O Papa recorda como receber o perdão sem o sacerdote.

Pessoas em fim de vida sem capelães, famílias fechadas em casa e impossibilitadas de ir a um sacerdote: na homilia na Casa Santa Marta, Francisco cita o Catecismo e a “contrição” que perdoa os pecados na expectativa da confissão.

VATICAN NEWS

salus animarum, a salvação das almas é a lei suprema da Igreja, o critério interpretativo fundamental para determinar o que é justo. É por isso que a Igreja sempre procura, de todos os modos, oferecer a possibilidade de se reconciliar com Deus a todos aqueles que o desejam, que estão em busca, esperando ou que, de alguma forma, se dão conta de sua condição e sentem a necessidade de serem acolhidos, amados e perdoados. Nestes tempos de emergência devido à pandemia, com pessoas gravemente doentes e isoladas nas unidades de terapia intensiva, bem como para as famílias que são solicitadas a permanecerem em casa para evitar a difusão do contágio, é útil lembrar a todos a riqueza da tradição. Foi o que fez o Papa Francisco durante a homilia da missa na Santa Marta na sexta-feira, 20 de março.

Matéria na Integra: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-recorda-como-receber-perdao-sem-sacerdote.html

Assista: https://photos.app.goo.gl/2CRcX7fUmdPHF1vaA

01º Domingo da Quaresma 9h – 01.03.2020

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos. A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte. A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar. Nesta celebração, os fiéis receberam a imposição das cinzas. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz J. Bizarello. Fotos aqui.

Missa de Abertura da Catequese

No último domingo (01 de março) na missa das 10h, aconteceu a abertura oficial das atividades da catequese da Paróquia São Cristóvão. Foi uma celebração muito bonita e abençoada, pois contamos com a presença das crianças/adolescentes da catequese e dos seus pais – a igreja estava cheia! Padre Sebastião fez uma bonita acolhida a todos. Por ser o primeiro domingo do mês, no final da missa, fez também a benção dos pãezinhos para serem distribuídos para as crianças que ainda não fizeram a primeira eucaristia, chamou os pais para se colocarem em frente ao presbitério e chamou os catequistas para cima do altar, para que junto com ele dessem uma benção especial aos pais. Foi um momento muito especial. Fotos aqui.

Reunião de Catequistas

Na última quinta feira (27 de fevereiro de 2020), às 20h, na sala de reuniões, as catequistas da paróquia São Cristóvão – Matriz e Comunidade Dom Bosco – tiveram sua primeira reunião do ano. Iniciamos com uma bonita espiritualidade realizada pelo Padre Sebastião, que nos falou sobre a importância da oração e sobre o lema da campanha da Fraternidade deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  A seguir vimos a agenda de março e discutimos sobre alguns temas pendentes na catequese. Encerramos a nossa reunião com a benção do Padre Sebastião, cantando parabéns aos aniversariantes, dando uma lembrancinha e com um delicioso lanche. Fotos aqui.

Quarta Feira de Cinzas 19:30h – 26.02.2020

A Quarta-feira de Cinzas é a porta de entrada para a caminhada que realizaremos rumo ao Ciclo Pascal. Ela tem caráter penitencial, por levar o ser humano a refletir que “de que és pó e ao pó hás de voltar” e indica a conversão do coração a Deus. A cinza quer demonstrar justamente isso: viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus. A Quaresma é também ocasião de fazer repercutir, na sociedade e na vida cristã, temas relacionados com a justiça social e a dignidade humana. A Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele”, toma como referência a parábola do bom samaritano. Que sejamos como o samaritano, movidos pela compaixão pelo próximo, que gasta seu tempo e dinheiro para cuidar do irmão que mais necessita. Houve imposição das cinzas ao final da Santa Missa. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Concelebrante: Padre Sergio Ramos de Souza. Fotos aqui.

