Festa de São Cristóvão 2020 – Comunicado.

Caros paroquianos,
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
A Comissão da Festa (Celebração) de São Cristóvão reuniu-se no dia 20 de julho de 2020 para os encaminhamentos da Festa, conforme já havíamos anunciado.
Ficamos num impasse. Qual? A Prefeitura de Curitiba está para decretar, de uma hora para outra, BANDEIRA VERMELHA, em vista da difusão do coronavírus. Se o Decreto sair esta semana, teríamos que suspender a Festa, tendo como consequência vários prejuízos…
Sendo Preventivo nosso Sistema Salesiano, decidimos:
1. Manter o Tríduo: 23, 24, e 25 de julho com missa transmitida pelo Youtube , às 19h.
2. Dia 26, dia da Festa (Comemoração) de São Cristóvão, faremos a Missa, às 10h, transmitida pelo Youtube. Diante do pico da pandemia, não distribuiremos a Comunhão Eucarística.
3. O que suprimimos do que estava programado:
– A Procissão de São Cristóvão com a bênção dos carros.
– O risoto.
– A Procissão, a bênção dos carros e o risoto – faremos numa outra oportunidade, quando diminuir a pandemia.
4. Convidamos as famílias a enviarem uma foto da família, para o e-mail da Paróquia (scristovao@dombosco.net). As fotos serão colocadas nos bancos da igreja durante o Tríduo. A finalidade é demonstrar nossa comunhão com a Comunidade e pedir a proteção de Deus, por intercessão de São Cristóvão.

Pedimos, por intercessão de São Cristóvão, a proteção da vida de todos.
Nossa Senhora Auxiliadora, rogue por nós.

P. Asídio Deretti                                                  Giovana Celli
Administrador Paroquial                                  Coordenadora do CPP

Marco Rodrigo                                                     P. Luiz Bizarello
Coordenador do CAEP                                       Diretor da Comunidade Salesiana

Veja nosso canal no YOUTUBE 

Solenidade de São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo foram santos que regaram a Igreja com o próprio sangue e combateram o bom combate de Cristo, congregando a família de Deus – fé viva de São Pedro e o ardor missionário de Paulo. Fazemos memória no dia de hoje, do Papa Francisco – sucessor de São Pedro. Ao final da celebração, houve distribuição da Eucaristia e venda do risoto, promovido pelo Movimento de Irmãos. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz J. Bizarello. Concelebrantes: Padre Sérgio Ramos de Souza, Padre José R. Hess e Padre Asídio Deretti. Fotos aqui.

Vigília Pascal 19h – 11.04.2020

Em comunhão com as comunidades cristãs e com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor Ressuscitado, recordamos as maravilhas de Deus na história, renovamos as maravilhas de Deus na história, renovamos nossa fé. A vivência da profunda alegria dos momentos dessa Vigília que foi transmitida pelo YouTube da nossa paróquia. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Celebração da Paixão do Senhor 15h – 10.04.2020

 

Por fidelidade ao Pai e à humanidade, Jesus assume a cruz e consuma nela a própria vida. Unamo-nos a ele, servo sofredor, e o acompanhemos em seu julgamento e condenação. Esta celebração, que fomenta em nós a solidariedade com os sofredores, é marcada pelo despojamento e pelo silêncio e consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração de Cristo na Cruz e Rito da Comunhão. Esta Santa Missa foi transmitida através do YouTube da Paróquia. A Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso pároco, Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Quinta-feira Santa 19h – 09.04.2020

 

Estivemos reunidos para fazer memória da última ceia do Senhor com seus discípulos. Nesta Eucaristia, que inicia o Tríduo Pascal, contemplamos os grandes gestos de Jesus em favor de seus grandes seguidores: a Instituição da Eucaristia, o Lava Pés e o Mandamento do Amor. Esta missa foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Paróquia. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Domingo de Ramos 10h – 05.04.2020

 

Com os ramos nas mãos, seguimos os passos de Jesus em sua entrada em Jerusalém e em seu percurso rumo à cruz. A solene liturgia deste domingo, transmitida pela página da Paróquia no facebook, nos introduz na Semana Santa – centro do grande acontecimento de nossa fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

01º Domingo da Quaresma 9h – 01.03.2020

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos. A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte. A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar. Nesta celebração, os fiéis receberam a imposição das cinzas. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz J. Bizarello. Fotos aqui.

