Entrevistamos o Sr. Paulo Roberto Ragnini, atual coordenador do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para conhecer um pouco mais sobre a importância desse Conselho em nossa Comunidade Paroquial.
Agradecemos ao Sr. Paulo por atender a equipe da Pastoral da Comunicação para realização dessa entrevista.
Pastoral da Comunicação (PASCOM): O que é o Conselho Pastoral Paroquial (CPP)?
Paulo: É importante registrar que para uma Paróquia realizar sua natureza e finalidade, deve entre as várias exigências: ter o seu CPP e CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial); Fazer seu planejamento; Observar as Normas Litúrgicas e Sacramentais; Manter continuidade na pastoral nas transferências de párocos.
Em todas as paróquias da Arquidiocese de Curitiba, devem ter constituídos Conselhos Pastorais, segundo as normas do Direito Canônico.
O CPP é um órgão de consulta e ajuda do pároco.
PASCOM: De acordo com as normas como deve ser constituído o CPP?
Paulo: Pelo pároco; vigário; representantes dos religiosos(as); coordenadores das pastorais, movimentos, associações e organismos existentes na paróquia; pelo coordenador da Comunidade Dom Bosco e pelo presidente executivo e tesoureiro do CAEP. Essas são as pessoas convocadas paras as reuniões e tem direito a voto nas decisões. Porém, por uma decisão em reunião do CPP, ficou aprovado a participação aberta de outras pessoas que não sejam coordenadores, que terão direito de contribuir com suas sugestões e críticas, mas não terão direito a voto nas decisões.
PASCOM: Quais as atribuições do CPP?
Paulo: Em linhas gerais, “planejar, organizar, animar e avaliar a Pastoral de Conjunto e Orgânica da Comunidade Paroquial, expressando a unidade e corresponsabilidade na comunhão Eclesial”; Cuidar para que funcionem as pastorais e aconteçam as prioridades diocesanas, paroquiais e por ser, uma paróquia salesiana, atentar para as orientações da Inspetoria Regional.
PASCOM: Como é constituída a coordenação do CPP, qual tempo de permanência dessa equipe e suas considerações finais?
Paulo: O pároco é o presidente nato, pelo coordenador e secretário. Pelas orientações da Arquidiocese, de três em três anos, é realizado uma eleição, podendo os membros serem reeleitos por mais três anos. Em nossa Comunidade Paroquial, estamos adotando a pratica, onde as pessoas indicam o nome para o cargo de coordenador ao Pároco, com antecedência mínima de 10 dias da eleição. Após uma análise e conversa do Pároco com os candidatos, são colocados os nomes para os integrantes do Conselho, que tem direito a voto. Uma vez, definida a nova coordenação, os nomes são encaminhados para o Sr. Bispo para aprovação.
A gestão da atual coordenação encerra-se no final de 2013. Acredito que a eleição deve ser realizada na reunião do CPP de outubro/ 2013.
Nestes dois anos conseguimos realizar grande parte daquilo que este definido em nosso planejamento, falta pouco e acredito, conhecendo nossos paroquianos, que vamos atingir os objetivos que faltam.
Agradeço a todos, a casa é nossa e podemos contar sempre com a intercessão de N. Sra. Auxiliadora. Que Deus nos abençoe.