3º Dia da Novena em Honra à São Cristóvão – 21.07.2019

3º Dia da Novena em Honra à São Cristóvão – 21.07.2019

O 3º dia da novena em honra à São Cristóvão, teve como tema: “A VIDA E AS ESCOLHAS (escolher a melhor parte)”. Padre Cássio refletiu sobre a questão de realizar novenários e observar o percursos dos santos na nossa realidade. Comentou em participar das missas para buscar e fazer uma experiência com Jesus. Realizar uma experiência de contemplação como Maria – e como a exemplo dos apóstolos para que Jesus os ensinasse a rezar. A liturgia da semana dá um enfoque na acolhida e na hospitalidade: a invasão de Deus em Abraão é transporta para uma graça – sinal da bênção. Devemos trabalhar a hospitalidade de Deus no nosso coração e a acolhida da vontade de Deus. A visita de Jesus à Marta e Maria, descreva a misericórdia de Deus e transgride as normas judaicas – Jesus fica sozinho perto de mulheres, é servido por uma mulher e incita uma mulher dentro da sua própria casa (as mulheres não tinham acesso à Torá). Duas coisas são necessárias: a caridade (serviço) e a contemplação. Tivemos a participação da AJS e da Pastoral do Dízimo na liturgia do 3º dia da novena, como também com a presença dos seminaristas. Dois jovens, a Maria Clara Brustolim Fonseca e o João Pedro Ricarte Andrade, deram seus testemunhos sobre a experiência que tiveram na AMJ (Animação Missionária Juvenil) que aconteceu na última semana na Paróquia Menino Jesus de Praga. Presidente da Celebração Eucarística: Cássio Rodrigo de Oliveira. Co-Celebrante: Padre Sebastião Camargo e Padre José Hess. Fotos aqui.

DIZIMISTAS QUE ANIVERSARIAM EM FEVEREIRO/18

01 – Albina Mattana Minozzo, Vilma de Fátima Miguel; 02 – Rosangela Güther; 03 – Maristela Franco, Sebastião dos Santos; 04 – Cecília Semthuk dos Santos, Maria Manosso de Oliveira; 05 – Afonso José Winkler; 07 – Manoel Carlos da Silva; 08 – Cezar Otaviano R. Negrão, Edival da Cruz, Fabricia Vanessa Príncipe de Souza, Francisco  Carlos Gimenes Filho; 09 – Marli Aparecida Holek; 13 –  Mara Benin; 14 –   Marilu Pappi Zanuzzo,  Valentin Marques; 15 –  Jorge Petroski, Sinara Martineli Pereira; 16 – Sonia Maria Pereira de Jesus; 17 – Marcos Wojcik; 19 – Sidenei Roberto Pereira Ramos; 20 – Gracilia de Oliveira Lima Soares, João Lourenço da Luz, Maria Surecki; 21 –  Elizete Maria Kiem, Luana de Alencar Cauduro; 22 – Irma Godinho Motta, Neuzilda S. Bendlin; 23 – Luiz Lopes Gonçalves, Nilse Pieczarka; 24 – Patricia Bach; 25 – Luiz Amâncio,  Terezinha Shiarsky; 26 – Natividade dos Santos, Rodrigo Cordova Ferreira; 27 – José Alcino de Oliveira; 28 – Judite Ceschin Rossi, Lisiane Krisanoski, Tereza Crisóstomo Zembik;

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE  DEZEMBRO 302 DIZIMISTAS.
NO VALOR DE R$ 32.625,00

MARIA AUXILIADORA E MISSIONÁRIA – Terço Missionário

auxiliadora“A doçura do olhar de Maria nos acompanhe  para que possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus.”(Papa Francisco)

O dia 24 de cada  mês é muito especial para todos nós que fazemos parte de  uma paróquia  Salesiana porque é o dia em que lembramos Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos, a Virgem de Dom Bosco.

