim, fazer com que continuemos o nosso trabalho sempre perseverantes.

        Participar deste curso foi muito bom. Mostrou que estamos caminhando bem, no sentido da qualidade musical dos grupos da paróquia, pois acredito que todos tem procurado melhorar a qualidade deste trabalho que é prestado à comunidade e a Deus, com o objetivo de que a comunidade participe cada vez mais, saindo de cada celebração com o desejo de retornar.

Participantes: Luiz Felipe Salgado, Márcia Regina Gritz,  Mauro Rogério Amaral

Oficina Litúrgica de Canto

Oficina 1Dia 13/09/14 realizaremos uma oficina de canto para os grupos de liturgia da paróquia.
Também, estão convidados todos os integrantes dos demais movimentos e grupos, como catequistas, que fazem uso da voz ou canto em suas atividades.

A inscrição deverá ser feita com antecedência na secretaria da paróquia (41) 3329-4757 e o valor é R$ 20,00. O curso será realizado pelo professor Hildomar Oliveira (Bacharel em Canto Lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Atualmente é integrante da Academia de Ópera do Teatro São Pedro (SP).

Alunos do curso de violão tocam na missa das 9:00hs

Durante a missa das 9:00 hs deste domingo, 29/06, os alunos do curso de violão apresentaram 2 músicas demonstrando seu aprendizado. Assim se encerrou o curso que deverá voltar em agosto .



 

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6030515548241058737?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

 

Grupo músicos da AJS anima as celebrações deste domingo.

grupo de musicaJovens da AJS, dos grupos UPAS e ASSC participaram das missas desta manhã de domingo (27/04), tocando e cantando diversas músicas já conhecidas da comunidade. Assim como comentou Pe. Adriano ao final da missa, cabe registrar que eles estão iniciando a caminhada neste ministério, e que com as aulas de violão e música que a paróquia esta proporcionando, logo logo teremos mais músicos dispostos a animar as celebrações.

Caso sinta vontade de aprender ou de participar das aulas, procure informações na secretaria.

Abaixo, veja como foi;