A INFÂNCIA NO LAR:

     O amor,é a realidade suprema do universo quando é dado por seres infinitamente sábios; mas  do modo como se manifesta na experiência de pais mortais, ele apresenta um traço perigoso muitas vezes semi-egoísta.Quando casares e tiveres que criar os próprios filhos, assegura-te de que teu amor seja aconselhado pela sabedoria e guiado pela inteligência .
     O Mestre prosseguiu explicando como uma criança é totalmente dependente dos seus pais e da vida ligada ao lar, para todos os seus conceitos iniciais sobre todas as coisas intelectuais, sociais, morais e mesmo espirituais, pois a família representa para a criança pequena tudo o que ela pode conhecer primeiramente, tanto das relações humanas, quanto das divinas. A criança deve tirar dos cuidados da mãe as suas primeiras impressões sobre o universo; ela é totalmente dependente do pai terreno para formar as suas primeiras idéias do Pai celeste. A vida subsequente da criança torna-se feliz ou infeliz, fácil ou difícil, segundo a sua vida mental e emocional inicial, e é condicionada por essas relações sociais e espirituais no lar. Toda a vida de um ser humano é influenciada  enormemente por aquilo que acontece durante os primeiros anos de sua existência.A vida baseada no amor de um lar sábio  e na devoção leal da verdadeira religião exercem uma profunda influência mútua e recíproca. Enquanto ensinamos as crianças a orar, ” Pai nosso que estais no céu” , uma grande responsabilidade recai sobre todos os pais terrenos, de viver e ordenar os seus lares para que a palavra pai fique conservada condignamente nas mentes e nos corações de todas as crianças em crescimento.
                                            L.U.
      Desejamos aos aniversariantes do mês  muitas felicidades , e aos pais muitas bênçãos, e que o espírito do discernimento e da sabedoria estejam presentes na missão dos cuidados com os filhos, com o lar e a família. Deus os abençoe.
                Por Maria, a Jesus
                                             Izidora
                                             P/M.C.

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora 24.05.2023

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos é a padroeira da obra salesiana. Em maio, celebramos a Mãe de Deus e seus vários títulos. Ao falar de Nossa Senhora, Dom Bosco nunca deixou de se referir a ela como “Auxiliadora dos Cristãos”. Vivia repetindo que Maria sempre esteve à frente da obra salesiana, ajudando a todos nos momentos de dificuldade. Em suas anotações, ele registrou diversas graças alcançadas por intercessão da Virgem. A Festa foi precedida por um tríduo que teve como tema: “Maria Auxiliadora, caminhando conosco na Evangelização”. A presidência da celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Luiz J. Bizarello e concelebrada pelo Padre Asídio Deretti.

>Veja mais fotos clicando aqui<

Colaboração: Fabiana Bora.

Encontro da PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA

Na sexta-feira dia 20/07/2018 iniciaremos a novena da Festa de São Cristóvão.

Seremos gratos se você participar de todas as noites. Lembramos que no dia 24/07/2018 será a comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora. Para essa noite gostaríamos de contar com a presença de todas as famílias que recebem a Capelinha e de modo especial, das Senhoras que fizeram parte da PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA, com suas respectivas famílias, para um encontro comemorativo dos 60 anos da paróquia.

MARIA AUXILIADORA E MISSIONÁRIA – Terço Missionário

auxiliadora“A doçura do olhar de Maria nos acompanhe  para que possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus.”(Papa Francisco)

O dia 24 de cada  mês é muito especial para todos nós que fazemos parte de  uma paróquia  Salesiana porque é o dia em que lembramos Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos, a Virgem de Dom Bosco.

Todos os meses neste dia nos reunimos, como família da comunidade paroquial para homenagear Maria nossa querida Mãe do Céu. No mês de Outubro esse dia foi muito especial porque Outubro é um mês que nos faz refletir sobre muitas riquezas da nossa fé católica. É  o mês missionário, mês do rosário, mês em que comemoramos a padroeira do Brasil, a Terra de Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida que  neste 12 de outubro se iniciou a comemoração do Jubileu dos 300 anos de sua aparição milagrosa no rio Paraíba do Sul, encontrada por três benditos pescadores.  Também em 2017 celebramos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. E esses dois países tão íntimamente ligados pela História, também o são pela imensa devoção à Nossa Senhora. Em virtude do jubileu da aparição de Nossa Senhora Aparecida a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou para o Brasil um Ano Santo Mariano, de outubro de 2016  a  Outubro de 2017.