Todos os meses neste dia nos reunimos, como família da comunidade paroquial para homenagear Maria nossa querida Mãe do Céu. No mês de Outubro esse dia foi muito especial porque Outubro é um mês que nos faz refletir sobre muitas riquezas da nossa fé católica. É  o mês missionário, mês do rosário, mês em que comemoramos a padroeira do Brasil, a Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida que  neste 12 de outubro se iniciou a comemoração do Jubileu dos 300 anos de sua aparição milagrosa no rio Paraíba do Sul, encontrada por três benditos pescadores.  Também em 2017 celebramos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. E esses dois países tão íntimamente ligados pela História, também o são pela imensa devoção à Nossa Senhora. Em virtude do jubileu da aparição de Nossa Senhora Aparecida a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou para o Brasil um Ano Santo Mariano, de outubro de 2016  a  Outubro de 2017.

E nós, para celebrarmos com mais intensidade neste ano a devoção à Nossa Senhora que é a grande missionária, indo sempre à frente, abrindo o caminho para o nosso trabalho de evangelização, participamos com as pastorais, grupos e movimentos paroquiais, de uma celebração composta na primeira parte pela recitação de um terço vivo missionário  quando rezamos pelo mundo inteiro, a fim de que o anúncio do Evangelho alcance todos os povos. E na segunda parte pela liturgia Eucarística onde agradecemos a Jesus que por sua Morte e Ressurreição alcançou a salvação de todos os seres humanos, deixando à Igreja a missão de continuar na terra sua obra de redenção. Foi muito incentivador perceber a beleza de uma oração na qual como numa verdadeira família tivemos a oportunidade de recitar a AVE MARIA na voz inocente das crianças da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, dos jovens que acreditam num mundo melhor, dos adultos que sabem procurar na oração a força para vencer os desafios da vida e dos idosos que com sua sabedoria nos ensinam que é na intimidade com o Deus da Vida e pela intercessão de Maria que temos a alegria de gozar as delícias da construção do  Reino, reino de paz,amor, alegria, fraternidade e partilha.

Se você, querido paroquiano não participou neste mês, venha no próximo dia 24 rezar conosco para que através da intercessão de Maria juntos possamos construir uma comunidade paroquial onde todos sejam verdadeiros discípulos missionários de JESUS CRISTO que é o centro da nossa fé e que a cada dia da nossa vida precisamos conhecer melhor.

  PARA PENSAR: “A RENOVAÇÃO   PAROQUIAL passa necessariamente pela  CONVERSÃO MISSIONÁRIA.”

       MARLENE OLDAKOWSKI STINGHE

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6345388941837615521?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Avisos Paroquiais Semana 04/10 a 11/10

avisosDia 05 de outubro, segunda-feira, reunião da Pastoral do Dízimo.

Dia 08 de outubro, quinta-feira, reunião com os Ministros da nossa Paróquia.

Dia 10 de outubro (próximo sábado) teremos o “Oratório Dia das Crianças” com início as 14h na Comunidade Dom Bosco. A doação de balas e pirulitos pode ser feita na secretaria da Paróquia até sexta-feira.

Também no próximo final de semana é o dia de trazermos alimentos para as famílias carentes da nossa comunidade.

O Serviço de Animação Vocacional está convidando toda a comunidade a participar no dia 12 de outubro, da 6ª Caminhada Vocacional, ao Santuário Schöenstatt. Vamos nos encontrar na frente da Igreja às 13h30 e iniciaremos a caminhada às 14 horas. Traga as suas famílias, amigos e vizinhos e venha participar conosco!

Dia 30 de outubro teremos à visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Missa da Partilha – 20/09/2015.

No final de semana vivenciamos a celebração da Partilha, ou seja, a importância do dízimo nas paróquias. No domingo pela manhã, na missa das 9:00, houve a participação das crianças da Infância Missionária que abrilhantaram a celebração. Segue em anexo o testemunho e mensagem proferida por um paroquiano sobre a dimensão do dízimo.

