Jovem, como é importante conhecer-se para poder dar passos seguros rumo à realização pessoal. Assim sendo, cada jovem, como pessoa saudável e feliz, terá a segurança necessária para ser protagonista da construção da sua própria história e da sociedade em que vive. Por isso é necessário organizar e planejar os rumos da própria vida.
Convidamos a projetar seu futuro no DIA 21/04 – das 9 as 17hs –
– Idade mínima 14 anos!
– Inscrição gratuita “on line” > clique aqui < ou na secretaria da paróquia.
Projeto de Vida
Projeto de Vida 2017 – Veja como foi:
“Vocação é chamar. E neste âmbito é Deus quem nos chama; nós respondemos.”
43 adolescentes e jovens a partir de 13 anos, de nossa paróquia e da paróquia Menino Jesus de Praga, responderam ao chamado e participaram da 9ª edição do Projeto de Vida. Promovido pelo SAV e assessorado pelo Padre Jeferson e Irmã Faustina, o encontro proporcionou aos inscritos a possibilidade de refletir sobre sua vocação cristã diante de todos os chamados da vida.
Realizado nas dependências o do ISAS, na parte da manhã os assessores trabalharam o tema “Família e Vocação” através dinâmicas de grupo e teatro encenado pelos próprios participantes.
À tarde, os jovens tiveram encontro em separados com o padre e noviços para os meninos, e com as Irmãs e a noviça para as meninas. Neste momento houve de partilha sobre a vida consagrada permitindo aos jovens um contato mais próximo com os vocacionados.
Estiveram presentes durante o encontro, os salesianos: o Pe. Juarez Testoni, nosso pároco e diretor do ISAS, o Pe. Magnus Petry (pároco da paróquia Menino Jesus de Praga) e durante o almoço, o Pe. Asídio Deretti nosso Inspetor Provincial e os noviços, Amós, Leandro, Paulo Bastos, João Paulo e Thiago. Da Congregação das Irmãs de São José, estiveram presentes a Irmã Dominika e Irmã noviça Angélica.
Nossos agradecimentos: aos assessores pelo empenho e dedicação, ao Pe. Juarez pelo apoio irrestrito dado ao evento, e aos membros da equipe do SAV que mais uma vez trabalharam nos bastidores resultando no sucesso do evento.
Mais informações: Congregação das Irmãs de São José e Inspetoria Salesiana.
Projeto de Vida – 2017.

“Vocação é chamar. E neste âmbito é Deus quem nos chama; nós respondemos.”
Convidamos adolescentes e jovens a partir de 14 anos, a refletir sobre sua vocação cristã diante de todos os chamados da vida. Venham participar neste dia 13/05 (sábado) das diversas atividades que preparamos para vocês. Início as 9hs e término previsto para as 17hs.
Incrições até 10/05, com seu/sua catequista, na secretaria da paróquia, na secretaria do ISAS ou pela internet neste link : inscrições on line Projeto de Vida!
Solicitamos aos paroquianos que, conhecendo um adolescente ou jovem que possa partipar conosco, lhe indique esta postagem.
Observações:
1- Local do evento: Paróquia São Cristóvão/ISAS. Rua Rua Santa Catarina 1750, Bairro Guaira, Curitiba/Pr.
2- A programação, horários e demais condições do evento podem sofrer alterações conforme necessidade da organização.
3- O aceite das inscrições estará sugeito às limitações da organização, que poderá tambem interrompê-las a qualquer momento.
Projeto de Vida – 2016
No último sábado (21/05), com a presença de 53 adolescentes e jovens foi realizado, nas instalações do ISAS – Instituto Salesiano de Assistência Social, mais um Projeto de Vida, promovido pelo SAV – Serviço de Animação Vocacional e que teve como tema “Animados pelo Espírito”.
O encontro foi dividido em quatro partes, sendo: Parte 1: Testemunho/ Desafios; Tema 2: Animados pelo Espírito e Tema 3: Projeto de Vida.
