Primeira Profissão Religiosa – 31/01/2017.

convprof31Novidade!!! Transmissão ao vivo pela internet clicando numa das opção abaixo:
facebook.com/nov.SDB
facebook.com/meninojesuspr.org

Há poucos dias da primeira profissão religiosa, nove jovens se preparam, após encerrar um ano de uma rica e intensa experiência vocacional na Congregação Salesiana.

Os Salesianos de Dom Bosco são homens que consagram suas vidas a serviço da Igreja, dedicando-se de modo especial à evangelização da juventude.

Esta Congregação fora fundada por São João Bosco, um padre italiano do século XIX, com o intuito de tirar os jovens das ruas e dar-lhes uma oportunidade de vida e de encontro com Jesus. Passados muitos anos, o carisma de Dom Bosco permanece vivo em todo mundo, fazendo-se presente em 132 nações. A intensidade deste carisma é tanta que muitos jovens se decidem por entregar-se, com toda a sua vida, para levar os sonhos do Pai e Mestre da juventude a diante.

Na cidade de Curitiba este sonho está presente em duas comunidades que, de diversas formas, dão a Igreja de Cristo um rosto jovem. Em uma dessas comunidades está o Noviciado Salesiano Imaculada Conceição, no bairro Lindóia, na região da Paróquia Menino Jesus de Praga.

O Noviciado é a etapa da formação dos jovens que decidem seguir este caminho de consagração que precede seus primeiros compromissos públicos de viver como religiosos, assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência.

Encerrando esse processo estão os jovens: Ademilson Gonçalves, 24, São José dos Campos – SP; Diogo Daniel, 21, Campinas – SP; Eduardo Willian, 22, Piquete – SP; Gabriel Ferreira, 20, Areia Branca – RN; Guilherme Freitas, 24, São José dos Campos – SP; José Henrique, 22, Joinville – SC; Pedro Xavier, 23, Surubim – PE; Victor Bruno, 25, São José dos Campos – SP e Wellington Martins, 25, Juazeiro do Norte – CE.

O cume do Noviciado é a primeira profissão religiosa, que neste ano acontecerá dia 31 de janeiro, às 19h, na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Lindóia em Curitiba. Para esta celebração reúnem-se muitos salesianos, bem como familiares e amigos dos jovens que professarão.

Após consagrarem-se, os jovens seguem a formação, iniciando o pós-noviciado, na cidade de Lorena, na região do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. Nesta fase dedicam-se aos estudos da filosofia, além das atividades pastorais e comunitárias.

Nossos jovens são sedentos da busca pelo sentido de suas vidas, é preciso que cada um de nós sintamo-nos responsáveis em ajudá-los nessa missão. Dom Bosco dizia que: todos os jovens tem um ponto acessível ao bem. Reparemos, ele disse TODOS.

Rezemos por esses jovens que dentro de alguns dias farão sua consagração religiosa, além das orações, acompanhemo-los em sua caminhada vocacional, pois um bom e santo religioso, só se torna bom e santo quando em contato com o povo de Deus.

Encerramento da Semana da Família 2015.

Durante esta semana que passou,  a Pastoral Familiar da nossa Arquidiocese de Curitiba realizou uma programação especial com reflexões que coloca a família no centro da missão e da vida da própria Igreja e de toda a sociedade.

E neste domingo (16/08) pela manhã, a Pastoral Familiar, especificamente do Setor Portão, promoveu a Caminhada das Famílias, reunindo fiéis das paroquias do Portão,  Sagrada Família e São Jorge dentre outras, que saindo do ponto de concentração,  se dirigiram à nossa comunidade (São Cristóvão) onde foram recebidos para a celebração da missa às 10:00hs.

Juntos, celebraram a Assunção de Nossa Senhora – Mãe de Deus, a Família e o Bicentenário de São João Bosco. Uma grande e emocionante festa e manifestação cristã compartilhada entre os paroquianos visitantes e os locais.

Pe. Valter, Paróquia Sagrada Família, fala à comunidade:

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6183627453619278209?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Strogonoff Dançante 2015

Strogonoff dançante

Contando com a participação da comunidade, a AJS da Paróquia São Cristóvão promoveu no último sábado, dia 11 de abril, o “Strogonoff Dançante 2015”, um evento mais que tradicional em que os Jovens da Paróquia organizam um um jantar que tem em seu cardápio além do strogonoff de frango, fartos acompanhamentos e diversas bebidas, sem contar que logo após o jantar a comunidade é convidada a  dançar alegremente ao som de um DJ convidado.

Realizando este evento anualmente a AJS busca reduzir os custos que os seus jovens trazem a Paróquia sejam eles de viagens, retiros, formações, entre outros.