A coordenação.

Testemunho: “MENSAGEM DO DIZIMO” (Clique aqui para ler).

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6196958206279936737?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

 

Mensagem Da Pastotal do Dízimo

Para quem não me conhece, me chamo José Carlos, moro no bairro há 28 anos e freqüento a paróquia São Cristóvão desde 1994, portanto há 21 anos. Já fiz parte de muitas frentes de trabalho (pastorais), atualmente estou coordenador do Serviço de Animação Vocacional e sou Vice-Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos e Paroquial. Ah! Já ia me esquecendo: sou dizimista desde Janeiro de 2000.

Como vocês podem ver, houve uma lacuna entre o tempo que comecei a freqüentar a igreja até me tornar dizimista (6 anos). Demorei um pouco para me conscientizar, mas felizmente, tomei a decisão correta, ou seja, além do trabalho voluntário contribuir financeiramente. E posso afirmar com toda convicção, foi uma decisão acertada e valeu muito a pena. Detalhe: lá em casa somos em treis: todos dizimistas, cada um contribui com sua parcela individualmente.

Durante todo esse tempo venho acompanhando a evolução em nossa comunidade paroquial, são várias Pastorais trabalhando juntas em prol do mesmo objetivo, ou seja, tornar nossa Igreja evangelizadora, acolhedora e em perfeitas condições de receber os fiéis. São muitas benfeitorias realizadas sistematicamente para que tudo isso se torne uma realidade. Tudo foi construído com muito esforço e hoje o custo é alto para manter o que foi conquistado.

Fui convidado pelos coordenadores da Pastoral do Dízimo para transmitir uma mensagem à vocês, sobre a importância do Dízimo, não só para nossa comunidade paroquial, mas para todas as igrejas. Sei que este é um assunto chato e delicado, quando falamos em mexer em nossos bolsos ficamos meio apreensivos e desconfiados …  mas vamos lá….

Cada cristão deve cuidadosamente orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante a sua participação com o dízimo e/ou a quanto deve dar (Tiago 1:5). “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitíssimas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a fé, a esperança e o amor-caridade, que nos levam mais perto de Deus. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo.

PARA ONDE VAI O DÍZIMO?

O dízimo, todo ele é investido na igreja. Uma porcentagem (10%) é entregue a cúria diocesana, que está a serviço da comunidade. O restante é dividido entre a comunidade doadora e a sede paroquial. O dízimo tem destino certo. Ele é direcionado, para seis dimensões evangelizadoras:

LITÚRGICADESPESAS COM O CULTO: Toalhas, Velas, Flores, Folhas de Canto, Luz, Água, Vinho, Hóstias…

PASTORALDESPESAS COM AS PASTORAIS: Catequese, Retiros, Formações, Livros, Cartazes, Promoções e Eventos …

COMUNITÁRIAREMUNERAÇÕES: Dos Padres, Inspetoria, Moradia, Funcionários, Manutenções dos Prédios (Igreja e Salões), do Jardim, das Calçadas, da Secretaria…

SOCIALPROMOÇÃO HUMANA E SOCIAL: Pobres, Idosos, Crianças, entre outros …

MISSIONÁRIACOLABORAÇÃO: Com As Missões, deslocamentos e materiais… Também temos as doações em alimentos.

VOCACIONALFORMAÇÃO: De Lideranças, Padres, Ministros, Catequistas e demais colaboradores em seus seguimentos de pastorais…

A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente. 6

A coordenação da Pastoral do Dízimo fez um levantamento recente e evidenciou que somos mais ou menos 600 dizimistas cadastrados, porém apenas 328 contribuem com o dizimo mensalmente (pouco mais de 50%). Vamos refletir um pouquinho: quantas famílias católicas temos, que freqüentam a nossa paróquia e que residem no reduto da comunidade paroquial? Mais de 7.000 famílias eu diria, talvez muito mais…  Aí eu pergunto: será que estamos sendo fiéis ao nosso Deus?

