Entrevista do Mês: MESC

Nesta edição entrevistamos a coordenadora dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), Sra. Eva Ronchi Barbosa, para conhecer o trabalho realizado em nossa Paróquia.

 

1) Qual o critério para ser um MESC?

Eva: A pessoa chamada para o ministério – mulher ou homem – deve ter recebido os sacramentos da iniciação cristã, ser católica praticante, com 21 anos ou mais, podem ser pessoas viúvas, solteiras ou casadas, com dons e carisma adequados ao ministério.

Essas pessoas são preparadas através de um curso organizado pela Arquidiocese e investidos(as) pelo Bispo.

 

2) Quantos MESC’s temos na Paróquia? Qual o trabalho realizado por eles?

Eva: Somos em 27 ministros. A função dos ministros é principalmente de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa na Paróquia. Também ajudar o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis.

 

3) Quantas pessoas, entre idosos e enfermos, são atendidas?

Eva: Atualmente 33 pessoas são visitadas pelos ministros uma ou mais vezes no mês em suas casas, onde ouvem a Palavra de Deus e recebem a Sagrada Comunhão.

 

4) Considerações finais.

Eva: Os MESC’s recebem da Igreja a missão de evangelizar com a vida, levando Cristo através da Sagrada Comunhão e da palavra de Deus. Cada MESC é um discípulo missionário que deve estar inquieto para que o Evangelho seja cada vez mais proclamado e vivenciado.

Ser MESC é uma graça, uma dádiva que requer cuidado, responsabilidade e acima de tudo, humildade, pois somos apenas servos de um Deus Vivo.