BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 191 mês de mar. de 2021

MENSAGEM:

PEDRAS VIVAS: É certo que não nos sentimos como rochas, mas somente como pequenas pedras. Mas uma pequena nunca é inútil; pelo contrário, nas mãos de Jesus ela torna-se preciosa, porque Ele toma-a, olha-a com uma grande ternura, trabalha-a pelo seu Espírito e coloca-a no bom lugar, onde Ele tinha pensado desde sempre, e onde ela pode ser útil a toda a construção.

E todos nós, embora pequenos, nos tornamos “pedras vivas” porque quando Jesus toma na mão a pedra, a faz sua, a faz viva, cheia de vida, cheia de vida pelo Espírito Santo, cheia de vida pelo seu amor, e é assim que temos um lugar, uma missão na Igreja. Ela é uma comunidade de vida, feita de tantas pedras, todas diferentes, que formam um único edifício, sob o sinal da fraternidade e da comunhão. (Papa Francisco)

PENSAMENTO:

Quem não teve atribuições para suportar, é porque não começou a ser cristão para valer. (Santo Agostinho)

 

ANIVERSARINTES DO MÊS DE FEVEREIRO:

03/03 – CM MARIA LUIZA DE OLIVEIRA

10/03 – NAYR BORGES DE OLIVEIRA

11/03 – CM ANTONIO SIMEÃO RODRIGUES NETO

28/03 – Pe. SEBASTIÃO ALAERTES B. CAMARGO – SDB

07/03 – Ir. ZITA SZCZEPANIK – Filha do Coração de Maria

Parabéns aos aniversariantes, por intercessão de Maria Santíssima, que Deus os abençoe com muita saúde, paz e prosperidades.

 

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA ON-LINE:

Enquanto perdurar a pandemia do COVID–19, continuaremos a acompanhar o terço radiofônico gravado, pela Rádio Evangelizar na frequência AM 1060, que vai ao ar, todas as segundas feiras às 20h00;

Santa Missa nos domingos às 10h00 transmitidas pelo YouTube da Paróquia São Cristóvão no Bairro Guaíra;

Dia 28/03 – Domingo de RAMOS, início da semana Santa.

Dia 02/04 – Sexta-feira SANTA – jejum e abstinência.

Dia 04/04 – Domingo da PÁSCUA DO SENHOR.

 

 NOTA DE FELECIMENTOS:

Com pesar comunicamos o falecimento dos Congregados Marianos ocorridos no mês de fevereiro: Cª.Mª. STANISZUAVA KUCHMAM KMIECIK +04/02/2021, Cº.Mº. Wilson Francisco Mafra +07/02/2021 e Cª.Mª. GABRIELA SILVA TEXEIRA +20/02/2021. Já estão nos braços de Deus e no colo de Maria Santíssima. Nossas orações de conforto às famílias enlutadas.

 

Federação Mariana Informa: As reuniões da diretoria estão sendo feitas on-line, e a próxima reunião será dia 9 de março às 19:30hs.

SALVE MARIA!                    Comunicação: Agostinho Gonçalves

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 189 mês de jan. de 2021

MENSAGEM:

Janeiro: Ano Novo, Vida Nova; esse é o tempo para refletirmos as nossas ações e atitudes. É tempo de nos tornar mais fraternos, caridosos, amorosos, solidários, humildes e, acima de tudo, acreditar cada vez mais no poder de Jesus Cristo, e pensar em tudo aquilo que podemos fazer para honrar o que Jesus fez por nós, para salvar a humanidade do pecado e das tentações. Neste Novo Ano, vamos fazer um propósito, de vida, para livrarmos cada vez mais do pecado, por mais insignificante que seja, e seguir ao máximo os ensinamentos que o Jesus Menino nos deixou!    Que as alegrias do Santo Natal, sejam estendidas durante este ano de 2021; feliz Ano Novo a todos e a todas… Salve Maria!!! (ag).

ANIVERSARINTES DO MÊS DE JANEIRO:

06/01 – Pe. TARCISIO LUIZ BRASIL MARTINS – SDB

11/01 – Pe. SÉRGIO RAMOS DE SOUZA – SDB

13/01 – Pe. NÍVIO JESUS DA SILVA HAMMES – SDB

14/01 – CM SEBASTIÃO TEXEIRA

26/01 – Ir. ANNA TÚLIO – Filha do Coração de Maria

Parabéns aos aniversariantes, que Deus os abençoe com muita saúde paz e prosperidades.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA, APENAS ON-LINE:

Caros Irmãos e Irmãs em Cristo, Salve Maria! Já que não podemos rezar presencialmente o terço mariano nas famílias, como fazíamos antes dessa pandemia do Covid-19, então, estamos acompanhando o terço radiofônico transmitido pela Rádio Evangelizar na frequência AM-1060, a partir da gravação feita anteriormente pelos participantes das congregações marianas escalados pela Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Curitiba.

Participamos das Santas Missas dominicais às 10h00 transmitidas ao vivo pelo YouTube da Paróquia São Cristóvão e após, das 11h00 às 12h00 haverá distribuição da Santa Eucaristia, no pátio da Igreja, para as pessoas que assistirem Santa Missa on-line.