Fica claro e evidente que muitas pessoas cadastradas deixaram de contribuir, talvez por vergonha, não façam isso! Voltem a contribuir daqui para frente, esqueçam o tempo de omissão, sua participação é muito importante.

Ressalto a você que é dizimista, seja fiel na sua doação (não importa o valor). E você que ainda não é, venha fazer parte desta família, contribuam para que possamos manter esta Comunidade sempre um exemplo para todos.

Dois pensamentos para reflexão:

FAMÍLIA E IGREJA NÃO CONCORREM, ELAS  SOMAM.

NENHUM  DE  NÓS  É  TÃO  BOM QUANTO  TODOS  NÓS  JUNTOS.

Obrigado!

[pe2-gallery class=”alignleft” ] [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-eXYWXlOaP4o/VgAEx-_oodI/AAAAAAAAhwk/4nVfy_L2oak/s144-c-o/DSC07085.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/NovaPasta6#6196958344031805906″ caption=”” type=”image” alt=”DSC07085.JPG” ][/pe2-gallery]

Dizimistas que aniversariam em Abril / 2014

01 – Isaias José Salesbrão; 2 –  Eufren Lapiunka, José Pestana de Gouveia, Maria de Lourdes Della Coleta Bertho,  Valéria Hoffmann Abrahão; 4 – Darci Maria Silvestre Zanatta, Maria Silva da Costa, Neide Favaro Campos, Wilson Jerônimo Vieira dos Santos; 5 – João Carlos Minozzo; 7 – Maria Aparecida Peters, Newton Santos do Nascimento, Odair Rodrigues da Silva; 8 – Danuzia Adamski Krug, Francisca de Meira Ferreira; 9 – Antônio Sérgio da Cruz, Claudete Visentin Zilneyk, Marcos Teodosio Bai; 10 – Ginuefa Hurmus Olekszechen, La Salete de Lima Ronchi, Lujan Borges da Silva, Vilmar Wagner Vieira; 11 – Daniel Olekzechen, Felipe Kosowski, Odete Lara Marques da Cunha,  Zita Gavazoni Marquetti; 12 – Angela Maria Pereira Müller; 17 – Alceu Cezário Voichoski,  Maria Costa; 18 –  Geni da Silva Gomes, Maria José Cordoni Almeida, Maria Lucia Correa; 19 – Indianara Benin, Otília Ribeiro Montefuego, Rogério Bona, Waldir Barotto Rodrigues; 20 – Maria Hurmus da Silva, Maria Wons Macohin, Marise Kreuz; 21 – Cecília Blaskowski, Jorany Maria Rodrigues Monteiro; 22 – Maria Hilda Ladaninski, Veronica Zilneyk; 23 – Atanásio Borges de Oliveira, Beatriz de Oliveira Nesello, João Xambelan Boganika, Oli Negrelle Moro Conke; 24 – José Genuca Estevão, Milton João Betenheuser, Rubia Carla Barato Plocharski; 25 – Gildete Aparecida  Hakim, Irineu Zanuzzo, Mauri Matias Paulo Junior, Rosana Maria Costa Moreira; 27 – Judite de Melo; 28 – Evaldo Barbosa, Euclides Trentini; 29 – Ana S. Betenheuser, Sueli Ferreira Martins; 30 – João Dario de Abreu Nogueira, Wilton Carlos Souza Barros.

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE  FEVEREIRO 258 DIZIMISTAS.
NO VALOR DE R$ 17.505,00

 

Ata do Dízimo 06/03/2014

Data 06/03/14 – 19h40 às 21:00 hs

Responsáveis: José Luiz Franco Duarte – Coordenador Marli – Vice Coordenadora Rosângela -Secretaria

Participantes: Padre Adriano, Marli, Alésia, Elizete, Sueli, Doralice, Oli, Rosangela, Rui, Wanderley, Milton, Celestino, Zoraide e Luiza

Assuntos da 1ª reunião de 2014:

1 – Via Sacra

Padre Adriano está aceitando sugestões para a VIA SACRA – (sexta-feira Santa). Ficou acertado que faremos a procissão com o Crucifixo Grande, faremos algumas paradas para reflexões e terminaremos na Igreja.