Vejam os depoimentos de alguns dos Jovens sobre o evento:

“Apesar de ter chegado um pouco atrasado, neste ano eu gostei de ter a opção de marmitex… pois os anos anteriores não tinha.” (Eduardo Santana)

“Posso resumir em Alegria, espírito salesiano e serviço!” (Gabriel Vicente)

O strogonoff, além de ser uma grande festa dos jovens, mostra que todo o trabalho desenvolvido meses e semanas antes tem um resultado fantástico, se feito em equipe. Esse dia só aconteceu pelo grande apoio da comunidade e dos jovens participantes, que entregaram toda sua força de vontade para realizar este jantar.” (Heloísa Vittória)

Foi bem cansativo , mas foi gratificante e muito divertido.“(Eloisa Oliveira)

“O Strogonoff é um grande evento da AJS!! Foi muito trabalhoso para organizá-lo, mas que foi compensado pela deliciosa comida, pela animação e pela festa de todos os presentes!! Que venha o próximo!!” (Guilherme Minozzo)

” Foi muito bom,  a comida foi servida com rapidez (muito boa por sinal). A decoração estava muito bonita, com imagens de Dom Bosco, organização muito boa, logo após o jantar, o buffet já estava de lado e a pista de dança já estava sendo ocupada pelas pessoas, o DJ tocou muitas músicas animadas e no final muitas pessoas se uniram para arrumar o salão.” (Giovana Celli)

Algumas pessoas que também participaram do evento comentaram que gostaram muito de ver os jovens dançando juntos na pista de dança demonstrando toda a sua alegria.

Entrevista com a Irmã Solange e o Noviço Deivid durante o Retiro do SAV.

entrevistaNo último sábado, dia 29/03, nós da PASCOM, estivemos presentes no Retiro do SAV que aconteceu no Noviciado Salesiano, haja visto que também somos Animadores Vocacionais e fazemos parte daquela pastoral. Além dos momentos de formação, oração e testemunho que vivenciamos, aproveitamos a oportunidade e realizamos alguns trabalhos relacionados a nossa, também missão, de comunicadores da paróquia.

Aproveitando a proximidade com os noviços, durante o Retiro, mais precisamente nos intervalos, solicitamos autorização para o Pe Gilberto Luiz Pierobom – Diretor e Mestre de Noviços, o qual nos permitiu realizar e gravar uma entrevista com um deles, o Deivid Barros da Silva, que nos relatou a forma que recebeu o “chamado” de Deus e a sua vivência no Noviciado.

Tivemos ainda a oportunidade de conversarmos e gravar uma entrevista com a Irmã Solange, Salesiana da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, que assessorou o encontro, trabalhando a Estréia de 2014, que tráz como tema “Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica”. A Irmã Solange nos relatou sua experiência no trabalho junto a juventude e também o seu dia a dia na cidade de Cambé, onde mora e trabalha no INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora.

Na sequencia as entrevistas na íntegra.

Matéria relacionada:

Retiro do Serviço de Animação Vocacional – SAV

Carta de um jovem paroquiano à comunidade

LucasOlá, meu nome é Lucas Mafra Chagas. Sou filho do José Marcos e da Rosangela que são Ministros de Eucaristia entre outros serviços na Igreja. Fiz a Primeira Comunhão e a Crisma na Paróquia São Cristóvão e também fui coroinha por alguns anos. Estou há um ano morando fora do Brasil e vou compartilhar essa experiência com vocês.

Como a maioria dos jovens eu estava com o coração inquieto, querendo conhecer novos lugares, novas pessoas e realizar o sonho de estudar fora. Meu tio mora em Londres, há mais ou menos 5 (cinco) anos, e como o filho dele, meu primo, estava vindo eu comecei a pensar na possibilidade de vir também para a Europa, até que em novembro de 2012 tomei a decisão que iria embarcar nessa “aventura” e, em março de 2013, peguei o vôo com destino a Europa. Durante 8 (oito) meses morei na Itália, para a liberação do meu passaporte italiano.

Nesse tempo, como eu não podia trabalhar, aproveitei para me aprofundar na história da Igreja, e também sobre o ensinamento que ela nos passa. Após esse tempo de estudo meu amor pela Igreja de Cristo aumentou tanto que eu queria servir a Deus de alguma forma, através da Igreja, e comecei a pedir isso em minhas orações.

Ainda na Itália, através do facebook conheci o grupo de jovens da comunidade católica que meu tio participava aqui em Londres e, assim que cheguei fui até esse grupo denominado “todos por um”. Estou inserido no referido Grupo de Jovens há cerca de 3 (três) meses e, já faço parte do núcleo do grupo, no qual sou responsável pela comunicação do mesmo.

O que mais me surpreendeu aqui em Londres, nesse pouco tempo, é a sede de Deus que os jovens brasileiros tem. É incrível e contagiante o desejo de santidade, de viver o dia a dia, conforme a vontade de Deus sem deixarmos de ser jovens.

Não e fácil ter que se virar sozinho, viver longe de casa, longe da família. A saudade é grande, mas está valendo à pena, pois as experiências que estou tendo compensa todo o lado negativo de viver distante.

Peço a Deus que abençoe a vocês todos e também aproveito para pedir que vocês rezem por mim. A Paz de Cristo!”

Grande Abraço!

Lucas.

 

Show de Talentos 2013 – Entrevistamos o coordenador do SAV :

swowtal1logo2013

O que é o Show de Talentos?

Trata-se de mais uma promoção do Serviço de Animação Vocacional em parceria com a AJS e a Pastoral Catequética. A finalidade principal é promover a integração entre os paroquianos, pois o Show de Talentos é um evento aberto a toda comunidade paroquial, que propicia a todos a oportunidade de demonstrar os seus dotes artísticos.

Como surgiu a idéia de realizar o Show de Talentos e há quanto tempo ela acontece?

