Neste mês vamos conhecer melhor a congregação das Irmãs da Caridade de Jesus e do trabalho no Provim (Projeto de Vida Melhor). Segue a entrevista com a Ir. Lucia.
Jornal de São Cristóvão (JSC): Fale-nos um pouco sobre a Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus?
Ir. Lucia: A Congregação das Irmãs de Caridade de Jesus, recentemente assim denominada, era conhecida como “Congregação das Irmãs de Caridade de Miyazaki”. Foi fundada no Japão na cidade de Miyazaki pelo Padre Antônio Cávoli, salesiano, que foi enviado, em 1926, na 1ª expedição missionária ao Japão.
De inicio o Pe. Antonio Cavoli, construiu um asilo para acolher e assistir crianças e idosos abandonados e em situações de risco, convidando algumas jovens a serem voluntárias e membros da “Associação da Caridade”.
No ano de 1937 o clima político nacional passou a desconfiar dos estrangeiros e a tratá-los com dureza. Para garantir o futuro do asilo, o Pe.Cimatti, expôs ao Pe. Cávoli a possibilidade de fundar uma Congregação Religiosa feminina, a partir da associação da caridade. Consultadas, as jovens que optaram pela consagração, ingressaram alternadamente, no noviciado canônico de uma congregação já existente. As primeiras a se consagrarem foram: Maria Osafume que era o braço direito do Pe. Cávoli e Juliana Kubo. Assim em 31 de Janeiro de 1939, festa de Dom Bosco realizou a cerimônia da Profissão Religiosa das duas Irmãs. Terminada a II Guerra Mundial a Congregação começou a crescer junto com o país.
No ano de 1967 com uma expedição dos imigrantes japoneses ao Brasil foram enviadas as primeiras Irmãs missionárias que se instalaram em São Paulo no bairro Jardim da Saúde. O primeiro trabalho das irmãs foi a visita às famílias e depois abriram um jardim de infância para atenderem os filhos do imigrantes japoneses. Trabalhos semelhantes foram desenvolvidas ainda, na Vila Carrão, Vila Sonia e Guarulhos. Hoje estas obras extintas e deu lugar a Escola Caritas, no bairro de São Mateus. Na área da assistência social a Congregação possui o Lar Santo Antonio, fundado em 1981, em Biritiba Mirim, uma casa que acolhe crianças com a proteção especial (abrigo) e proteção básica (meio aberto); e Biritiba Mirim, também acontece a formação das aspirantes. Administram por contrato o Jardim de Repouso Ikoi no Sono, e estão aqui, em Curitiba no Provim desde 2006, quando as irmãs deram inicio a administração da Obra Social no PROVIM em parceria com os Salesianos de Curitiba. Cabe lembrar que nossa sede fica em São Paulo, no bairro de Vila Matilde, e de lá as irmãs partem para a missão de Evangelização e trabalho vocacional.
JSC: Quais as atividades realizadas no Provim e quantas pessoas são atendidas?
Ir. Lucia: No PROVIM temos o atendimento às crianças de 06 anos à 12 anos com a extensão no atendimento para 250 crianças em situações de vulnerabilidade social em projeto contra turno escolar. As atividades desenvolvidas neste projeto são as oficinas alternativas (oficinas de reciclagem, recorte colagem,etc), oficina de informática, oficina de esporte, oficina de arte manuais. Tendo como missão o atendimento às crianças em vulnerabilidade social desenvolvemos de modo especial na do Sistema Preventivo de Dom Bosco na acolhida, educação e evangelização sobretudo na Pastoral pedagógica do convívio social e humanitária. Realizamos a Pastoral uma vez por semana com a dinamização de temáticas direcionadas, cantos e dramatização de teatros, tendo apresentações esporádicas. Nas ocasiões especiais como Dia das Mãe e Pais, Dia das crianças estendemos os convites aos Pais para criar um momento de confraternização com os filhos dentro do projeto, empenhamos de modo especial nas festas comemorativas especiais do calendário litúrgico da Igreja como Páscoa, Comemoração de Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Aparecida, Natal, etc…
JSC: Como esta obra se mantém e como as pessoas interessadas podem ajudar nesse trabalho?
Ir. Lucia: O Projeto tem parcerias com a Fundação de Ação Social de Curitiba, Kinder Not Hilfe de Porto Alegre, e temos um setor próprio de telemarketing.
De um modo geral, o projeto conta com a colaboração de amigos e benfeitores da Instituição, e ainda com a ajuda dos voluntários da comunidade “Dom Bosco”.
As pessoas interessadas podem ajudar na manutenção da obra com doações de materiais esportivos, higiênicos e pedagógicos, roupas, calçados e utensílios em geral, ou com doações em dinheiro através da conta corrente 12643-9 da agência 3834 do Banco Itaú.
JSC: Suas considerações finais?
Ir. Lucia: A Congregação Irmãs de Caridade de Jesus, de modo particular as Irmãs da comunidade de Curitiba tem uma profunda gratidão em poder dedicar a esta obra social Provim em parceria com o Instituto Salesiano. No decorrer desses seis anos de parceria sentimos cada vez mais a necessidade de resgatar a Vida e a dignidade humana dos nossos destinatários de cuja predileção é o bem estar dos mesmos. Mas ao mesmo tempo, temos o desafio de garantir a qualidade de vida dos nossos assistidos uma vez que o projeto tem como objetivo extensão da continuidade de aprendizado em meio o mercado de trabalho na unidade do CES do mesmo Instituto residida em Vila Guaira, onde muitos desistem devido a distância e outras dificuldades, sendo poucos os que conseguem se inserir no mercado de trabalho com a esperança de um futuro melhor. O nosso apelo é que haja mais apoio da comunidade Parolim principalmente o empenho dos pais para que seus filhos possam garantir o seu futuro melhor uma vez que a oportunidade existe.
Para concluir queremos estender a nossa profunda gratidão à Comunidade Dom Bosco, ao Clube das mães, os nossos colaboradores e colaboradoras e à todo(as) aquele(as) que nos apóiam e nos ajudam de modo direta e indiretamente a nossa obra, porque sem esses apoios não seria possível a concretização desta obra maravilhosa que temos hoje! Que Maria Auxiliadora e Dom Bosco os abençoem à todos.
Email pessoal lucihay@gmail.com
Telefone para contatos 3330 8333 – PROVIM