Pendente: por quais ruas a procissão vai seguir e em quais casas faremos as paradas.

 

2 – Escala do Dízimo:

Foram feitas algumas alterações na escala do dízimo:

1º e 2º sábado – ALÉSIA.

3º sábado – Junior e Luiza

4º sábado – Zé Luiz

5º domingo – 07:30 hs – Zé Luiz

Os meses que tem 05 domingos: Março, Maio, Agosto e Novembro, são de responsabilidade do dízimo, para cobrar e realizar a missa.

3 – Roleta:

Marli e Alésia garantiram que uma nova roleta estará pronta para a festa São Cristóvão. As duas já acharam quem faz.

4 – Envio da mensagem do Dízimo:

Quem ainda tem dúvidas de como fazer, veja abaixo é simples:

1 – Elabore ou pesquise uma mensagem sobre o Dízimo;

Sueli enviará para o me de Abril

2- Envie por e-mail aos endereços: pascom@paroquiasaocristovão.net com cópia para jornal@paroquiasaocristovão.net

 

 

5 – Aquisição de um novo veículo para a Paróquia São Cristóvão:

Dada necessidade da substituição do veículo atual com já sete anos de uso em contrapartida com a Reserva financeira, os novos membros do CAEP vão definir qual e quando será feita a aquisição.

Ficou pendente para o Padre Adriano nos informar a respeito.

 

6 – Tiragem do Jornal São Cristovão:

Padre Adriano informou que hoje temos uma tiragem de 1.500 jornais todo mês, que os mesmo estão SOBRANDO na Paróquia. Cada membro do dízimo se comprometeu a levar 10 exemplares para distribuição em pontos comerciais, vizinhos e familiares.

7 – Livro DOM BOSCO:

Padre Adriano informou que a Paróquia está completando 57 anos de Inspetoria Salesiana, foi solicitado a publicação de 300 livros sobre a vida e obra de DOM BOSCO. Alguns dizimistas levaram livros para leitura e responderão algumas perguntas aplicadas pelo Pároco.

8 – Aviso na sala do dízimo para confissões:

Eu Rosângela me comprometi com o Padre Zigmundo de levar esta sugestão ao grupo: colocar um aviso na porta (onde está escrito sala do dízimo) colocar também – CONFISSÕES. Padre informou que quase ninguém sabe que ele está lá atendendo. Peço que se manifestem para darmos uma solução o mais breve possível.

9 – Reuniões:

– Dia 20/03 – reunião do CPP – Zé Luiz foi convocado para representar o grupo. Esperamos o teu OK.

– Dia 27/03 – reunião da Liturgia – Marli vai representando o grupo.

– Dia 31/03 – reunião da Dízimo – Será segunda-feira as 19:30 hs.

Grato pela participação

 

J. Luiz – Coordenador

Marli Vice- Coordenadora

Rosângela Guther – Secretária.

