Curitiba, setembro de 2020.
Prezados Párocos, Vigários e Coordenadores-Articuladores dos grupos juvenis:
Espero que todos se encontrem muito bem e com as bênçãos do Senhor.
Desde o início da pandemia fomos forçados a suspender temporariamente as atividades juvenis (grupos de jovens, eventos do setor juventude, reuniões presenciais) por motivos já conhecidos por todos, devido às precauções sanitárias que ainda estamos vivendo para evitar a propagação da COVID 19.
Durante esses seis meses de pandemia, buscamos acompanhar os grupos através de reuniões on-line com a coordenação do Setor Juventude, vendo ações para incentivar os diversos grupos; a atenção personalizada com os articuladores dos setores; a participação em lives pela internet organizadas pelos mesmos grupos em suas paróquias e movimentos; e também estive visitando paróquias para missas jovens e acompanhamento dos coordenadores e dos jovens que ali se encontravam para dar o suporte das transmissões das mesmas.
Com o passar do tempo, vemos a necessidade de começar a dar passos em direção à retomada das atividades juvenis em nossa Arquidiocese, mas ainda de forma discreta e gradual, pois estamos nesse sentido subordinados às autoridades sanitárias municipais e estaduais. Mas, com todas as precauções necessárias e já conhecidas por todos, sobretudo montando uma estratégia de limitação da capacidade de jovens nos grupos de 30%, podem os coordenadores já irem planejando uma maneira para a volta gradual nos grupos juvenis, e que essa estratégia seja aprovada pelo pároco, e repassada ao setor juventude da Arquidiocese, na minha pessoa como encarregado, para definirmos se é adequada às circunstâncias, e só assim poderá ser movimentada. Fazemos isso para zelar pela saúde de todos, e escolhermos o que for realmente melhor para cada grupo específico.
O motivo também dessa carta é anunciar uma das ações ou evento principal do setor juventude da nossa Arquidiocese para esse ano atípico de 2020: o Projeto DNJ 2020 (Dia Nacional da Juventude). Sabemos que todos os grupos se empenharam na Campanha #doeamoreumcobertor, em prol das pessoas em situação de rua de nossa cidade, em parceria com a Dimensão Social da Arquidiocese; essa campanha terminará agora no final de setembro, e assim destinaremos os cobertores aos mais necessitados.
Vendo as circunstâncias que estamos vivenciando pelo novo coronavírus, e as dificuldades em poder ainda fazer eventos massivos ou aglomerações, tivemos a ideia, juntamente com a coordenação do setor juventude, de montar um Projeto para o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que é o evento principal do ano em cada Diocese para a juventude. Pensando nesse evento, vimos que seria ótimo unir três coisas nesse Projeto: formação + ação social + diversão.
Desse formato saiu as seguintes resoluções que agora estamos anunciando a todos vocês; nosso Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, já nos motivou a isso em um vídeo dedicado aos jovens de nossa Arquidiocese, e que se encontra nas nossas redes sociais. Também pedi a artistas do âmbito católico que gravassem vídeos motivacionais aos nossos jovens incentivando a tudo isso que vamos viver como juventude da Arquidiocese de Curitiba; esses vídeos também serão postados em nossas redes sociais.
Os meses precedentes ao DNJ serão de preparação, formação e ação social em todos os grupos, segundo o cronograma abaixo; pedimos que todos os grupos, e aqui contamos com o apoio de cada coordenador-articulador, vivam esse Projeto por se tratar de algo proveitoso a todos e de organização Arquidiocesana; e por conseguinte, que os coordenadores dos grupos se organizem para a realização das atividades próprias de preparação ao DNJ 2020, que terá como dia propriamente dito, o dia 13 de dezembro de 2020.
CRONOGRAMA:
SETEMBRO: Campanha #doeamoreumcobertor – Arrecadação de cobertores (maiores informações nas redes sociais do setor juventude).
OUTUBRO:
01/10: disponibilização do vídeo formativo 1 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.
03/10: Formação 1 (vídeo: “E a Vida o que é?” – Ana Paula Fogaça) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.
Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doealimentoeamor (arrecadação de alimentos não-perecíveisdurante todo o mês de outubro); esses alimentos serão destinados e entregues pelos jovens às famílias carentes de cada paróquia, a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receber as doações.
31/10: Entrega dos alimentos arrecadados pelo grupo. Neste dia, os grupos devem enviar fotos dos alimentos arrecadados ou mesmo do momento da entrega. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar onome do grupo que está realizando a ação.
NOVEMBRO:
01/11: disponibilização do vídeo formativo 2 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.
07/11: Formação 2 (vídeo: “Vós sois o Agora de Deus” – Rayssa Pereira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.
Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doeehigienize (arrecadação de materiais de higiene e limpeza durante todo o mês de novembro); esses materiais serão igualmente destinados e entregues pelos jovens às pessoas necessitadas de cadaparóquia, também a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receberas doações.
28/11: Entrega dos materiais de higiene e limpeza arrecadados pelo grupo. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar o nome do grupoque está realizando a ação.
DEZEMBRO:
01/12: disponibilização do vídeo formativo 3 e vídeo formativo 4 (LECTIO DIVINA) aos coordenadores-articuladores. Os vídeos serão disponibilizados por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho dos arquivos, não será possível enviar os vídeos inteiros pelo aplicativo Whatsapp.
Cada grupo de jovens durante esse mês de dezembro se mobilizará para a Campanha #cartasdeamor: cada integrante do grupo escreverá uma carta de agradecimento aos profissionais de saúde que estão à frente da luta contra a COVID-19 nos hospitais de Curitiba. Essas cartas serão recolhidas pelos mesmos coordenadores-articuladores dos diversos grupos, e entregues no escritório do setor juventude na cúria (Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco, com Rodrigo Rigoni), e o mesmo setor juventude se encarregará de distribuir aos destinatários. O prazo para a entrega das cartas será o dia 16 de dezembro.
05/12: Formação 3 (vídeo: “Somos Um” – Fernanda Ribas de Siqueira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.
12/12: Formação 4 (vídeo: Pe. Luís Fernando) – LECTIO DIVINA, dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE. Com reflexão partilha sobre o conteúdo do mesmo e momento de Espiritualidade e oração em grupo.
13/12: EVENTO DNJ 2020 transmitido pela TV EVANGELIZAR a partir das 13:00hs (transmissão para todo o Brasil). Entraremos em contato com os grupos, através de seus coordenadores-articuladores, para ter uma representação de cada expressão juvenil dos diversos setores nesse dia, e também para participar da Santa Missa de encerramento do evento às 18:00hs com nosso Arcebispo no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, mesmo que de maneira reduzida pelas circunstâncias da pandemia. Nesse evento haverá interação, show musical com participações especiais, testemunhos, Papo Jovem, arrecadação de materiais de higiene e limpeza que serão integralmente destinados ao Hospital Pequeno Príncipe e Hospital Oncopediátrico Erastinho aqui de Curitiba através do setor juventude, e uma programação toda pensada para os jovens de nossa Arquidiocese. O evento também poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese de Curitiba e do mesmo Setor Juventude.
Desde já agradeço a dedicação de todos e que Deus e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais nos acompanhem nesse caminho pelo bem dos nossos jovens
Luiz Fernando Costa
Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba
Clique na figura para acessar o original em pdf.