Auto de Natal – 22.12.2019

Neste último domingo (22.12), a comunidade da Paróquia São Cristóvão participaram e prestigiaram a apresentação do Auto de Natal, realizado no Ginásio de Esportes do Instituto Salesiano. Momento que ficará eternizado na memória de cada um que ali esteve presente, pois trouxe o verdadeiro espírito do Natal, o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que veio para nos salvar e trazer muita fé e amor aos corações dos cristãos, principalmente nos apresentar o significado do verdadeiro amor e da importância do perdão. Muitos participantes da comunidade dedicaram de um tempo precioso em suas vidas para emocionar e transmitir essa linda mensagem de amor a família e ao próximo. Que Deus abençoe a todos que de uma forma ou outra contribuíram com o seu trabalho e seu tempo para essa linda apresentação. Agradecemos também ao nosso Pároco Padre Sebastião, que tanto nos apoiou e incentivou para a realização desta apresentação. Feliz Natal. Fotos aqui.

Formação 05 e 07.11.2019 – Visitas Missionárias

As formações promovidas pelo G.A.M. (Grupo de Animação Missionária) em prol do Mutirão de Visitas Missionárias da nossa paróquia já aconteceram nos últimos dias 05 e 07/11. No 1º dia da formação para as visitas missionárias (05/11), conversamos sobre o Dia Missionário Salesiano (D.M.S) que, para o ano de 2019 tem como inspiração “…Alguns, sem perceber, hospedaram anjos (Hb 13,2). O Primeiro Anúncio entre os refugiados e deslocados na África”. Desde 1926 se celebra na Igreja universal o Domingo Missionário Mundial. A partir de 1988 é também proposto um tema missionário para toda a Congregação Salesiana. As comunidades salesianas têm assim a oportunidade de conhecer uma realidade missionária específica. É um momento forte para a Animação Missionária nas Comunidades salesianas inspetoriais e locais, nos Grupos juvenis e na Família Salesiana. É uma oportunidade para envolver a comunidade Salesiana de Dom Bosco e as comunidades educativo-pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando a cultura missionária. No 2º dia da formação para as visitas missionárias (07/11), contamos com a participação das crianças da Infância e Adolescência Missionária (I.A.M.) que nos deram seu testemunho sobre ser um missionário e quais são as suas atividades dentro da I.A.M.. Neste dia, partilhamos experiências que tivemos sobre outras visitas missionárias e obtivemos algumas orientações sobre como se portar e como agir nas visitas missionárias. Fotos aqui.

Lava pés e Adoração ao Santíssimo 2019

 

Na última ceia Jesus lava os pés dos discípulos, colocando-se como aquele que serve!
Na missa de Lava Pés desta quinta feira Santa, fomos convidados pelo padre a termos coragem e atitude de amor.
De um jeito muito concreto: lavando os pés daqueles que amamos.
Marido e esposa, filhos e pais, irmãos e irmãs, lavando os pés uns dos outros.
O amor se estendeu àqueles amados e amadas da comunidade que estavam sozinhos na celebração!
Um momento forte de demonstração pública que obedecemos à ordem de Jesus: amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado!

Após a missa do lava-pés, a comunidade se revezou na companhia a Jesus Eucarístico.
Ele mesmo fez o convite: Ficai aqui e vigiai comigo. (Mt 26, 38b)
Respondendo sim ao convite, estivemos na presença do Senhor rezando, cantando, meditando, chorando.

“Tão Sublime Sacramento, adoremos neste altar, / pois o antigo testamento, deu ao novo seu lugar, / Venha a fé por suplemento os sentidos completar. / Ao eterno Pai cantemos e a Jesus o Salvador. / Ao Espírito exaltemos na Trindade Eterno amor. / Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. / Amém! Amém!”

Veja mais fotos clicando aqui!

Caso queira você pode acrescentar fotos para compartilhar com a comunidade, usando o link acima!

