Pastelada – 07/11

No próximo sábado, dia 07/11, a Paróquia estará promovendo uma PASTELADA.
Como estamos nesse tempo de pandemia, por favor dê preferência por fazer a compra antecipada.
Os cartões podem ser adquiridos na Secretaria da Paróquia.
Muito obrigado por mais esta colaboração em benefício da Paróquia.

Comunicado sobre a Assembleia do Clero e sobre a Eleições

Dom José Antonio Peruzzo

Dom José Antonio Peruzzo

Caríssimo Padre,
Está presente em nosso calendário arquidiocesano a Assembleia dos Presbíteros. Seria para os dias 20-22 de outubro. Após ouvir alguns padres, e avaliando melhor a situação da pandemia, parece prudente que não a realizemos nas atuais circunstâncias. Seria inevitável a aglomeração, além do que seria em em lugar fechado. Por isso mesmo, embora a disseminação do vírus COVID-19 esteja em curva declinante – graças a Deus – ainda estamos distantes de poder dar concessões aos riscos…
Aproveito este mesmo escrito para algumas orientações concernentes à Campanha Eleitoral, acerca da qual já encontramos as primeiras manifestações. Fundamentalmente não há nada de diverso das eleições anteriores. Por agora recordo alguns quesitos que se apresentam com maior imediatez:
a) Não estão autorizadas as cessões de espaços ou edificações das comunidades (templos, centros comunitários, pátios) para propagandear candidatos ou partidos.

b) Membros das comunidades ou movimentos eclesiais que se candidataram deverão se licenciar temporariamente de eventuais funções de serviços à comunidade ou movimento (Ministro da Comunhão, Catequistas, membros de CAEPs CPPs, etc). Vale o mesmo para os casos de “Coordenadores de Campanha”. Todavia, nas situações de “cabos eleitorais” com papel de liderança na vida comunitária, mas que assumiram a causa política como “trabalho/emprego” em tempos de grandes dificuldades, é recomendável avaliar antes a situação junto com seu pároco.

c) Se algum padre quiser promover algum debate entre os políticos com presença no bairro e/ou paróquia ou no setor, por favor queira buscar orientações junto ao setor jurídico da Cúria para que o mesmo se realize dentro dos balizamentos legais.

d) Não se recomenda que presbíteros usem as páginas das redes sociais nas quais estão inscritos (facebook, instagram, twiter…) para promover ou defender candidatos e candidaturas. Em tempos de eleição a publicação das escolhas políticas dos ministros ordenados suscita muitas divisões, com prejuízo para a vida eclesial.

Deixo-lhes um grande abraço.

Dom José Antonio Peruzzo

Seminário de Comunicação 2020

Pe. Dirceu,  divulga um Seminário de Comunicação promovido pela Arquedicose do Rio de Janeiro. O evento é, como a maioria nesses tempos de pandemia, no formato on line e gratuito.

Abaixo a foto de divulgação e o link para inscrição (clique na foto):

Por fim, divulga também um Minicurso oferecido gratuitamente pela Rede Salesiana Brasil:
Minicurso Gratuito de Fotografia e Vídeo, para clicar na hora do evento 06/10/2020 às 19hs.:

Pe. Dirceu Fernando Belotto, SDB, (Delegado Inspetorial para a Comunicação Social),

AVISOS PAROQUIAIS – 07 a 13/09

. Próxima terça-feira, 8 de setembro, não haverá missa transmitida aqui na Paróquia. Motivo: Festa da Padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A programação está no aqui neste link.

. Com a entrada da bandeira laranja segunda-feira, ficam suspensas as celebrações presenciais.

A determinação é por 14 dias. Se tudo correr bem, a próxima missa presencial será no dia  27 de setembro.

. Todos os Domingosdas 11h ao meio dia, distribuição da Comunhão no pátio da igreja, quer venham a pé ou de carro.

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS NA CATEDRAL DE CURITIBA:

A Catedral Basílica de Curitiba dá início neste domingo, 30 de agosto, à novena de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em preparação para a Festa da Padroeira. A novena terá transmissão pelas redes sociais (Facebook YouTube) da catedral e da arquidiocese (Facebook) de 30 de agosto a 7 de setembro sempre às 20h.

No dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, 8 de setembro, a Festa contará com uma programação adaptada em relação aos últimos anos, em razão das possibilidades diante da pandemia. O momento não permite que a grande multidão de fiéis que costuma participar das celebrações esteja na Igreja, nem a realização da procissão com a imagem da Padroeira, mas todos poderão acompanhar uma programação especial pela internet, e ainda, será possível visitar a Catedral que é um lugar de fé e esperança para muitos católicos.

A Igreja estará aberta no dia 8 para visitação e oração com o controle de número de pessoas, das 7h às 9h30 e das 11h30 às 17h. As Missas solenes serão celebradas às 10h (com transmissão pelas redes sociais)  e às 17h30 (com transmissão pelas redes sociais e pela TV e Rádio Evangelizar).  O dia da Padroeira contará também com o repicar dos sinos ao meio-dia e com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná às 20h.

30 de agosto a 7 de setembro:
Novena pelas redes sociais da Catedral e Arquidiocese, diariamente às 20 horas. Acesse aqui o subsídio de oração.

Canais:
https://www.facebook.com/arquidiocesedecuritiba/ 
https://www.facebook.com/catedralbasilicadecuritiba
https://www.youtube.com/channel/UC_z9jeUI-2123_wlDoiuRyA

6 de setembro:
Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, dia 06 de setembro,  com celebração às 10 horas, transmitida pela Rádio Evangelizar e Redes Sociais da Catedral e Arquidiocese;

8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais:

  •  Visitação e Oração pessoal dos fiéis: das 7:00 às 9:30 e das 11:30 às 17:00;
  •  10h – Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Luz, transmitida pelas redes sociais da Catedral e Arquidiocese. Celebrante: Padre Marcos Honório;
  •  Repicar dos sinos na Catedral e Paróquias de Nossa Arquidiocese, às 12:00 e Ave Maria em trompete pela Polícia Militar do Paraná na torre da Catedral;
  • 17h30 – Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Luz,  transmitida Redes Sociais da Catedral e Arquidiocese e pela TV e Rádio Evangelizar. Celebrante: Dom José Antonio Peruzzo.  Haverá Benção das velas: acenda uma vela na janela de sua casa;
  • 20h – Apresentação Cultural com a Banda da Polícia Militar do Paraná, transmitida pelas Redes Sociais da Catedral, Arquidiocese e da Polícia Militar do Paraná
Reprodução de http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2020/08/27/novena-em-preparacao-para-festa-de-nossa-senhora-da-luz-dos-pinhais-inicia-domingo-30/

Festa de São Cristóvão 2020 – Comunicado.

Caros paroquianos,
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
A Comissão da Festa (Celebração) de São Cristóvão reuniu-se no dia 20 de julho de 2020 para os encaminhamentos da Festa, conforme já havíamos anunciado.
Ficamos num impasse. Qual? A Prefeitura de Curitiba está para decretar, de uma hora para outra, BANDEIRA VERMELHA, em vista da difusão do coronavírus. Se o Decreto sair esta semana, teríamos que suspender a Festa, tendo como consequência vários prejuízos…
Sendo Preventivo nosso Sistema Salesiano, decidimos:
1. Manter o Tríduo: 23, 24, e 25 de julho com missa transmitida pelo Youtube , às 19h.
2. Dia 26, dia da Festa (Comemoração) de São Cristóvão, faremos a Missa, às 10h, transmitida pelo Youtube. Diante do pico da pandemia, não distribuiremos a Comunhão Eucarística.
3. O que suprimimos do que estava programado:
– A Procissão de São Cristóvão com a bênção dos carros.
– O risoto.
– A Procissão, a bênção dos carros e o risoto – faremos numa outra oportunidade, quando diminuir a pandemia.
4. Convidamos as famílias a enviarem uma foto da família, para o e-mail da Paróquia (scristovao@dombosco.net). As fotos serão colocadas nos bancos da igreja durante o Tríduo. A finalidade é demonstrar nossa comunhão com a Comunidade e pedir a proteção de Deus, por intercessão de São Cristóvão.

Pedimos, por intercessão de São Cristóvão, a proteção da vida de todos.
Nossa Senhora Auxiliadora, rogue por nós.

P. Asídio Deretti                                                  Giovana Celli
Administrador Paroquial                                  Coordenadora do CPP

Marco Rodrigo                                                     P. Luiz Bizarello
Coordenador do CAEP                                       Diretor da Comunidade Salesiana

Veja nosso canal no YOUTUBE