Dizimistas que aniversariam em Fevereiro/2014

01 – Albina Mattana Minozzo, Vilma de Fátima Miguel; 02 – Antonio Nabosne, Rosangela Güther, Waleska Maria B. C. Salesbrão; 03 – Maristela Franco; 04 – Cecília Semthuk dos Santos, Maria Manosso de Oliveira; 05 – Afonso José Winkler; 06 – Marialina Angeli Berti, 07 – Manoel Carlos da Silva; 08 – Edival da Cruz, Fabricia Vanessa Príncipe de Souza; 09 – Marli Aparecida Holek, Pedro Muzeka; 11 – Ivonete de Paula Betenheuser; 12 – Rosi Maria Cordeiro Kiaulenas; 13 – Mara Benin; 14, Fernando Augusto Halteman, Marilu Pappi Zanuzzo, Valentin Marques; 15 –   Jorge Petroski, Sinara Martineli Pereira; 16 – Elfrida Baron, Rosana Bartoszewski, Sonia Maria P. de Jesus; 19 – José Irani Carvalho, Sidenei Roberto Pereira Ramos; 20 – Maria Surecki; 21 –  Elizete Maria Kiem; 22 – Irma Godinho Motta, Jose Augusto Oliveira dos Santos; 23 – Luiz Lopes Gonçalves; 24 – Marcos Antônio Miske, Patricia Bach; 25 – Luiz Amâncio, Terezinha Shiarsky; 26 – Natividade dos Santos; 27 – José Alcino de Oliveira; 28 – Judite Ceschin Rossi, Tereza Crisóstomo Zembik;

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE  DEZEMBRO DIZIMISTAS.

NO VALOR DE R$ 24.867,00

Dizimistas que aniversariam em janeiro/2014

1 – Henrique Sidoly, Lucilla Spagolla Borges, Maria Rosa Barbosa, Wagner Moreira; 2 –  Maria Lucia Vardânega França; 3 – Anália Silva Andrade, Emily Regina Mendes de Aguiar, Fernando Schininann, Hermínio Daniel Wojcik, Maria de Lourdes Lourenço, Marieta Czarneski; 4 – Agnes Upeneck, Rodrigo Manoel Marchesini Freitas; 5 – Safroni Melek; 6 – Edianez Novak,  Jair Ciesielski; 8 – Maria de Lourdes Moraes, Sirlei S. Krevoruzka; 10 – Alice da Silva Winkler, Conceição Dias Nadalin, Evani de Lima; 11 – Getúlio Vargas de Menezes, Hegina Catarina Tadra, João Batista Pereira Vieira, José Ortêncio Peters, Moisés José Braholcka, Nair Pereira da Silva, Tayana Cristina Wiciuk Mattos; 12 – Maria Elizabeth Petroski, Mirtes Terezinha Brustolim Fonseca; 13 – Benilde Fiamoncini Ferreira, Denise do Rocio Santos, Jonnathan Thomaz  Leal; 15 – Alfredo Feliciano Pereira da Silva; 16 – Diva Vicente, Ivani Socha; 17 – Maria Josefa dos Santos, Nadir Bini; 18 – Antonio Slaniak, Aramis Valentim Rossi, Juslaine de Fátima de Abreu Nogueira, Maria da Conceição Borges, Marli das Graças Padilha Cerri, Teresa Lopes de Menezes; 19 – Celinia Gorski, José Adroaldo Siqueira Scheleider, Sandra Mara Schleumer de Oliveira, Simone Ramos dos Santos; 20 –  Inês Chezanoski; 21 – Silvana Codaski Peters;  22 – Hélio Marinho, Maria da Conceição Mayer Blaskevicz, Maria Xavier de Castro, Silviane Cristiane Correa Martins; 23 – Irene da Cruz Becher, Paulino Tamotsu Yoshitani; 24 – Maria de Fátima Pereira de Lima; 25 – Ângela Bini Bobato; 26 – Irmã Anna Túlio, João Alberto Pimentel, Juvenal Fabienski, Olga Woellner, Thaiane Senko Figueira da Silva; 28 – Edson Aparecido Matheus; 29 – Felisberto Godoy Zembik, Gabriel Silva Gonçalves, Márcia Matiko Akatsu; 30 – Irineu Miguel Espolador, Luis Zanella, Neuraci Znalizione; 31 – Regina Maria Calsavara.

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE NOVEMBRO 292  DIZIMISTAS.

