Setembro Amarelo

 “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”. (Dom Bosco)

O mês de Setembro ficou instituído como,– Mês de Prevenção ao Suicídio. Você sabe porquê?

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou sua própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no seu funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora. (Fonte: Associação Catarinense de Psiquiatria).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Ou seja, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa maneira. Dados levantados pela instituição em 2016 também apontam que suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.

Não precisei navegar muito pela internet e dar de cara com este dado assustador. Acredito que todos nós não tínhamos ideia do quanto este mal silencioso tem se alastrado fortemente pelo mundo! Acredito também que algum conhecido, alguém próximo ou até mesmo um familiar tenha chegado a este ponto e a primeira pergunta que vem em nossa mente é: O que levou esta pessoa a tirar sua própria vida?

Com certeza as respostas seriam diversas e antagônicas, que não cabe a nós interpretar, julgar e muito menos condenar. A própria cor utilizada na campanha é para nos chamar a ATENÇÃO, CUIDADO E CAUTELA!

O que estamos fazendo com a nossa VIDA, ou com a VIDA dos que estão a nossa volta?Temos cuidado do nosso EU, das pessoas que DEUS nos confiou, esposo (a) filhos (as), pais, familiares, amigos (as) e desconhecidos (as)? Sábia frase de Dom Bosco que dá título a este texto. Será que estamos considerando a VIDA, como presente de DEUS, e trabalhando e vivendo de maneira que esta seja nosso outro presente a ELE? Entre o início desta frase: “ Presente de DEUS……………….e o que fazemos dela é nosso presente a ELE, consegue perceber que há uma lacuna muito grande, onde devemos desenvolvê-la, construí-la, edifica-la, lutá-la, cair, levantar, ORAR e tantos outros verbos para,  aí sim, presenteá-la a DEUS.

Esta mensagem é para que reflitamos e para que fiquemos atentos e a qualquer sinal de AMARELO em nossos lares , busquemos ajuda, primeiramente em Deus, CAMINHO, VERDADE E VIDA  e em seguida com instituições, órgãos e profissionais competentes. Podemos salvar vidas e ajudar muitos a embrulhar suas vidas para DEUS!

Rafaela R. F. Isobe