Festa de Nossa Senhora Auxiliadora 24.05.2023

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos é a padroeira da obra salesiana. Em maio, celebramos a Mãe de Deus e seus vários títulos. Ao falar de Nossa Senhora, Dom Bosco nunca deixou de se referir a ela como “Auxiliadora dos Cristãos”. Vivia repetindo que Maria sempre esteve à frente da obra salesiana, ajudando a todos nos momentos de dificuldade. Em suas anotações, ele registrou diversas graças alcançadas por intercessão da Virgem. A Festa foi precedida por um tríduo que teve como tema: “Maria Auxiliadora, caminhando conosco na Evangelização”. A presidência da celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Luiz J. Bizarello e concelebrada pelo Padre Asídio Deretti.

>Veja mais fotos clicando aqui<

Colaboração: Fabiana Bora.

Oratório Festivo do Dia das Crianças – 19.10.2019

Aconteceu neste último sábado (19/10), o Oratório Festivo de Dia das Crianças. Foi uma tarde festiva para crianças e adolescentes atendidas no Oratório, com o intuito de comemorar o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O Oratório foi preparado com muito carinho pelos nossos jovens e adolescentes juntamente com as catequistas e o S.A.V. e contou com diversas atividades recreativas (brincadeiras, jogos de mesa, cama elástica, lápis, giz de cera e papel) e distribuição de doces, sendo marcada por sorrisos e muita alegria. Fotos aqui.

8º Dia da Novena em Honra a São Cristóvão – 26.07.2019

8º Dia da Novena em Honra a São Cristóvão – 26.07.2019

O 8º dia da novena em honra à São Cristóvão, teve como tema: “A VIDA COMO HERANÇA”. Padre José refletiu sobre a espera dos avós de Jesu pela vinda do Messias e que talvez não conseguissem ver a chegada de Jesus. O desejo dos avós é de que os seus entes estejam no caminho do bem. Não há relato dos avós nos Evangelhos, mas aparecem somente com São Tiago: é onde conhecemos os nomes dos avós de Jesus. É aí também que sabemos que eles eram pessoas importantes e religiosas. O Cântico do Magnificat mostra que Maria era uma menina instruída na parte religiosa dada por Sant’Ana. Nesta novena comemoramos o dia dos avós, que entraram em procissão e receberam uma bênção especial no final da Santa Missa, em memória de Sant’Ana e São Joaquim – avós de Jesus. Contamos com a participação das nossas crianças da Infância e Adolescência Missionária (I.A.M.) e dos Coroinhas e Acólitos na liturgia do 8º dia da novena. Presidente da Celebração Eucarística: Padre José Hess. Co-Celebrante: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

Investidura dos coroinhas da comunidade Dom Bosco.

No último domingo, dia 06.08.2017, na comunidade Dom Bosco, durante a celebração litúrgica presidida pelo padre Juarez, ocorreu a investidura, entrega das novas túnicas aos coroinhas, que contou também com a presença de seus  familiares e amigos, além da participação de componentes do grupo de coroinhas da matriz São Cristóvão.
Os coroinhas da comunidade Dom Bosco estão sob a orientação da Sra. Josefa, que com muita dedicação, esforço e carinho sempre está próxima deles, sendo assim uma verdadeira discípula e transmissora dos ensinamentos da igreja.
Torna-se especial este momento em razão do mês dedicado as vocações , pois “COROINHA É UM CELEIRO DE VOCAÇÕES”, mês que também celebramos São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.
Deus os abençõe, que o  Espírito Santo ilumine os nossos queridos coroinhas da comunidade dom Bosco, pois ao receberem a veste litúrgica, revestidos de Cristo serão.
Parabéns, coroinhas: Ariane Aparecida de Souza Santos, Nicolas Kenji Takarrashi de Lima, Ana Paula Haitzman Santos, Mariana Barbosa Felizardo,Pablo Rodrigues Barbosa, Nathaly Vitória e Eduarda Gabriele Felizardo.
 Veja mais fotos clicando > aqui < !
 Colaboração: Anderson Luiz Magalhães Pinto

 

Via Sacra Encenada – 2017

Na tarde desta sexta-feira, após a Ação Litúrgica da Morte do Senhor, os jovens da AJS, os Pré-noviços do ISAS somados aos leigos e leigas da comunidade fizeram uma Encenação da Via Sacra. Paroquianos do SAV, Catequese, Grupo de Coroinhas, PASCOM e de outras pastorais se uniram na organização e preparação deste evento. O resultado emocionou os presentes.

Clique aqui para ver as fotos!