NO VALOR DE R$ 21.798,00

 

As Dimensões do Dízimo

Pelo Batismo nos tornamos filhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja. Assumimos desde então o compromisso de fidelidade a Deus e o dever de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão religiosa do nosso ser cristão. Esse mesmo compromisso de fidelidade a Deus exige de nós o cuidado para com o nosso próximo pois não é possível amar a Deus a quem não se vê se não amamos ao nosso próximo a quem vemos. É a dimensão fraterna ou social do ser cristão. Ainda pelo mesmo compromisso de fidelidade a Deus somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos, na dimensão missionária de todo batizado.Como podemos perceber, toda a ação pastoral da Igreja está envolvida com estas dimensões. Seja a catequese, a liturgia, os cuidados com os doentes, os jovens, os idosos, etc. Assim, a catequese da primeira eucaristia, por exemplo, procura preparar os catecúmenos para a recepção da primeira comunhão e de todas as outras que hão de vir. Mas a comunhão só é possível quando acontece com Deus e com o próximo e quando dá sentido à missão de evangelizar que compete a todo batizado.Assim, também o dízimo que é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá, contempla essas 3 dimensões quando aplica os recursos partilhados pela comunidade. Na dimensão religiosa, o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo – construção e manutenção, congruas e salário dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc. Na dimensão social o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. Mas também é importante que nossas pastorais sociais superem o mero assistencialismo e busquem a promoção do ser humano, a conscientização dos direitos e deveres de todos, sem deixar de exercer a misericórdia, a justiça e a compaixão, em vista de resgatar a dignidade dos irmãos assistidos. Na dimensão missionária, o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Texto enviado por: José Luiz /Pastoral do Dízimo

 

Dizimistas Que Aniversariam em Outubro/13

1 – Diva Merlin Celli, Joaõ Carlos Cruz Marinho, Liliane Ferreira; 2 – Sueli de Oliveira Wizbicki; 3 – Emília Brüschz Meneghette, Gisele Mara Negrissoli, Iluí Lurdis Volpato, Terezinha Faber Trentini; 4 – João Wozniak Sobrinho,  Maria Alves de Oliveira, Maria da Luz Moreira, Salvador Martines Garcia; 5 –Mariângela Sanmartin Lançoni, Teonilha V. da Rosa; 6 – José Benedito de Castro, Núbia Regina da Cruz, Orlando Bosco Paula Dias, Regina Célia Woellner, Zilton da Silva Reis; 7 – Jerônimo Almeida, Patricia Konopcka Pacheco, Soeli Teresinha de Jesus; 8 – Almerinda Luka, José Luiz Góes, Libero Dioconde, Maria Teresinha Kosowski, Odete Pieczarka, Paulo Ribeiro de Oliveira; 9 – Evangelina de Oliveira, Rodrigo de Oliveira Maciel; 10 – Afonso Ferreira Brandão, Joaquim Alves Barbosa, José Carlos Chiuratto, José Marcos Chagas, José Miguel Couso, Vicente Schimaleski; 12 – Carolina Loures Canto, Teresinha Aparecida Carloto Novak; 13 – Bernadete Bay Zimmermann, Paulina Wozniak; 14 – José Aparecido Celestino, Nilsi Maria Geisel de Lima, Pedro Josviak;  16 – Ademir André Bogo, Nara Lucia Coppetti Moreira; 17 – Graciano Chagas Paes, Francisco Dallavalle, Nair Maria Benin; 18 – Etelca Bechel Sipinski, João da Silva Piza, Maria de Fátima Cardoso; 19 – Jucimara da Cruz Cardoso, Luis Fernando de Souza, Luiz Carlos Halteman, Nair Paulon Dias, Tadeu Markovicz; 21 – Gabriela Tuleski Taborda de Oliveira, Gelize Cordeiro de Abreu Nogueira, Rosileidi Aparecida Batistela;; 23 – Nilton Antonio Evaristo; 24 – Leonor Paulina Espolador, Osvaldo Luka, Rosangela Assis;  26 – Amélia Sare, Francisca Constância de Oliveira da Silva, Lídia Percegona, Rosa Maria Grazioli Cavassim; 27 – Zeneida de Abreu; 28 – Augusto Colinski; 29 –Juliane de Oliveira; 30 – Antenogenes Antonio Golinski, Júlia Gallina de Souza, Leoni Teresinha Bisson, Orgino Traleski, Paulo Olimpio Pereira; 31 – Gilberto Zaziski, Roberto Luis Schulka;

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE  298 AGOSTO DIZIMISTAS, NO VALOR DE R$ 19.541,00

 

O que diz a Bíblia a respeito do dízimo?

