Don Bosco Global Youth Film Festival

Estimados diretores/as, coordenadores/as de projetos, párocos, delegados de áreas, salesianos e jovens das nossas comunidades, alegria e paz!

Espero que estejam todos bem e caminhando “movidos pela esperança”!

Entro em contato para falar sobre um importante e significativo projeto do Dicastério da Comunicação Social o Don Bosco Global Youth Film Festival.

“Será o primeiro festival mundial cinematográfico salesianodedicado exclusivamente aos jovens, feito com os jovens e realizado pelos jovens”, conforme ressalta do padre Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social no comunicado oficial (anexo).

Como o comunicado foi enviado apenas recentemente, eis algumas informações básicas para participar do Festival:

  1. Tema: O tema do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco é inspirado na Estreia 2020: Movidos pela esperança: Os jovens como faróis de esperança para o mundo pós-pandemia.
  2. Quem pode participar? – Podem participar alunos de qualquer disciplina educativa, salesianos, profissionais que trabalham em qualquer âmbito, apaixonados pelo cinema e diretores independentes de qualquer tipo podem concorrer no DBGYFF 2021.
  3. A minha obra pode participar? – Como “pessoa jurídica” não, pois o projeto visa os jovens. Porém, pode organizar internamente para desenvolver um projeto com jovens e educadores.
  4. Idade dos participantes: 30 anos, completados até 1º de janeiro de 2021.
  5. Haverá premiação? – Sim. Serão distribuídos aproximadamente 100 mil euros em premiações.
  6. Período das Inscrições: As inscrições já estão abertas e o último dia para enviar os vídeos concorrentes é o dia 30 de setembro. Para enviar o vídeo, primeiro é necessário se cadastrar no menu “conecte-se” no canto superior direito do site.
  7. Limite de tempo para projeção do filme: Os filmes enviados não podem ter sido criados antes de 1º de setembro de 2020 e não podem ter sido projetados ou difundidos online.
  8. Mais informaçõeshttps://www.dbgyff.com/pt/index.html
Nos próximos dias, no site e nas redes sociais da inspetoria divulgaremos o festival em âmbito inspetorial compartilhem as postagens e artigos, bem como utilizem as artes para fazer a divulgação localmente. Caso alguma obra queria a arte aberta para customização basta solicitar ao Pedro @Assessor Comunicação Inspetoria BPA. Nada impede que localmente se produzam artes de divulgação próprias. Sempre marquem a inspetoria para que possamos repostar, seja a divulgação quanto “bastidores”, etc.
Algumas Escolas promovem todos os anos Festivais internos que podem ser aproveitados para que os alunos participem do Festival Global. E, até mesmo, motivar para a solidariedade: por exemplo, caso algum educando seja premiado poderia doar parte do seu prêmio para alguma das nossas obras sociais ou para o Fundo Inspetorial para as Obras Sociais.
Peço especialmente aos referentes locais da comunicação social que, em parceria com as Coordenações Pedagógicas, Pastoral e Educativo-Pastoral, sejam os primeiros articuladores desse projeto.
Por fim, é importante ler com atenção a carta do Pe. Gildásio (clicando aqui) e navegar no site do Festival para mais informações (acima).
Também podem conferir a notícia que saiu na ANS clicando aqui.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com elevada estima e consideração.

Cordiais cumprimentos,
Pe. Dirceu Fernando Belotto, sdb
Delegado Inspetorial para Comunicação Social