(Continuação da Natureza Associativa da Regra de Vida do Congregado Mariano)

  1. C) Finalidades
  2. As Congregações Marianas propõem a seus membros:
  3. a) A busca permanente da santidade pessoal pelo crescimento da vida cristã, no segmento de Jesus Cristo, através de uma “ardentíssima devoção, reverência e amor filial à Virgem Maria e, por esta devoção, e pelo patrocínio de tão boa Mãe, ser bons cristãos e santificar-se” (RC, 1).
  4. b) A santificação pessoal no próprio estado de vida, respeitando a “índole secular própria e peculiar dos fiéis leigos” (LG, 31: CL, 15), de modo que cada um procure “santificar-se em seu estado e, quanto a posição social lhe permitir, salvar e santificar os outros” (RC, 1).
  5. c) A comunhão sólida e convicta com a Igreja Hierárquica, através de uma “fervorosa e incondicional adesão à Santa Sé Apostólica, Cabeça e Fundamento de toda Hierarquia Eclesiástica, mas também pela humilde e dócil submissão às ordens e conselhos dos Bispos locais” (BS, 10), sem esquecer seus direitos (CDC<c.212§2º e 3º).
  6. d) A profissão e o testemunho público da fé católica, “acolhendo e proclamando a verdade sobre Cristo, a Igreja e sobre o homem, em obediência ao Magistério da Igreja que autenticamente a interpreta” (CL, 30).
  7. e) O trabalho apostólico, plenamente inserido na pastoral das igrejas locais e de acordo com as orientações de seus Pastores, visando sobretudo à “evangelização e santificação dos homens e a formação cristã de suas consciências, de modo a procurar permear de espírito evangélico os vários meios sociais e ambientes” (AA, 20; CL, 30).
  8. f) A presença na sociedade humana, de modo que a vida social e profissional do Congregado Mariano, à luz da Doutrina Social da Igreja, esteja a serviço da dignidade integral da pessoa humana e de uma sociedade justa e fraterna (CL, 30 e 37). (Continua)

SALVE MARIA!               Comunicação: Agostinho Gonçalves

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 188 mês de dez. de 2020

ANIVERSARINTES DO MÊS DE DEZEMBRO:

03/12 – CM FRANACISCO DIAS DA SILVA

13/12 – Marianinha CAROLINE MARQUES SANT’ANA

Parabéns aos aniversariantes, que o Deus Menino por interseção de sua mãe Maria Santíssima os abençoem com bênçãos e graças santificantes.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA ON-LINE:

Caros Irmãos e Irmãs em Cristo, Salve Maria! Como não podemos rezar presencialmente o terço mariano radiofônico no estúdio da Rádio Evangelizar, devido a pandemia do Novo Corona Vírus, vamos acompanhá-los a partir da gravação feita anteriormente pelos próprios congregados marianos escalados, rezemos diretamente de nossas casas. Então, esse terço vai ao ar todas as segundas-feiras desde o seu lançamento na Rádio Santa Felicidade e continua no mesmo horário até os dias de hoje porém; pela nova Emissora Rádio Evangelizar AM 1060 às 20h00; e assim, continuaremos unidos em oração. Esse horário foi cedido ao movimento mariano através da Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Curitiba pela Diretoria da saudosa Rádio Santa Felicidade, no ano de 1957, onde era transmitido diretamente do Arcebispado de Curitiba, o terço, e em seguida a revista mariana. Por tanto, a Federação Mariana está à frente do terço mariano à 63 anos ininterrupto todas as segundas-feiras. Salve Maria!

  1. Santa Missa dominical às 10h00 e transmitidas ao vivo pelo YouTube da Paróquia e após das 11h00 às 12h00 distribuição da Eucaristia no Pátio da Igreja para as pessoas on-line; Presencial é limitada e para pessoas com idade entre 12 e 60 anos e terá que fazer inscrição até sexta feira na Secretaria ou pelo telefone. Apresentar documento.

(Continuação da Natureza Associativa da Regra de Vida)

  1. Em 1967, no impulso renovador que aconteceu nas associações religiosas após o Concilio Vaticano II, a Federação Mundial das Congregações Marianas, reunida em Roma, propôs uma modificação substancial das Regras Comuns. Aprovadas pela Santa Sé em 1587 e atualizadas em 1910, substituindo-as pelos Princípios Gerais e as Normas Gerais, bem como a mudança do nome para Comunidade de Vida Cristã (CVX). Aceitos provisoriamente e, depois de 31 de maio de 1971, de modo definitivo, pela Santa Sé, esses documentos sofreram várias modificações sucessivas, sendo a última aprovada por Decreto do Pontifício Concilio de Leigos, em 3 de dezembro de 1990.
  2. No Brasil, as Congregações Marianas existiram no período colonial, sobretudo nos Colégios da Companhia de Jesus e praticamente desaparecera com a expulsão dos jesuítas, em 1759. Em 1870, foi fundada novamente uma Congregação Mariana, agregada à Prima Primária, em Itu, São Paulo, e, a partir de então, tiveram elas notáveis crescimento em todo o País, quer em Paróquias ou em outros ambientes. Em 1927, iniciou-se o movimento federativo com a primeira Federação Estadual, em São Paulo. Em 1937, criou-se a Confederação Nacional com sede no Rio de Janeiro. Foi o Brasil, nesta época, o líder, em todo o mundo, no número e crescimento de Congregações e Congregados. A mudança, em nível mundial, acontecida em 1967, não deixou de afetar a vida das Congregações Marianas no Brasil. Em 1970, em reunião nacional realizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, foram por elas aceitos os Princípios Gerais, mas decidiu-se manter-se o nome tradicional de Congregação Mariana, aproveitando a liberdade concedida pela Federação Mundial das Comunidades de Vida Cristã, na Assembléia Mundial de 1967. Em maio de 1988, o Conselho Mundial das Comunidades de Vida Cristã, mantendo o reconhecimento das Congregações Marianas no Brasil, admitiu também a representação, naquele Conselho, das primeiras Comunidades de Vida Cristã que como tais, já começavam a existir no País. Criou-se assim, uma dupla presença do Brasil naquele Conselho Mundial, através de associações que funcionam completamente independentes uma da outra. Tal situação levou as Congregações Marianas do Brasil, na sua Assembléia Nacional realizada em novembro de 1991, em Aparecida, São Paulo, a aprovar um novo Estatuto da Confederação Nacional, no qual há uma referência explícita a uma Regra de Vida a ser elaborada, a qual, substituindo em âmbito de Brasil, os Princípios Gerais e as Normas Gerais, fizesse das Congregações Marianas do Brasil uma associação religiosa de leigos, autônoma, com a marca característica da devoção mariana, como sempre foram e continuam sendo no Brasil. Esta decisão teve aprovação do Assistente Eclesiástico Nacional das Congregações Marianas, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugenio Sales