E nós, para celebrarmos com mais intensidade neste ano a devoção à Nossa Senhora que é a grande missionária, indo sempre à frente, abrindo o caminho para o nosso trabalho de evangelização, participamos com as pastorais, grupos e movimentos paroquiais, de uma celebração composta na primeira parte pela recitação de um terço vivo missionário  quando rezamos pelo mundo inteiro, a fim de que o anúncio do Evangelho alcance todos os povos. E na segunda parte pela liturgia Eucarística onde agradecemos a Jesus que por sua Morte e Ressurreição alcançou a salvação de todos os seres humanos, deixando à Igreja a missão de continuar na terra sua obra de redenção. Foi muito incentivador perceber a beleza de uma oração na qual como numa verdadeira família tivemos a oportunidade de recitar a AVE MARIA na voz inocente das crianças da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, dos jovens que acreditam num mundo melhor, dos adultos que sabem procurar na oração a força para vencer os desafios da vida e dos idosos que com sua sabedoria nos ensinam que é na intimidade com o Deus da Vida e pela intercessão de Maria que temos a alegria de gozar as delícias da construção do  Reino, reino de paz,amor, alegria, fraternidade e partilha.

Se você, querido paroquiano não participou neste mês, venha no próximo dia 24 rezar conosco para que através da intercessão de Maria juntos possamos construir uma comunidade paroquial onde todos sejam verdadeiros discípulos missionários de JESUS CRISTO que é o centro da nossa fé e que a cada dia da nossa vida precisamos conhecer melhor.

  PARA PENSAR: “A RENOVAÇÃO   PAROQUIAL passa necessariamente pela  CONVERSÃO MISSIONÁRIA.”

       MARLENE OLDAKOWSKI STINGHE

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6345388941837615521?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

24 de maio: Dia de Nossa Senhora Auxiliadora

24 de maio: Dia de Nossa Senhora Auxiliadora

auxdobNo dia 24 de maio, a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, quem Dom Bosco escolheu como protetora dos salesianos.

O grande apóstolo da juventude adotou a invocação de Nossa Senhora Auxiliadora para a Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difundiu pelo mundo o amor Maria Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, sempre uniu o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi “Ela (Maria) quem tudo fez”, quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da Família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de Auxiliadora. Pode-se afirmar que a invocação de Maria com o título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

Escreveu Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

Fonte: Canção Nova.

Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

A Imagem Peregrina da Nossa Senhora Aparecida chega à Paróquia São Cristóvão na próxima sexta-feira (30), as 12hs. Ela vai passar 24 horas em nossa comunidade, e durante este período participará de diversas atividades conosco:

– 12hs, 30/10 – recepção da imagem no ISAS, seguindo em seguida para a Toca de Assis, onde permanecerá até as 18hs;

– 19 hs, 30/10 – celebração de missa festiva na igreja matriz, e logo após, sairemos em procissão pelos arredores da paróquia, rezando o terço e fazendo algumas paradas  em pontos pré-escolhidos para cada mistério. Ao final, a imagem passará a noite na casa de uma família da paróquia.

– Atendendo ao pedido da Paroquia Nossa Senhora da Conceição da Vila Fany, neste sábado (31/10), estaremos antecipando a entrega da Imagem de Nossa Senhora Aparecida,  para as 10hs da manha.

Assim, sairemos em carreata acompanhando a imagem às 9:45hs, saindo da igreja matriz em direção a Vila Fani.

Todos estão convidados.

Lembrando também, que a imagem estará na igreja a partir das 8hs. Venha você prestar homenagens à padroeira do Brasil.

A peregrinação da Imagem tem como objetivo preparar os fiéis para o Jubileu 300 anos da aparição da santa no rio Paraíba do Sul, que serão completados em 2017. Cada capital terá uma programação especial para receber a Nossa Senhora Aparecida e garantir que ela chegue aos mais distantes locais de nosso país.

Boletim do Apostolado da Oração – Setembro 2015.

Pergunta:

Com quantos  anos a pessoa pode entrar para o Apostolado da Oração? Um determinado (a) membro diz que tem uma amiga que está com 90 anos de idade e que alega que faz parte do Apostolado da Oração desde quando tinha os seus 12 anos de idade. Isso pode ser verdade?

Resposta:

É, sim, bem possível que esta sua amiga tenha entrado num grupo do Apostolado da Oração com 12 anos de idade. Em tempos idos, a consciência da fé e da pertença a um grupo acontecia no aconchego familiar ou mesmo na comunidade de fé. Nesta época não havia ainda a nível de Brasil o grupo MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, os adolescentes eram acolhidos nos grupos do Apostolado da Oração, mesmo que ainda não podiam assumir as funções próprias da Associação. Eles cresciam na fé do dia-a-dia vendo o que os adultos faziam e nunca foram impedidos por este motivo. Eles eram como que uma espécie de auxiliares jovens, até mesmo para fazer leituras, anotar e passar a limpo em casa as Atas das reuniões, porque isso era bem difícil para alguns adultos na época. Atualmente prevê-se que o itinerário de um adolescente, de um jovem seja participar do grupo MEJ, antes de ingressar no Apostolado da Oração.

