Grupo de Oração
Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora
MARIA AUXILIADORA E MISSIONÁRIA – Terço Missionário
“A doçura do olhar de Maria nos acompanhe para que possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus.”(Papa Francisco)
O dia 24 de cada mês é muito especial para todos nós que fazemos parte de uma paróquia Salesiana porque é o dia em que lembramos Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos, a Virgem de Dom Bosco.
Todos os meses neste dia nos reunimos, como família da comunidade paroquial para homenagear Maria nossa querida Mãe do Céu. No mês de Outubro esse dia foi muito especial porque Outubro é um mês que nos faz refletir sobre muitas riquezas da nossa fé católica. É o mês missionário, mês do rosário, mês em que comemoramos a padroeira do Brasil, a Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida que neste 12 de outubro se iniciou a comemoração do Jubileu dos 300 anos de sua aparição milagrosa no rio Paraíba do Sul, encontrada por três benditos pescadores. Também em 2017 celebramos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. E esses dois países tão íntimamente ligados pela História, também o são pela imensa devoção à Nossa Senhora. Em virtude do jubileu da aparição de Nossa Senhora Aparecida a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou para o Brasil um Ano Santo Mariano, de outubro de 2016 a Outubro de 2017.
E nós, para celebrarmos com mais intensidade neste ano a devoção à Nossa Senhora que é a grande missionária, indo sempre à frente, abrindo o caminho para o nosso trabalho de evangelização, participamos com as pastorais, grupos e movimentos paroquiais, de uma celebração composta na primeira parte pela recitação de um terço vivo missionário quando rezamos pelo mundo inteiro, a fim de que o anúncio do Evangelho alcance todos os povos. E na segunda parte pela liturgia Eucarística onde agradecemos a Jesus que por sua Morte e Ressurreição alcançou a salvação de todos os seres humanos, deixando à Igreja a missão de continuar na terra sua obra de redenção. Foi muito incentivador perceber a beleza de uma oração na qual como numa verdadeira família tivemos a oportunidade de recitar a AVE MARIA na voz inocente das crianças da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, dos jovens que acreditam num mundo melhor, dos adultos que sabem procurar na oração a força para vencer os desafios da vida e dos idosos que com sua sabedoria nos ensinam que é na intimidade com o Deus da Vida e pela intercessão de Maria que temos a alegria de gozar as delícias da construção do Reino, reino de paz,amor, alegria, fraternidade e partilha.
Se você, querido paroquiano não participou neste mês, venha no próximo dia 24 rezar conosco para que através da intercessão de Maria juntos possamos construir uma comunidade paroquial onde todos sejam verdadeiros discípulos missionários de JESUS CRISTO que é o centro da nossa fé e que a cada dia da nossa vida precisamos conhecer melhor.
PARA PENSAR: “A RENOVAÇÃO PAROQUIAL passa necessariamente pela CONVERSÃO MISSIONÁRIA.”
MARLENE OLDAKOWSKI STINGHE
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6345388941837615521?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
I Missa Jovem
Na tarde do último sábado, 25 de junho, foi realizada em nossa Paróquia a Missa Jovem com a temática “Evangelização de Jovens na Sociedade”.
Participaram cerca de 50 pessoas e foi uma celebração muito animada e bem participada.
Agradecemos a abertura e participação do nosso Pároco, P. Juarez e a todos que colaboraram e vivenciaram esse momento bonito de nossa comunidade.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6302770640333167057?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Avisos Paroquiais Semana 11/10 a 18/10
Dia 12 de Outubro, Segunda-feira, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, haverá missa apenas as 09:00 horas.
Ainda na segunda-feira às 13:30 horas O Serviço de Animação Vocacional (SAV) estará iniciando a concentração para a 6ª Caminhada Vocacional em frente a Igreja a caminhada deverá ter início por volta das 14:00 horas em direção ao Santuário Mariano de Schöenstatt. Traga as suas famílias, amigos e vizinhos e venha caminhar e rezar pelas vocações! Haverá ônibus para a volta.
Dia 13 de Outubro, Reunião do Movimento de Irmãos, após a missa.
Dia 14 de Outubro, quarta-feira, teremos duas reuniões após a missa, do Grupo de Orações e também das (os) catequistas da Paróquia.