Quarta Feira de Cinzas 9h – 26.02.2020

A Quarta-feira de Cinzas é a porta de entrada para a caminhada que realizaremos rumo ao Ciclo Pascal. Ela tem caráter penitencial, por levar o ser humano a refletir que “de que és pó e ao pó hás de voltar” e indica a conversão do coração a Deus. A cinza quer demonstrar justamente isso: viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus. A Quaresma é também ocasião de fazer repercutir, na sociedade e na vida cristã, temas relacionados com a justiça social e a dignidade humana. A Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele”, toma como referência a parábola do bom samaritano. Que sejamos como o samaritano, movidos pela compaixão pelo próximo, que gasta seu tempo e dinheiro para cuidar do irmão que mais necessita. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Concelebrante: Padre José Hess. Fotos aqui.

Retiro Paroquial 2020 – Paróquia São Cristóvão

Aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Retiro Paroquial na casa de retiro Irmãs do Verbo Encarnado. Estavam presentes coordenadores de pastorais e movimentos da Paróquia São Cristóvão. No primeiro dia o tema colocado pelo orientador Pe. Luiz Bizarello, foi “Ser discípulo de Jesus”. Durante o decorrer do dia sucedeu os momentos de deserto, onde foram feitos as Lectios Divina, ajudando na reflexão se estamos no caminho certo e no que podemos melhorar. No segundo dia o tema foi “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos” (Estreia 2020), com o Pe. Dirceu Beloto. No decorrer do dia tivemos uma breve apresentação da Estreia do Reitor Mor, no qual refletimos sobre a nossa juventude e nos perguntamos o que poderíamos fazer para dar uma abertura maior aos jovens e como os cativar a se tornarem Bons Cristãos e Honestos Cidadãos. Finalizando o dia e o retiro tivemos a missa celebrada pelo Pe. Sebastião Camargo, na capela das Irmãs com a presença dos coordenadores, convidados e Irmãs da casa. “A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana” (Dom Bosco). Fotos aqui.

Santa Missa de Posse Padre Bizarello 19h – 09.02.2020

 

No último domingo (09/02), durante a Santa Missa das 19h, presidida pelo novo Inspetor Padre Gilson Marcos da Silva, aconteceu a posse do Padre Luiz José Bizarello como Diretor da Presença Salesiana de Curitiba na Vila Guaíra. Contou com a presença dos salesianos como concelebrantes da Celebração Eucarística, Padre José R. Hess, Padre Sérgio Ramos de Souza, Padre Sigmundo Fridolin Tarnovski e Padre Sebastião Camargo. Após a Santa Missa, Padre Bizarello convidou a todos a participarem da confraternização que aconteceu no salão paroquial. Fotos aqui.

Batismo do Senhor 10h – 12.01.2020

Concluímos o tempo do Natal na alegria de celebrar a festa do Batismo do Senhor, unindo-nos ao povo que busca o batismo de João. Jesus, ungido pelo Espírito e proclamado o Filho amado de Deus, assume publicamente a missão evangelizadora e nos convida a cumprir toda a justiça e somos chamados a fazer sempre o bem, a exemplo de Jesus. Nesta Santa Missa, houve o envio dos nossos jovens Fábio, Maria Clara, Mariana, Gustavo, Ana Paula, Indianara, Luiz e João Pedro, que participarão do Projeto Missionário Juvenil (P.M.J) em Rio Negro/PR, entre os dias 18 a 26 de janeiro de 2020. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sérgio Ramos de Souza. Fotos aqui.

Auto de Natal – 22.12.2019

Neste último domingo (22.12), a comunidade da Paróquia São Cristóvão participaram e prestigiaram a apresentação do Auto de Natal, realizado no Ginásio de Esportes do Instituto Salesiano. Momento que ficará eternizado na memória de cada um que ali esteve presente, pois trouxe o verdadeiro espírito do Natal, o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que veio para nos salvar e trazer muita fé e amor aos corações dos cristãos, principalmente nos apresentar o significado do verdadeiro amor e da importância do perdão. Muitos participantes da comunidade dedicaram de um tempo precioso em suas vidas para emocionar e transmitir essa linda mensagem de amor a família e ao próximo. Que Deus abençoe a todos que de uma forma ou outra contribuíram com o seu trabalho e seu tempo para essa linda apresentação. Agradecemos também ao nosso Pároco Padre Sebastião, que tanto nos apoiou e incentivou para a realização desta apresentação. Feliz Natal. Fotos aqui.

