BOLETIM MENSAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA nº 187 mês de nov. de 2020

A Oração de Novembro

Deus Pai, Senhor da Vida! Nós vos pedimos, neste mês em que recordamos todos os falecidos, que nos deis o consolo e a esperança para continuarmos nossa caminhada rumo à Vida que nos prometestes. Dai-nos a coragem e o entusiasmo para que, chamados à santidade, sejamos verdadeiramente discípulos do Mestre Jesus, defendendo a vida e a dignidade dos irmãos, onde quer que esta seja ameaçada. Com todos os santos e santas que colocaram em prática a vossa Palavra, esperamos um dia estar convosco no vosso Reino. Que a solenidade de Cristo Rei, que marca nossa caminhada rumo ao Advento e no Natal, desperte em nós o sentido da verdadeira realeza de Cristo: um reino a serviço dos menores e excluídos, no cuidado e no respeito a toda a criação. Amém! (Frei Sandro Roberto da Costa, OFM)

Novembro é o mês em que a Igreja encerra o Ano Litúrgico com as Solenidades de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No dia 1º comemoramos o dia de todos os Santos e no dia 2 lembramos os mortos e rezamos pelas suas almas.

ANIVERSARINTES DO MÊS DE NOVEMBRO:

Dia 07/11 – Pe. ASÍDIO DERETTI- SDB – Pároco;

Dia 26/11 – Ir. TERESINHA MARIA HAMMES – Filha de Maria;

Parabéns aos aniversariantes, que Deus os abençoem por interseção de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná.

AGENDA DA CONGREGAÇÃO MARIANA ON-LINE:

Terço radiofônico gravado na Rádio Evangelizar dia 09/11 às 20h00;

Santa Missa nos domingos às 10h00 e nas terças-feiras às 19h00 transmitidas pelo YouTube da Paróquia;

(Continuação da Natureza Associativa da Regra de Vida)

6 – A Consagração a Nossa Senhora, elemento essencial e constitutivo da Congregação Mariana, assim deve ser entendida:

1. É um vínculo religioso livremente assumido pelo Congregado Mariano, admitido para emiti-lo publicamente após um período de experiência e provação, “em virtude do qual se compromete, embora não sob pecado, a combater com todo esforço sob a bandeira da Santíssima Virgem, pela perfeição cristã e salvação eterna própria e dos outros” (BS, 24), privilégio somente interrompido se, por motivo grave, for considerado indigno ou, por inconstância, abandoná-lo.
  2. De modo análogo à Consagração na Vida Religiosa, dela porém diferindo não somente em grau mas de modo qualitativamente diverso, a Consagração a Nossa Senhora é uma expressão mais radical da Consagração Batismal do Congregado Mariano, que lhe determina uma condição especial na vida da Igreja e dele exige um maior empenho pessoal de corresponder à vocação universal para a santidade (CL, 16), um compromisso de generosidade na ação apostólica e de finalidade ao modo de viver e ao patrimônio espiritual das Congregações Marianas.
  3. B) Breve resumo histórico
  4. As Congregações Marianas tiveram início em 1563, quando o jesuíta Pe. Jean Leunis começou, entre os alunos do Colégio Romano, em Roma, um sodalício cujos membros se distinguiam por uma vida cristã e mariana fervorosa e pela prática de diversas formas de apostolado. Enquanto as Congregações Marianas se espalhavam rapidamente pelo mundo, sobretudo nos Colégios da Companhia de Jesus, a Congregação Mariana do Colégio Romano foi erigida canonicamente, em 1584, pela Bula “Omnipotentis Dei” do Papa Gregório XIII, com o título de Prima Primaria. A ela passaram a ser agregadas até 1967, as diversas Congregações de todas as partes do mundo, as quais podiam participar dos mesmos benefícios espirituais que lhe haviam sido concedidos pela Sé Apostólica. Em 1748, com a Bula Áurea ”Gloriosae Dominae”, o Papa Bento XIV enriqueceu as Congregações Marianas com especiais privilégios. Mesmo após a supressão da Companhia de Jesus em todo o mundo, as Congregações Marianas continuaram a existir, confirmadas em 1773 pelo Breve “Commendatissimum” do Papa Clemente XIV. Em 1948, no segundo centenário da Bula “Gloriosae Dominae”, o Papa Pio XII, pela Constituição Apostólica “Bis Saeculari”, deu às Congregações Marianas o que passou a ser sua Carta Magna. (Continua)

SALVE MARIA!                    Comunicação: Agostinho Gonçalves