Evangelho de São Mateus 5, 17 – 19
Jesus Cristo não quis dizer que veio para apagar, eliminar a lei já existente que foi solidificada ao longo dos séculos, não veio para extinguir a antiga aliança , mas para cumpri-la fiel e totalmente, dar um significado exato as palavras. Jesus quis esclarecer que devemos aplicar a lei corretamente, de acordo com a vontade e inspiração Divina, ele quer levar essa lei a perfeição, que cumpramos e vivamos de acordo com os seus ensinamentos para não permanecermos estático no pecado, no erro, que não caíamos nas armadilhas da interpretação errônea dessa lei, assim como já faziam os fariseus.
Que não sejamos hipócritas em gritar somente “Senhor, Senhor”, grito externo, mas que seja forte em nós o amor a esse Senhor, que as práticas da lei, sua observância nos leve a uma intensa e verdadeira conversão, a uma busca da santidade, ao amor de Cristo e do próximo, que a lei de Deus penetre no mais íntimo de nós, para que aos olhos do mundo sejamos verdadeiros cristãos.
Queremos buscar a felicidade, mas que não seja excluindo regras, excluindo pessoas, deixando de lado ou não me importando com a salvação do outro; que valor teria essa nossa felicidade se o outro está oprimido pela lei que pune o mais fraco.
Ao invés de tirarmos uma palavra, letra da lei para facilitar nossa caminhada terrestre, vamos incluir frases que enalteçam a maravilhosa criação e proclamar que Deus é grande, magnífico, que sua palavra de ordem é o amor, pois onde reina o amor reina a paz e tudo será mudado, transformado, desta forma as muralhas levantadas dentro de nós pelo egoísmo, angústia ou vaidades serão derrubadas.
Que sejamos fiéis comprometidos para adorar somente o Senhor, seguí-lo e sermos luz que irradia convicção Cristã , boas práticas espirituais, que sejamos evangelizadores, testemunhas e sinais de fé, onde o amor de Deus habita em nós e que somos dignos de esperar suas promessas e também somos cumpridores de suas leis, que só fazem nos aproximar de Deus , assim com toda certeza diremos: ”Busco teus ensinamentos , vivo tua lei, teus preceitos, é o teu rosto que eu busco Senhor”.
Senhor, te peço, vem em nosso auxílio, tira as nossas fragilidades, o que me impede cumprir as leis de Deus, reveste-me Senhor de suas armaduras, examina minha consciência, que eu despreze as coisas terrenas e busque saborear as coisas do céu, os mistérios sagrados, pois é Deus quem ensina a verdade, perscruta o coração e penetra o pensamento, crendo que agindo de acordo com as leis de Deus e sendo obedientes colheremos os frutos de sua graça.
Quem violar os mandamentos, quem levar os homens corretos para um mau caminho caíra no fosso que ele mesmo cavou e para os íntegros caberá a herança da felicidade.
Saúde de Paz
Deus os abençoe
Anderson Magalhães