Esse evento já existe há muitos anos, desde o tempo que os estudantes de Teologia moravam no ISAS, depois deu uma parada e o SAV retomou essa atividade em 2010, portanto há quatro anos. Foi uma iniciativa do Pe Sergio que naquele ano incentivou e motivou algumas pessoas para a retomada da Animação Vocacional na paróquia e também de algumas atividades que eram marcantes na época da Teologia. O Show de Talentos era uma delas, só que não com esse nome.

Qual o objetivo da realização do Show de Talentos?

Conforme já dissemos anteriormente o evento tem como objetivo a integração entre os membros de nossa comunidade e também a busca de pessoas, que estão na área de abrangência da paróquia, mas que por algum motivo deixaram de freqüentar a Igreja. Também serve para aproximar os catequizandos, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, possibilitando um maior entrosamento entre todos, através de uma tarde artística, digamos assim.

Quando é realizado o Show de Talentos e onde acontece?

Trata-se de uma promoção anual, que acontece sempre no segundo semestre do ano. Nesse ano será no dia 07 de Dezembro, nas instalações do Teatro do ISAS, conforme ocorre todos os anos. O início está previsto para as 13:30, com previsão de encerramento para às 17:00.

O que é preciso para participar?

Em primeiro lugar ter a vontade de participar e, em segundo lugar não esquecer de fazer a inscrição na secretaria da Paróquia para que a equipe organizadora possa fazer a programação. Lembramos que qualquer pessoa pode participar, desde que se credencie para tal.

Comentários finais.

O SAV convida você para vir passar a tarde conosco, e se possível inscreva-se e participe conosco, vale muito a pena. Você é nosso convidado.

Teremos sorteio de brindes, distribuição de balas e pipoca durante a realização do evento.

A PASCOM agradece a colaboração do Sr. José Carlos/SAV.
Entrevista com o Padre Gilson

Entrevista com o Padre Gilson

No dia 22/08/2013 teremos um momento muito especial em nossa comunidade, um Pe. Gilsonencontro com o Padre Gilson Marcos da Silva (Delegado Inspetorial  de Animação Vocacional) e para antecipar esse encontro, nós preparamos uma rápida entrevista com o Padre Gilson, nosso Ilustre visitante. Confira abaixo o que ele tem a nos dizer:

Pascom: Como é realizado o trabalho de animação vocacional da Inspetoria Salesiana São Pio x?

P. Gilson: A partir deste ano de 2013, a Inspetoria Salesiana São Pio X está trabalhando com a dinâmica de “Jornadas”, ou seja, encontros (locais, regionais, estaduais e inspetorial) de rápida duração e de alta significatividade. O foco de atenção de todo o trabalho são especialmente adolescentes e jovens no Ensino Médio ou Superior.

Pascom: Qual a importância de trabalhar as vocações com adolescentes e jovens,em tempos de novos meios de comunicações e a ascensão das redes sociais?

P.Gilson: Tendo em vista a utilização massiva pelos adolescentes e jovens dos meios de comunicação social  e das redes sociais, é imprescindível que a animação vocacional também se utilize destes meios para a divulgação da sua mensagem e para estabelecer contato virtual com a juventude. A Inspetoria Salesiana São Pio X se serve do seu site (http://www.dombosco.net/animacao-vocacional/) e da sua página no Facebook (http://www.facebook.com/InspetoriaPioX?fref=ts).

Pascom: Como a comunidade paroquial pode apoiar o trabalho vocacional realizado nas nossas Paróquias Salesianas?

P. Gilson:  Primeiro é imprescindível manter sempre vivo o “estilo salesiano” da Paróquia que deve ser – através de ações bem concretas, sistemáticas e constantes – marcadamente juvenil, vocacional e missionário. Depois, deve haver uma equipe bem organizada encarregada do Serviço de Animação Vocacional, que guiará a comunidade nas atividades da oração e do trabalho vocacional. 

Pascom: Quais os principais desafios enfrentados atualmente pelos Animadores Vocacionais?

P. Gilson: Encontrar pessoas apaixonadas pela vida e pelo Senhor da Vida, que queiram dedicar-se ao Serviço de Animação Vocacional. Conseguir trabalhar em sintonia e em simpatia com toda a ação pastoral paroquial. Encontrar formas e metodologias adequadas despertar, discernir, cultivar e acompanhar as vocações juvenis, especialmente os jovens vocacionados para a vida religiosa, sacerdotal e missionária.

Pascom: Alguma mensagem especial para os membros da Paróquia São Cristóvão?

P. Gilson: A Paróquia São Cristóvão é animada pelos Salesianos de Dom Bosco a mais de 50 anos. Tantas e tantas pessoas se encontraram vocacionalmente como leigos engajados na Igreja, como cidadãos comprometidos com a sociedade, bem como desejava Dom Bosco. Mas ainda hoje é bem pequeno o número de vocacionados e vocacionadas que a Paróquia ofereceu à Família Salesiana. Quais serão os próximos Salesianos padres e irmãos? Quais serão as próximas religiosas salesianas? Quais serão os próximos membros da Associação de Maria Auxiliadora e dos Salesianos Cooperadores? 

Pascom: Agradecemos ao Padre Gilson que nos concedeu essa entrevista.

