Entrevista do Mês: SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL – SAV

Nesta edição entrevistamos o coordenador do Serviço de Animação Vocacional-SAV, José Carlos Chiuratto (JC), para conhecer e difundir esse trabalho de extrema importância na Igreja e em nossa paróquia.

 

Jornal de S. Cristóvão (JSC): O que é o Serviço de Animação VocacionalSAV e qual a sua missão em nossa Paróquia?

JC: O Serviço de Animação Vocacional é um trabalho pastoral da Igreja que
que tem como referência o discernimento e acompanhamento vocacional dos adolescentes e jovens. Missão: “Despertar, discernir, cultivar e acompanhar, especialmente os adolescentes e jovens, baseando-se nos ensinamentos de Jesus e na Espiritualidade Juvenil Salesiana”.

Queremos ser presença significativa no meio dos adolescentes e jovens, colaborando no seu projeto de vida pessoal e comunitário, criando uma cultura vocacional. Por pertencermos a uma paróquia salesiana buscamos sempre seguir os princípios e ensinamentos deixados por Dom Bosco.

 

JSC: De que forma é realizada a Animação Vocacional em nossa Comunidade Paroquial?

JC: A SAV atualmente é composto por aproximadamente 25 (vinte e cinco) Animadores Vocacionais. Contamos ainda, quando da realização de nossos eventos, com a colaboração de alguns paroquianos pertencentes a outras pastorais e também mantemos uma parceria integrada com a Articulação da Juventude Salesiana – AJS e a Pastoral Catequética.

Ressaltamos que todos os eventos programados e realizados pelo SAV estão em sintonia com as orientações da Arquidiocese e principalmente com o proposto pela Inspetoria e no Projeto Educativo Pastoral Salesiano – PEPS da Paróquia.

Cabe aqui destacar que todos os Animadores Vocacionais possuem algum tipo de formação específica para o desenvolvimento das atividades. As orientações são adquiridas através da participação em retiros específicos e também nos encontros promovidos pela Inspetoria Salesiana.

 

JSC: Quais tipos de atividades são realizadas, visando a promoção vocacional na Paróquia?

JC: São diversas as participações do SAV visando a promoção vocacional, podemos enumerar algumas como:

  • Durante o mês vocacional (agosto) o SAV prepara subsídios vocacionais para que sejam trabalhados nas reuniões mensais dos grupos, pastorais, movimentos e associações da paróquia;
  • Participação em celebrações, ao longo do mês vocacional, destacando a celebração do dia, ou seja, dia do padre, dos pais, dos religiosos (as), do Leigo e da Catequista;
  • Promoção, organização e realização do Projeto de Vida local, o qual está programado para o dia 05/05/2012;
  • Promoção, organização e realização da Gincana Catequética Vocacional, a qual está programada para o dia 11/08/2012;
  • Promoção, organização e realização do Show de Talentos, o qual está programado para o dia 27/10/2012;
  • Para este ano de 2012, realizaremos todo dia 24 do mês, Terço Vocacional e Hora Santa Vocacional, alternadamente, após a novena dedicada a Nossa senhora Auxiliadora;

Além dos eventos acima mencionados, gostaríamos de destacar a realização da Caminhada Vocacional, a qual é realizada anualmente no dia 12/10, sendo que neste ano será a terceira caminhada consecutiva.

 

JSC: Suas considerações finais.

JC: Em primeiro lugar gostaria de destacar o que foi mencionado pelo P. Adriano, nosso pároco, quando assessorou o nosso retiro do final do ano passado: Fazer animação vocacional na paróquia supõe, antes de mais nada, uma conscientização vocacional de que todas as pastorais e movimentos são chamados a despertar uma Cultura Vocacional a qual podemos denominar de “vocacionalização” das pastorais e movimentos paroquiais”.

Baseado nas palavras do pároco gostaria de aproveitar a oportunidade e convidar a comunidade paroquial, para vir conhecer o nosso trabalho, pois é um projeto totalmente voltado para os adolescentes e jovens de nossa paróquia, nossos filhos. Venha fazer uma experiência participando de uma de nossas reuniões. Caso goste e queira se juntar a nós será muito bem vindo (a) a fazer parte do Serviço de Animação Vocacional – SAV

 

Informações com a Edna, secretaria da paróquia.