Iniciamos o encontro com a acolhida realizada pelo José Carlos, que agradeceu a presença de todos e a resposta ao convite formulado e na sequencia as boas vindas pelo Pe Juarez, desejando a todos um ótimo dia de reflexões. Seguiu-se um momento de oração/espiritualidade conduzida pelos palestrantes, Pe Leandro Brum Pinheiro e Ir. Cassiana Gonçalves. Os trabalhos tiveram início com a palestra, aliás uma maravilhosa palestra, ministrada pelo leigo Luiz Arnaldo de Lima (Alemão), que propiciou aos adolescentes e jovens momentos de reflexão, partilha e também de muita emoção, na qual enfatizou a importância de o jovem traçar o seu Projeto de Vida, conviver em harmonia com seus familiares, ser amigo e solidário bem como tratar as pessoas com respeito, deixando de lado os desafios negativos que nos são lançados diariamente e, principalmente não perder oportunidades para estudar e aproveitar bem o que de bom a vida nos reserva. Encerrou a palestra com o seu testemunho de vida o qual emocionou a todos os presentes. Ainda pela manhã o Pe Leandro e a Ir. Cassiana trabalharam e exploraram o tema proposto: “Animados pelo Espírito”. A dinâmica tratou de conhecer a aprofundar a vida de seguidores de Jesus que se deixaram animar pela força do Espírito: Maria, Pedro, Paulo, Dom Bosco e Mazarello.
No período da tarde, após um delicioso almoço preparado pelos membros do SAV e um momento de lazer, os trabalhos foram retomados e conduzidos novamente pelo Pe Leandro a Ir. Cassiana auxiliados pelos Noviços Guilherme, José e Rafael e pelo salesiano assistente Rodrigo, até o término do encontro. Novamente foram proferidos momentos de partilha, testemunhos bem como esclarecimentos de dúvidas quanto às vocações, especialmente as específicas.
Encerrado o Projeto de Vida com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe Leandro.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos àqueles que de alguma forma contribuíram e colaboraram para o êxito na realização do projeto proposto.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6287278282774366721?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]
Projeto de Vida – 2016
Jovem, como é importante conhecer-se para poder dar passos seguros rumo à realização pessoal. Assim sendo, cada jovem, como pessoa saudável e feliz terá a segurança necessária para ser protagonista da construção de sua própria historia e da sociedade em que vive. Por isso é necessário organizar e planejar os rumos da própria vida. Venha participar conosco de um dia inteiro voltado a ajudá-lo a elaborar o seu projeto de vida.
Você é nosso convidado(a):
Data: 21/05 – sábado
Horário: 8:30 ás 17:30hs
Local: Teatro do Isas
Limite de idade: 14 a 17 anos.
Informações e inscrições gratuitas na secretaria da Paroquia.
Promoção: SAV – Serviço de Animação Vocacional.
Convite para Ordenação Diaconal
Nesta semana, a comunidade paroquial recebeu o convite para a Ordenação Diaconal dos Salesianos: José Carlos André, João Gabriel Galhoti Pinto, José Sávio Mariano, Magnus Antonio Petry, Marcel Silvestre do Couto, Marcelos de Oliveira Pereira, Maximilien Kolbe M. Kaluta, Rafel Galvão Barbosa, Tiago Eliomar G. De Morais e Wiliam de Lima.
Será em 08 de fevereiro de 2014, na Paróquia São João Bosco, Lapa, São Paulo/Sp.
Recadinho do Pároco
Agosto é um mês dedicado à reflexão sobre o serviço na Igreja.
Deus criou cada pessoa com um objetivo específico.
Deus quis precisar de nós.
Deus quis contar conosco.
Todos somos chamados!
Todos somos vocacionados!
Chamados à Vida!
Chamados ao Sacerdócio!
Chamados à Vida Consagrada!
Chamados à Vida Matrimonial!
Todos chamados à Santidade!
Vocação é consagrar a vida ao serviço do Reino.
Que saibamos ser generosos ao dar o nosso “SIM” ao Projeto de Deus!
P. Adriano
Nascimento de Dom Bosco
Prezados Paroquianos!
16 de agosto de 1815 nascia Dom Bosco.
São 198 anos!
Toda a Congregação Salesiana está se preparando
para celebrar o Bicentenário do nascimento
do Santo dos Jovens.
Nossa Comunidade Paroquial São Cristóvão
vai recordar o dia do nascimento de Dom Bosco.
13,14 e 15 de agosto: TRÍDUO.
16 de agosto: CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO.
Você é convidado a participar do tríduo e
da Missa Festiva do dia 16/08.
Tenham Uma boa semana!
P. Adriano
Cardeal Raymundo sobre mês vocacional: “Jesus nunca deixa ninguém sozinho”
Aparecida (RV) – O Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB, publicou um artigo em que apresenta uma reflexão sobre o mês vocacional, celebrado pela Igreja no Brasil em agosto. No texto, ele parte da vocação fundamental de cada cristão à santidade, “que recebemos no dia em que fomos batizados”.
A seguir, a íntegra do texto:
Agosto: Mês vocacional
No Brasil o mês de agosto é sempre uma oportunidade para que possamos refletir sobre o chamado que Deus nos faz para vivermos de um modo mais concreto a nossa vocação à santidade, que recebemos no dia em que fomos batizados.