Dia 15 de outubro, reunião do CPP, após a missa.
No próximo sábado, dia 17 de outubro, convidamos todos os catequizandos e seus familiares a participarem da 4ª Celebração Catequética, que irá acontecer na Comunidade Dom Bosco, às 14 horas. Iremos nos encontrar na frente da Igreja às 13h30. Contamos com a presença de todos.
Nos dias 17 e 18 de outubro, encontro de pais e padrinhos para o batismo, das 14h às 17 horas. Inscrições na secretaria da Paróquia.
Lembramos também que no final do mês, no dia 30 de outubro a Imagem de Nossa Senhora Aparecida estará em nossa Paróquia. Das 12:00 até às 18:00 horas estará na Toca de Assis e das 18:00 até às 09:00 horas de sábado estará na Paróquia.
Grupo de Oração e Catequese promoveram noites de Leitura Orante no mês de Setembro.
Neste mês de Setembro a Catequese da Paróquia a fim de aprofundar o conhecimento de Jesus Cristo através do Evangelho segundo João, se reuniu com o Grupo de Oração para 5 encontros de Leitura Orante no mês da Bíblia.
O primeiro encontro no dia 02/09 tratou sobre o relato do encontro de Jesus com os primeiros discípulos, presente em Jo 1,35-51, destacando a importância do chamado e do testemunho daqueles que já aderiram a Jesus.
O segundo encontro no dia 09/09 aprofundou o encontro da samaritana com Jesus, no poço de Jacó, enfatizando o aspecto missionário, que nasce da experiência de Jesus como Messias.
O terceiro encontro no dia 16/09 refletiu sobre as dificuldades e os conflitos encontrados para aderir e seguir Jesus na narrativa da cura do cego de nascença, em Jo 9,1-41.
O quarto encontro no dia 23/09 falou da finalidade de todo discipulado missionário: pôr-se a serviço dos irmãos e irmãs, seguindo o exemplo que o próprio Jesus nos deixou com a narrativa do lava-pés de Jo 13,1-17.
No último encontro além de percorrermos o caminho realizado durante os encontros anteriores, meditamos o texto Jo 15,1-9 : “Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos”.
Avisos Paroquiais Semana 28/09 a 04/10
Dia 30 de Setembro, Quarta-feira celebramos o dia da Bíblia e nesta noite às 20:00 horas teremos também o último encontro de leitura orante da Bíblia realizado pelo Grupo de Oração e a Catequese refletindo sobre o Evangelho de São João.
Dia o1 de Outubro, Quinta-feira, teremos a reunião com os membros do Conselho para Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP), após a missa.
Dia 02 de Outubro, primeira sexta-feira do mês, devoção ao Sagrado Coração de Jesus, missa às 19:oo horas.
No próximo sábado, dia 03 de Outubro teremos reunião com os pais dos catequizandos as 17 horas e no domingo, dia 04 de Outubro, após a missa das 09:00 horas, teremos o café com os catequizandos e suas famílias, não deixem de participar. Quem quiser colaborar pode trazer um prato de doce ou salgado.
O Serviço de Animação Vocacional convida toda a comunidade a participar no dia 12 de Outubro, da 6ª caminhada vocacional até o Santuário Mariano Schöenstatt. Nos encontraremos na frente da Paróquia às 13:30 para iniciarmos a caminhada às 14:00 horas. O convite se estende a todos aqueles que querem comemorar o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e o dia das Crianças de uma forma diferente.Traga sua família, amigos e vizinhos. E faremos uma grande romaria em ótima companhia.
Dia 30 de Outubro, teremos a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que está visitando todas as Paróquias da Arquidiocese de Curitiba como preparação para os 300 anos da aparição da imagem da santa no rio Paraíba do Sul, que serão completados em 2017.
Avisos Paroquiais Semana 21/09 a 27/09
Dia 21 de Setembro, Segunda-feira, teremos a reunião do SAV (Serviço de Animação Vocacional) às 19:30 horas.
Dia 23 de Setembro, quarta-feira, o Grupo de Oração e o grupo de Catequistas, estão promovendo uma formação da Leitura Orante da Bíblia sobre o evangelho de São João. Toda a comunidade está convidada a participar.
