“DIA DE DOAR”

Prezado Paroquiano,
A UNIÃO PELA AVIDA é uma Campanha que os Salesianos iniciaram em 1995, para conseguir recursos financeiros para as Obras Sociais do Brasil.
Dia 1° de dezembro é o “DIA DE DOAR”.
Se puder fazer sua contribuição, segue o Cartaz com o QRcode para fazer a DOAÇÃO.
Os Salesianos agradecem sua generosa contribuição para os jovens, adolescentes e crianças mais pobres que atendem.
Em nome dos Salesianos, MUITO OBRIGADO,
P. Asídio Deretti

 

<<< Clique na figura para vê-la ampliada!

 

Arrecadações Dia Missionários Salesianos (DMS)

Neste ano, devido ao contexto de pandemia, o grupo Grupo de Animação Missionária (GAM), juntos com os missionários da Animação Missionária Juvenil (AMJ) e o Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS) farão um oratório “de passagem” para celebrar o mês missionário.

Contamos com a sua ajuda para realizar esta ação em prol das crianças e adolescentes do PROVIM.

As doações podem ser entregues no ISAS/ PROVIM ou na secretaria da Paróquia São Cristóvão, até o dia 26/10.

AJS entrega cartas aos profissionais de saúde

No mês de setembro, foram entregues aos profissionais da saúde que estão atuando diretamente no combate ao COVID-19, num dos hospitais de Campanha da cidade de Curitiba/ PR, um total de 90 cartas de agradecimento, apoio e reconhecimento pelo trabalho que esses profissionais vêm desempenhando nesse período de pandemia.

As cartas foram escritas pelos jovens da AJS Curitiba e também, pelos educandos/as e colaboradores do Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS), que foram desafiados pela AJS de Porto Alegre/ RS, a realizar esta ação.

Além da entrega das cartas, mediada pela Assistente Social que trabalha no Hospital de Campanha, os jovens da AJS também realizaram a arrecadação de diversos itens de higiene, que serão entregues aos pacientes atendidos pelo hospital.

Gratidão a todos e todas que contribuíram para a realização desta ação tão especial!

“O Senhor colocou-nos no mundo para os outros” – Dom Bosco

✉️✉️=❤️

 

Dia Mundial das Missões de 2020

Clique e acesse o ebook!

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro, conforme instituído pelo Papa Pio XI em 1926.

Este Dia é celebrado no mundo inteiro, por determinação do Papa, que envia na ocasião uma mensagem a todos os fiéis. Esse ano com o Tema: «Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8)

Preparamos um Ebook com a mensagem do Papa Francisco (anexo), para que possam ler e partilhar com todos, para que possamos vivenciar esse mês que é tão importante também para a Congregação Salesiana. Dia Mundial das Missões de 2020

ALINE PASSOS DANTAS
Coordenadora de Comunicação Social
Delegada Inspetorial para a Comunicação Social
Coordenadoria de Comunicação Social

Comunicado sobre a Assembleia do Clero e sobre a Eleições

Dom José Antonio Peruzzo

Dom José Antonio Peruzzo

Caríssimo Padre,
Está presente em nosso calendário arquidiocesano a Assembleia dos Presbíteros. Seria para os dias 20-22 de outubro. Após ouvir alguns padres, e avaliando melhor a situação da pandemia, parece prudente que não a realizemos nas atuais circunstâncias. Seria inevitável a aglomeração, além do que seria em em lugar fechado. Por isso mesmo, embora a disseminação do vírus COVID-19 esteja em curva declinante – graças a Deus – ainda estamos distantes de poder dar concessões aos riscos…
Aproveito este mesmo escrito para algumas orientações concernentes à Campanha Eleitoral, acerca da qual já encontramos as primeiras manifestações. Fundamentalmente não há nada de diverso das eleições anteriores. Por agora recordo alguns quesitos que se apresentam com maior imediatez:
a) Não estão autorizadas as cessões de espaços ou edificações das comunidades (templos, centros comunitários, pátios) para propagandear candidatos ou partidos.

