Entrevista do Mês: Grupo de Oração

Nesta edição entrevistamos a coordenadora do Grupo de Oração Nossa Sra. Auxiliadora (RCC), Sra. Vania Carvalho Ragnini, para conhecer o trabalho realizado em nossa Paróquia.

 

Jornal de São Cristóvão (JSC): Como é realizada a reunião no Grupo de Oração (GO) e qual o objetivo principal?

Vania: Os integrantes são convidados primeiramente a participar da Santa Missa e logo após se dá a reunião iniciando com cantos e orações de louvor, momento de perdão, escuta e partilha da Palavra de Deus, oração uns pelos outros e o objetivo principal é levar os participantes à um encontro pessoal com Jesus, reavivar a fé através da efusão do Espírito Santo com a prática da oração e cantos de louvor.

 

JSC: Uma das atividades no GO é a pratica da Leitura Orante da Palavra de Deus (Bíblia). Como a Leitura Orante contribui no processo de evangelização?

Vania: A partir da leitura da Palavra de Deus e da pregação, os integrantes fazem a reflexão para a vida atual e se orientar através dela.

 

JSC: Como o GO contribui para os desafios e projetos da Paróquia e como conciliar com atividades propostas pela Coordenação Diocesana da RCC?

Vania: Caminhamos em unidade com as orientações da Coordenação da RCC de nossa Arquidiocese e da Paróquia. Procuramos conciliar tudo o que nos é pedido sem perder nossa espiritualidade. A RCC nos orienta que somos um grupo paroquial e devemos contribuir sempre com nossa comunidade. Assim, a nível paroquial contribuímos com o processo de evangelização, estamos representados no CPP, participamos e ajudamos nos eventos da Paróquia (almoço, festas entre outros) e da liturgia.

 

JSC: Quando são realizadas as reuniões e quantas pessoas participam?

Vania: As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras às 20:00 horas na sala de reuniões da Paróquia logo após a Santa Missa e participam cerca de 15 a 20 pessoas.

 

JSC: Quem pode participar do GO e suas considerações finais?

Vania: É um grupo aberto e todos são convidados a participar, pois temos em nossa vida de cristãos, muitos desafios, provações, tribulações, desafios para seguir os ensinamentos de Jesus e da Igreja e precisamos estar reunidos em oração com/e no Espírito Santos para provar o amor de Deus em cada reunião e nos fortalecer para continuar nossa caminhada.

No evangelho de João 5, 1-8 temos: “Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”… “Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”

 

A PAZ DE JESUS!

 

Vania