 

Festa 2013 – Entrevista com o José Marcos

festa de sao cristovao2Nesta semana estamos divulgando algumas entrevistas com alguns personagens responsáveis pela Festa de São Cristóvão, tivemos a oportunidade de conversar com o Sr. José Marcos Chagas (Marquinhos), responsável por uma das barracas da festa e que nos concedeu uma breve entrevista:

PASCOM – José Marcos você é responsável por uma das barracas da Festa, qual a sua barraca?

JM – A barraca das Argolas.

PASCOM – Há quanto tempo você está trabalhando nessa barraca?

JM – Há três anos, três anos consecutivos.

PASCOM – Nos diga como funciona a barraca e o que teremos de brindes?

JM – Esse ano iremos inovar, na nossa barraca nesse ano, como no ano passado, não teremos bebidas alcoólicas e quanto aos brindes teremos brinquedos e artigos domésticos entre outros.

PASCOM – Qual a faixa etária do público?

JM – Todas as faixas etárias, inclusive as crianças menores nós damos uma chance maior para que elas possam vir brincar, para essas crianças menores de uns 5 a 8 anos há uma facilidade maior para eles poderem brincar.

PASCOM – E com a sua experiência na festa o que você espera em relação à público, qual a sua expectativa?

JM – Devido ao sucesso da Festa do ano passado, acho que esse ano no mínimo iremos repetir o público, pois está sendo bem divulgada o pessoal está animado e todos os grupos estão empenhados e pelo sucesso da Festa passada, se repetir o público do ano passado, já vai estar bom demais.

PASCOM – E para encerrar, o que você tem a dizer para a comunidade sobre a nossa Festa?

JM – Eu gostaria de convidar a comunidade para participar, para que venham prestigiar e coroar o nosso trabalho, esse trabalho que começa logo após o fim da Festa Junina, quando já pensamos na Festa de São Cristóvão e é um trabalho de muita doação e estamos preparados e de braços abertos esperando para receber esse povo todo para engrandecer a nossa comunidade e as comunidades vizinhas também.

PASCOM – Muito obrigado ao José Marcos que nos concedeu essa entrevista.

Festa 2013 – Entrevista com o coordenador do CAEP.

festa de sao cristovao2

Neste sábado pela manhã (20/07), tivemos a oportunidade de estar com o Sr. José Mario,  que nos concedeu uma breve entrevista:

PASCOM – Gostaríamos de falar sobre a FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO e as pessoas envolvidas em sua organização.

JM – Bom, alem de mim, a comissão de festa tem o Jabismar que é o coordenador geral, o José Carlos e o Marcos Wagner. Já estamos trabalhando a mais de um mês desde que o CPP definiu quem seria da comissão de festa, principalmente com relação ao bingo que é o mais preocupa, pois tem a arrecadação das prendas  para que seja atraente. E tem bastante gente envolvida na preparação das várias atividades que teremos.

PASCOM – Nos fale então sobre o Bingo.

JM – O bingo já esta fechado. Todas as prendas relacionadas na programação estão confirmadas, faltando apenas arrecadar  a soma dos prêmios em dinheiro. Esperamos que a comunidade nos ajude neste sentido. Ainda estamos recebendo prendas até o dia da festa, que serão utilizadas nas barracas, como no tomba latas e na roleta. E se acaso sobrar, ficarão para o próximo bingo já programado para outubro.

PASCOM – O senhor está falando de algumas das atrações da festa: por favor, nos conte mais.

JM – Além do bingo teremos o Tomba Latas, a barraca da Roleta, barraca das Argolas e também as barracas mais voltadas para o público infantil, as crianças: a barraca da Pescaria e a da Boca do Palhaço. Lembrando que ainda aceitamos prendas para estas barracas.

PASCOM – Da programação da festa, o senhor pode nos falar algo?

JM – A festa em si, como a venda de churrasco e a abertura da cozinha com a venda de almoço, deve começar próximo às 11:00hs. A partir deste horário já deveremos atender. Na sequência, as barracas e as brincadeiras iniciam o atendimento, na medida em que o povo vá chegando.  A previsão seria iniciar barracas as 13:00hs, porem  como disse, dependendo da procura, poderá iniciar antes.

PASCOM – E da expectativa de público?

JM – É muito complicado falar em quantidade de público. No ano passado tivemos bastante gente, foi um ano muito bom mesmo! Já em 2011, tivemos muita chuva, e daí não houve um bom movimento. Vai depender muito do tempo no dia.

PASCOM –  O mal tempo atrapalha?

JM –  Um pouco, diminui o movimento. Se for o caso de chuva no dia, contamos com o espaço do ginásio de esportes que poderá ser utilizado, já cedido pelo P. Carison. Mas acredito que teremos tempo bom.

PASCOM – Alguma novidade este ano, em relação a festas anteriores?

JM – Sim, já esta confirmado que temos um caixa especial e exclusivo para atendimento de cartões de débito. Mas uma facilidade que o frequentador de nossa festa terá para vir se divertir. Este caixa vai ficar junto ao churrasco, porém está previsto que ele possa atender  também a venda de fichas de cozinha, bebidas e das barracas.

PASCOM – Nos anos anteriores tivemos a venda da rifa, onde o prêmio era um carro, dentre outros. Este ano não teremos a rifa do carro?