Celebração catequética: “Cada comunidade uma nova vocação”

No dia 30/06 a catequese fez a entrega das capelinhas da ação evangelizadora 2018.
Uma celebração muito festiva com a participação de várias pastorais.
A luz do Evangelho “Pedi ao Senhor da messe que envie operários” (MT 9, 38), o padre Juarez fez uma reflexão lembrando da importância das famílias rezarem pelas vocações, para que se crie um ambiente favorável ao vocacionado, e seguiu rezando as 10 Ave-Marias. Havia um grande barco no corredor central da igreja e a cada Ave-Maria rezada um vocacionado seguia junto a esse barco.
Confira nas fotos os momentos desta belíssima celebração! (clique aqui!!!)

Veja a Mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial Das Comunicações Sociais

Imagem de Annett_Klingner por Pixabay

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO
PARA O 50º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

 

«Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo»

[8 de Maio de 2016]

 

Queridos irmãos e irmãs!

O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a reflectir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.

Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das acções da Igreja é transmitir misericórdia, para tocar o coração das pessoas e sustentá-las no caminho rumo à plenitude daquela vida que Jesus Cristo, enviado pelo Pai, veio trazer a todos. Trata-se de acolher em nós mesmos e irradiar ao nosso redor o calor materno da Igreja, para que Jesus seja conhecido e amado; aquele calor que dá substância às palavras da fé e acende, na pregação e no testemunho, a «centelha» que os vivifica.

A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto acontece tanto no ambiente físico como no digital. Assim, palavras e acções hão-de ser tais que nos ajudem a sair dos círculos viciosos de condenações e vinganças que mantêm prisioneiros os indivíduos e as nações, expressando-se através de mensagens de ódio. Ao contrário, a palavra do cristão visa fazer crescer a comunhão e, mesmo quando deve com firmeza condenar o mal, procura não romper jamais o relacionamento e a comunicação.

Por isso, queria convidar todas as pessoas de boa vontade a redescobrirem o poder que a misericórdia tem de curar as relações dilaceradas e restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades. Todos nós sabemos como velhas feridas e prolongados ressentimentos podem aprisionar as pessoas, impedindo-as de comunicar e reconciliar-se. E isto aplica-se também às relações entre os povos. Em todos estes casos, a misericórdia é capaz de implementar um novo modo de falar e dialogar, como se exprimiu muito eloquentemente Shakespeare: «A misericórdia não é uma obrigação. Desce do céu como o refrigério da chuva sobre a terra. É uma dupla bênção: abençoa quem a dá e quem a recebe» (O mercador de Veneza, Acto IV, Cena I).

É desejável que também a linguagem da política e da diplomacia se deixe inspirar pela misericórdia, que nunca dá nada por perdido. Faço apelo sobretudo àqueles que têm responsabilidades institucionais, políticas e de formação da opinião pública, para que estejam sempre vigilantes sobre o modo como se exprimem a respeito de quem pensa ou age de forma diferente e ainda de quem possa ter errado. É fácil ceder à tentação de explorar tais situações e, assim, alimentar as chamas da desconfiança, do medo, do ódio. Pelo contrário, é preciso coragem para orientar as pessoas em direcção a processos de reconciliação, mas é precisamente tal audácia positiva e criativa que oferece verdadeiras soluções para conflitos antigos e a oportunidade de realizar uma paz duradoura. «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (…) Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5, 7.9).

Como gostaria que o nosso modo de comunicar e também o nosso serviço de pastores na Igreja nunca expressassem o orgulho soberbo do triunfo sobre um inimigo, nem humilhassem aqueles que a mentalidade do mundo considera perdedores e descartáveis! A misericórdia pode ajudar a mitigar as adversidades da vida e dar calor a quantos têm conhecido apenas a frieza do julgamento. Seja o estilo da nossa comunicação capaz de superar a lógica que separa nitidamente os pecadores dos justos. Podemos e devemos julgar situações de pecado – violência, corrupção, exploração, etc. –, mas não podemos julgar as pessoas, porque só Deus pode ler profundamente no coração delas. É nosso dever admoestar quem erra, denunciando a maldade e a injustiça de certos comportamentos, a fim de libertar as vítimas e levantar quem caiu. O Evangelho de João lembra-nos que «a verdade [nos] tornará livres» (Jo 8, 32). Em última análise, esta verdade é o próprio Cristo, cuja misericórdia repassada de mansidão constitui a medida do nosso modo de anunciar a verdade e condenar a injustiça. É nosso dever principal afirmar a verdade com amor (cf. Ef 4, 15). Só palavras pronunciadas com amor e acompanhadas por mansidão e misericórdia tocam os nossos corações de pecadores. Palavras e gestos duros ou moralistas correm o risco de alienar ainda mais aqueles que queríamos levar à conversão e à liberdade, reforçando o seu sentido de negação e defesa.

