Domingo de Ramos 10h – 05.04.2020

 

Com os ramos nas mãos, seguimos os passos de Jesus em sua entrada em Jerusalém e em seu percurso rumo à cruz. A solene liturgia deste domingo, transmitida pela página da Paróquia no facebook, nos introduz na Semana Santa – centro do grande acontecimento de nossa fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Sebastião Camargo. Fotos aqui.

01º Domingo da Quaresma 9h – 01.03.2020

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos. A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte. A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar. Nesta celebração, os fiéis receberam a imposição das cinzas. Presidente da Celebração Eucarística: Padre Luiz J. Bizarello. Fotos aqui.

Coleta da Campanha da Fraternidade

“Não se esqueça: este domingo acontece a coleta da Campanha da Fraternidade. De todo valor arrecadado, 60% fica para nosso Fundo Diocesano de Solidariedade, que apoia muitos projetos e instituições em Curitiba e região!
Sendo generoso nesta coleta você está ajudando para garantir os direitos fundamentais das crianças. Participe! Doe na sua Paróquia! #CompartilheCoisasBoas”

SEMANA SANTA 2019 – Programação:

Domingo de Ramos, Missas:
13/04 às 19:00h;
14/04 às 8:00h, 10:00h e 19:00h
Faremos procissão em todas as missas, iniciando no pátio da igreja.
Traga seu ramo e venha participar.

17/04 – Missa dos Enfermos às 16:00h
– Missa às 19:30h e após retiro paroquial

18/04 – Lava-Pés e Ceia do Senhor às 20:00h
A partir das 22:00h de 18/04 até às 15:00h de 19/04 faremos companhia ao Senhor Jesus com Adoração ao Santíssimo no salão de festas.

19/04 – Sexta-Feira Santa
7:30h às 14:30h – Confissões na igreja
15:00 h – Sexta-Feira da Paixão do Senhor
19:00 h – Via Sacra Encenada

20/04 – Sábado Santo
16:00h – Bênção dos Alimentos
20:00h – Vigília Pascal
Traga sua vela e um recipiente para levar água benta.
Após a missa faremos confraternização partilhada.

21/04 – Domingo da Páscoa – missas às 10:00h e 19:00h

Via Sacra Encenada – 2017

Na tarde desta sexta-feira, após a Ação Litúrgica da Morte do Senhor, os jovens da AJS, os Pré-noviços do ISAS somados aos leigos e leigas da comunidade fizeram uma Encenação da Via Sacra. Paroquianos do SAV, Catequese, Grupo de Coroinhas, PASCOM e de outras pastorais se uniram na organização e preparação deste evento. O resultado emocionou os presentes.

Clique aqui para ver as fotos!

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA SANTA

quaresma08/04 – Sábado

19:00h – Missa com Bênção dos Ramos

09/04 – Domingo de Ramos

08:00h – Missa com Bênção dos Ramos

10:00h – Missa com Bênção dos Ramos e Procissão

19:00h – Missa com Bênção dos Ramos

10/04 – 2ª feira  

19:00h – Celebração Penitencial

11/04 – 3ª feira  

19:00h Missa – Ofício das Trevas

12/04 – 4ª feira

16:00h – Missa dos Enfermos

19:00h – Missa/Procissão do Encontro

13/04 – 5ª feira

20:00h – Missa da Ceia do Senhor/Lava-Pés. Adoração

14/04 – 6ª feira

9:00h – Celebração Penitencial/Confissão

15:00h – Ação Litúrgica da Morte do Senhor

Logo após – Encenação da Via Sacra

15/04 – Sábado Santo

09:00h – Celebração Penitencial (jovens)

16:00h – Bênção dos Alimentos

20:00h – Vigília Pascal/Confraternização (Salão Paroquial/Trazer um prato doce/salgado)

16/04 – Domingo de Páscoa

Missas às 8:00h, 10:00h e 19:00h

Seguir os mandamentos, a lei de Deus

Evangelho de São Mateus  5, 17 – 19

leis     Jesus Cristo não quis dizer que veio para apagar, eliminar a lei já existente que foi solidificada ao longo dos séculos, não veio para extinguir a antiga aliança , mas para cumpri-la  fiel e totalmente, dar um significado exato as palavras. Jesus quis esclarecer que devemos aplicar a lei corretamente, de acordo com a vontade e inspiração Divina, ele quer levar essa lei a perfeição, que cumpramos e vivamos de acordo com os seus ensinamentos para não permanecermos estático no pecado, no erro, que não caíamos nas armadilhas da interpretação errônea dessa lei, assim como já faziam os fariseus.

     Que não sejamos hipócritas em gritar somente “Senhor, Senhor”, grito externo, mas que seja forte em nós o amor a esse Senhor, que as práticas da lei, sua observância nos leve a uma intensa e verdadeira conversão, a uma busca da santidade, ao amor de Cristo e do próximo, que a lei de Deus penetre no mais íntimo de nós, para que aos olhos do mundo sejamos verdadeiros cristãos.