Seguir os mandamentos, a lei de Deus

Evangelho de São Mateus  5, 17 – 19

leis     Jesus Cristo não quis dizer que veio para apagar, eliminar a lei já existente que foi solidificada ao longo dos séculos, não veio para extinguir a antiga aliança , mas para cumpri-la  fiel e totalmente, dar um significado exato as palavras. Jesus quis esclarecer que devemos aplicar a lei corretamente, de acordo com a vontade e inspiração Divina, ele quer levar essa lei a perfeição, que cumpramos e vivamos de acordo com os seus ensinamentos para não permanecermos estático no pecado, no erro, que não caíamos nas armadilhas da interpretação errônea dessa lei, assim como já faziam os fariseus.

     Que não sejamos hipócritas em gritar somente “Senhor, Senhor”, grito externo, mas que seja forte em nós o amor a esse Senhor, que as práticas da lei, sua observância nos leve a uma intensa e verdadeira conversão, a uma busca da santidade, ao amor de Cristo e do próximo, que a lei de Deus penetre no mais íntimo de nós, para que aos olhos do mundo sejamos verdadeiros cristãos.

     Queremos buscar a felicidade, mas que não seja excluindo regras, excluindo pessoas, deixando de lado ou não me importando com a salvação do outro; que valor teria essa nossa felicidade se o outro está oprimido pela lei que pune o mais fraco.

     Ao invés de tirarmos uma palavra, letra da lei para facilitar nossa caminhada terrestre, vamos incluir frases que enalteçam a maravilhosa criação e proclamar que Deus é grande, magnífico, que sua palavra de ordem é o amor, pois onde reina o amor reina a paz e tudo será mudado, transformado, desta forma as muralhas levantadas dentro de nós pelo egoísmo, angústia ou vaidades serão derrubadas.

     Que sejamos fiéis comprometidos para adorar somente o Senhor, seguí-lo e sermos luz que irradia convicção Cristã , boas práticas espirituais, que sejamos evangelizadores, testemunhas e  sinais de fé, onde o amor de Deus habita em nós e que somos dignos de esperar suas promessas e também somos cumpridores de suas leis,  que só fazem nos aproximar de Deus , assim com toda certeza diremos: ”Busco teus ensinamentos , vivo tua lei, teus preceitos, é o teu rosto que eu busco Senhor”.

     Senhor, te peço, vem em nosso auxílio, tira as nossas fragilidades, o que me impede cumprir as leis de Deus, reveste-me Senhor de suas armaduras, examina minha consciência, que eu despreze as coisas terrenas e busque saborear as coisas do céu, os mistérios sagrados, pois é Deus quem ensina a verdade, perscruta o coração e penetra o pensamento, crendo que agindo de acordo com as leis de Deus e sendo obedientes colheremos os frutos de sua graça.

     Quem violar os mandamentos, quem levar os homens corretos para um mau caminho caíra no fosso que ele mesmo cavou e para os íntegros caberá a herança da felicidade.

Saúde de Paz

Deus os abençoe

Anderson  Magalhães

COROINHAS “CELEIRO DE VOCAÇÕES”

     Quaresma , momento oportuno para mudança de vida, mudança de hábitos, deixar o homem velho para trás, momento de reflexão sobre os nossos atos, nossa vida, reconhecendo que os nossos pecados pesaram sobre a cruz de Cristo, tempo de retomar o caminho, de voltar-se para Deus, assim com certeza produziremos copiosos frutos de bênçãos e salvação.

     Com este propósito, nesta caminhada, preparação para bem celebrarmos a Santa Páscoa, os coroinhas de nossa paróquia realizaram um bonito gesto, escrevendo em um pequeno papel e  pregando na Santa Cruz,   as suas intenções especiais para esta quaresma.

coroinhas 2 coroinhas 1

QUARESMA

quaresmaTempo de oração, jejum e caridade.

Tempo de conversão, converter-se significa voltar-se para Deus, tempo de oração, de uma oração sincera, com o coração contrito e humilde, momento para caminhar  para bem celebrar a Santa Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, festa central de nossa fé.

A palavra quaresma vem do Latim quadragésima. São os dias que vão da quarta feira de cinzas até a quinta feira Santa, antes da Missa da ceia do Senhor. O número 40 recorda muitas cenas da Bíblia: Os 40 anos de caminhada do povo hebreu no deserto; os 40 dias que Moisés passou na montanha;  os 40 dias da caminhada de Elias para chegar a montanha do Senhor;  os 40 dias de Jesus jejuando no deserto,  então, iniciemos a caminhada para a ressurreição do Senhor.

A quaresma inicia-se na quarta feira de cinzas e termina as portas do Tríduo Pascal.

Igualmente a Sexta feira Santa  a quarta feira de cinzas é dia de jejum e abstinência, a abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, como visitar um doente ou ajudar uma pessoa necessitada.

