Entrevista do mês: Caminhada Vocacional

Nesta edição conheceremos como iniciou a Caminhada Vocacional, uma atividade paroquial que esta se tornando uma tradição e faz bem para o nosso corpo e alma. A caminhada é coordenada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). Segue um trecho da entrevista realizada com o Sr. José Carlos do SAV.

 

Jornal de São Cristóvão (JSC): Como surgiu a idéia de realizar uma Caminhada Vocacional e há quanto tempo ela acontece?

José Carlos: Foi através de uma consulta efetuada pelo SAV, junto ao Padre Gilson (SDB), então pároco da paróquia Santo Antonio da cidade de Joinville. Foi solicitado ao mesmo algumas idéias que pudéssemos colocar em prática quando da preparação as Ordenações Presbiteriais dos então Diáconos, hoje Sacerdotes, Padres Ademir Ricardo e Sérgio. A Caminhada Vocacional foi criada em 2010, portanto estamos indo para o terceiro ano consecutivo. A caminhada acontece anualmente, no dia 12 de outubro, data que comemoramos Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil.

 

JSC: Qual o destino e o porquê ser nesse local?

José Carlos: Quando o Pe Gilson fez a sugestão da Caminhada Vocacional, ele nos deu três opções de Santuários Marianos, entre os quais estava o de Nossa Senhora de Schoenstatt, que é bastante conhecido e muito visitado, inclusive por peregrinos de fora de Curitiba. A opção por este Santuário se deu, inicialmente, por estar em uma região próxima a nossa paróquia e também pelo acesso ser mais acessível. Mas o fator primordial que nos fez optar pelo Santuário de Schoenstatt, foi à possibilidade de, durante o trajeto, podermos visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

 

JSC: Quanto tempo leva para realizar o percurso?

José Carlos: O percurso é de aproximadamente onze quilômetros (11 Km). Temos percorrido o referido trajeto em pouco mais três horas.

 

JSC: Qual o objetivo principal da Caminhada e quais as atividades são realizadas entre o percurso?

José Carlos: O objetivo principal é vivenciarmos um momento de fé, de oração e também porque não dizer de penitência, tudo isso em prol das vocações. Durante o percurso, fazemos paradas onde reunimos todos os peregrinos para alguns momentos de reflexões, meditações e principalmente de orações.

 

Esperamos com essa entrevista colaborar com os leitores no conhecimento desse evento tão importante para nossa Paróquia e o bem que ele traz. Participe.