     Queremos buscar a felicidade, mas que não seja excluindo regras, excluindo pessoas, deixando de lado ou não me importando com a salvação do outro; que valor teria essa nossa felicidade se o outro está oprimido pela lei que pune o mais fraco.

     Ao invés de tirarmos uma palavra, letra da lei para facilitar nossa caminhada terrestre, vamos incluir frases que enalteçam a maravilhosa criação e proclamar que Deus é grande, magnífico, que sua palavra de ordem é o amor, pois onde reina o amor reina a paz e tudo será mudado, transformado, desta forma as muralhas levantadas dentro de nós pelo egoísmo, angústia ou vaidades serão derrubadas.

     Que sejamos fiéis comprometidos para adorar somente o Senhor, seguí-lo e sermos luz que irradia convicção Cristã , boas práticas espirituais, que sejamos evangelizadores, testemunhas e  sinais de fé, onde o amor de Deus habita em nós e que somos dignos de esperar suas promessas e também somos cumpridores de suas leis,  que só fazem nos aproximar de Deus , assim com toda certeza diremos: ”Busco teus ensinamentos , vivo tua lei, teus preceitos, é o teu rosto que eu busco Senhor”.

     Senhor, te peço, vem em nosso auxílio, tira as nossas fragilidades, o que me impede cumprir as leis de Deus, reveste-me Senhor de suas armaduras, examina minha consciência, que eu despreze as coisas terrenas e busque saborear as coisas do céu, os mistérios sagrados, pois é Deus quem ensina a verdade, perscruta o coração e penetra o pensamento, crendo que agindo de acordo com as leis de Deus e sendo obedientes colheremos os frutos de sua graça.

     Quem violar os mandamentos, quem levar os homens corretos para um mau caminho caíra no fosso que ele mesmo cavou e para os íntegros caberá a herança da felicidade.

Saúde de Paz

Deus os abençoe

Anderson  Magalhães

COROINHAS “CELEIRO DE VOCAÇÕES”

     Quaresma , momento oportuno para mudança de vida, mudança de hábitos, deixar o homem velho para trás, momento de reflexão sobre os nossos atos, nossa vida, reconhecendo que os nossos pecados pesaram sobre a cruz de Cristo, tempo de retomar o caminho, de voltar-se para Deus, assim com certeza produziremos copiosos frutos de bênçãos e salvação.

     Com este propósito, nesta caminhada, preparação para bem celebrarmos a Santa Páscoa, os coroinhas de nossa paróquia realizaram um bonito gesto, escrevendo em um pequeno papel e  pregando na Santa Cruz,   as suas intenções especiais para esta quaresma.

coroinhas 2 coroinhas 1

Exercício de caridade: Quaresma 2017!

arvoreTemos duas árvores secas com nomes de crianças do Provim (Comunidade Dom Bosco) dependurados nos galhos. A proposta é que cada paroquiano retire um nome para doar a criança,  uma caixa de bombons/chocolate, que deve ser entregue na secretaria ou para a equipe que ficará ao final das missas atendendo,  nos próximos dois finais de semana (4 e 5 – 11 e 12 de março).

As árvores com os nomes estão no fundo da igreja, próximo as portas.

QUARESMA

quaresmaTempo de oração, jejum e caridade.

Tempo de conversão, converter-se significa voltar-se para Deus, tempo de oração, de uma oração sincera, com o coração contrito e humilde, momento para caminhar  para bem celebrar a Santa Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, festa central de nossa fé.

A palavra quaresma vem do Latim quadragésima. São os dias que vão da quarta feira de cinzas até a quinta feira Santa, antes da Missa da ceia do Senhor. O número 40 recorda muitas cenas da Bíblia: Os 40 anos de caminhada do povo hebreu no deserto; os 40 dias que Moisés passou na montanha;  os 40 dias da caminhada de Elias para chegar a montanha do Senhor;  os 40 dias de Jesus jejuando no deserto,  então, iniciemos a caminhada para a ressurreição do Senhor.

A quaresma inicia-se na quarta feira de cinzas e termina as portas do Tríduo Pascal.

Igualmente a Sexta feira Santa  a quarta feira de cinzas é dia de jejum e abstinência, a abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, como visitar um doente ou ajudar uma pessoa necessitada.

As cinzas vêm dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior, a cinza é símbolo de fragilidade e pequenez humanas.

O rito da imposição das cinzas dentro da Missa substitui o ato penitencial, no ato da imposição o padre utiliza as seguintes frases: lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar, outra fórmula para a imposição das cinzas e apelo à conversão é tirada do Evangelho de Marcos 1,15: Convertei-vos e crede no Evangelho.

Na quarta feira de cinzas inicia-se também a campanha da fraternidade, neste ano de 2017  com o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, e o lema: cultivar e guardar a criação(Gn 2,15).

A quaresma tem cinco domingos, mais o Domingo de Ramos, aí início da Semana Santa.

A cor litúrgica é o roxo, um convite a conversão,  a penitência e a fraternidade. No quarto domingo pode-se usar cor de rosa por causa da antífona de entrada, que convida: alegra-te Jerusalém…

Na quaresma não se canta o Aleluia e o Glória e deve haver também sobriedade na ornamentação de flores e o dos instrumentos musicais.