Alguns pensam que uma visão da sociedade enraizada na misericórdia seja injustificadamente idealista ou excessivamente indulgente. Mas tentemos voltar com o pensamento às nossas primeiras experiências de relação no seio da família. Os pais amavam-nos e apreciavam-nos mais pelo que somos do que pelas nossas capacidades e os nossos sucessos. Naturalmente os pais querem o melhor para os seus filhos, mas o seu amor nunca esteve condicionado à obtenção dos objectivos. A casa paterna é o lugar onde sempre és bem-vindo (cf. Lc 15, 11-32). Gostaria de encorajar a todos a pensar a sociedade humana não como um espaço onde estranhos competem e procuram prevalecer, mas antes como uma casa ou uma família onde a porta está sempre aberta e se procura aceitar uns aos outros.

Para isso é fundamental escutar. Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz respeito ao âmbito da informação; escutar, ao invés, refere-se ao âmbito da comunicação e requer a proximidade. A escuta permite-nos assumir a atitude justa, saindo da tranquila condição de espectadores, usuários, consumidores. Escutar significa também ser capaz de compartilhar questões e dúvidas, caminhar lado a lado, libertar-se de qualquer presunção de omnipotência e colocar, humildemente, as próprias capacidades e dons ao serviço do bem comum.

Escutar nunca é fácil. Às vezes é mais cómodo fingir-se de surdo. Escutar significa prestar atenção, ter desejo de compreender, dar valor, respeitar, guardar a palavra alheia. Na escuta, consuma-se uma espécie de martírio, um sacrifício de nós mesmos em que se renova o gesto sacro realizado por Moisés diante da sarça-ardente: descalçar as sandálias na «terra santa» do encontro com o outro que me fala (cf. Ex 3, 5). Saber escutar é uma graça imensa, é um dom que é preciso implorar e depois exercitar-se a praticá-lo.

Também e-mailssms, redes sociais, chat podem ser formas de comunicação plenamente humanas. Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor. As redes sociais são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos. O ambiente digital é uma praça, um lugar de encontro, onde é possível acariciar ou ferir, realizar uma discussão proveitosa ou um linchamento moral. Rezo para que o Ano Jubilar, vivido na misericórdia, «nos torne mais abertos ao diálogo, para melhor nos conhecermos e compreendermos; elimine todas as formas de fechamento e desprezo e expulse todas as formas de violência e discriminação» (Misericordiae Vultus, 23). Em rede, também se constrói uma verdadeira cidadania. O acesso às redes digitais implica uma responsabilidade pelo outro, que não vemos mas é real, tem a sua dignidade que deve ser respeitada. A rede pode ser bem utilizada para fazer crescer uma sociedade sadia e aberta à partilha.

A comunicação, os seus lugares e os seus instrumentos permitiram um alargamento de horizontes para muitas pessoas. Isto é um dom de Deus, e também uma grande responsabilidade. Gosto de definir este poder da comunicação como «proximidade». O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade.

Vaticano, 24 de Janeiro de 2016.

Franciscus

Mensagem retirada do site do Vaticano 

Retiro dos Catequistas da nossa comunidade!

Hoje, dia 06/03,  tivemos mais um retiro dos Catequistas da nossa comunidade que ocorreu no Noviciado Salesiano Imaculada Conceição no bairro vizinho Lindóia e com a participação dos irmãos e irmãs catequistas da Paróquia Salesiana Menino Jesus de Praga, além dos responsáveis pelo grupo de coroinhas da nossa Paróquia, o Diácono Taras Galaiura e o nosso querido Vigário, o Padre Adriano.

O Pe. Leandro nos conduziu com a ajuda dos noviços Pedro e Diogo, que realizaram o momento inicial de espiritualidade, e , logo após o Pe. Leandro com muita habilidade nos levou a uma reflexão sobre o estudo 97 da CNBB:  Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal.