b) Membros das comunidades ou movimentos eclesiais que se candidataram deverão se licenciar temporariamente de eventuais funções de serviços à comunidade ou movimento (Ministro da Comunhão, Catequistas, membros de CAEPs CPPs, etc). Vale o mesmo para os casos de “Coordenadores de Campanha”. Todavia, nas situações de “cabos eleitorais” com papel de liderança na vida comunitária, mas que assumiram a causa política como “trabalho/emprego” em tempos de grandes dificuldades, é recomendável avaliar antes a situação junto com seu pároco.

c) Se algum padre quiser promover algum debate entre os políticos com presença no bairro e/ou paróquia ou no setor, por favor queira buscar orientações junto ao setor jurídico da Cúria para que o mesmo se realize dentro dos balizamentos legais.

d) Não se recomenda que presbíteros usem as páginas das redes sociais nas quais estão inscritos (facebook, instagram, twiter…) para promover ou defender candidatos e candidaturas. Em tempos de eleição a publicação das escolhas políticas dos ministros ordenados suscita muitas divisões, com prejuízo para a vida eclesial.

Deixo-lhes um grande abraço.

Dom José Antonio Peruzzo

DIZIMISTAS QUE ANIVERSARIAM EM OUTUBRO/2020

1 – Camila Enik, Diva Merlin Celli; 02 – Lufre Oliveira Agustinho, Sueli de Oliveira Wizbicki; 3 – Daiane Teixeira Ribeiro, Emília Brüschz Meneghette,  Iluí Lurdis Volpato, Terezinha Faber Trentini; 4 – Gabriel Garcia Magalhães Pinto,   Maria da Luz Moreira, Salvador Martines Garcia; 5 –Mariângela Sanmartin Lançoni, Reni Abreu; 6 – Jefferson Luiz da Silva Santos, José Benedito de Castro, Núbia Regina da Cruz, Orlando Bosco Paula Dias,  Zilton da Silva Reis; 7 – Jerônimo Almeida; 8 – Almerinda Luka, Djalma de Andrade, Maria Teresinha Kosowski, Odete Pieczarka, Paulo Ribeiro de Oliveira; 10 – Aline Frates Melek, José Carlos Chiuratto, José Miguel Couso; 12 –Teresinha Aparecida Carlotto Nowak ; 13 – Bernadete Bay Zimmermann, Paulina Wozniak; 14 – José Aparecido Celestino, Nilsi Maria Geisel de Lima, Pedro Josviak;  15 – Maria Luiza Henrique;16 – Ademir Andre Bogo,Nara Lucia Coppetti Moreira, Zuzuart Karpovitch; 17 – Francisco Dallavalle, Nair Maria Benin; 18 – Etelca Bechel Sipinski, 19 – Luis Fernando de Souza,  Tadeu Markovicz; 20 – Marlene Davantel Costa; 21 – Gelize Cordeiro de Abreu Nogueira; 22 – Rita de Cassia Serafim da Silva; 24 – Leonor Paulina Espolador, Osvaldo Luka, Rosangela Assis, Zenaide L. de O. Gonçalves;  25 – Gilson Stolf; 26 – Amélia Sare, Lídia Percegona, Rosa Maria Grazioli Cavassim; 28 – Augusto Colinski; 29 – Francis Mari Hoffmann; 30 –  Antenogenes Antonio Golinski,  Leoni Teresinha Bisson, Orgino Traleski; 31 – Cristiane Célia Bora Sikora;

DOARAM  O DÍZIMO NO MÊS DE  AGOSTO 199 DIZIMISTAS
NO VALOR DE R$ 27.439,53

Venha participar da Pastoral da Comunicação – Pascom

A Pastoral da Comunicação é um grupo de pessoas que tem como principal objetivo “pensar a comunicação” em nossa Paróquia. Como missão de uma verdadeira comunicação cristã, visa provocar a comunicação interna da igreja, despertando uma consciência mais crítica diante dos meios de comunicação e tudo o que acontece na comunidade e sociedade.