Dia 24 de Setembro, quinta-feira, missa e novena em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora às 19:00 horas e logo após reunião de liturgia.
No próximo Sábado, dia 26 de setembro a partir das 14:00 hs, ocorrerá o tradicional Show de Talentos promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), se você tem algum dote artístico como cantar, dançar ou tocar algum instrumento venha participar. Inscrições e informações na Secretaria da paróquia.
No próximo Domingo, dia 27 de setembro haverá o tradicional almoço com risoto e galeto promovido pelo Movimento de Irmãos.
Setembro, o Mês da Bíblia
O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir. Por isso no mês de Setembro todas as quartas-feiras após a missa, o Grupo de Oração e o grupo de Catequistas, estarão promovendo uma formação da Leitura Orante da Bíblia sobre o evangelho de São João. Venha participar e traga a sua família!
Via Sacra em procissão – 2015
Iniciando às 19hs desta sexta-feira (03/04), paroquianos de todas as idades participaram de uma procissão em torno da igreja, dividida em 4 estações cada uma a cargo dos grupos da paróquia, e ao final uma apresentação do grupo Judac. Foi um momento muito forte, atingindo o coração de cada um que teve a oportunidade de participar. [pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6133661271834683857?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Novena de Natal 2014 – Encerramento
Nesta noite de 23/12, paroquianos de vários grupos e pastorais se reunirão para participar da nona novena de natal.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6096229946498110513?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Palestra Sobre o Credo
Na última terça feira, o Movimento de Irmãos teve a participação especial de Thomerson Gonçalves Santarem, mais conhecido como Tom, que recentemente ingressou em nossa comunidade, atuando no Grupo de Oração e também na Catequese da Paróquia. Ele nos trouxe sua experiência da renovação carismática. Na sequencia, um breve resumo de sua palestra sobre o tema CREDO.
O Credo
A nossa fé vem da igreja que a mais de 2mil anos luta para deixá-la
intacta como Cristo assim desejou e para lavá-la a todos os homens e
mulheres que se abrirem ao chamado de Deus pai. Em vários momentos da
história da igreja, os hereges se levantaram contra esta fé tentando
extingui-la e a cada investida a igreja defendia sua fé professando o
credo. Assim aconteceu já no nascimento da igreja quando surgiu o
primeiro credo também conhecido como símbolo apostólico, até nossos
dias já foram numerosos as profissões de fé em resposta das variadas
necessidades das diversas épocas, como alguns exemplo temos o símbolo
“Quicumque” de santo Atanasio, “fides Damasi” de São Dâmaso, ou o mais
recente do papa Paulo VI, o “credo do povo de Deus”.
“Recitar com fé o credo é entrar em comunhão com Deus Pai, filho e
Espírito Santo. É também entrar em comunhão com a igreja inteira, que
nos transmite a fé e no seio da qual cremos.” (CIC 197)
“Este símbolo é o selo espiritual, a meditação do nosso coração e o
guardião sempre presente; ele é seguramente, o tesouro da nossa alma”.
(Sto. Ambrósio)
Nós somos chamados a guardar está fé, alimentar está fé e sustentá-la
até momento quando Cristo nosso Senhor for tudo em todos.
Tom, seja bem vindo a nossa comunidade, te recebemos de braços abertos
8ª Novena de São Cristóvão
Nesta Sexta-Feira (01), foi realizada a oitava e penúltima novena em preparação a Festa de São Cristóvão com o tema “Comunidade Mariana”, a liturgia foi de responsabilidade dos seguintes Grupos: ADMA, Apostolado da Oração, Mensageira das Capelinhas, Congregação Mariana e foi celebrada pelo Padre Sigmundo em companhia dos Padres Ângelo e Adriano e o diácono Taras.
Na celebração o Pe. Sigmundo nos falou do santo do dia: Santo Afonso, além de lembrar o Evangelho do dia onde Jesus se dirige à sua terra natal: Nazaré, e da rejeição do povo aos ensinamentos de Jesus, tal desprezo em sua própria terra faz o Senhor afirmar que: “Um profeta só não é estimado em sua pátria e em sua família!” (Mt 13,57).