JM – Este ano não teremos. Por diversos motivos, entre eles é que a rifa desgasta muito. Tanto os paroquianos que fazem o trabalho da venda, como o público: você esta sempre vendendo para o mesmo público.  Acaba cansando. A ideia nossa é talvez voltar a fazer a rifa, mas não em anos seguidos.

PASCOM – Agradecemos a sua atenção  e deixamos um espaço para o seu recado à comunidade:

JM – Quero convidar a todos para que participem da festa. Que venham jogar no bingo que tem prêmios muito bons. O churrasco também, é sempre muito bom, teremos alcatra com aquele tempero especial. Na cozinha: risoto, saladas e salgados e doces. É imperdível.

Lembrando que iniciaremos  o dia com a missa festiva, seguida da carreata e chegando na volta, inicia a festa.

Entrevista do Mês: ADMA

Nesta edição entrevistamos o Sr. Paulo Roberto Ragnini (Paulinho) um dos maiores motivadores em nossa Comunidade Paroquial da Associação de Maria Auxiliadora – ADMA, para conhecer melhor esse novo grupo paroquial.

Jornal de São Cristóvão (JSC): Como surgiu a ADMA e qual a sua finalidade?

Paulo: A ADMA foi fundada por Dom Bosco como instrumento privilegiado para “promover a veneração ao Santíssimo Sacramento e a Maria Auxiliadora dos Cristãos”. Canonicamente erigida no Santuário de Maria Auxiliadora, em Turim, em 18 de abril de 1869. A ADMA é um grupo pertencente à Família Salesiana.

 

JSC: Quem pode participar da ADMA e quais os compromissos que eles assumem?

Paulo: Todas as pessoas batizadas podem participar da Associação. Os associados fazem parte da Família Salesiana. Com a filiação se comprometem em honrar Maria, Auxiliadora e Mãe da Igreja, através da participação na missão juvenil e popular de Dom Bosco, sobretudo no seu empenho de incrementar e defender a fé cristã em meio ao povo. Estamos assumindo a organização das celebrações dos dias 24 de cada mês, desde que não caia no final de semana, quando já existem grupos definidos; assumimos um dia do Tríduo de Dom Bosco em agosto, além, de praticar todos os pontos do regulamento da Associação e participar e contribuir com a Coordenação Paroquial.

JSC: Quando e onde são realizadas as reuniões da ADMA?

Paulo: As reuniões são mensais, geralmente realizadas na sala de reuniões da Paróquia, todos os primeiros domingos de cada mês às 15h.

JSC: Suas considerações finais:

Paulo: A ADMA não é apenas um novo grupo paroquial, ela é um “prêmio” a todas as pessoas que fazem parte da nossa Comunidade, que estão inseridos ou não em algum grupo. Pois, fazer parte da Família Salesiana e ter o seu nome inscrito no Santuário de Turim, é uma grande honra.

Vamos pedir a intercessão de Nossa Senhora por todos os nossos paroquianos: “Debaixo da vossa proteção nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”. Maria, Auxiliadora dos Cristãos. Rogai por nós.

Entrevista do Mês: CPP (2013)

Entrevistamos o Sr. Paulo Roberto Ragnini, atual coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para conhecer um pouco mais sobre a importância desse Conselho em nossa Comunidade Paroquial.

Agradecemos ao Sr. Paulo por atender a equipe da Pastoral da Comunicação para realização dessa entrevista.

 

Pastoral da Comunicação (PASCOM): O que é o Conselho Pastoral Paroquial (CPP)?

Paulo: É importante registrar que para uma Paróquia realizar sua natureza e finalidade, deve entre as várias exigências: ter o seu CPP e CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial); Fazer seu planejamento; Observar as Normas Litúrgicas e Sacramentais; Manter continuidade na pastoral nas transferências de párocos.

Em todas as paróquias da Arquidiocese de Curitiba, devem ter constituídos Conselhos Pastorais, segundo as normas do Direito Canônico.

O CPP é um órgão de consulta e ajuda do pároco.

PASCOM: De acordo com as normas como deve ser constituído o CPP?

Paulo: Pelo pároco; vigário; representantes dos religiosos(as); coordenadores das pastorais, movimentos, associações e organismos existentes na paróquia; pelo coordenador da Comunidade Dom Bosco e pelo presidente executivo e tesoureiro do CAEP. Essas são as pessoas convocadas paras as reuniões e tem direito a voto nas decisões. Porém, por uma decisão em reunião do CPP, ficou aprovado a participação aberta de outras pessoas que não sejam coordenadores, que terão direito de contribuir com suas sugestões e críticas, mas não terão direito a voto nas decisões.

PASCOM: Quais as atribuições do CPP?

Paulo: Em linhas gerais, “planejar, organizar, animar e avaliar a Pastoral de Conjunto e Orgânica da Comunidade Paroquial, expressando a unidade e corresponsabilidade na comunhão Eclesial”; Cuidar para que funcionem as pastorais e aconteçam as prioridades diocesanas, paroquiais e por ser, uma paróquia salesiana, atentar para as orientações da Inspetoria Regional.

PASCOM: Como é constituída a coordenação do CPP, qual tempo de permanência dessa equipe e suas considerações finais?