A principal função da PASCOM dentro da Igreja é comunicar. Mas só comunicar? Acredite, comunicar não é só comunicar. A comunicação que a PASCOM trabalha vai desde a comunicação entre as pastorais, movimentos e comunidades, e organização de eventos e trabalho.

Temos na paróquia o Jornal de São Cristóvão, o site paroquial (paroquiasaocristovao.net), transmissões ao vivo pelo youtube,  facebook, instagram e etc.

Serão bem vindos colaboradores de diversas áreas do conhecimento: jornalismo, comunicação social, informática, letras, história e afins.

Converse conosco pelas nossas redes sociais ou nos envie um e-mail: pascom@paroquiasaocristovao.net e venha fazer parte deste grupo!

 

 

PROJETO DNJ 2020 Dia Nacional da Juventude ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

Curitiba, setembro de 2020.

Prezados Párocos, Vigários e Coordenadores-Articuladores dos grupos juvenis:

Espero que todos se encontrem muito bem e com as bênçãos do Senhor.

Desde o início da pandemia fomos forçados a suspender temporariamente as atividades juvenis (grupos de jovens, eventos do setor juventude, reuniões presenciais) por motivos já conhecidos por todos, devido às precauções sanitárias que ainda estamos vivendo para evitar a propagação da COVID 19.

Durante esses seis meses de pandemia, buscamos acompanhar os grupos através de reuniões on-line com a coordenação do Setor Juventude, vendo ações para incentivar os diversos grupos; a atenção personalizada com os articuladores dos setores; a participação em lives pela internet organizadas pelos mesmos grupos em suas paróquias e movimentos; e também estive visitando paróquias para missas jovens e acompanhamento dos coordenadores e dos jovens que ali se encontravam para dar o suporte das transmissões das mesmas.

Com o passar do tempo, vemos a necessidade de começar a dar passos em direção à retomada das atividades juvenis em nossa Arquidiocese, mas ainda de forma discreta e gradual, pois estamos nesse sentido subordinados às autoridades sanitárias municipais e estaduais. Mas, com todas as precauções necessárias e já conhecidas por todos, sobretudo montando uma estratégia de limitação da capacidade de jovens nos grupos de 30%, podem os coordenadores já irem planejando uma maneira para a volta gradual nos grupos juvenis, e que essa estratégia seja aprovada pelo pároco, e repassada ao setor juventude da Arquidiocese, na minha pessoa como encarregado, para definirmos se é adequada às circunstâncias, e só assim poderá ser movimentada. Fazemos isso para zelar pela saúde de todos, e escolhermos o que for realmente melhor para cada grupo específico.

O motivo também dessa carta é anunciar uma das ações ou evento  principal do setor juventude da nossa Arquidiocese para esse ano atípico de 2020: o Projeto DNJ 2020 (Dia Nacional da Juventude). Sabemos que todos os grupos se empenharam na Campanha #doeamoreumcobertor, em prol das pessoas em situação de rua de nossa cidade, em parceria com a Dimensão Social da Arquidiocese; essa campanha terminará agora no final de setembro, e assim destinaremos os cobertores aos mais necessitados.

Vendo as circunstâncias que estamos vivenciando pelo novo coronavírus, e as dificuldades em poder ainda fazer eventos massivos ou aglomerações,  tivemos a ideia, juntamente com a coordenação do setor juventude, de montar um Projeto para o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que é o evento principal do ano em cada Diocese para a juventude. Pensando nesse evento, vimos que seria ótimo unir três coisas nesse Projeto: formação + ação social + diversão.

Desse formato saiu as seguintes resoluções que agora estamos anunciando a todos vocês; nosso Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, já nos motivou a isso em um vídeo dedicado aos jovens de nossa Arquidiocese, e que se encontra nas nossas redes sociais. Também pedi a artistas do âmbito católico que gravassem vídeos motivacionais aos nossos jovens incentivando a tudo isso que vamos viver como juventude da Arquidiocese de Curitiba; esses vídeos também serão postados em nossas redes sociais.