Mostrando-nos que a iniciação trata-se do início das primeiras vivências com a pessoa de Jesus Cristo. Apresentar e colocar as crianças, jovens e adultos em contato com Jesus. Hoje, precisamos mudar o conceito de que a Iniciação à Vida Cristã, tenha a finalidade única de preparar para receber os sacramentos, mas “é o processo de quem quer tornar se cristão”, segundo o estudo. Os sacramentos são importantes (Indispensáveis, necessários) sim, mas não com objetivo de aprender coisas, de concluir etapas, etc, mas de fazer uma adesão ao projeto de vida que Deus tem guardado pra cada um de nós, que se revela em Jesus Cristo.

Sabiamente, o Catecismo da Igreja Católica nos afirma que * ”Deus colocou no nosso coração uma ânsia tão infinita de felicidade, que só Ele a consegue satisfazer”.  A Igreja, (“santuário onde os sedentos vão beber”- Evangelii Gaudim) em resposta, pela graça, proporciona desde a primeira infância, a introdução ao mistério de Jesus, que nos leva a uma felicidade maior: o encontro verdadeiro com Jesus. Ora, o Evangelii Gaudim vai nos ensinar que **“o Evangelho dá respostas às necessidades mais profundas” e  “a vida com Jesus se torna mais plena, e, com Ele é mais fácil encontrar sentido para cada coisa”. Então, devido a esse desejo natural que temos de encontrar Deus, tudo começa com uma busca. Essa busca gera o encontro com Deus. O encontro produz a conversão. A conversão leva a comunhão, (ou seja partilhar o que somos e sentimos) . E a comunhão inspira os catequistas a buscar que os catequizandos façam a mesma experiência. No entanto, para isso, o catequista já deve ter percorrido todo esse processo acima. E como bons catequistas, “procuramos os que Ele procura, amamos o que Ele ama.  Evangelizamos para a maior glória do Pai que nos ama e “a glória do meu Pai consiste em que deis muito fruto””.

Após a formação conduzida, houve  momentos de reflexão (deserto) e adoração ao Santíssimo, conduzido pelo Pe. Leandro e finalizamos com uma boa partilha do lanche e troca de experiências entre amigos e catequistas de ambas as paróquias. Foi uma grande partilha de vida, experiência e principalmente amizade entre todos.

 

* Catecismo da Igreja Católica

** Evangelii Gaudim

Texto da Catequista Maristela Franco com uma especial colaboração da Catequista Giovanna Celli.

[pe2-gallery class=”alignleft” ] [pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-KmGSh07vwGY/VtzfVmzLcMI/AAAAAAAAmHA/cUZf4Hr4TZE/s144-c-o/ret%25252011.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123144423600322″ caption=”ret 11.jpg” type=”image” alt=”ret 11.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-n9tS6V-wZlU/VtzfWeSju4I/AAAAAAAAmHA/-3gQ88DrHJ0/s144-c-o/ret%25252012.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123159319165826″ caption=”ret 12.jpg” type=”image” alt=”ret 12.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-LXguddpn2zY/VtzfWsi8pAI/AAAAAAAAmHA/xVokounLlTs/s144-c-o/ret%2525202.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123163146003458″ caption=”ret 2.jpg” type=”image” alt=”ret 2.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-K9NSBhejd9o/VtzfW-zGPNI/AAAAAAAAmHA/hge8HImLUu0/s144-c-o/ret%2525203.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123168045579474″ caption=”ret 3.jpg” type=”image” alt=”ret 3.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-ls4ljGp8g1Q/VtzfXC2CPII/AAAAAAAAmHA/COClRfyLGf0/s144-c-o/ret%2525204.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123169131641986″ caption=”ret 4.jpg” type=”image” alt=”ret 4.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-aYt1_ShvSXs/VtzfXUNUiJI/AAAAAAAAmHA/0_ymizyZCOI/s144-c-o/ret%2525205.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123173792712850″ caption=”ret 5.jpg” type=”image” alt=”ret 5.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-EtHEoWoPuZ0/VtzfXkL512I/AAAAAAAAmHA/zL5lFdVkN1Y/s144-c-o/ret%2525207.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123178081736546″ caption=”ret 7.jpg” type=”image” alt=”ret 7.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-l81spkb1vfc/VtzfYEZvucI/AAAAAAAAmHA/tx1-pTjoFSw/s144-c-o/ret%2525208.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123186729728450″ caption=”ret 8.jpg” type=”image” alt=”ret 8.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-PIqYnmZ8PJ8/VtzfYaYXSBI/AAAAAAAAmHA/8LgVmqeNzPs/s144-c-o/ret%2525209.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123192629512210″ caption=”ret 9.jpg” type=”image” alt=”ret 9.jpg” ][pe2-image src=”https://lh3.googleusercontent.com/-tT4Xo9e1IvA/VtzfYrHX0yI/AAAAAAAAmHA/OYV5xXaSwng/s144-c-o/ret.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/RetiroCatequese2016#6259123197121647394″ caption=”” type=”image” alt=”ret.jpg” ][/pe2-gallery]