Paulo: O pároco é o presidente nato, pelo coordenador e secretário. Pelas orientações da Arquidiocese, de três em três anos, é realizado uma eleição, podendo os membros serem reeleitos por mais três anos. Em nossa Comunidade Paroquial, estamos adotando a pratica, onde as pessoas indicam o nome para o cargo de coordenador ao Pároco, com antecedência mínima de 10 dias da eleição. Após uma análise e conversa do Pároco com os candidatos, são colocados os nomes para os integrantes do Conselho, que tem direito a voto. Uma vez, definida a nova coordenação, os nomes são encaminhados para o Sr. Bispo para aprovação.

A gestão da atual coordenação encerra-se no final de 2013. Acredito que a eleição deve ser realizada na reunião do CPP de outubro/ 2013.

Nestes dois anos conseguimos realizar grande parte daquilo que este definido em nosso planejamento, falta pouco e acredito, conhecendo nossos paroquianos, que vamos atingir os objetivos que faltam.

Agradeço a todos, a casa é nossa e podemos contar sempre com a intercessão de N. Sra. Auxiliadora. Que Deus nos abençoe.

Entrevista do Mês: MESC

Nesta edição entrevistamos a coordenadora dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), Sra. Eva Ronchi Barbosa, para conhecer o trabalho realizado em nossa Paróquia.

 

1) Qual o critério para ser um MESC?

Eva: A pessoa chamada para o ministério – mulher ou homem – deve ter recebido os sacramentos da iniciação cristã, ser católica praticante, com 21 anos ou mais, podem ser pessoas viúvas, solteiras ou casadas, com dons e carisma adequados ao ministério.

Essas pessoas são preparadas através de um curso organizado pela Arquidiocese e investidos(as) pelo Bispo.

 

2) Quantos MESC’s temos na Paróquia? Qual o trabalho realizado por eles?

Eva: Somos em 27 ministros. A função dos ministros é principalmente de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa na Paróquia. Também ajudar o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis.

 

3) Quantas pessoas, entre idosos e enfermos, são atendidas?

Eva: Atualmente 33 pessoas são visitadas pelos ministros uma ou mais vezes no mês em suas casas, onde ouvem a Palavra de Deus e recebem a Sagrada Comunhão.

 

4) Considerações finais.

Eva: Os MESC’s recebem da Igreja a missão de evangelizar com a vida, levando Cristo através da Sagrada Comunhão e da palavra de Deus. Cada MESC é um discípulo missionário que deve estar inquieto para que o Evangelho seja cada vez mais proclamado e vivenciado.

Ser MESC é uma graça, uma dádiva que requer cuidado, responsabilidade e acima de tudo, humildade, pois somos apenas servos de um Deus Vivo.

Entrevista do Mês: Risoto.

Nesta edição conheceremos como iniciou o nosso tradicional risoto mensal. Quando sabemos melhor a história podemos perceber como Deus age e emocionarmos com aqueles que fizeram e fazem parte dessa história. Abaixo um trecho da entrevista realizada com o P. Sigmundo (Padre Zig), o casal Simeão e Ana Maria e Jabismar. O Pe. Zig foi pároco da nossa Paróquia no período de 1976 a 1985, hoje nosso Vigário Paroquial.

 

Jornal de São Cristóvão (JSC): Pe. Zig como foi o primeiro risoto realizado em nossa paróquia?

Pe. Zig: Senhoras voluntárias da Igreja se reuniram e decidiram realizar algo que congregasse a comunidade paroquial e conseguisse recursos financeiros para a Paróquia.  Porém, por falta de experiência e meios, o primeiro risoto não foi como se esperava, não obteve o resultado desejado.

 

JSC: Mas como surgiu esta tradição do risoto?

Pe. Zig: No final de uma celebração fui procurado pelo Simeão e Ana Maria, que tinham recém chegado de Brasília e foram residir na Rua Piauí. Eles me perguntaram como podiam ajudar na Paróquia.

Ana: Mudamos de Brasília para Curitiba no final de 1981. Em seguida fomos a uma Missa na Paróquia para conhecer o pároco e saber em que atividade poderíamos colaborar. Ao encerrar, o Pe. Zig nos convidou para no próximo domingo comer um pedaço de bolo com o coroão, era aniversário dele. Foi quando nos convidou para fazer parte do Movimento de Irmãos. O coordenador era o Álvaro e Ivone. Algumas reuniões após o encontro que fizemos, foi a eleição no grupo, e para nossa surpresa fomos eleitos coordenadores.

A Paróquia tinha muito trabalho e precisava de bastante dinheiro, tinha sido derrubado um barracão velho de madeira. Então como coordenadores, pensamos em como arrecadar sem fazer um “bingo” ou “vender rifa”; Vender um trabalho, fazer uma confraternização, mas acessível. Na época a carne estava muito cara, o churrasco ficava inviável. Veio-nos a idéia de fazer o risoto, pois tinha uma boa aceitação e venderíamos um trabalho mais em conta. No início o Pe. Zig foi contrário, pela experiência de outro que havia sido feito e não tinha dado resultado.

Pe. Zig: Quando me falaram de fazer um risoto, fiquei hesitante. Pois a experiência que tínhamos com o risoto anterior não tinha sido boa.

Simeão: Convencemos o Pe. Zig dizendo que planejaríamos bem; que venderíamos os ingressos com antecedência e que faríamos só para 150 pessoas.