Novenas de Natal 2019 – Paróquia São Cristóvão e Comunidade Dom Bosco

“As Novenas de Natal são uma bela experiência de pastoral popular no Brasil. Bem em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, elas estimulam a conversão aos caminhos do Senhor, despertam para a espera vigilante e dispõem a acolher com alegria o Deus que veio, que vem continuamente e que ainda virá, conforme Jesus prometeu.” (Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo). As novenas são a contagem regressiva para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Nestes nove dias, podem ser vividos intensamente em família, no trabalho, com a comunidade, o grupo da Igreja, e tantas outras pessoas. Fotos aqui.

3º Domingo do Advento 8h – 15.12.2019

Alegremo-nos todos no Senhor, pois Ele está próximo. Reconhecendo seus benefícios, queremos nos deixar contagiar pelo seu anúncio de salvação que Ele nos faz nesta liturgia. A chegada do Salvador renova nossa esperança, afasta o desânimo e firma nossos passos no caminho do Evangelho. É grande a expectativa pela vinda do Senhor. A Palavra de Deus nos convida a fortalecer o coração e ficar firmes na esperança, que nos leva a ver as obras de Cristo, o prenúncio de tempos de alegria. Este é o domingo da alegria, pois Deus cumpre suas promessas. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Missa de Ação de Graças 19.30h – 28.11.2019

Na última quinta-feira (28/11), tivemos uma Adoração ao Santíssimo Sacramento e após, uma missa de Ação de Graças – é um dia de gratidão à Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Embora seja uma festa mais celebrada na América do Norte, tem um sentido religioso bem amplo e bonito. Dar glória a Deus, agradecer pelas graças, dons e bênçãos que d’Ele recebemos todos os dias de nossa vida, são ações fundamentais à nossa fé. Uma das orações eucarísticas da Santa Missa diz: “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-Vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, criador do mundo e fonte de vida” (Or. E. VI). Outra oração diz: “Na verdade, é justo e bom agradecer-Vos, Deus Pai, porque constantemente nos chamais a viver a felicidade completa (…)” (Or. E, VII). Tudo o que somos e temos, recebemos de Deus: a vida, a alma, o ser, o alimento, o ar que respiramos, as faculdades intelectivas; exatamente tudo é dádiva de Deus. Se meditássemos detalhadamente isso, passaríamos o dia todo agradecendo os dons que recebemos (sem cessar) de Deus. São Paulo nos lembra que, em Deus, “nós existimos, nos movemos e somos”, em tudo, dependemos d’Ele. A Missa é, acima de tudo, um ato de Ação de Graças, em que, por meio de Cristo na pessoa do sacerdote, oferecemos ao Pai toda a Criação, simbolizada no pão e no vinho que serão transformados no Corpo e no Sangue de Cristo. Presidente da Celebração Eucarística: Padre José Hess. Fotos aqui.

Celebração Eucarística Catequética – 30.11.2019

Aconteceu no último sábado (30/11) a Celebração Eucarística Catequética: Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Esse encontro ocorre duas vezes ao ano e têm a participação dos catequizandos e suas famílias. Participaram desta celebração – juntamente com a Catequese – a IAM, AJS e o SAV. Padre Sávio, em sua homilia, comentou sobre a vocação batismal e que como batizados devemos ser sal e luz na vida das pessoas (Mt 5, 13-16). Após a Santa Missa, aconteceu no pátio da paróquia, onde tivemos muita animação e um caça ao tesouro vocacional. Para o encerramento saboreamos um almoço delicioso no salão paroquial. Foi uma manhã maravilhosa. Fotos aqui.