AJS entrega cartas aos profissionais de saúde

No mês de setembro, foram entregues aos profissionais da saúde que estão atuando diretamente no combate ao COVID-19, num dos hospitais de Campanha da cidade de Curitiba/ PR, um total de 90 cartas de agradecimento, apoio e reconhecimento pelo trabalho que esses profissionais vêm desempenhando nesse período de pandemia.

As cartas foram escritas pelos jovens da AJS Curitiba e também, pelos educandos/as e colaboradores do Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS), que foram desafiados pela AJS de Porto Alegre/ RS, a realizar esta ação.

Além da entrega das cartas, mediada pela Assistente Social que trabalha no Hospital de Campanha, os jovens da AJS também realizaram a arrecadação de diversos itens de higiene, que serão entregues aos pacientes atendidos pelo hospital.

Gratidão a todos e todas que contribuíram para a realização desta ação tão especial!

“O Senhor colocou-nos no mundo para os outros” – Dom Bosco

✉️✉️=❤️

 

Dia Mundial das Missões de 2020

Clique e acesse o ebook!

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro, conforme instituído pelo Papa Pio XI em 1926.

Este Dia é celebrado no mundo inteiro, por determinação do Papa, que envia na ocasião uma mensagem a todos os fiéis. Esse ano com o Tema: «Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8)

Preparamos um Ebook com a mensagem do Papa Francisco (anexo), para que possam ler e partilhar com todos, para que possamos vivenciar esse mês que é tão importante também para a Congregação Salesiana. Dia Mundial das Missões de 2020

ALINE PASSOS DANTAS
Coordenadora de Comunicação Social
Delegada Inspetorial para a Comunicação Social
Coordenadoria de Comunicação Social

Seminário de Comunicação 2020

Pe. Dirceu,  divulga um Seminário de Comunicação promovido pela Arquedicose do Rio de Janeiro. O evento é, como a maioria nesses tempos de pandemia, no formato on line e gratuito.

Abaixo a foto de divulgação e o link para inscrição (clique na foto):

Por fim, divulga também um Minicurso oferecido gratuitamente pela Rede Salesiana Brasil:
Minicurso Gratuito de Fotografia e Vídeo, para clicar na hora do evento 06/10/2020 às 19hs.:

Pe. Dirceu Fernando Belotto, SDB, (Delegado Inspetorial para a Comunicação Social),

PROJETO DNJ 2020 Dia Nacional da Juventude ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Curitiba, setembro de 2020.

Prezados Párocos, Vigários e Coordenadores-Articuladores dos grupos juvenis:

Espero que todos se encontrem muito bem e com as bênçãos do Senhor.

Desde o início da pandemia fomos forçados a suspender temporariamente as atividades juvenis (grupos de jovens, eventos do setor juventude, reuniões presenciais) por motivos já conhecidos por todos, devido às precauções sanitárias que ainda estamos vivendo para evitar a propagação da COVID 19.

Durante esses seis meses de pandemia, buscamos acompanhar os grupos através de reuniões on-line com a coordenação do Setor Juventude, vendo ações para incentivar os diversos grupos; a atenção personalizada com os articuladores dos setores; a participação em lives pela internet organizadas pelos mesmos grupos em suas paróquias e movimentos; e também estive visitando paróquias para missas jovens e acompanhamento dos coordenadores e dos jovens que ali se encontravam para dar o suporte das transmissões das mesmas.

Com o passar do tempo, vemos a necessidade de começar a dar passos em direção à retomada das atividades juvenis em nossa Arquidiocese, mas ainda de forma discreta e gradual, pois estamos nesse sentido subordinados às autoridades sanitárias municipais e estaduais. Mas, com todas as precauções necessárias e já conhecidas por todos, sobretudo montando uma estratégia de limitação da capacidade de jovens nos grupos de 30%, podem os coordenadores já irem planejando uma maneira para a volta gradual nos grupos juvenis, e que essa estratégia seja aprovada pelo pároco, e repassada ao setor juventude da Arquidiocese, na minha pessoa como encarregado, para definirmos se é adequada às circunstâncias, e só assim poderá ser movimentada. Fazemos isso para zelar pela saúde de todos, e escolhermos o que for realmente melhor para cada grupo específico.

O motivo também dessa carta é anunciar uma das ações ou evento  principal do setor juventude da nossa Arquidiocese para esse ano atípico de 2020: o Projeto DNJ 2020 (Dia Nacional da Juventude). Sabemos que todos os grupos se empenharam na Campanha #doeamoreumcobertor, em prol das pessoas em situação de rua de nossa cidade, em parceria com a Dimensão Social da Arquidiocese; essa campanha terminará agora no final de setembro, e assim destinaremos os cobertores aos mais necessitados.