Avisos Paroquiais Semana 02/11 a 08/11

avisosDia 02 de novembro, a missa de Finados será às 9 horas. Não teremos a missa das 19 horas.

Próximo sábado, dia 07 de novembro, reunião com os pais dos catequizandos da nossa paróquia, às 17 horas na sala de reuniões.

Estamos informando que a partir de novembro, vai mudar o horário de atendimento da secretaria paroquial. Ela estará aberta de 2ª a 6ª feira, das 13 h às 18h. Na quarta-feira e sábado pela manhã. Gostaríamos de contar com a colaboração da comunidade.

A partir deste mês novembro até o final do horário de verão não teremos a missa das 7h30. Agradecemos a compreensão.

Conheça os Novos Santos da Igreja Católica!

chiquinho

São Louis Martin (1823-1894) e Santa Zélie Guérin Martin (1831-1877) são primeiro casal a ser canonizado em conjunto.

O Papa Francisco canonizou hoje no Vaticano os pais de Santa Teresinha, primeiro casal a ser canonizado em conjunto, com exceção dos casos de martírio.

São Louis Martin (1823-1894) e Santa Zélie Guérin Martin (1831-1877) foram proclamados santos durante uma cerimônia que reúne milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

Francisco disse que os novos santos “viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”.

Na sua homilia, o Papa sustentou que há “incompatibilidade entre ambições e carreirismo e o seguimento de Cristo; incompatibilidade entre honras, sucesso, fama, triunfos terrenos e a lógica de Cristo crucificado”.

Simbolicamente, a canonização aconteceu durante o Sínodo dos Bispos sobre a família, que decorre até ao próximo dia 25, e no Dia Mundial das Missões, de que Santa Teresa do Menino Jesus é padroeira.

Os pais de Santa Teresinha foram declarados beatos pelo Papa emérito Bento XVI, a 19 de outubro de 2008, numa cerimônia presidida em Lisieux (França) pelo cardeal português D. José Saraiva Martins.

Louis, relojoeiro, e Zélie Martin, bordadeira, casaram-se em 1858 e tiveram nove filhos: quatro faleceram ainda na infância e cinco filhas seguiram a vida religiosa.

Para a canonização foram reconhecidas duas curas tidas como milagrosas: Pietro, criança italiana nascida em 2002, com uma malformação pulmonar, e Carmen, nascida em Espanha no ano de 2008, prematura e com uma grave hemorragia familiar.

As relíquias dos novos santos foram levadas pelas duas crianças durante a Missa.

O Papa canonizou ainda Vincenzo Grossi (Itália, 1845-1917), padre diocesano, fundador do Instituto das Filhas do Oratório, e Maria da Imaculada Conceição (Espanha, 1926-1998), religiosa da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz.

“São Vicente Grossi foi pároco zeloso, sempre atento às necessidades do seu povo, especialmente à fragilidade dos jovens. Com ardor, repartiu o pão da Palavra para todos e tornou-se bom samaritano para os mais necessitados”, recordou Francisco.

“Santa Maria da Imaculada Conceição serviu pessoalmente, com grande humildade, os últimos, com uma atenção especial aos filhos dos pobres e aos doentes”, acrescentou.