Dizimo
A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente.

Dar o dízimo é um conceito do Velho Testamento. O dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam dar ao Tabernáculo/Templo 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem (Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; II Crônicas 31:5; Malaquias 3:8-10). Alguns entendem o dízimo no Velho Testamento como um método de taxação destinado a prover pelas necessidades dos sacerdotes e Levitas do sistema sacrificial. O Novo Testamento, em nenhum lugar ordena, e nem mesmo recomenda que os cristãos se submetam a um sistema legalista de dizimar. Paulo afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a igreja (I Coríntios 16:1-2).

O Novo Testamento, em lugar algum, determina certa porcentagem de ganhos que deva ser separada, mas apenas diz “conforme a sua prosperidade” (I Coríntios 16:2). A igreja cristã basicamente tomou esta proporção (10%) do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não deveriam se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%. Deveriam sim dar de acordo com suas possibilidades, “conforme sua prosperidade”. Às vezes, isto significa dar mais do que 10%, às vezes, dar menos que 10%. Tudo depende das possibilidades do cristão e das necessidades da igreja. Cada cristão deve cuidadosamente orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante a sua participação com o dízimo e/ou a quanto deve dar (Tiago 1:5). “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

Entrevista do mês: Dízimo

Todos sabem a importância do Dízimo em uma comunidade paroquial. Nesta edição vamos conhecer um pouco mais sobre os trabalhos da Pastoral do Dízimo (PD).

Jornal de São Cristóvão (JSC): Qual o papel da Pastoral do Dízimo na Paróquia?

PD: Primeiramente é importante destacar que a Pastoral do Dízimo é catequética e administrativa. Catequética, por apresentar a missão de evangelizar e de conscientizar sobre a solidariedade através da Palavra de Deus. Administrativa, por compreender a importância de uma boa gestão para que os recursos sejam destinados à missão maior da Igreja: a de anunciar a Boa Nova.

A Pastoral contribui com a equipe administrativa e com o Pároco na gestão paroquial. Trabalha para o bem comum de todas as pastorais. Para que possam melhor evangelizar.

 

JSC: Quantas pessoas fazem parte da Pastoral do Dízimo?

PD: Em média 12 pessoas. Como estamos fazendo o recadastramento de todos os “dizimistas”, temos muitas fichas, mas nem todo mundo esta contribuindo e para melhorar os trabalhos que realizamos, é necessário outras pessoas fazerem parte da Pastoral do Dízimo.

JSC: Quando e onde são realizadas as reuniões da Pastoral?

PD: Nossas reuniões são mensais e nos reunimos na sala de reuniões da Paróquia.

JSC: A devolução do dizimo é obrigatória?

PD: Não. A exemplo do amor, o dízimo não pode ser obrigatório. Não pode ser imposto. O dízimo é uma expressão de amor para com Deus, através da comunidade em que vivemos. Ele nos conduz às necessidades do próximo, de forma especial aos menos favorecidos que são assistidos pela família cristã. Família esta, que somos exortados pelo Espírito a amar.

JSC: Agentes de pastorais e movimentos estão isentos da devolução do dízimo? Ou já contribuem trabalhando?

PD: A partilha é ‘direito’ e ‘dever’ de todos os católicos. O trabalho voluntário não isenta o fiel da devolução do dízimo, pelo contrário, o testemunho destes é que auxilia aos demais católicos na corresponsabilidade para com a missão da Paróquia, de evangelizar.