 

  1. Em sua longa história, as Congregações Marianas, como verdadeiras “escolas vivas de piedade e vida cristã operante” (BS, 16; ver também BS, 12), deram, até o presente, à Igreja, pelo menos 62 Santos canonizados e 42 beatos, 22 fundadores de Institutos Religiosos, mártires, missionários e leigos de vida cristã exemplar. De 1567 até agora entre os 31 Papas que ocuparam a Cátedra de São Pedro, 23 eram Congregados Marianos, inclusive o Papa João Paulo II que, aos 14 anos, foi membro fundador de uma Congregação Mariana, em sua cidade natal.  (Continua)

SALVE MARIA!                    Comunicação: Agostinho Gonçalves

 

 

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 187 mês de nov. de 2020

A Oração de Novembro

Deus Pai, Senhor da Vida! Nós vos pedimos, neste mês em que recordamos todos os falecidos, que nos deis o consolo e a esperança para continuarmos nossa caminhada rumo à Vida que nos prometestes. Dai-nos a coragem e o entusiasmo para que, chamados à santidade, sejamos verdadeiramente discípulos do Mestre Jesus, defendendo a vida e a dignidade dos irmãos, onde quer que esta seja ameaçada. Com todos os santos e santas que colocaram em prática a vossa Palavra, esperamos um dia estar convosco no vosso Reino. Que a solenidade de Cristo Rei, que marca nossa caminhada rumo ao Advento e no Natal, desperte em nós o sentido da verdadeira realeza de Cristo: um reino a serviço dos menores e excluídos, no cuidado e no respeito a toda a criação. Amém! (Frei Sandro Roberto da Costa, OFM)

Novembro é o mês em que a Igreja encerra o Ano Litúrgico com as Solenidades de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No dia 1º comemoramos o dia de todos os Santos e no dia 2 lembramos os mortos e rezamos pelas suas almas.

ANIVERSARINTES DO MÊS DE NOVEMBRO:

Dia 07/11 – Pe. ASÍDIO DERETTI- SDB – Pároco;

Dia 26/11 – Ir. TERESINHA MARIA HAMMES – Filha de Maria;

Parabéns aos aniversariantes, que Deus os abençoem por interseção de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA ON-LINE:

Terço radiofônico gravado na Rádio Evangelizar dia 09/11 às 20h00;

Santa Missa nos domingos às 10h00 e nas terças-feiras às 19h00 transmitidas pelo YouTube da Paróquia;

(Continuação da Natureza Associativa da Regra de Vida)

6 – A Consagração a Nossa Senhora, elemento essencial e constitutivo da Congregação Mariana, assim deve ser entendida:

  1. É um vínculo religioso livremente assumido pelo Congregado Mariano, admitido para emiti-lo publicamente após um período de experiência e provação, “em virtude do qual se compromete, embora não sob pecado, a combater com todo esforço sob a bandeira da Santíssima Virgem, pela perfeição cristã e salvação eterna própria e dos outros” (BS, 24), privilégio somente interrompido se, por motivo grave, for considerado indigno ou, por inconstância, abandoná-lo.
  2. De modo análogo à Consagração na Vida Religiosa, dela porém diferindo não somente em grau mas de modo qualitativamente diverso, a Consagração a Nossa Senhora é uma expressão mais radical da Consagração Batismal do Congregado Mariano, que lhe determina uma condição especial na vida da Igreja e dele exige um maior empenho pessoal de corresponder à vocação universal para a santidade (CL, 16), um compromisso de generosidade na ação apostólica e de finalidade ao modo de viver e ao patrimônio espiritual das Congregações Marianas.
  3. B) Breve resumo histórico
  4. As Congregações Marianas tiveram início em 1563, quando o jesuíta Pe. Jean Leunis começou, entre os alunos do Colégio Romano, em Roma, um sodalício cujos membros se distinguiam por uma vida cristã e mariana fervorosa e pela prática de diversas formas de apostolado. Enquanto as Congregações Marianas se espalhavam rapidamente pelo mundo, sobretudo nos Colégios da Companhia de Jesus, a Congregação Mariana do Colégio Romano foi erigida canonicamente, em 1584, pela Bula “Omnipotentis Dei” do Papa Gregório XIII, com o título de Prima Primaria. A ela passaram a ser agregadas até 1967, as diversas Congregações de todas as partes do mundo, as quais podiam participar dos mesmos benefícios espirituais que lhe haviam sido concedidos pela Sé Apostólica. Em 1748, com a Bula Áurea ”Gloriosae Dominae”, o Papa Bento XIV enriqueceu as Congregações Marianas com especiais privilégios. Mesmo após a supressão da Companhia de Jesus em todo o mundo, as Congregações Marianas continuaram a existir, confirmadas em 1773 pelo Breve “Commendatissimum” do Papa Clemente XIV. Em 1948, no segundo centenário da Bula “Gloriosae Dominae”, o Papa Pio XII, pela Constituição Apostólica “Bis Saeculari”, deu às Congregações Marianas o que passou a ser sua Carta Magna. (Continua)

SALVE MARIA!                    Comunicação: Agostinho Gonçalves

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 186 mês de out. de 2020

OUTUBRO MÊS DO ROSÁRIO:

Agenda on-line da Congregação Mariana Maria Auxiliadora dos Cristãos e São João Bosco para o mês de outubro que é dedicado ao Santo Rosário:

– Todos os congregados(as) marianos(as) estão convocados para acompanharem o terço mariano radiofônico da Federação Mariana transmitido na voz dos congregados marianos, pela Rádio Evangelizar AM 1060, todas as segundas-feiras a partir das 20:00hs;

– Santa Missa dominical às 10:00 hs, transmitida ao vivo pelo YouTube da Paróquia São Cristóvão e após, das 11:00hs às 12:00hs distribuição da Santa Eucaristia no Pátio da Paróquia (poderão participar de carro ou a pé), entrada pela Rua Rio Grande do Sul. E todas as terças-feiras, haverá missa às 19:00hs, também transmitida pelo YouTube da Paróquia São Cristóvão.