As cinzas vêm dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior, a cinza é símbolo de fragilidade e pequenez humanas.

O rito da imposição das cinzas dentro da Missa substitui o ato penitencial, no ato da imposição o padre utiliza as seguintes frases: lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar, outra fórmula para a imposição das cinzas e apelo à conversão é tirada do Evangelho de Marcos 1,15: Convertei-vos e crede no Evangelho.

Na quarta feira de cinzas inicia-se também a campanha da fraternidade, neste ano de 2017  com o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, e o lema: cultivar e guardar a criação(Gn 2,15).

A quaresma tem cinco domingos, mais o Domingo de Ramos, aí início da Semana Santa.

A cor litúrgica é o roxo, um convite a conversão,  a penitência e a fraternidade. No quarto domingo pode-se usar cor de rosa por causa da antífona de entrada, que convida: alegra-te Jerusalém…

Na quaresma não se canta o Aleluia e o Glória e deve haver também sobriedade na ornamentação de flores e o dos instrumentos musicais.

Na quaresma e Sexta feira Santa costuma-se fazer a Via-sacra. A palavra significa caminho sagrado, o caminho de Jesus até a morte de Cruz, é um ato de piedade.

Costumava-se cobrir as imagens para servir de alerta aos fiéis que era preciso concentrar-se no personagem central da nossa fé e razão de toda a caminhada quaresmal: Jesus Cristo, na sua paixão, morte e ressurreição.

As mensagens da quaresma podem ser resumidas com frases tiradas das leituras bíblicas da quarta feira de cinzas: Rasguem o coração, e não as vestes, voltem para Javé, o Deus de vocês, pois Ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. . . (Joel 2,13). Em nome de Cristo suplicamos: reconciliem-se com Deus. Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos resgatados. Pois Deus diz na Escritura: eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação (2 Coríntios 5, 20 – 6,2). Quaresma é, portanto, tempo de conversão e reconciliação com Deus e com as pessoas. Abramos nosso coração, reconhecendo-nos pecadores, mudemos nosso comportamento, vivamos plenamente em busca da salvação,  pois Jesus lavou-nos com seu sangue, ele é a fonte da verdadeira misericórdia. Caminhemos com passos largos em direção a uma Santa Páscoa, Amém.

Deus os abençoe

Saúde e Paz

Colaboração: Anderson Luiz Magalhaes Pinto (Grupo de Coroinhas)

GRUPO DE COROINHAS DOM BOSCO

É com muita alegria que o grupo de coroinhas DOM BOSCO retornará as suas atividades, formação, encontro marcado para sábado, dia 04.03.2017, às 10h30.

No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o entusiasmo de auxiliar o padre e servir ao próprio Deus, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação aos lugares sagrados.

O coroinha deve demonstrar que vive sua fé , que observa os mandamentos de Deus e que procura  sempre ser justo, correto e testemunha do amor de Deus a comunidade,  deve continuamente dar exemplos de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.

Querido amigo e abençoado coroinha, venha com o coração aberto, deixa a graça de Deus fazer a diferença, deixa o Espírito Santo te conduzir até o altar onde celebraremos o mistério Pascal de Cristo.

Dom Bosco, São Tarcísio e Nossa Senhora Auxiliadora os ilumine.

Coroinhas, vocês são muito importantes, Jesus espera por vocês.

“COROINHAS – CELEIRO DE VOCAÇÕES”.

Entrega das Túnicas – Coroinhas 2016.

No domingo, dia 13.11.2016, tivemos uma missa muito bonita e alegre, com a benção e entrega das túnicas aos coroinhas e acólitos do “grupo de coroinhas  Dom Bosco”, missa celebrada pelos padres Juarez e Adriano.

Túnicas que representam uma vida de serviço e oração.

Túnica: Símbolo de coragem e de fé, que os mártires tiveram doando suas vidas por Amor a Jesus.

Sobrepeliz: Símbolo de pureza, da santidade, de paz e de uma fiel, sincera fé e compromisso com o ministério.

COROINHAS:  “CELEIRO DE VOCAÇÕES”.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6352551878392946369?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Retiro dos Coroinhas

No dia 22.10.2016, sábado, os coroinhas da nossa paróquia, em companhia dos coroinhas da paróquia Menino Jesus e Comunidade Dom Bosco, participaram de um “retiro” que foi realizado no noviciado Salesiano, sob a orientação do Padre Leandro e dos noviços que também participaram.  A  eles a nossa gratidão e nosso carinho.

Momento muito, mas muito importante e especial de aprendizagem, formação, espiritualidade e alegria.