Vendo as circunstâncias que estamos vivenciando pelo novo coronavírus, e as dificuldades em poder ainda fazer eventos massivos ou aglomerações,  tivemos a ideia, juntamente com a coordenação do setor juventude, de montar um Projeto para o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que é o evento principal do ano em cada Diocese para a juventude. Pensando nesse evento, vimos que seria ótimo unir três coisas nesse Projeto: formação + ação social + diversão.

Desse formato saiu as seguintes resoluções que agora estamos anunciando a todos vocês; nosso Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, já nos motivou a isso em um vídeo dedicado aos jovens de nossa Arquidiocese, e que se encontra nas nossas redes sociais. Também pedi a artistas do âmbito católico que gravassem vídeos motivacionais aos nossos jovens incentivando a tudo isso que vamos viver como juventude da Arquidiocese de Curitiba; esses vídeos também serão postados em nossas redes sociais.

Os meses precedentes ao DNJ serão de preparação, formação e ação social em todos os grupos, segundo o cronograma abaixo; pedimos que todos os grupos, e aqui contamos com o apoio de cada coordenador-articulador, vivam esse Projeto por se tratar de algo proveitoso a todos e de organização Arquidiocesana; e por conseguinte, que os coordenadores dos grupos se organizem para a realização das atividades próprias de preparação ao DNJ 2020, que terá como dia propriamente dito, o dia 13 de dezembro de 2020.

CRONOGRAMA:

 SETEMBRO: Campanha #doeamoreumcobertor – Arrecadação de cobertores (maiores informações nas redes sociais do setor juventude).

 OUTUBRO:

 01/10: disponibilização do vídeo formativo 1 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.

 03/10: Formação 1 (vídeo: “E a Vida o que é?” – Ana Paula Fogaça) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doealimentoeamor (arrecadação de alimentos não-perecíveisdurante todo o mês de outubro); esses alimentos serão destinados e entregues pelos jovens às famílias carentes de cada paróquia, a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receber as doações.

 31/10: Entrega dos alimentos arrecadados pelo grupo. Neste dia, os grupos devem enviar fotos dos alimentos arrecadados ou mesmo do momento da entrega. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar onome do grupo que está realizando a ação.

 NOVEMBRO:

 01/11: disponibilização do vídeo formativo 2 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.

 07/11: Formação 2 (vídeo: “Vós sois o Agora de Deus” – Rayssa Pereira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doeehigienize (arrecadação de materiais de higiene e limpeza durante todo o mês de novembro); esses materiais serão igualmente destinados e entregues pelos jovens às pessoas necessitadas de cadaparóquia, também a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receberas doações.

 28/11: Entrega dos materiais de higiene e limpeza arrecadados pelo grupo. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar o nome do grupoque está realizando a ação.

 DEZEMBRO:

 01/12: disponibilização do vídeo formativo 3 e vídeo formativo 4 (LECTIO DIVINA) aos coordenadores-articuladores. Os vídeos serão disponibilizados por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho dos arquivos, não será possível enviar os vídeos inteiros pelo aplicativo Whatsapp.

 Cada grupo de jovens durante esse mês de dezembro se mobilizará para a Campanha #cartasdeamor: cada integrante do grupo escreverá uma carta de agradecimento aos profissionais de saúde que estão à frente da luta contra a COVID-19 nos hospitais de Curitiba. Essas cartas serão recolhidas pelos mesmos coordenadores-articuladores dos diversos grupos, e entregues no escritório do setor juventude na cúria (Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco, com Rodrigo Rigoni), e o mesmo setor juventude se encarregará de distribuir aos destinatários. O prazo para a entrega das cartas será o dia 16 de dezembro.

 05/12: Formação 3 (vídeo: “Somos Um” – Fernanda Ribas de Siqueira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 12/12: Formação 4 (vídeo: Pe. Luís Fernando) – LECTIO DIVINA, dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE. Com reflexão partilha sobre o conteúdo do mesmo e momento de Espiritualidade e oração em grupo.