– Acompanhar a Hora Santa da Federação das Congregações Marianas nos segundos sábados do mês pelo Manual Devocional Mariano capa azul, no horário das 14:00hs. às 15:00 horas.

ANIVERSARINTES DO MÊS DE OUTUBRO:

14/10 – CM NILSI MARIA GEISEL DE LIMA

25/10 – CM GABRIELA SILVA TEXEIRA

Nossos parabéns as aniversariantes, que Deus as abençoem por interseção de Sua e nossa mãe Maria Santíssima, com muita saúde, paz e amor.

I – NATUREZA, HISTÓRIA E AFINS DA CONGREGAÇÃO MARIANA (continuação)

  1. Natureza associativa
  • As Congregações Marianas do Brasil são associações religiosas públicas, no sentido canônico da palavra, de âmbito nacional, erigidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lhes aprova a Regra de Vida (CDC, c.312 §1º nº2 e c.314).
  • Cada Congregação Mariana, como núcleo local das Congregações Marianas do Brasil, somente poderá ser constituída com o consentimento escrito do Bispo Diocesano que a reconhecerá como integrante das Congregações Marianas do Brasil e filiada à sua estrutura federativa (CDC, c.312 §2º).
  • As Congregações Marinas existem no Brasil desde 1584, agregadas à Congregação Prima Primária de Roma, vinculadas até 1967 à Federação Mundial das Congregações Marianas com sede em Roma. Esta, naquele ano, passou a denominar-se Federação Mundial das Comunidades de Vida Cristã (CVX), regidas por seus Princípios e Normas Gerais que substituíram, então, as antigas regras Comuns das Congregações Marianas.
  • Com a ereção canônica concedida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como associação pública de fiéis, as Congregações Marianas do Brasil e cada uma de suas integrantes legitimamente constituídas, passam a ter personalidade jurídica própria, de acordo com a Lei Canônica.
  • A denominação “Congregação Mariana” indica sua natureza como associação religiosa:
  1. A Congregação, por ser uma associação pública de fiéis leigos, livremente unidos para viverem e crescerem na vida cristã, de acordo com uma Regra de Vida, e realizar um trabalho apostólico, em plena obediência e sintonia com a Autoridade Eclesiástica, em espírito de união e docilidade ao Magistério da Igreja.
  2. É Mariana, porque seus membros a ela se vincularam por um compromisso público: a Consagração a Nossa Senhora. (Continua no próximo)

SALVE MARIA!                  Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 185 mês de set. de 2020

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO:

13/09 – Marianinho: Gustavo da Silva Lopes; 14/09 – CM. Maria Dorilde Sant’Ana; 17/09 – CM Marlene P.S.W Moreira; 19/09 – Marianinha: Laysa Vitória Lopes; 22/09 – CM. Carlito Wagner Moreira; 15/09 – PE. JUAREZ TESTONI – SDB

Parabéns aos aniversariantes, que Deus os abençoe com muita saúde, paz e prosperidades.

Continuação do Reconhecimento Canônico das CC.MM DO BRASIL (DO MANUAL: REGRA DE VIDA)

  1. A decisão favorável da Presidência com a Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB, em sua reunião de 23 de junho de 1963, de acordo com a Legislação Complementar da CNBB aos Cânones 312 – 320 do Código de Direito Canônico.

DECRETO E POR ESTE ATO PROMULGO QUE:

  1. ficam canonicamente erigidas como associação de fiéis de âmbito nacional, com os direitos e deveres disso derivantes, as CONGREGAÇÃOES MARIANAS DO BRASIL, podendo estas usar legitimamente tal denominação, nos termos da autorização de que se fala no Considerando nº 3;
  2. está aprovada a REGRA DE VIDA, a quem se refere o Considerando nº 2, na medida em que concorda com o direito canônico e acolhe as mudanças já proposta pela CNBB, devendo-se, contudo, antes de ser publicada inserir, as modificações solicitadas em adendo a este decreto, que serão objeto de ulterior aprovação.Brasília DF,22 de agosto de l963.
    Festa de Nossa Senhora Rainha
    D. Luciano Mendes de Almeida
    Presidente da CNBBB) DECRETO DE APROVAÇÃO DA REGRE DE VIDA – DECRETO Nº 07/93
    CONSIDERANDO:

1 – O Decreto Nº5/93 desta Presidência, de 22 de agosto de 1993
2 – O atendimento satisfatório das modificações solicitadas pela CNBB:
DECRETO E PROMULGO

Que fica aprovado, “ad experimentum” por um quinquênio, o novo texto da Regra de Vida, podendo ser publicado no órgão próprio das Congregações Marianas do Brasil, para surtir os efeitos de que fala o nº 78 da referida Regra de Vida.
Brasília-DF, 25 de Novembro de l993
+ Luciano Mendes de Almeida
Presidente da CNBB

C) DECRETO DE APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA CNBB – DECRETO Nº01/94

CONSIDERANDO a importância histórica das Congregações Marianas no Brasil, como formadoras de legiões de leigos cristãos, apóstolos e testemunhas do Evangelho, em todos os estratos sociais: considerando ainda que a ação protagônica do laicato é mais urgente do que nunca, seguindo o exemplo da Virgem Maria, primeira missionária do Novo Testamento e estrela da Nova Evangelização; tendo em vista a autorização dada pelo Comitê Executivo Mundial das Comunidades de Vida Cristã (cf. Com. Mensal da CNBB 1993, agosto, pag. 1319; a  CNBB, por sua Presidência e Comissão Episcopal de Pastoral, APROVA o Estatuto da Confederação Nacional das Congregações Marianas, na versão de 09 de novembro de 1993, pela Assembléia Nacional da dita Confederação.
Brasília-DF, 22 de fevereiro de 1994
Festa da Cátedra de São Pedro
+Luciano Mendes de Almeida
Presidente da CNBB

SALVE MARIA!                   Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 184 mês de agosto 2020

TERÇO MARIANO: Acompanhamos pela Rádio Evangelizar as 2ª feiras às 20:00 horas.

