Servo de Deus Titus Zeman
O P. Titus Zeman, salesiano eslovaco, nasceu em 4 de janeiro de 1915, em Vajnory, Bratislava. Completados os estudos ginasiais e colegiais, nas Casas salesianas de Šaštín, Hronský Svätý Benedikt e a Frištak u Holešova, iniciou em 1931 o noviciado. No dia 7 de março de 1938 fez a Profissão Perpétua, no ‘Sacro Cuore’, de Roma. Foi ordenado sacerdote em Turim, no dia 23 de junho de 1940.
Depois da proibição, pelo regime comunista tchecoslovaco, de abril de 1950 dedicou-se a viagens clandestinas rumo a Turim, para possibilitar aos religiosos completar os seus estudos. Durante a terceira expedição foi preso e condenado como traidor da pátria e espião do Vaticano. Evitando a pena de morte, foi condenado a 25 anos de prisão. Saiu do cárcere 12 anos depois, no dia 10 de março de 1964, fisicamente marcado pelos sofrimentos suportados como detento. Morreu cinco anos depois, no dia 8 de janeiro de 1969, circundado por gloriosa fama de martírio e santidade.
Viveu o seu calvário com grande espírito de sacrifício e doação: “Mesmo que eu perdesse a vida, não a iria considerar desperdiçada: a mim bastava saber que pelo menos um dos que havia ajudado a evadir-se, se tinha tornado sacerdote em meu lugar”.