Os meses precedentes ao DNJ serão de preparação, formação e ação social em todos os grupos, segundo o cronograma abaixo; pedimos que todos os grupos, e aqui contamos com o apoio de cada coordenador-articulador, vivam esse Projeto por se tratar de algo proveitoso a todos e de organização Arquidiocesana; e por conseguinte, que os coordenadores dos grupos se organizem para a realização das atividades próprias de preparação ao DNJ 2020, que terá como dia propriamente dito, o dia 13 de dezembro de 2020.

CRONOGRAMA:

 SETEMBRO: Campanha #doeamoreumcobertor – Arrecadação de cobertores (maiores informações nas redes sociais do setor juventude).

 OUTUBRO:

 01/10: disponibilização do vídeo formativo 1 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.

 03/10: Formação 1 (vídeo: “E a Vida o que é?” – Ana Paula Fogaça) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doealimentoeamor (arrecadação de alimentos não-perecíveisdurante todo o mês de outubro); esses alimentos serão destinados e entregues pelos jovens às famílias carentes de cada paróquia, a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receber as doações.

 31/10: Entrega dos alimentos arrecadados pelo grupo. Neste dia, os grupos devem enviar fotos dos alimentos arrecadados ou mesmo do momento da entrega. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar onome do grupo que está realizando a ação.

 NOVEMBRO:

 01/11: disponibilização do vídeo formativo 2 aos coordenadoresarticuladores. O vídeo será disponibilizado por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho do arquivo, não será possível enviar o vídeo inteiro pelo aplicativo Whatsapp.

 07/11: Formação 2 (vídeo: “Vós sois o Agora de Deus” – Rayssa Pereira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 Cada grupo de jovens se mobilizará para a Campanha #doeehigienize (arrecadação de materiais de higiene e limpeza durante todo o mês de novembro); esses materiais serão igualmente destinados e entregues pelos jovens às pessoas necessitadas de cadaparóquia, também a critério do Pároco do lugar, podendo este último, também, indicar uma instituição que entenda adequada para receberas doações.

 28/11: Entrega dos materiais de higiene e limpeza arrecadados pelo grupo. As fotos podem ser enviadas no Whatsapp do Setor Juventude (41) 98740-2421 – devendo, também, encaminhar o nome do grupoque está realizando a ação.

 DEZEMBRO:

 01/12: disponibilização do vídeo formativo 3 e vídeo formativo 4 (LECTIO DIVINA) aos coordenadores-articuladores. Os vídeos serão disponibilizados por e-mail, do grupo ou do coordenador. A secretaria do Setor Juventude entrará em contato para atualizar os e-mails. Devido ao tamanho dos arquivos, não será possível enviar os vídeos inteiros pelo aplicativo Whatsapp.

 Cada grupo de jovens durante esse mês de dezembro se mobilizará para a Campanha #cartasdeamor: cada integrante do grupo escreverá uma carta de agradecimento aos profissionais de saúde que estão à frente da luta contra a COVID-19 nos hospitais de Curitiba. Essas cartas serão recolhidas pelos mesmos coordenadores-articuladores dos diversos grupos, e entregues no escritório do setor juventude na cúria (Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco, com Rodrigo Rigoni), e o mesmo setor juventude se encarregará de distribuir aos destinatários. O prazo para a entrega das cartas será o dia 16 de dezembro.

 05/12: Formação 3 (vídeo: “Somos Um” – Fernanda Ribas de Siqueira) dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE, e reflexão-partilha sobre o conteúdo do mesmo.

 12/12: Formação 4 (vídeo: Pe. Luís Fernando) – LECTIO DIVINA, dos coordenadores-articuladores com o seu grupo, ON-LINE. Com reflexão partilha sobre o conteúdo do mesmo e momento de Espiritualidade e oração em grupo.