TRIBUTO MARIANO:

A Federação está recolhendo o Tributo Mariano para o envio devido à Confederação.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO:

10/08 – CM TEREZA DA CRUZ
15/08 – CM JOSÉ LOPES
16/08 – CM CARLOS ROSCOCHE
18/08 – CM ANA FRANCISCA LOPES
27/08 – CM JORGE NILCEU ROLINSKI

Aos aniversariantes do mês de agosto nossos sinceros parabéns com as bênçãos e graças santificantes de Nossa Senhora Auxiliadora e São Cristóvão.

CC.MM. = CONGREGAÇÕES MARIANAS

O RECONHECIMENTO CANÔNICO DAS CC.MM. DO BRASIL

Nos capítulos seguintes são publicados os textos oficiais que passam a definir a natureza das CC.MM. e a reger sua vida interna e sua atividade apostólica.

São eles:

– os decretos da CNBB que deram reconhecimento canônico às CC.MM. do Brasil;
– o texto aprovado da Regra de Vida (Cap. 3º);
– o Estatuto da Confederação Nacional das CC.MM. do Brasil (Cap.4º).

Estes textos são oficiais e normativos para todas as CC.MM. do Brasil e sua presente publicação os faz entrar em vigor.

  1. – DECRETO DE EREÇÃO CANÔNICA E NOMEAÇÃO DO ASSISTENTE ECLESIÁSTICO.

Decreto Nº 5/93

CONSIDERANDO:

  1. A solicitação de Senhor Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Assistente Nacional das Congregações Marianas do Brasil e seu atual representante junto à CNBB;
  2. A “Regra de Vida” aprovada pela Assembléia Nacional das Congregações Marianas, a 07 de novembro de 1992, e pelo mesmo Senhor Cardeal, homologada a 03 de dezembro seguinte, na qual se expressam os objetivos, natureza, estrutura organizativa e espiritualidade da referida associação de fiéis;
  3. A atualização dada pelo Comitê Executivo Mundial das Comunidades de Vida Cristã, as quais estavam juridicamente filiadas as Congregações Marianas do Brasil, para que estas conservem o nome de Congregações Marianas, mesmo depois de constituir-se como associação pública de fiéis, canonicamente autônoma, em âmbito nacional, com a condição de que mantenham um vínculo significativo com as mesmas Comunidades de Vida Cristã, legítimas herdeiras espirituais e continuadoras da tradição das antigas Congregações Marianas, nos termos do nº 12 das Normas Gerais desta associação, conforme carta de 25 de março de 1993 do Presidente do dito Comitê Executivo Mundial, Bredan McLoughlin, dirigida ao Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales;
  4. A justificada aspiração dos Congregados Marianos de ter uma associação com estrutura organizativa reconhecida e uma identidade jurídica definida em todo o território nacional, para maior expansão institucional e melhor atuação eclesial, em plena comunhão com os Pastores e em fraterna colaboração com as demais organizações apostólicas, em nível local, regional e nacional; (Continuação na próxima – do Livro Regra de Vida)

Salve Maria!                  Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

“Ser Congregado(a) Mariano(a)” – “É UMA OPÇÃO DE VIDA”

Homenagem Póstuma ‘In memória a INÁCIO KMIECIK’

INÁCIO KMIECIK

Homenagem pelo seu centenário de nascimento 28/07/1920 – 28/07/2020.

Congregado Mariano nascido na Cidade de Araucária no dia 28 de julho de 1920, filho de pais Colonos, foi educado como todas as famílias tradicionais da Polônia, principalmente na religião.

Aos 22 anos de idade conheceu o seu primeiro e único amor, Dona Staniszuava, (mais conhecida como Dona Estanislava); a qual teve que deixar por algum tempo, pois foi convocado para se apresentar ao Exército, para que junto com outros Brasileiros fossem em missão para a Itália, na Segunda Guerra Mundial.    Longe de sua família e de sua noiva amada, nunca deixou de dar notícias. Nesse período em meio a bombardeios aprendeu a rezar com mais devoção, principalmente o terço. Levava sempre em sua bagagem o livro de orações do Expedicionário que foi fornecido pelo próprio Exército. Assim, ele rezando na Itália e a sua noiva e família rezando no Brasil foram atendidos por Deus, pois depois de mais de um ano de guerra ele voltou, ferido mas, voltou. No anos de 1945 casaram-se e tiveram 5 filhos. Todos foram educados na mesma fé que ele adquiriu na guerra.

Foi um dos responsáveis juntamente com o Pe. Silvio Satler e outros companheiros que fundaram a Paróquia de São Cristóvão. Sempre atuando como Congregado Mariano, Auxiliando nas Procissões Motorizadas, nas novenas e festa do Padroeiro São Cristóvão.

Foi um exemplo de pai de família. O mesmo coração que conquistou a sua amada, foi o mesmo coração que o levou a 32 anos. Hoje, mora na Eternidade Celestial e é uma ESTRELA; a que BRILHA mais FORTE na noite de nossos corações. Que a alma dele, por misericórdia de Deus descanse em paz. E a luz perpétua o ilumine. Amém.

Saudades eterna!!!

À família.

Salve Maria!!!