Na quaresma e Sexta feira Santa costuma-se fazer a Via-sacra. A palavra significa caminho sagrado, o caminho de Jesus até a morte de Cruz, é um ato de piedade.

Costumava-se cobrir as imagens para servir de alerta aos fiéis que era preciso concentrar-se no personagem central da nossa fé e razão de toda a caminhada quaresmal: Jesus Cristo, na sua paixão, morte e ressurreição.

As mensagens da quaresma podem ser resumidas com frases tiradas das leituras bíblicas da quarta feira de cinzas: Rasguem o coração, e não as vestes, voltem para Javé, o Deus de vocês, pois Ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. . . (Joel 2,13). Em nome de Cristo suplicamos: reconciliem-se com Deus. Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos resgatados. Pois Deus diz na Escritura: eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação (2 Coríntios 5, 20 – 6,2). Quaresma é, portanto, tempo de conversão e reconciliação com Deus e com as pessoas. Abramos nosso coração, reconhecendo-nos pecadores, mudemos nosso comportamento, vivamos plenamente em busca da salvação,  pois Jesus lavou-nos com seu sangue, ele é a fonte da verdadeira misericórdia. Caminhemos com passos largos em direção a uma Santa Páscoa, Amém.

Deus os abençoe

Saúde e Paz

Colaboração: Anderson Luiz Magalhaes Pinto (Grupo de Coroinhas)

Quaresma 2017 – Programação:

quaresma 2017

Quaresma: Tempo de oração, jejum e caridade… (Saiba mais clicando aqui!)

Todas as quintas-feiras:
ORAÇÃO DE VÉSPERAS (Liturgia das horas) –  às 18:15hs, seguido da ADORAÇÃO EUCARÍSTICA  com a exposição do SANTÍSSIMO – (18:30hs) e depois a SANTA MISSA às 19hs.

Todas as sextas-feiras da quaresma: 
VIA SACRA após a missa das 19hs.

Exercício de caridade:

arvore2Temos uma árvore seca com nomes de crianças do Provim dependurados nos galhos. A proposta é que cada paroquiano retire um nome para doar a criança,  uma caixa de bombons/chocolate, que deve ser entregue na secretaria ou para a equipe que ficará ao final das missas atendendo,  nos próximos dois finais de semana (4 e 5 – 11 e 12 de março).

Campanha da Fraternidade 2017.

cf2017

Você sabe o que é a Campanha da Fraternidade 2017? Ainda não? Bom, a Campanha da Fraternidade 2017 – CF 2017, é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil. A CF 2017 nada mais é do que uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil.

A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.

Campanha da Fraternidade 2017 Datas

Muitas pessoas se perguntam, “Mas quando a Campanha da Fraternidade começa?”. A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo! Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não, como dissemos, ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.

Podemos citar alguns exemplos de como a Campanha da Fraternidade 2017 é trabalhada, debatida e refletida com a comunidade, são eles: Cartazes, desenhos, músicas, texto-base, textos voltados para cada pastoral, vídeos e muito mais!

Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2017

Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Hino da Campanha da Fraternidade 2017

Confira o que foi escrito pelo Padre José Antônio de Oliveira e música de Wanderson Luiz Freitas.

Retirado do site http://www.campanhadafraternidade2017.com.br/

MISSA DE RAMOS – COMUNIDADE DOM BOSCO – 20/03/2016

No domingo, 20 de março, o Serviço de Animação Vocacional – SAV se fez presente na Celebração da Missa de Ramos na Comunidade Dom Bosco, sendo responsável pela preparação dos ritos da Liturgia. A missa foi presidida pelo Padre Cassio, Diretor e Mestre de Noviços no Noviciado Salesiano Imaculada Conceição, contando ainda com a presença de alguns noviços e do Tirocinante Rodrigo. A celebração teve início no pátio do PROVIM, com a bênção dos Ramos, e na sequencia aconteceu à procissão por algumas ruas do bairro, vivenciando momentos marcantes de oração e devoção.

O SAV, desde o ano passado, tem colaborado com a Comunidade Dom Bosco participando nas celebrações, preparando a liturgia, sempre no terceiro domingo de cada mês. As celebrações têm como objetivo levar aos participantes das missas uma mensagem vocacional, bem como a importância de rezarmos, trabalharmos e cultivarmos todas as vocações.

Vale a pena destacar que o Domingo de Ramos é uma data para celebrarmos a união entre os povos. É uma ocasião para expressar nosso amor ao próximo, e buscar a convivência harmoniosa com nossos irmãos e irmãs.

Agradecemos a Comunidade Dom Bosco por ter nos acolhido tão bem e, nos proporcionado à oportunidade de trabalharmos comunitariamente na busca de uma cultura vocacional em nossos ambientes.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos uma abençoada Semana Santa e uma Feliz Páscoa.

Colaboração: José Carlos Chiuratto.

[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6264571435570243633?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]