 13/12: EVENTO DNJ 2020 transmitido pela TV EVANGELIZAR a partir das 13:00hs (transmissão para todo o Brasil). Entraremos em contato com os grupos, através de seus coordenadores-articuladores, para ter uma representação de cada expressão juvenil dos diversos setores nesse dia, e também para participar da Santa Missa de encerramento do evento às 18:00hs com nosso Arcebispo no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, mesmo que de maneira reduzida pelas circunstâncias da pandemia. Nesse evento haverá interação, show musical com participações especiais, testemunhos, Papo Jovem, arrecadação de materiais de higiene e limpeza que serão integralmente destinados ao Hospital Pequeno Príncipe e Hospital Oncopediátrico Erastinho aqui de Curitiba através do setor juventude, e uma programação toda pensada para os jovens de nossa Arquidiocese. O evento também poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese de Curitiba e do mesmo Setor Juventude.

Desde já agradeço a dedicação de todos e que Deus e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais nos acompanhem nesse caminho pelo bem dos nossos jovens

Luiz Fernando Costa
Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba

Clique na figura para acessar o original em pdf.

Retiro dos Assessores – AJS/PR

No último domingo, 12.09, os assessores da AJS do estado do PR participaram de um retiro on-line. O momento foi conduzido pelo P. Adriano e pela Letícia, referenciais da Pastoral Juvenil Salesiana para o estado.

A temática proposta para a reflexão foi “Somos jovens com raízes” e, juntamente com o momento inicial de Lectio Divina e o estudo do documento CHRISTUS VIVIT, levou os participantes a refletirem sobre suas histórias, raízes e sobre quem os acompanhou ao longo da caminhada até aqui.

Ao final do encontro, tivemos a participação mais que especial de alguns jovens de Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa que agradeceram pelo trabalho realizado pelo assessores.

O retiro é uma proposta de cultivo e oração do grupo de assessores, já que a proposta presencial teve de ser cancelada devido à pandemia

Pós-AMJ

No último sábado do mês, dia 29 de agosto, os missionários e missionárias de Curitiba que participaram da AMJ 2020, se reuniram para vivenciar mais uma etapa da missão: o pós-missão. Serão três encontros até outubro, quando celebraremos o Dia Missionário Salesiano (DMS) e, já neste primeiro encontro, os jovens refletiram sobre a pessoa de Jesus Cristo a partir das bem-aventuranças, com destaque para a misericórdia: “Bem-aventurados os misericordiosos pois obterão misericórdia” (Mt 5,7)”. O próximo encontro será no mês de setembro/ 2020.

Encontro do GAM

No dia 02.08 aconteceu o encontro virtual do Grupo de Animação Missionária (GAM), em que os jovens puderam relembrar, através dos relatos, sobre a participação na Animação Missionária Juvenil (AMJ) 2020. Já que o contexto atual nos impede de dar aquele abraço apertado, o encontro foi pensado com muito carinho para fazer com que os missionários/as da AMJ se sentissem acolhidos no GAM! Foi um momento muito especial, de partilhas e recordações desta experiência de AMJ tão significativa na vida destes jovens!

Viva Dom Bosco!

Nos dias 13, 14 e 15.08 a AJS de Curitiba participou do tríduo em preparação à festa de Dom Bosco. Foram três dias de orações e partilhas que contaram com a participação dos grupos da AJS de Curitiba – Paróquias São Cristóvão e Menino Jesus de Praga, GAM, SDBs, aspirantes salesianos, colaboradores do ISAS e alguns jovens dos estados de SP e RS. No último dia do Tríduo, o encontro reuniu não somente a presença de Curitiba, mas também as presenças de todo o estado do Paraná. No dia 16.08, festa de Dom Bosco, participamos do Oratório Festivo Virtual, promovido pela AJS Nacional! Mesmo de modo virtual, todos esses encontros nos ajudaram a fazer com que o dia dedicado ao Pai e Mestre da Juventude, pudesse ser especial!

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS NA CATEDRAL DE CURITIBA:

A Catedral Basílica de Curitiba dá início neste domingo, 30 de agosto, à novena de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em preparação para a Festa da Padroeira. A novena terá transmissão pelas redes sociais (Facebook YouTube) da catedral e da arquidiocese (Facebook) de 30 de agosto a 7 de setembro sempre às 20h.

No dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, 8 de setembro, a Festa contará com uma programação adaptada em relação aos últimos anos, em razão das possibilidades diante da pandemia. O momento não permite que a grande multidão de fiéis que costuma participar das celebrações esteja na Igreja, nem a realização da procissão com a imagem da Padroeira, mas todos poderão acompanhar uma programação especial pela internet, e ainda, será possível visitar a Catedral que é um lugar de fé e esperança para muitos católicos.