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 183 mês de julho de 2020

SALMO 23: – Para nossa Reflexão:

O Senhor é meu Pastor… *Isso é Relacionamento!!* // Nada me Faltará… *Isto é Suprimento!!* //Caminhar-me faz por verdes pastos… *Isto é Descanso!!* // Guia-me Mansamente A Águas Tranqüilas… *Isto é Cuidado!!* // Refrigera Minha Alma… *Isto é Cura!!* // Guia-me Pelas Veredas da Justiça… *Isto é Direção!!* // Por Amor Do Seu Nome… *Isto é Propósito!!* // Eu Não Temeria Mal Algum… *Isto é Fé!!* // Porque Tu Estás Comigo… *Isto é Fidelidade!!* // A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam… *Isto é Esperança!!* // Unge a Minha Cabeça Com Óleo… *Isto é Consagração!!* // Meu Cálice Transborda… *Isto é Abundância!!* // Certamente que a Bondade e a Misericórdia Me Seguirão Todos Os Dias Da Minha Vida… *Isto é Bênção!!* // E Eu Habitarei Seguro Na Casa Do Senhor… *Isto é Promessa!!* // Por longos Dias… *Isto é Eternidade!!!*

AS BÊNÇÃO DE DEUS SÃO INFINITAS EM NOSSAS VIDAS CREIA E CONFIE. (FACEBOOK.COM/EQUIPEJESUSTEAMA)

ANIVERSARIANTES DO MÊS:

27/07 – IRMÃ NELDA MARIA MÊES – Filha do Coração de Maria

30/07 – CM JOSÉ BENEDITO SANT’ANA

31/07 – CM JOSÉ CARLOS F. RESENDE

Nossos parabéns aos aniversariantes deste mês de julho: que Deus os abençoe com muita saúde, prosperidade e que Maria Santíssima derrame sobre todos, bênçãos e graças santificantes.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA:

Continuamos sem atividades externa, seguindo na quarentena em casa, em observância à determinação do Sr. Arcebispo Metropolitano de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, que determinou o fechamento para o público, de todas as igrejas do seu domínio.

 

TERÇO MARIANO EM FAMÍLIA:

Acompanhar todas as segundas-feiras às 20:00 hs o terço gravado pela Federação Mariana e retransmitido pela Rádio Evangelizar AM 1060.

Congregada Mariana STANISZUAVA KUCHMAM KMIECIK

Festejou com a família, seus 96º aniversário natalício no dia 24 de junho, dia de São João Batista.

A sua família agradece a Deus por poder ter a Senhora como exemplo de fé e dedicação a igreja.

Apesar de todas as dificuldades, jamais deixou de acompanhar as missas pela emissora de TV.

Obrigado mamãe por ter nos mostrado os ensinamentos de Jesus Cristo. Te amamos muito! Sua família.

A Congregação Mariana se fez presente nessa comemoração, através das orações pela saúde da aniversariante que é muito querida dos marianos e marianas. Salve Maria!!!

Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 182 mês de junho de 2020

MENSAGEM: Neste mês de junho no Calendário Litúrgico celebramos as festivamente de Santo Antônio de Pádua, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Lembramos ainda das festas juninas abrilhantando essas datas tão importantes na vida da comunidade, onde se apresentam o “folclore” regional.

CARIDADE:

A verdadeira caridade surge de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Olhe para o seu interior e perceba quanto de bom e positivo existe em você e pode ser repartido e compartilhado com outras pessoas. O mundo anda carente de pessoas boas. Quem pratica a caridade e a justiça é como se enchesse o mundo de carinho. Onde não há caridade, não pode haver justiça. Sem caridade os outros bens não são proveitosos. Mas a caridade, por sua vez, não pode existir sem os outros bens. Quanto mais caridade, mais paz. A caridade desconhece raças e credos. A verdadeira caridade é praticada em segredo. A melhor caridade é aquela em que a mão direita dá sem a esquerda o saber. Ela é a perfeição do amor. O melhor tipo de caridade é aquele que, quem a faz, ignora quem a recebe; e quem a recebe, ignora quem a faz. Estenda sua mão ao próximo e sinta a alegria na generosa partilha.

MINUTOS DE SABEDORIA:

Não dê importância à idade de seu corpo físico: seja sempre jovem e bem disposto espiritualmente.

A alma não tem idade. A mente jamais envelhece. Mesmo que o corpo assinale os sintomas da idade física, mantenha-se jovem e bem disposto, porque isto depende de sua mentalização positiva.

Faça que a juventude de seu espírito se irradie através de seu corpo, tenha ela a idade que tiver.

ANIVERSARIANTES DO MÊS:

20/06 – CM ANTONIA DOMBEKE

21/06 – CM VALDEMAR MARQUES CUNHA

24/06 – CM STANISZUAVA K. KIMIECIK

25/06 – Pe. SIGMUND FRIDOLIN TARNAVISKI – SDB

28/06 – Pe. LUIZ JOSÉ BIZARELLO – SDB

02/06 – IRMÃ LETÍCIA CÚNICO – Filha do Coração de Maria

Nossos parabéns aos aniversariantes deste mês de junho; que Deus os abençoe com muita saúde, paz e prosperidades e que Nossa Senhora das Dores os cumulem de bênçãos e graças santificantes. E, interceda junto a Seu Divino Filho para que os cientistas consigam descobrir a vacina para frear essa pandemia que está ceifando a humanidade.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA:

Como a maioria dos congregados(as) marianos(as) fazem parte do grupo de risco; foram suspensas todas as atividades presenciais, por causa da pandemia do novo coronavírus. Voltaremos às atividades normais, assim que as autoridades sanitárias, atestarem que não haverá mais riscos de contaminação, em função do espaçamento entre as pessoas. E também que os cultos e eventos nas igrejas sejam liberados.

PARTICIPAÇÃO EM MISSAS E TERÇOS MARIANO SOMENTE ON-LINE:

A Santa Missa, nós participamos através do YouTube da Paróquia São Cristóvão.