A canonização, ato reservado à Santa Sé desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

“O testemunho luminoso destes novos Santos impele-nos a perseverar no caminho de um serviço alegre aos irmãos, confiando na ajuda de Deus e na proteção materna de Maria. Que eles, do Céu, velem sobre nós e nos apoiem com a sua poderosa intercessão”, concluiu o Papa.

Avisos Paroquiais Semana 11/10 a 18/10

avisos

Dia 12 de Outubro, Segunda-feira, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, haverá missa apenas as 09:00 horas.

Ainda na segunda-feira às 13:30 horas O Serviço de Animação Vocacional (SAV) estará iniciando a concentração para a 6ª Caminhada Vocacional em frente a Igreja a caminhada deverá ter início por volta das 14:00 horas em direção ao Santuário Mariano de Schöenstatt. Traga as suas famílias, amigos e vizinhos e venha caminhar e rezar pelas vocações! Haverá ônibus para a volta.

Dia 13 de Outubro, Reunião do Movimento de Irmãos, após a missa.

Dia 14 de Outubro, quarta-feira, teremos duas reuniões após a missa, do Grupo de Orações e também das (os) catequistas da Paróquia.

Dia 15 de outubro, reunião do CPP, após a missa.

No próximo sábado, dia 17 de outubro, convidamos todos os catequizandos e seus familiares a participarem da 4ª Celebração Catequética, que irá acontecer na Comunidade Dom Bosco, às 14 horas. Iremos nos encontrar na frente da Igreja às 13h30. Contamos com a presença de todos.

Nos dias 17 e 18 de outubro, encontro de pais e padrinhos para o batismo, das 14h às 17 horas. Inscrições na secretaria da Paróquia.

Lembramos também que no final do mês, no dia 30 de outubro a Imagem de Nossa Senhora Aparecida estará em nossa Paróquia. Das 12:00 até às 18:00 horas estará na Toca de Assis e das 18:00 até às 09:00 horas de sábado estará na Paróquia.

Vem aí a 4ª Celebração Catequética da Paróquia São Cristóvão!

 

celebration

 

O mês de outubro é considerado no seio da Igreja Católica como o mês das missões para lembrar-nos de nos tornar missionários, levando a Palavra de Deus a todos que, de uma maneira ou de outra, não a conhecem realmente. O mês também é popularmente conhecido como o mês de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil,  por isso a Catequese promove a 4ª Celebração Catequética com o tema: “Missões: Maria, a loguinho catequesePrimeira Missionária”. E para a Celebração ter este apelo missionário haverá ainda uma caminhada da nossa Paróquia até a comunidade Dom Bosco (onde acontecerá a celebração) e no caminho serão distribuídas bandanas com as cores dos 5 continentes e frases vocacionais pelas casas… Será dia 17/10 com saída às 13:30 da Paróquia São Cristóvão. Venha participar desta Animada Missão conosco e traga a sua família!

 

 

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida Peregrina visita Curitiba

NSA

Desde o mês de Agosto e até Novembro de 2015 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida está visitando a Arquidiocese de Curitiba. Serão 107 dias desde a busca da Imagem no Santuário Nacional até sua devolução.

A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário. 2014 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Esta peregrinação, na Arquidiocese de Curitiba, acontece em meio à realização do Ano Missionário. Queremos nos constituir como Igreja em Saída, no espírito de renovação de nossas paróquias como Comunidade de Comunidades.

Veja a seguir por onde a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ainda vai passar:

03 a 10 DE OUTUBRO: Peregrinação pelo Setor Almirante Tamandaré

10 a 17 DE OUTUBRO: Peregrinação pelo Setor Cajuru

12 DE OUTUBRO: Concentração Arquidiocesana na Catedral Basílica. Missas de hora em hora, celebradas pelos Setores Pastorais e organizadas por eles. Cada paróquia traz um pequeno punhado de terra (máximo 100g) de seu território e deposita num vasilhame. Da mistura desta terra será recolhida a porção que será abençoada 20 de novembro e encaminhada ao Santuário Nacional, para ser colocada na Coroa Festiva dos 300 anos de N. Sra. Aparecida (Orientação do Santuário Nacional)

17 a 24 DE OUTUBRO: Peregrinação pelo Setor Pinheirinho

 24 a 31 DE OUTUBRO: Peregrinação pelo Setor Portão (Dia 30 ela chega a nossa Paróquia)