Reunião de Catequistas

Na última quinta feira (27 de fevereiro de 2020), às 20h, na sala de reuniões, as catequistas da paróquia São Cristóvão – Matriz e Comunidade Dom Bosco – tiveram sua primeira reunião do ano. Iniciamos com uma bonita espiritualidade realizada pelo Padre Sebastião, que nos falou sobre a importância da oração e sobre o lema da campanha da Fraternidade deste ano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  A seguir vimos a agenda de março e discutimos sobre alguns temas pendentes na catequese. Encerramos a nossa reunião com a benção do Padre Sebastião, cantando parabéns aos aniversariantes, dando uma lembrancinha e com um delicioso lanche. Fotos aqui.

Celebração Eucarística Catequética – 30.11.2019

Aconteceu no último sábado (30/11) a Celebração Eucarística Catequética: Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Esse encontro ocorre duas vezes ao ano e têm a participação dos catequizandos e suas famílias. Participaram desta celebração – juntamente com a Catequese – a IAM, AJS e o SAV. Padre Sávio, em sua homilia, comentou sobre a vocação batismal e que como batizados devemos ser sal e luz na vida das pessoas (Mt 5, 13-16). Após a Santa Missa, aconteceu no pátio da paróquia, onde tivemos muita animação e um caça ao tesouro vocacional. Para o encerramento saboreamos um almoço delicioso no salão paroquial. Foi uma manhã maravilhosa. Fotos aqui.

33º Domingo do Tempo Comum 17:30h – 16.11.2019

Somos convidados pelo Senhor a permanecer firmes na fé em meio aos desafios que nos rodeiam. Prevenidos contra as propostas que disseminam o medo e os enganos, trabalhemos com confiança pela justiça e pela paz num mundo imerso em conflitos e intolerância. Esse dia mundial dos pobres nos lembra que a esperança dos pobres jamais se frustrará e também nos motiva a ser servidores da vida e da felicidade sem fim. Participaram da liturgia nesta missa, os membros do Serviço de Animação Vocacional (S.A.V.). Presidente da Celebração Eucarística: Padre José Hess. Fotos aqui.

29º Domingo do Tempo Comum 18h – 19.10.2019

Somos encorajados pela liturgia para erguermos juntos nossas mãos para invocar o socorro do Senhor, que nos convida à oração perseverante. Sempre atento às nossas súplicas, o Pai nos dá a certeza de que cuida da nossa vida e faz justiça aos injustiçados. Neste dia das missões, celebrarmos o mistério pascal de Cristo, que nos ajuda a permanecer firmes na verdade e no anúncio do evangelho, como batizados e enviados. A Palavra de Deus, quando acolhida, nos qualifica para toda boa obra. Ela nos ensina que o Senhor não deixa de ouvir os clamores que brotam da oração perseverante, expressão e alimento da fé em meio aos conflitos. Ao final da santa missa, as crianças da nossa comunidade ganharam um doce, em memória ao dia das crianças. Presidente da Celebração Eucarística: Padre José Hess. Fotos aqui.

Oratório Festivo do Dia das Crianças – 19.10.2019

Aconteceu neste último sábado (19/10), o Oratório Festivo de Dia das Crianças. Foi uma tarde festiva para crianças e adolescentes atendidas no Oratório, com o intuito de comemorar o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O Oratório foi preparado com muito carinho pelos nossos jovens e adolescentes juntamente com as catequistas e o S.A.V. e contou com diversas atividades recreativas (brincadeiras, jogos de mesa, cama elástica, lápis, giz de cera e papel) e distribuição de doces, sendo marcada por sorrisos e muita alegria. Fotos aqui.