Ana: D. Isaltina nos apresentou a Dora que tinha uma receita especial vinda de uma italiana. Não tínhamos nada; emprestamos os pratos e talheres da Paróquia N. Sra. de Fátima, as panelas todas emprestadas, os fogões eram de quatro bocas, pequenos e fornos em frente. Vendemos 100 ingressos antecipados; o salão que em construção era só pedra brita espalhada no chão.

Começamos a trabalhar às 3:30 da madrugada junto com a festa de São Cristóvão; Pe. Zig resolveu fazer uma Missa no salão com toda a equipe que estava trabalhando às 7:00 horas e todos desligamos os fogões e fomos celebrar a Missa para que recebêssemos maiores bênçãos.

Simeão: Com pouca experiência, emprestamos 150 pratos e talheres, mas não nos lembramos que as pessoas trariam seus filhos e faltaram pratos e talheres. Foi um corre-corre, algumas pessoas que estavam trabalhando foram buscar em suas casas.

O primeiro risoto foi um sucesso e o resultado financeiro também.

Ana: O Pe. Zig ficou tão feliz que na Missa das 19:00 horas no momento da consagração mandou a banda da Polícia Militar entrar tocando o Hino Nacional, foi muito emocionante.

O risoto foi num crescente sempre e aos poucos fomos terminando de construir o salão, comprar material e os fogões industriais. Na época não existia o CAEP, e o Movimento de Irmãos era quem administrava tudo.

 

JSC: Pe. Zig como foi a continuidade do risoto e qual era o objetivo?

Pe. Zig: Defini que o risoto seria administrado pelo Movimento de Irmãos e os recursos seriam usados onde mais precisasse. Na época não tínhamos um grupo específico para tratar dos assuntos econômicos.

Simeão: O CAEP foi criado na Paróquia com o Pe. Tarcisio, e eu fui o primeiro coordenador.

Quando terminamos as construções, compra de tudo que é necessário para manter o salão, passamos a direcionar grande parte do que é arrecadado com o risoto para a questão social (auxilio aos pobres e aos doentes). E isso, acontece até hoje.

 

JSC: Jabismar, atualmente como está sendo realizado o risoto, qual a sua importância para a Paróquia e como esta sendo realizada a distribuição do que é arrecadado?

Jabismar: O Movimento de Irmãos continua realizando o risoto, mas seria importante que outras pessoas também fizessem parte dos trabalhos, já que as duas grandes finalidades são: Finalidade Religiosa (manutenção da igreja, água, luz, telefone, funcionários, hóstias, etc.), visto que a arrecadação do dízimo não cobre essas despesas; Finalidade Social (auxilio aos pobres e aos doentes). O risoto também é um local para nos unirmos, ajudar nossa Paróquia e as pessoas que precisam, e nos confraternizarmos.

Nos últimos anos, temos adotado a seguinte distribuição:

– Na última coordenação do Simeão e Ana Maria, Janeiro de 2011 a Junho de 2012, foram doados R$ 67.753,86, sendo que para a Paróquia São Cristóvão o montante foi de R$ 44.273,28, ou seja 65,34 % do total. As demais doações foram para o Instituto Salesiano (CES e Provim), Associação Mamãe Margarida,l Comunidade Dom Bosco, Associação das Senhoras da Caridade, Vocações e Escola de Educação Especial Multidisciplinar. Caso a Paróquia venha precisar de alguma ajuda extra, nos organizaremos para realizar outro evento, já que o valor repassado as entidades que atendemos precisam da nossa ajuda para se manterem. Importante salientar também, que todo o dinheiro arrecadado é revertido em doações, manutenções e compra de utensílios, para o bom andamento de nossos trabalhos, sendo tudo contabilizado e arquivado pelos coordenadores do M.I, mantendo apenas em caixa valores necessários para os próximos eventos e despesas futuras, já planejadas e aprovadas.

 

Esperamos com essa entrevista colaborar com os leitores no conhecimento desse evento tão importante para nossa Paróquia e para as pessoas que recebem a nossa ajuda.

Entrevista do Mês: SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL – SAV

Nesta edição entrevistamos o coordenador do Serviço de Animação Vocacional-SAV, José Carlos Chiuratto (JC), para conhecer e difundir esse trabalho de extrema importância na Igreja e em nossa paróquia.

 

Jornal de S. Cristóvão (JSC): O que é o Serviço de Animação VocacionalSAV e qual a sua missão em nossa Paróquia?

JC: O Serviço de Animação Vocacional é um trabalho pastoral da Igreja que
que tem como referência o discernimento e acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens. Missão: “Despertar, discernir, cultivar e acompanhar, especialmente os adolescentes e jovens, baseando-se nos ensinamentos de Jesus e na Espiritualidade Juvenil Salesiana”.

Queremos ser presença significativa no meio dos adolescentes e jovens, colaborando no seu projeto de vida pessoal e comunitário, criando uma cultura vocacional. Por pertencermos a uma paróquia salesiana buscamos sempre seguir os princípios e ensinamentos deixados por Dom Bosco.

 

JSC: De que forma é realizada a Animação Vocacional em nossa Comunidade Paroquial?

JC: A SAV atualmente é composto por aproximadamente 25 (vinte e cinco) Animadores Vocacionais. Contamos ainda, quando da realização de nossos eventos, com a colaboração de alguns paroquianos pertencentes a outras pastorais e também mantemos uma parceria integrada com a Articulação da Juventude Salesiana – AJS e a Pastoral Catequética.