 31 DE OUTUBRO a 07 DE NOVEMBRO: Peregrinação pelo Setor Capão Raso

 07 a 14 DE NOVEMBRO: Peregrinação pelo Setor Rebouças-Coração de Maria

14 a 20 DE NOVEMBRO: Peregrinação pelo Setor Boqueirão

20 DE NOVEMBRO: Conclusão da Visita no Santuário do Carmo, com Eucaristia e envio da Peregrinação oficial da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida. Celebração de colhida e bênção de uma porção de terra de nosso solo – composta pelo que foi levado pelas paróquias na Catedral a 12 de Outubro, para ser enviada ao Santuário Nacional e ser posta, junto com a terra dos demais Estados do Brasil, na Coroa de Nossa Senhora Aparecida (conforme orientação do Santuário Nacional)

22 DE NOVEMBRO: Na missa das 8hs no Santuário de Aparecida, devolução da Imagem Peregrina e entrega da porção da terra de nosso solo e retorno da peregrinação.

Stephany Bravos

Assessoria de imprensa da

Aquidiocese de Curitiba

Tarde Missionária Jovem

Tarde Missionária Jovem

Foi realizado no último sábado dia 12/09 uma Tarde Missionária Jovem em nossa comunidade paroquial o evento promovido e organizado pela AJS, foi um “Pós – Missão” para os jovens que haviam participado da da Ação Missionária Juvenil Salesiana (AMJ), este evento de sábado foi resumido por um dos jovens: “Ser missionário é uma tarefa difícil! Agora ser um jovem missionário é muito mais! Mas o que importa é que mesmo sendo uma tarefa difícil a AJS (Articulação da Juventude Salesiana) não tem medo de encará-la com muita fé em Jesus, animação de Dom Bosco e a proteção de nossa Mãe Nossa Senhora Auxiliadora. Não importa quantos nãos e portas na cara nós recebemos! Uma casa que nos acolha, não só a nós missionários mas também acolha a palavra de Deus porque acima de tudo não queremos converter pessoas, mas sim anunciar a palavra de Deus a todos! ”

– AJS :

“Paixão pela vida e pelo senhor da vida” Dom Bosco

Gabriel Vicente
Articulador da AJS da Paróquia Salesiana São Cristóvão.

Missionarios 2 Missionarios 1

Missionarios 3 Missionarios 4

Missionarios 5 Missionarios 6

 

Missionarios 11Missionarios 8

 

Missionarios 9

Encerramento da Semana da Família 2015.

Durante esta semana que passou,  a Pastoral Familiar da nossa Arquidiocese de Curitiba realizou uma programação especial com reflexões que coloca a família no centro da missão e da vida da própria Igreja e de toda a sociedade.

E neste domingo (16/08) pela manhã, a Pastoral Familiar, especificamente do Setor Portão, promoveu a Caminhada das Famílias, reunindo fiéis das paroquias do Portão,  Sagrada Família e São Jorge dentre outras, que saindo do ponto de concentração,  se dirigiram à nossa comunidade (São Cristóvão) onde foram recebidos para a celebração da missa às 10:00hs.

Juntos, celebraram a Assunção de Nossa Senhora – Mãe de Deus, a Família e o Bicentenário de São João Bosco. Uma grande e emocionante festa e manifestação cristã compartilhada entre os paroquianos visitantes e os locais.

Pe. Valter, Paróquia Sagrada Família, fala à comunidade:

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6183627453619278209?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

Novena de São Cristóvão

Nove dias após o início, tivemos neste sábado 25/07, o encerramento da tradicional Novena de São Cristóvão que antecede a grandiosa festa do nosso padroeiro. A nossa comunidade paroquial durante o mês de Julho preparou e se dedicou nestas celebrações especiais através de vários grupos pastorais e movimentos realizando várias funções e tarefas em prol da Comunidade:

No dia 17/07 o tema foi: ‘Ano Missionário’ e a animação litúrgica foi realizada pela Pastoral do Batismo e Infância Missionária

No dia 18/07 o tema foi: ‘Igreja Evangelizadora’ e a animação litúrgica foi realizada pela Catequese