A fala de Jesus nos ajuda a compreender, porque nós muitas vezes, não escutamos os da nossa casa falarem, os da nossa família falarem. Preferimos escutar as pessoas de fora a escutar os nosso! Que dificuldade é para um filho escutar o seu pai ou a sua mãe! Ele prefere escutar os colegas da rua, ouvir o que os outros estão dizendo, a escutar os seus pais. Da mesma forma, quanta dificuldade é para o marido escutar a esposa ou a esposa escutar o marido; E além disso houve uma lembrança à Maria e da sua poderosa intercessão.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6042773203833708209?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
4ª Novena em preparação a Festa de São Cristóvão.
Nesta Segunda-Feira (28), foi realizado o quarto dia da novena em preparação a Festa de São Cristóvão com o tema “Comunidade de Fé”, a liturgia foi preparada pelo Grupo de Oração em conjunto com os Ministros da Eucaristia e teve como celebrante o Padre Honório, Pároco da Igreja vizinha e Salesiana (Menino Jesus de Praga), no bairro Lindóia.
E contou ainda com a presença dos Padres Adriano, Angelo, Carison e o diácono Tarás.
Em sua homilia o Pe. Honório serviu-se de algumas estórias para relembrar o evangelho de Mateus que fala bastante sobre o Reino dos Céus e abordou principalmente o tema do dia, a fé, que é um dom de Deus que vivemos desde pequeno quando batizados, vivendo esta fé de modo pessoal, porém encontrando o seu sentido em comunidade, lembrando nos da citação de São Cipriano: “Ninguém pode ter a Deus por Pai, se não tem a Igreja como mãe”.
Questionando ainda onde nasce a fé, e onde ela se desenvolve se não for na Igreja, Se nos afastamos da Igreja a nossa fé diminui, mesmo com a nossa fé, não somos imunes a defeitos, pecados e incoerências, um Cristão verdadeiro precisa ajudar os mais necessitados, pois a verdadeira fé ultrapassa o exterior e nos leva a ver o interior das pessoas, esta fé nos leva a ser coerentes, a sermos a mesma pessoa na Igreja, no trabalho, na escola, etc…
A coerência é uma das grandes virtudes que devemos cultivar e ainda lembrou de uma frase do Papa Francisco que é: “A Igreja não cresce por proselitismo, cresce por atração”. Complementando que segundo este pensamento a missa não deve tornar-se um ritual habitual, mas tem que ser celebrada com ineditismo, até para poder atrair mais gente a nos enxergar como Cristãos, como a Igreja de Jesus Cristo e finalizou com uma reflexão de como estamos vivendo a nossa fé.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6041295864063468993?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Noite do pastel foi sucesso total.
Neste sábado 17/05, com início após a missa das 19hs, aconteceu uma Pastelada promovida pelos grupos/pastorais: Adma, Grupo de Oração e Capelinhas.
Muitos paroquianos e convidados estiveram saboreando deliciosos pasteis de carne, pizza e banana, em boa companhia. Foi um belo momento de descontração e encontro da comunidade.
Estão de parabéns os organizadores, os que trabalharam no evento e principalmente você que aceitou o convite e veio participar.
Abaixo, algumas fotos do evento.
Grupo De Oração N.Sra. Auxiliadora Presente No Congresso Missionário Arquidiocesano.
Nos dias 14 e 15/12/2013 os representantes do Grupo de Oração, Paulo, Vânia e Geni, participaram do Congresso Missionário Arquidiocesano que aconteceu no Santuário da Divina Misericórdia, bairro Umbará em Curitiba com as presenças de Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal e atual Arcebispo de Aparecida e também presidente da CNBB; Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar de Curitiba. Relatamos aqui algumas colocações:
No primeiro dia do congresso fomos acolhidos por D.Moacyr e Padre Leandro provincial da Congregação dos Padres Marianos.
O 1º tema foi transmitido pelo Padre Rivael de Jesus Nascimento responsável pela Ação Evangelizadora da Arquidiocese, que trabalhou o documento Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho). “Não ter medo de evangelizar e evangelizar na alegria”.