Lembretes:

1) Lembremos de rezar por nosso Brasil no dia 07/09 e sempre, para que o quanto antes saiamos desta crise que só nos prejudica;

2) No dia 08/09, terça-feira , Solenidade da natividade de Maria e dia da Padroeira de Nossa cidade, Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Agenda de Setembro:

Dia 06 – Primeiro Domingo do mês da Bíblia e véspera de feriado – Santa Missa às 07:30 horas e em seguida café e reunião geral ordinária. A tarde às 16 horas reunião das Mensageiras das Capelinhas e fechando às 17:30 horas com a Hora Santa na Capela do Santíssimo e a Santa Missa Vespertina das 19:00 horas animada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).

As Intenções do Papa:

Universal – Para que haja mais oportunidades para os jovens. Para que abundem as oportunidades de formação e trabalho para os jovens.

Pela Evangelização – Catequistas, testemunhas da fé. Para que a vida dos catequistas seja um testemunho coerente da fé que anunciam.

Augusto Schimaleski, pela Equipe de Comunicação.

Boletim do Apostolado da Oração – Agosto 2015.

Pergunta:

Quem é separado (a) do casamento ou vive uma segunda união pode tornar-se membro do Apostolado da Oração?

Resposta:

A questão das pessoas separadas que vieram de casamentos que não deram certo , atualmente é bastante séria e muito frequente em nossas igrejas (não exclusivamente na Igreja Católica) bem como em nossas pastorais e movimentos eclesiais e espirituais. O Papa Francisco nos adverte: ” Devemos ter misericórdia e desapegarmo-nos do peso da lei.” Sendo a oração a missão principal de nossa Associação uma pessoa nesta situação pode sim ingressar no Apostolado da Oração. Também é claro que devemos tomar muito cuidado para não expor demais a vida das pessoas e sim acolhe-las com carinho e compaixão.

Lembretes:

1)  Agosto é o mês vocacional e lembramos sempre da principal vocação que é a vida de cada um de nós e depois celebramos neste mês:

1º Domingo, 02/08 – A vocação Sacerdotal (dia do Padre)

2º Domingo, 09/08 – A vocação Familiar (dia dos Pais)

3º Domingo, 16/08 – A vocação Religiosa (dia dos Irmãos e Irmãs)

4º Domingo, 23/08 – A vocação Laical (dia dos Leigos engajados)

5º Domingo, 30/08 –  dia das Catequistas

2) Dia 25/08, terça-feira , é o dia do Soldado, cujo patrono é Duque de Caxias.

Agenda de Agosto:

Dia 02 – Primeiro Domingo  do mês – Dedicado aos Padres – Santa Missa às 07:30 horas e em seguida café e reunião geral ordinária. A tarde às 16 horas reunião das Mensageiras das Capelinhas e fechando às 17:30 horas com a Hora Santa na Capela do Santíssimo e a Santa Missa Vespertina das 19:00 horas animada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).

As Intenções do Papa:

Universal – Pelos voluntários ao serviço dos necessitados. Para que, aqueles que colaboram no campo do voluntariado entreguem-se com generosidade ao serviço dos mais necessitados.

Pela Evangelização – Para que possamos ir ao encontro dos marginalizados. Para que, saindo de nós mesmos saibamos fazer-nos próximos daqueles que se encontram nas periferias à margem das relações humanas e sociais.

 

Augusto Schimaleski, pela Equipe de Comunicação.

 

Boletim do Apostolado da Oração – Jullho 2015.

Pergunta:

Porque a nossa associação recebeu o nome de Apostolado da Oração?

Resposta:

Porque o nosso apostolado se dá a partir da oração.  O Padre Kolvenbach, na época coordenador mundial do Apostolado da oração, escreveu no ano de 2003: ” O Apostolado da oração propõe um caminho rumo à santidade a partir do oferecimento diário. O nosso caminho apostólico, portanto, tem o seu início com a oração.

Lembretes:

1)  Quinta-feira , dia 09/07/2015  – Solenidade de Santa Paulina, dia da Revolução Constitucionalista. Obs: Em São Paulo é feriado;

2) Dias 05/07 e 06/07, Domingo e Segunda-Feira 35 anos da passagem do Papa João Paulo II por nossa cidade de Curitiba, dentro de sua primeira viagem ao nosso Brasil em 1980.

3) Participemos neste mês de Julho, dos dias 17 até 25 do solene novenário em preparação a nossa festa do Padroeiro: São Cristóvão, com o tema: Ano Missionário e no dia 26 – Dia dos avós e da Grandiosa Festa.