Na primeira semana, lembramos a vocação sacerdotal, refletimos sobre a sua importância para a Igreja e rezamos ao Senhor da messe para que envie operários, de modo que não faltem padres para cuidar das mais diversas comunidades espalhadas pelo Brasil.
Em seguida, recordamos a vocação religiosa. Nossa mente se volta para os homens e mulheres que se consagraram a Deus através dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência para viverem em comunidade segundo o carisma de seus fundadores e servirem à Igreja e ao povo de Deus nos mais diferentes serviços, sejam de natureza religiosa ou social. Lembramo-nos também dos missionários e missionárias que deixaram suas terras e foram para os locais mais distantes no serviço do Reino de Deus, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não O conhecem.
Há também outra vocação que não pode ser esquecida: a dos fiéis leigos e leigas que, através do exercício de ministérios não ordenados, se fazem presentes nas comunidades eclesiais e no mundo e se dedicam à evangelização na família, no trabalho profissional e no seu ambiente social, para santificar o mundo e fazer com que ele deixe de ser a cidade dos homens para tornar-se a cidade de Deus. Dentre os diferentes ministérios leigos, o último domingo de agosto destaca a catequese, comemorando o dia dos catequistas.
Grandes santos são lembrados neste mês, como: São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos párocos; São Lourenço, padroeiro dos diáconos; Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas; São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas; Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e, de modo especial, nossa Santa Mãe do Céu, Maria Santíssima, que é recordada na solenidade da sua Assunção, nos apontando o feliz destino de todos os que dizem “Sim” a Deus.
O tema vocacional é, de modo especial, voltado para os jovens. É um apelo para que todos procurem ouvir a voz de Deus e dizer sim ao seu chamado para servirem concretamente ao seu Reino.
Rezemos para que a Mãe Aparecida abençoe a Igreja, e, especialmente, os jovens, a fim de que sejam fiéis no seguimento de Jesus Cristo e obedientes ao mandato de seu Fundador e Mestre: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. O Papa Francisco, em sua homilia da Santa Missa para a 28ª JMJ, afirma: “Não tenham medo! Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai a nossa frente e nos guia. Ao enviar seus discípulos em missão, Jesus prometeu: “Eu estou com vocês todos os dias” (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus nunca deixa ninguém sozinho! Sempre nos acompanha.”
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP)Presidente da CNBB
Matéria sugerida por: Roberto Schulka (PASCOM/MI)
Mês Vocacional

No mês de agosto para a Igreja do Brasil e para nós participantes assíduos da comunidade católica, desde 1981, é celebrado o mês vocacional. É um mês onde somos convidados a refletir e rezarmos pelas vocações, seja ela qual for.
Durante o Mês Vocacional, todos os anos, há uma temática a ser refletida. Este ano, o tema é “Eis-me aqui, envia-me”, em referência à Campanha da Fraternidade, junto à juventude, e o tema liga-se à proposta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
Ao longo do mês, somos levados a refletimos em cada semana uma realidade vocacional. Na primeira semana estamos voltados para os Ministros Ordenados (Bispos, Padres e Diáconos), vocação especial do padre, onde no primeiro domingo do mês, temos como costume, comemorarmos e homenagear o sacerdote que preside a celebração; a segunda é voltada à Semana da Família, vocação especial aos pais; a terceira, à Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados), e a quarta, voltada aos Ministros não-ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).
Com certeza, ainda está muito presente em nós às alegrias da Jornada Mundial da Juventude – JMJ, Rio 2013, com a presença do Papa Francisco. Pudemos notar nas juventudes, que lá se fizeram presentes, ou mesmo daquelas pessoas que acompanharam à distância através meios de comunicação, como foram marcantes e expressivas a presença de Deus em nossas vidas.
Vivemos num tempo em que falarmos de vocações não é importante para muitas pessoas, mas não podemos nos esquecer que todos somos chamados para vivermos uma vocação, a começarmos pela vida, primeira grande vocação que Deus nos deu.
No dia 04 de agosto, em nossa Arquidiciose, teve inicio o Ano Vocacional que traz como tema: “Chamados a fazer caminho com Cristo”. Que a nossa comunidade, juntamente com a presença e participação da juventude, possamos criar uma cultura vocacional na paróquia, onde todas as pessoas, a partir do batismo, sintam-se vocacionadas, envolvidas, comprometidas, e resgatem o valor da vocação.
Texto enviado por: José Carlos – SAV