INFORMAÇÃO DA FEDERAÇÃO MARIANA DE CURITIBA:

Ainda as nossas atividades estão suspensas por causa dessa Pandemia. Mas nós podemos continuar com nossa unidade através do TERÇO, as segundas feiras, na Rádio Evangelizar às 20:00 horas, mesmo sendo gravado, é o nosso Terço. A HORA SANTA na Igreja da Ordem, dia 13 de junho, podemos fazê-la pelo nosso Manual Devocionário (livrinho de capa azul). Manhã de Formação programada para dia 28 de junho, está suspensa. Ótimo mês a todos e a todas, saúde, paz. SALVE MARIA! (Adilson Ary Todeschi – Presidente)

SALVE MARIA!       Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 181 mês de maio de 2020

MENSAGEM:

O CARPINTEIRO GALILEU

Não podemos lutar sem ti – porque és o sustentáculo em nossas fraquezas e a vitória em nossas derrotas…

Não podemos sofrer sem ti – porque és o bálsamo das nossas chagas e a aurora das nossas noites…

Nada sabemos sem ti – porque és a sede de toda a ciência e sabedoria e és o único fator positivo no meio dos nossos zeros…

Intolerável nos é o mundo sem ti – porque intolerável nos é o próprio ego…

Contigo nos é fácil todo o difícil – porque suave é o teu jugo e leve o teu peso…

Somos infelizes sem ti – porque inquieto está nosso coração até que ache quietação em ti…

Por ti vivemos e por ti queremos morrer – porque és a ressurreição e a vida eterna…

Jesus, carpinteiro Galileu…

Por que em ti se revelou o Cristo divino.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO:

12/05 – CM SERGIO HORNE; 25/05 – CM NABOR DA SILVA LIMA; 26/05 – CM AGOSTINHO GONÇALVES; 31/05 – CM VIVIANE MARQUES DA CUNHA

Nossos parabéns aos aniversariantes deste mês de maio; que Deus os abençoe com muita saúde, paz, amor e prosperidades e que Nossa Senhora de Fátima os cubra com seu manto Sagrado.

AGENDA:

Continuamos ainda sem agenda na Paróquia e consequentemente na Congregação Mariana devido a pandemia do Covid 19, que nos impede de realizarmos toda a nossa caminhada na Paróquia, permanecendo em quarentena em nossas casas. Retornaremos com os terços em família nas casas, somente quando os agentes da saúde nos informar, que, não há mais riscos de contaminação ou pelo desaparecimento dessa pandemia que está atingindo o mundo todo e ceifando vidas.

 

AGRADECIMENTO:

A Congregação Mariana, através, do seu Presidente CM Sebastião Texeira, vem a público agradecer o apoio recebido do Revmo. Pe. Sebastião Alaertes Bueno de Camargo – SDB, durantes sua gestão como Pároco em nossa Comunidade Paroquial São Cristóvão no Bairro Guaíra. Que atendendo ao chamado da Inspetoria Salesiana, está se desligando da nossa Paróquia para assumir outra função de grande relevância Nacional. O nosso muito obrigado e que Deus ilumine seus passos. Salve Maria!

 

 

ACOLHIDA:

Acolhemos de braços abertos o Novo Pároco que em breve será empossado na Paróquia São Cristóvão: Revmo. Pe. Asídio Deretti – SDB. Seja bem vindo.

 

 

 

SALVE MARIA!   Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 180 mês de abril de 2020

Mensagem sobre a FÉ

A fé não se explica, vive-se. Crer em Deus significa também crer no mundo criado, crer na vida, na beleza e na felicidade. Uma vez firmados na fé, nada mais nos pode enganar.

A fé não está no corpo que se inclina, mas na alma que crê. E é da fé que extraímos a doçura da vida, o sabor do sagrado, o sentido da existência.

É a fé que nos oferece o deseja da eternidade. Muitos procuram a Deus e não sabem onde encontrá-lo e, por não encontrá-lo, caem na descrença. Na descrença o ofendem. Na ofensa, tropeçam e no tropeço, caem. Na queda sentem-se fracos e, na fraqueza, buscam socorro. No socorro encontram carinho. No carinho renasce o amor, no amor vislumbram um mundo novo. Nesse novo mundo, resolvem viver. O que recebem, resolvem doar. Doando, muito recebem e, recebendo, sentem-se felizes. E ao serem felizes encontram a paz e, tendo a paz, é que descobrem a fé e a alegria de viver.

(Antônio Francisco Bohn)

ANIVERSARIANTES DO MÊS:

03/04 – CM JOSÉ AUGUSTO R. SCHIMALESK

11/04 – CM FELIPE KOSOWSKI

18/04 – Irmã MARTA MARIA HAMMES – Filha do Coração de Maria;

19/04 – Irmã MARIA ANASTÁCIA HAMMES – Filha do Coração de Maria;

24/04 – CM MÁRIO IVANCHECHEN

Parabéns aos aniversariantes, rogamos à Maria Santíssima muitas bênçãos e graças Santificantes.

ATENÇÃO: CONGREGADOS E CONGREGADAS MARIANOS:

Comunicamos a suspenção de todas as atividades da Congregação Mariana Maria Auxiliadora dos Cristãos e São João Bosco da Paróquia São Cristóvão até segunda ordem ou quando estiver normalizada a situação de risco do Corona vírus; que está assolando toda a humanidade. Estamos acompanhando e obedecendo a determinação do nosso Pároco Pe. Sebastião Alaertes Bueno de Camargo que suspendeu todas as atividades paroquiais para não corrermos o risco da proliferação dessa doença indesejada, que só poderá desaparecer com os cuidados de higiene pessoal e o isolamento das pessoas em suas casas. É um vírus que se transmite por contato com a pessoa infectada, ou pelo contato das mãos em peças e objetos onde o vírus está alojado através de espirro ou contato das mãos de pessoa infectada. Ainda não existe antídoto, para combater os efeitos maléficos dessa doença, que ataca principalmente as pessoas idosas e com imunidade baixa, causando insuficiência respiratória e, levando-a a óbito na maioria dos casos.

Fica então suspensas: Reunião da Diretoria, Reunião Geral, Missas, Terços nas famílias nas quartas-feiras.

A Federação Mariana suspendeu todos os eventos programados para este ano: Manhã de formação na Federação dia 29/03, terços radiofônicos: serão gravados, Hora Santa na Igreja da Ordem, Dia Nacional do CM 24/05, Romaria à Paranaguá e Visitas às Congregações Marianas.