Ressaltamos que todos os eventos programados e realizados pelo SAV estão em sintonia com as orientações da Arquidiocese e principalmente com o proposto pela Inspetoria e no Projeto Educativo Pastoral Salesiano – PEPS da Paróquia.

Cabe aqui destacar que todos os Animadores Vocacionais possuem algum tipo de formação específica para o desenvolvimento das atividades. As orientações são adquiridas através da participação em retiros específicos e também nos encontros promovidos pela Inspetoria Salesiana.

 

JSC: Quais tipos de atividades são realizadas, visando a promoção vocacional na Paróquia?

JC: São diversas as participações do SAV visando a promoção vocacional, podemos enumerar algumas como:

  • Durante o mês vocacional (agosto) o SAV prepara subsídios vocacionais para que sejam trabalhados nas reuniões mensais dos grupos, pastorais, movimentos e associações da paróquia;
  • Participação em celebrações, ao longo do mês vocacional, destacando a celebração do dia, ou seja, dia do padre, dos pais, dos religiosos (as), do Leigo e da Catequista;
  • Promoção, organização e realização do Projeto de Vida local, o qual está programado para o dia 05/05/2012;
  • Promoção, organização e realização da Gincana Catequética Vocacional, a qual está programada para o dia 11/08/2012;
  • Promoção, organização e realização do Show de Talentos, o qual está programado para o dia 27/10/2012;
  • Para este ano de 2012, realizaremos todo dia 24 do mês, Terço Vocacional e Hora Santa Vocacional, alternadamente, após a novena dedicada a Nossa senhora Auxiliadora;

Além dos eventos acima mencionados, gostaríamos de destacar a realização da Caminhada Vocacional, a qual é realizada anualmente no dia 12/10, sendo que neste ano será a terceira caminhada consecutiva.

 

JSC: Suas considerações finais.

JC: Em primeiro lugar gostaria de destacar o que foi mencionado pelo P. Adriano, nosso pároco, quando assessorou o nosso retiro do final do ano passado: Fazer animação vocacional na paróquia supõe, antes de mais nada, uma conscientização vocacional de que todas as pastorais e movimentos são chamados a despertar uma Cultura Vocacional a qual podemos denominar de “vocacionalização” das pastorais e movimentos paroquiais”.

Baseado nas palavras do pároco gostaria de aproveitar a oportunidade e convidar a comunidade paroquial, para vir conhecer o nosso trabalho, pois é um projeto totalmente voltado para os adolescentes e jovens de nossa paróquia, nossos filhos. Venha fazer uma experiência participando de uma de nossas reuniões. Caso goste e queira se juntar a nós será muito bem vindo (a) a fazer parte do Serviço de Animação Vocacional – SAV

 

Informações com a Edna, secretaria da paróquia.

Entrevista do Mês: Grupo de Oração

Nesta edição entrevistamos a coordenadora do Grupo de Oração Nossa Sra. Auxiliadora (RCC), Sra. Vania Carvalho Ragnini, para conhecer o trabalho realizado em nossa Paróquia.

 

Jornal de São Cristóvão (JSC): Como é realizada a reunião no Grupo de Oração (GO) e qual o objetivo principal?

Vania: Os integrantes são convidados primeiramente a participar da Santa Missa e logo após se dá a reunião iniciando com cantos e orações de louvor, momento de perdão, escuta e partilha da Palavra de Deus, oração uns pelos outros e o objetivo principal é levar os participantes à um encontro pessoal com Jesus, reavivar a fé através da efusão do Espírito Santo com a prática da oração e cantos de louvor.

 

JSC: Uma das atividades no GO é a pratica da Leitura Orante da Palavra de Deus (Bíblia). Como a Leitura Orante contribui no processo de evangelização?

Vania: A partir da leitura da Palavra de Deus e da pregação, os integrantes fazem a reflexão para a vida atual e se orientar através dela.

 

JSC: Como o GO contribui para os desafios e projetos da Paróquia e como conciliar com atividades propostas pela Coordenação Diocesana da RCC?

Vania: Caminhamos em unidade com as orientações da Coordenação da RCC de nossa Arquidiocese e da Paróquia. Procuramos conciliar tudo o que nos é pedido sem perder nossa espiritualidade. A RCC nos orienta que somos um grupo paroquial e devemos contribuir sempre com nossa comunidade. Assim, a nível paroquial contribuímos com o processo de evangelização, estamos representados no CPP, participamos e ajudamos nos eventos da Paróquia (almoço, festas entre outros) e da liturgia.

 

JSC: Quando são realizadas as reuniões e quantas pessoas participam?

Vania: As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras às 20:00 horas na sala de reuniões da Paróquia logo após a Santa Missa e participam cerca de 15 a 20 pessoas.

 

JSC: Quem pode participar do GO e suas considerações finais?

Vania: É um grupo aberto e todos são convidados a participar, pois temos em nossa vida de cristãos, muitos desafios, provações, tribulações, desafios para seguir os ensinamentos de Jesus e da Igreja e precisamos estar reunidos em oração com/e no Espírito Santos para provar o amor de Deus em cada reunião e nos fortalecer para continuar nossa caminhada.

No evangelho de João 5, 1-8 temos: “Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”… “Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”

 

A PAZ DE JESUS!

 

Vania