Outro tema foi sobre “Missão na Igreja” pelo leigo Odaril José da Rosa que é coordenador do COMIDI – Conselho Missionário Diocesano. “Atualmente existem 03 situações distintas de Evangelização no mundo:
1º) Cristo e o seu Evangelho não são conhecidos – 70% da humanidade. Para essa situação exige a “Missão Ad Gentes” (Primeiro Anuncio). É uma missão marcada pela pura fé e perseverança.
2º) Os batizados na tradição cristã e estão afastados da Igreja – 27% da humanidade. Nesta situação é necessário: “Nova Evangelização ou Reevangelização” que é uma missão na gratuidade marcada pela esperança.
3º) Comunidades Cristãs que possuem sólidas e adequadas estruturas eclesiais (paróquia e movimentos) – 3% da humanidade. Nelas se desenvolve a atividade do “cuidado pastoral” que tem como fonte de inspiração “O bom Pastor” (Jô, 10, 1-16) onde deve predominar “uma relação pessoal”.
No período da tarde, Dom Raymundo partilhou algumas experiências e seus conhecimentos com os participantes.
O 2º dia do Congresso iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Damasceno e após palestra com Dom Rafael relatando que 2015 será considerado o Ano Missionário em nossa Arquidiocese e fez algumas explanações: Fonte da Missão: Trindade; O Pai envia o Filho (1º missionário); Protagonista da Missão: Espírito Santo; Enviados hoje: Povo de Deus (padres e os leigos e leigas).
Também falou das 3 frentes de evangelização:
Missão Ad Gentes – os que ainda não conhecem Jesus Cristo e precisam ser evangelizados;
Nova Evangelização – pessoas que já foram evangelizadas e se afastaram da Igreja para que voltem a participar na comunidade;
Pastoral Missionária – é a nossa vivência concreta de testemunho na comunidade.
Finalizou falando do 3º domingo do advento sobre a alegria, onde Jesus nasce de uma maneira tão simples, porém cheio de amor e vem nos trazer a verdadeira alegria que o mundo não pode nos dar.
O Congresso foi encerrado com a bênção de D. Raymundo e D. Rafael impondo as mãos sobre os participantes com uma oração nos enviando em missão.
Segue algumas fotos do encontro que foi sem dúvida uma grande experiência de fé em Jesus e de amor à nossa Igreja.
Texto: Vania Carvalho Ragnini, Gr. de Oração N. Sra. Auxiliadora
Veja abaixo algumas fotos:
[pe2-image src=”http://lh3.ggpht.com/-21FuYDd_FQw/UrZHLTsfz1I/AAAAAAAAIkk/zbVVJ96LMXs/s144-c-o/DSC02703.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960029416462470994″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02703.JPG][pe2-image src=”http://lh3.ggpht.com/-WLUKJGDXZJs/UrZHNSfHeOI/AAAAAAAAIks/4TIZgQEumt4/s144-c-o/DSC02708.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960029450497652962″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02708.JPG” ] [pe2-image src=”http://lh5.ggpht.com/-CDQEFW9FliE/UrZHJo8kGDI/AAAAAAAAIkc/MlEsUv2dY6M/s144-c-o/DSC02711.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960029387807266866″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02711.JPG” ] [pe2-image src=”http://lh5.ggpht.com/-gJUgTgUTDcQ/UrZHvspUYXI/AAAAAAAAIk4/x4n5UvNvaR4/s144-c-o/DSC02714.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960030041635316082″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02714.JPG” ] [pe2-image src=”http://lh5.ggpht.com/-Vr2kd6vCvIE/UrZHxMcSthI/AAAAAAAAIlE/HS3VmXrc7lU/s144-c-o/DSC02716.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960030067350484498″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02716.JPG” ] [pe2-image src=”http://lh6.ggpht.com/-0xF7M5NZHsM/UrZHvqVpW_I/AAAAAAAAIlA/YxSStGMA7jc/s144-c-o/DSC02717.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960030041015933938″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02717.JPG” ] [pe2-image src=”http://lh6.ggpht.com/-BQ6Ws7O6JAM/UrZH8O7vI0I/AAAAAAAAIlM/jmOTX-L6On0/s144-c-o/DSC02718.JPG” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/CongressoMissionarioArquidiocesano#5960030256997802818″ caption=”” type=”image” alt=”DSC02718.JPG” ]












