Mês Vocacional

Bandeira-SAV

No mês de agosto para a Igreja do Brasil e para nós participantes assíduos da comunidade católica, desde 1981, é celebrado o mês vocacional. É um mês onde somos convidados a refletir e rezarmos pelas vocações, seja ela qual for.

 Durante o Mês Vocacional, todos os anos, há uma temática a ser refletida. Este ano, o tema é “Eis-me aqui, envia-me”, em referência à Campanha da Fraternidade, junto à juventude, e o tema liga-se à proposta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Ao longo do mês, somos levados a refletimos em cada semana uma realidade vocacional. Na primeira semana estamos voltados para os Ministros Ordenados (Bispos, Padres e Diáconos), vocação especial do padre, onde no primeiro domingo do mês, temos como costume, comemorarmos e homenagear o sacerdote que preside a celebração; a segunda é voltada à Semana da Família, vocação especial aos pais; a terceira, à Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados), e a quarta, voltada aos Ministros não-ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).

Com certeza, ainda está muito presente em nós às alegrias da Jornada Mundial da Juventude – JMJ, Rio 2013, com a presença do Papa Francisco. Pudemos notar nas juventudes, que lá se fizeram presentes, ou mesmo daquelas pessoas que acompanharam à distância através meios de comunicação, como foram marcantes e expressivas a presença de Deus em nossas vidas.

Vivemos num tempo em que falarmos de vocações não é importante para muitas pessoas, mas não podemos nos esquecer que todos somos chamados para vivermos uma vocação, a começarmos pela vida, primeira grande vocação que Deus nos deu.

No dia 04 de agosto, em nossa Arquidiciose, teve inicio o Ano Vocacional que traz como tema: “Chamados a fazer caminho com Cristo”. Que a nossa comunidade, juntamente com a presença e participação da juventude, possamos criar uma cultura vocacional na paróquia, onde todas as pessoas, a partir do batismo, sintam-se vocacionadas, envolvidas, comprometidas, e resgatem o valor da vocação.

 Texto enviado por: José Carlos – SAV