A Igreja estará aberta no dia 8 para visitação e oração com o controle de número de pessoas, das 7h às 9h30 e das 11h30 às 17h. As Missas solenes serão celebradas às 10h (com transmissão pelas redes sociais)  e às 17h30 (com transmissão pelas redes sociais e pela TV e Rádio Evangelizar).  O dia da Padroeira contará também com o repicar dos sinos ao meio-dia e com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná às 20h.

30 de agosto a 7 de setembro:
Novena pelas redes sociais da Catedral e Arquidiocese, diariamente às 20 horas. Acesse aqui o subsídio de oração.

Canais:
https://www.facebook.com/arquidiocesedecuritiba/ 
https://www.facebook.com/catedralbasilicadecuritiba
https://www.youtube.com/channel/UC_z9jeUI-2123_wlDoiuRyA

6 de setembro:
Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, dia 06 de setembro,  com celebração às 10 horas, transmitida pela Rádio Evangelizar e Redes Sociais da Catedral e Arquidiocese;

8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais:

  •  Visitação e Oração pessoal dos fiéis: das 7:00 às 9:30 e das 11:30 às 17:00;
  •  10h – Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Luz, transmitida pelas redes sociais da Catedral e Arquidiocese. Celebrante: Padre Marcos Honório;
  •  Repicar dos sinos na Catedral e Paróquias de Nossa Arquidiocese, às 12:00 e Ave Maria em trompete pela Polícia Militar do Paraná na torre da Catedral;
  • 17h30 – Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Luz,  transmitida Redes Sociais da Catedral e Arquidiocese e pela TV e Rádio Evangelizar. Celebrante: Dom José Antonio Peruzzo.  Haverá Benção das velas: acenda uma vela na janela de sua casa;
  • 20h – Apresentação Cultural com a Banda da Polícia Militar do Paraná, transmitida pelas Redes Sociais da Catedral, Arquidiocese e da Polícia Militar do Paraná
Reprodução de http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/08/27/novena-em-preparacao-para-festa-de-nossa-senhora-da-luz-dos-pinhais-inicia-domingo-30/

CONvocação Especial

Entre os dias 12 a 18 de julho de 2020 aconteceu a Animação Missionária Juvenil(AMJ) com a participação dos adolescentes das presenças salesianas da Inspetoria Salesiana São Pio X. Neste ano de pandemia a experiência missionária foi realizada virtualmente com momentos de oração, partilha, boa-noite, bate-papo vocacional.

Os  adolescentes e jovens foram convidados a fazer a experiência de estar com o Mestre e sentir o seu amor,  refletir sobre a vida e se permitir pensar e começar a construir, concretamente, um Projeto Pessoal de Vida!

Clique na foto e saiba mais!

 

Solenidade de São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo foram santos que regaram a Igreja com o próprio sangue e combateram o bom combate de Cristo, congregando a família de Deus – fé viva de São Pedro e o ardor missionário de Paulo. Fazemos memória no dia de hoje, do Papa Francisco – sucessor de São Pedro. Ao final da celebração, houve distribuição da Eucaristia e venda do risoto, promovido pelo Movimento de Irmãos. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz J. Bizarello. Concelebrantes: Padre Sérgio Ramos de Souza, Padre José R. Hess e Padre Asídio Deretti. Fotos aqui.

Solenidade de Pentecostes 10h – 31.05.2020

Celebramos com alegria a solenidade de Pentecostes. O Espirito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador, o qual nos leva a respeitar e valorizar a obra de Deus. Ao final da solenidade, aconteceu o rito para apagar o Círio Pascal, que foi ascendido na noite da Vigília Pascal. A luz do Círio nos acompanhou nestes 50 dias. Ao concluir o tempo pascal, no dia de Pentecostes, o Círio é apagado. Este sinal nos é tirado, para que, educados na escola pascal do Mestre ressuscitado, agora nos tornemos a “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guia-los no caminho do Reino definitivo. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz Bizarello. Concelebrante: Padre Asídio Deretti. Fotos aqui.

Missa em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora 9h – 24.05.2020

Em comunhão com todos os cristãos do mundo inteiro, Jesus conclui sua missão, despede-se dos seus e é elevado e glorificado pelo Pai. Em sintonia com a Ascensão do Senhor, com o 54º Dia Mundial das Comunicações, a Congregação Salesiana comemora a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, porque São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, A escolheu como principal padroeira da Família Salesiana e de suas obras. Após a missa, houve distribuição de Jesus Eucarístico. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Asídio Deretti. Fotos aqui.