 13/12: EVENTO DNJ 2020 transmitido pela TV EVANGELIZAR a partir das 13:00hs (transmissão para todo o Brasil). Entraremos em contato com os grupos, através de seus coordenadores-articuladores, para ter uma representação de cada expressão juvenil dos diversos setores nesse dia, e também para participar da Santa Missa de encerramento do evento às 18:00hs com nosso Arcebispo no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, mesmo que de maneira reduzida pelas circunstâncias da pandemia. Nesse evento haverá interação, show musical com participações especiais, testemunhos, Papo Jovem, arrecadação de materiais de higiene e limpeza que serão integralmente destinados ao Hospital Pequeno Príncipe e Hospital Oncopediátrico Erastinho aqui de Curitiba através do setor juventude, e uma programação toda pensada para os jovens de nossa Arquidiocese. O evento também poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese de Curitiba e do mesmo Setor Juventude.

Desde já agradeço a dedicação de todos e que Deus e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais nos acompanhem nesse caminho pelo bem dos nossos jovens

Luiz Fernando Costa
Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba

Clique na figura para acessar o original em pdf.

2º encontro mensal do GAM

Também no dia 29.08, os jovens do GAM Curitiba se reuniram para um momento de oração, reflexão e estudo sobre o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um importante documento que visa a orientação dos católicos como sendo responsáveis pela disseminação dos valores do Evangelho nos mais diversos ambientes e contextos sociais em que estão inseridos/as. O encontro foi conduzido pelo SDB Diego Silva, que destacou trechos importantes do documento e contribuiu para que os jovens participantes do encontro pudessem conhecer e refletir sobre esta importante temática.

CONvocação Especial

Entre os dias 12 a 18 de julho de 2020 aconteceu a Animação Missionária Juvenil(AMJ) com a participação dos adolescentes das presenças salesianas da Inspetoria Salesiana São Pio X. Neste ano de pandemia a experiência missionária foi realizada virtualmente com momentos de oração, partilha, boa-noite, bate-papo vocacional.

Os  adolescentes e jovens foram convidados a fazer a experiência de estar com o Mestre e sentir o seu amor,  refletir sobre a vida e se permitir pensar e começar a construir, concretamente, um Projeto Pessoal de Vida!

Clique na foto e saiba mais!

 

Homenagem Póstuma ‘In memória a INÁCIO KMIECIK’

INÁCIO KMIECIK

Homenagem pelo seu centenário de nascimento 28/07/1920 – 28/07/2020.

Congregado Mariano nascido na Cidade de Araucária no dia 28 de julho de 1920, filho de pais Colonos, foi educado como todas as famílias tradicionais da Polônia, principalmente na religião.

Aos 22 anos de idade conheceu o seu primeiro e único amor, Dona Staniszuava, (mais conhecida como Dona Estanislava); a qual teve que deixar por algum tempo, pois foi convocado para se apresentar ao Exército, para que junto com outros Brasileiros fossem em missão para a Itália, na Segunda Guerra Mundial.    Longe de sua família e de sua noiva amada, nunca deixou de dar notícias. Nesse período em meio a bombardeios aprendeu a rezar com mais devoção, principalmente o terço. Levava sempre em sua bagagem o livro de orações do Expedicionário que foi fornecido pelo próprio Exército. Assim, ele rezando na Itália e a sua noiva e família rezando no Brasil foram atendidos por Deus, pois depois de mais de um ano de guerra ele voltou, ferido mas, voltou. No anos de 1945 casaram-se e tiveram 5 filhos. Todos foram educados na mesma fé que ele adquiriu na guerra.

Foi um dos responsáveis juntamente com o Pe. Silvio Satler e outros companheiros que fundaram a Paróquia de São Cristóvão. Sempre atuando como Congregado Mariano, Auxiliando nas Procissões Motorizadas, nas novenas e festa do Padroeiro São Cristóvão.

Foi um exemplo de pai de família. O mesmo coração que conquistou a sua amada, foi o mesmo coração que o levou a 32 anos. Hoje, mora na Eternidade Celestial e é uma ESTRELA; a que BRILHA mais FORTE na noite de nossos corações. Que a alma dele, por misericórdia de Deus descanse em paz. E a luz perpétua o ilumine. Amém.

Saudades eterna!!!

À família.

Salve Maria!!!