Tivemos momentos de brincadeiras, diversão e finalizamos com uma partilha saborosa, que teve a participação dos pais dos coroinhas.

COROINHAS: “CELEIRO DE VOCAÇÕES”.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6347607724769888817?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

MARIA AUXILIADORA E MISSIONÁRIA – Terço Missionário

auxiliadora“A doçura do olhar de Maria nos acompanhe  para que possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus.”(Papa Francisco)

O dia 24 de cada  mês é muito especial para todos nós que fazemos parte de  uma paróquia  Salesiana porque é o dia em que lembramos Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos, a Virgem de Dom Bosco.

Todos os meses neste dia nos reunimos, como família da comunidade paroquial para homenagear Maria nossa querida Mãe do Céu. No mês de Outubro esse dia foi muito especial porque Outubro é um mês que nos faz refletir sobre muitas riquezas da nossa fé católica. É  o mês missionário, mês do rosário, mês em que comemoramos a padroeira do Brasil, a Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida que  neste 12 de outubro se iniciou a comemoração do Jubileu dos 300 anos de sua aparição milagrosa no rio Paraíba do Sul, encontrada por três benditos pescadores.  Também em 2017 celebramos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. E esses dois países tão íntimamente ligados pela História, também o são pela imensa devoção à Nossa Senhora. Em virtude do jubileu da aparição de Nossa Senhora Aparecida a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou para o Brasil um Ano Santo Mariano, de outubro de 2016  a  Outubro de 2017.

E nós, para celebrarmos com mais intensidade neste ano a devoção à Nossa Senhora que é a grande missionária, indo sempre à frente, abrindo o caminho para o nosso trabalho de evangelização, participamos com as pastorais, grupos e movimentos paroquiais, de uma celebração composta na primeira parte pela recitação de um terço vivo missionário  quando rezamos pelo mundo inteiro, a fim de que o anúncio do Evangelho alcance todos os povos. E na segunda parte pela liturgia Eucarística onde agradecemos a Jesus que por sua Morte e Ressurreição alcançou a salvação de todos os seres humanos, deixando à Igreja a missão de continuar na terra sua obra de redenção. Foi muito incentivador perceber a beleza de uma oração na qual como numa verdadeira família tivemos a oportunidade de recitar a AVE MARIA na voz inocente das crianças da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, dos jovens que acreditam num mundo melhor, dos adultos que sabem procurar na oração a força para vencer os desafios da vida e dos idosos que com sua sabedoria nos ensinam que é na intimidade com o Deus da Vida e pela intercessão de Maria que temos a alegria de gozar as delícias da construção do  Reino, reino de paz,amor, alegria, fraternidade e partilha.

Se você, querido paroquiano não participou neste mês, venha no próximo dia 24 rezar conosco para que através da intercessão de Maria juntos possamos construir uma comunidade paroquial onde todos sejam verdadeiros discípulos missionários de JESUS CRISTO que é o centro da nossa fé e que a cada dia da nossa vida precisamos conhecer melhor.

  PARA PENSAR: “A RENOVAÇÃO   PAROQUIAL passa necessariamente pela  CONVERSÃO MISSIONÁRIA.”

       MARLENE OLDAKOWSKI STINGHE

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6345388941837615521?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Dia do Coroinha – 15/08/2016

coroinhaSer coroinha é ter um dom de Deus Pai, seguir a Cristo numa caminhada junto a Ele, segurar em sua mão e persistir sem desistir. Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo.

Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, é estar aos pés da cruz, contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.

Parabéns Coroinhas pelo seu dia. A Paróquia São Cristóvão reconhece, e agradece a cada um de vocês a participação, o desempenho e a importância de servir ao Senhor com alegria.

15 de agosto, Dia do Coroinha!

FORMAÇÃO DO GRUPO DE COROINHAS DOM BOSCO

Na manhã do dia 11.06.2016, iniciamos uma importante formação com os coroinhas e acólitos, sob a orientação do Padre Leandro.

Foi um momento bastante alegre e participativo, repleto de orações.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6298613014781608865?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

MISSA E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

No sábado, 28 de maio, na missa das 19:00 foi realizada a Celebração Eucarística alusiva a coroação de Nossa Senhora em nossa paróquia.

A celebração foi presidida pelo Pe Juarez Testoni e concelebrada pelo Vigário Paroquial Pe Adriano Cemin. A celebração teve como auge a Coroação de Nossa Senhora objetivando saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade.

A coroação, um momento belo e de grande emoção para todos os presentes, foi realizada por catequizandos (Eder, Maria Clara e Thainá), contando também com a participação das crianças da Infância Missionária de nossa paróquia.

Colaboração: José Carlos

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6290200860117896785?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]