ATENÇÃO:

Vamos ficar em casa, cuidando de nossa higiene pessoal e evitar o contato com pessoas infectadas pelo Corona vírus. Lave sempre as mãos com água e sabão e use álcool gel.

SALVE MARIA!                   Comunicação: Agostinho Gonçalves

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 178 mês de fev. de 2020

A ORAÇÃO DE FEVEREIRO:

Senhor, iniciamos este mês iluminados pela luz que emana de Maria, Senhora das Candeias, dos Navegantes, de Lourdes, Senhora de tantos nomes e tentas devoções, mas sempre a Mãe que nos guarda e nos protege em nossa caminhada. Que sua luz ilumine nossos corações e nossos passos neste mês e nos ajude a sermos fiéis a Jesus mesmo na alegria de brincar o carnaval. Que nossos jovens se deixem levar apenas por divertimento saudável, respeitando a todos e mantendo a própria integridade física, moral, social e ética. Que todos sejam imanados na ânsia de viver o amor fraterno e espalhar a paz em todo espaço de lazer, de encontro, de festa e comemoração, para que assim a alegria deste mês se derrame pela vida como Bálsamo de um novo tempo. Amém!  (Maria Aparecida de Cicco – São Paulo/SP)

 

PENSAMENTO

Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo. (Galileu Galilei)

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS:

22/02 – Pe. JOSÉ RODOLPHO HESS – SDB

23/02 – CM LUIZ LOPES GONÇALVES

Parabéns aos aniversariantes, que Deus os abençoem com muita saúde, paz e prosperidades.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA:

03/02 – Terço radiofônico na Rádio Evangelizar às 20h00;

08/02 – Reunião da Diretoria às 16h00 no Centro Social;

09/02 – Santa Missa com comunhão geral em ação de graças pelos Congregados Marianos as 8h00 e após, felicitação aos aniversariantes do mês, café e reunião;

15 e 16/02 – Retiro Paroquial sem pernoite; local: Madre Carmela de Jesus – Pinheirinho

25/02 – Reunião do Conselho Consultivo da Federação Mariana às 20h00.

 

TERÇO MARIANO EM FAMÍLIA

05/02 – CM. NAYR BORGES DE OLIVEIRA – Rua Santa Catarina 1917 – às 20h00;

12/02 – CM. NILSI MARIA GEISEL DE LIMA – Rua Minas Gerais, 472 às 20h00;

19/02 – Centro Social Vila Guaíra às 20h00;

26/02 – CM. JOSÉ LOPES e ANA FRANCISCA LOPES às 20h00.

 

SALVE MARIA!             Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 177 mês de janeiro de 2020

MENSAGEM DE ANO NOVO 2020

Ano Novo, vida que segue adiante, trazendo na lembrança os bons e os maus momentos que enfrentamos no passado, que, são os percalços da nossa caminhada cotidiana. O ano, significa a repetição infinda de dias e meses. Que o novo ano, nos traga bons fluídos e forças para a realização dos nossos sonhos. O Santo Padre, o Papa Francisco, orienta-nos a sermos melhores a cada dia que passa, e isso é, estarmos preparados espiritualmente e atentos às nossas necessidades para assim, podermos atender as do próximo.

O amor pelas coisas que fazemos, deve ser incondicional e verdadeiro. Só assim, conquistamos a simpatia dos nossos semelhantes. Ano Novo: Vida Nova. (AG)

 

A Oração de Janeiro

Ó Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisas. Iniciamos este novo ano celebrando a fraternidade e a Paz Universal. Aquela Paz tão almejada, como a buscaram os Magos em Belém, mas tão pouco vivenciada, porque só o Senhor nos pode dar. Queremos neste mês que inaugura um novo ano, reafirmar nossa certeza e esperança de que só no Santíssimo Nome de Jesus encontramos o sentido para nossa existência. Como São Paulo, que no caminho de Damasco abriu-se ao chamado do Senhor, queremos colocar nossa vida a serviço de todos os irmãos. Inspirados e animados pelo testemunho de vida dos santos, como São João Bosco e São Francisco de Sales, possamos viver este mês em santidade de vida, restaurando ao mesmo tempo nossas forças, para enfrentar mais um ano que começa. Amém! (Frei Sandro Roberto da Costa OFM)

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS:

06/01 – Pe. TARCISIO LUIZ BRASIL MARTINS – SDB

11/01 – Pe. SÉRGIO RAMOS DE SOUZA – SDB

13/01 – Pe. NÍVIO JESUS DA SILVA HAMMES – SDB

14/01 – SEBASTIÃO TEXEIRA

26/01 – Ir. ANNA TÚLIO – FILHA DO CORAÇÃO DE MARIA

Parabéns aos aniversariantes, e que a paz de Jesus Menino e de Sua Mãe Maria Santíssima reine nos corações de todos para sempre.

 

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA:

11/01 – Hora Santa na Igreja da Ordem às 14h00;

12/01 – Santa Missa com comunhão geral em ação de graças pelos Congregados Marianos às 10h00;

26/01 – Santa Missa em ação de graças pela Congregação Mariana às 10h00;

28/01 – Reunião do Conselho Consultivo da Federação Mariana às 20h00.

 

SALVE MARIA         Comunicação: Agostinho Gonçalves – Fone 99747-2605

 

3º Domingo do Advento 8h – 15.12.2019

Alegremo-nos todos no Senhor, pois Ele está próximo. Reconhecendo seus benefícios, queremos nos deixar contagiar pelo seu anúncio de salvação que Ele nos faz nesta liturgia. A chegada do Salvador renova nossa esperança, afasta o desânimo e firma nossos passos no caminho do Evangelho. É grande a expectativa pela vinda do Senhor. A Palavra de Deus nos convida a fortalecer o coração e ficar firmes na esperança, que nos leva a ver as obras de Cristo, o prenúncio de tempos de alegria. Este é o domingo da alegria, pois Deus cumpre suas promessas. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.