Agenda de Julho:

Dia 5 – Domingo – Santa Missa às 07:30 horas e em seguida café e reunião geral ordinária. A tarde às 16 horas reunião das Mensageiras das Capelinhas e fechando às 17:30 horas com a Hora Santa na Capela do Santíssimo.

Intenções do Papa:

Universal – Para que a responsabilidade política seja vivida em todos os níveis como uma forma elevada de caridade.

Pela Evangelização – Para que diante das desigualdades sociais, os Cristãos da América Latina deem testemunho do amor pelos pobres e contribuam para uma sociedade mais fraterna.

Augusto Schimaleski, pela Equipe de Comunicação.

Novena de Natal 2014 – Encerramento

Nesta noite de 23/12, paroquianos de vários grupos e pastorais se reunirão para participar da nona novena de natal.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6096229946498110513?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Veja como foram as novenas nos grupos – clique aqui!

Noite do pastel foi sucesso total.

PastelNeste sábado 17/05, com início após a missa das 19hs, aconteceu uma Pastelada promovida pelos grupos/pastorais: Adma, Grupo de Oração e Capelinhas.

Muitos paroquianos e convidados estiveram saboreando deliciosos pasteis de carne, pizza e banana, em boa companhia. Foi um belo momento de descontração e encontro da comunidade.

Estão de parabéns os organizadores, os que trabalharam no evento e principalmente você que aceitou o convite e veio participar.

Abaixo, algumas fotos do evento.

past1_ paste 4_ paste 5_ paste 6_ paste 7_ paste 8_ paste2_ paste3_

Movimento das Capelinhas Junho/2013

Concede-me saúde do corpo e o necessário critério para bem conservá-la.

Concede-me uma santa alma, Senhor, que mantenha diante dos olhos o que é bom e puro para que não se deixe intimidar pelo mal. Mas encontre meios de pôr as coisas na devida ordem.

Concede-me uma lama estranha ao tédio, que desconheça murmurações, gemido e queixas e não permitas que eu me preocupe demais com este algo que tanto se expande, e que se chama “eu”.

Senhor, dá-me senso de humor. Dá-me a graça de compreender uma brincadeira, para que conheça um pouco de felicidade na vida e a participe aos outros.

Tomás Moraes

O deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento da glória de Deus que se reflete na face de Cristo. Temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e noa de nós. (2 Cor 4,6-7)

Parabéns aos aniversariantes do mês, desejando muitas bênçãos do céu, e a proteção de Maria Auxiliadora.

SALVE MARIA!

Izidora

P/ M.C.

Movimento das Capelinhas – Março/2013

O  Trabalho é uma dádiva de Deus. Não foi criado para ser uma provação, mas algo que nos preencha. Na imagem de Deus, renovamos Seu trabalho com nossos talentos e criatividade. Temos a capacidade de melhorar a criação e dar expressão à presença criativa do Senhor. Dessa  forma, outras pessoas têm a chance de passar a conhecer a realidade e a bondade de Deus.

É importante encontrar o equilíbrio. Ninguém quer ser viciando em trabalho, tampouco um preguiçoso. Isso me faz lembrar uma história sobre o Papa João XXVIII. Certa vez, um repórter perguntou-lhe quantas pessoas trabalhavam no vaticano. Ele respondeu, com um olhar bem-humorado: “Cerca da metade delas”.

Do livro: A sabedoria dos beneditinos.

  A todos os aniversariantes do mês, nossos parabéns e desejos de muitas bênçãos de Nossa Senhora. Também todas as mães de nossa comunidade, recebam o nosso abraço e a proteção de Maria Auxiliadora, muita luz, para bem orientar sua família.

Izidora

P/ M.C.

Movimento das Capelinhas – Abril/2013.

Mistérios Da Dor: Os Evangelhos dão grande importância aos mistérios da dor de Cristo. A piedade cristã desde sempre, especialmente na Quaresma, através da Via Sacra, deteve-se em cada um dos momentos da Paixão, mostrando que aqui está o ápice da revelação do amor e a fonte da nossa salvação. Os mistérios da dor levam o cristão a reviver a morte de Jesus pondo-se aos pés da cruz junto de Maria.

Mistérios Da Glória: “A contemplação do rosto de Cristo não pode deter-se na imagem do crucificado. Ele é o Ressuscitado!” o Rosário sempre expressou esta certeza, convidando o cristão a ultrapassar as trevas da Paixão e fixar o olhar na glória da Ressurreição e na Ascensão. Desta forma, os mistérios gloriosos alimentam nos cristãos a esperança, para onde caminham como membros do Povo de Deus peregrino.

Fonte: da revista do Devoto Perpétuo

SALVE MARIA!

Parabenizamos os aniversariantes de abril, desejando muitas bênçãos de Nossa Senhora.

Izidora P/ M.C.