No dia 19/07 o tema foi: ‘Igreja de Testemunho’ e a animação litúrgica foi realizada pelo Grupo de Oração

No dia 20/07 o tema foi: ‘Igreja de Serviço’ e a animação litúrgica foi realizada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

No dia 21/07 o tema foi: ‘Igreja de Diálogo’ e a animação litúrgica foi realizada pelo Movimento de Irmãos

No dia 22/07 o tema foi: ‘Igreja de Comunhão’ e a animação litúrgica foi realizada pelos Salesianos Cooperadores em conjunto com a Pastoral da Criança

No dia 23/07 o tema foi: ‘Igreja de Participação’ e a animação litúrgica foi realizada pelo SAV

No dia 24/07 o tema foi: ‘Auxiliadora de Dom Bosco e a animação litúrgica foi realizada pela AJS

No dia 25/07 o tema foi: ‘Discípulos Missionários’ e a animação litúrgica foi realizada pelo Coroinhas e Acólitos Dom Bosco

A novena foi um convite a se deixar conduzir pela presença de Deus e uma grande oportunidade para a confraternização e a comunhão entre todos estes grupos, pastorais e movimentos. Dentro de uma ambiente acolhedor e de muita paz e união como uma verdadeira e grande Família e uma verdadeira Comunidade de Comunidades que também é chamada a servir e se tornar uma comunidade missionária, “uma Igreja em saída” e seguindo os vivos exemplos de São Cristóvão, São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora no seguimento a Jesus Cristo.

Em nome da nossa Paróquia agradecemos a todos os envolvidos, as pastorais, movimentos e todo o povo de Deus que se esforçou e se dedicou nesse trabalho de evangelização. Coragem e fé são necessárias para trilhar os caminhos de Deus! E Viva São Cristóvão!

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6173621519030998705?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]

2º dia da Novena de São Cristóvão

Aconteceu neste sábado dia 18/07  às 19:30, o segundo dia da novena de São Cristóvão animado liturgicamente pela Catequese e com o tema: Igreja Evangelizadora e que contou ainda com os depoimentos das famílias dos catequizandos visitados pela Catequese no final de 2014 e no primeiro semestre de 2015.

Ao final da celebração houve a tradicional confraternização em frente a igreja.

[pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-DJd4ut5eCtE/Var9g8H381I/AAAAAAAAe7s/E4d69PkfJ8k/s144-c-o/IMG-20150718-WA0012.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173024981601481554″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0012.jpg” pe2_single_image_size=”w300″ pe2_single_video_size=”w300″ ]

 [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-6iiu3xj7ciw/Var9f2MRdZI/AAAAAAAAe7A/hUFl7l4m12w/s144-c-o/IMG-20150718-WA0009.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173024962829448594″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0009.jpg” pe2_single_image_size=”w200″ pe2_single_video_size=”w200″ ] [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-xjimJ3UkKMg/Var9gMMSLCI/AAAAAAAAe64/jvuEcjA5ilk/s144-c-o/IMG-20150718-WA0008.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173024968735075362″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0008.jpg” pe2_single_image_size=”w200″ pe2_single_video_size=”w200″ ] [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-wkFY6CwecJw/Var9hjILTVI/AAAAAAAAe7Y/smHpO7vhLNs/s144-c-o/IMG-20150718-WA0013.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173024992071732562″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0013.jpg” pe2_single_image_size=”w200″ pe2_single_video_size=”w200″ ] [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-eFxLv7J6qSc/Var9hwTUxvI/AAAAAAAAe7g/IMo9-Z-6rRs/s144-c-o/IMG-20150718-WA0014.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173024995608151794″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0014.jpg” pe2_single_image_size=”w200″ pe2_single_video_size=”w200″ ] [pe2-image src=”http://lh3.googleusercontent.com/-PVCejJZtJnM/Var9iTLdBXI/AAAAAAAAe7o/0RZK7rY_7Io/s144-c-o/IMG-20150718-WA0015.jpg” href=”https://picasaweb.google.com/102496923968554265712/Novena2#6173025004970378610″ caption=”” type=”image” alt=”IMG-20150718-WA0015.jpg” pe2_single_image_size=”w200″ pe2_single_video_size=”w200″ ]