Entrevista do mês: Catequese

Um dos trabalhos de grande relevância nas atividades pastorais de nossa Paróquia é o trabalho realizado pelos nossos catequistas. Nesta edição entrevistamos as coordenadoras da Catequese, Sra. Edna e Mirtes, para conhecer esse trabalho.

Jornal de São Cristóvão (JSC): O que é ser um catequista?

R: Catequese (katá-ekhein, em grego) significa ressoar; e a Igreja dá-lhe o sentido de ressoar a Palavra de Deus hoje (cf. CR 31). Ser catequista é fazer ressoar a Palavra de Deus, conduzindo o catequizando ao mistério da fé, através de um encontro pessoal com Jesus Cristo.

O catequista, guiado pelo Espírito Santo, experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. Torna-se assim um discípulo missionário. Tem consciência de ser enviado por Deus e sabe que sua força n’Ele, uma vez que age em comunhão com a comunidade e em nome desta.

Ao aprofundar o Querigma (primeiro anúncio do Evangelho), a catequese leva o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo (cf. DGC 80-81; CIC 426-429), e à participação em sua missão. Sendo a assim, a catequese é Cristocêntrica, ou seja, tem sua centralidade na pessoa de Jesus Cristo.

A comunidade cristã, que é fonte e origem da catequese e deve sentir-se responsável por esse serviço. Ela é, ao mesmo tempo, catequizada e catequizadora.

JSC: Qual o critério para ser um catequista e qual o trabalho realizado por eles?

R: Para ser catequista é preciso a vocação para a evangelização, que nasce do Batismo, fortalecido pela Confirmação e alimentado pela Eucaristia.Todo batizado que vive a fé.

Para bem desenvolver sua missão/vocação, o catequista necessita de formação constante, mantendo-se atualizado nas áreas de abrangência da catequese: Teológica, ciências Humanas, Litúrgica, etc. Neste sentido, nossos catequistas estão de parabéns, pois cultivam sua formação participando dos Cursos oferecidos pela arquidiocese e pela comunidade.

O trabalho catequético consiste num itinerário de crescimento e aprofundamento da fé, composto de 05 etapas. São realizados encontros semanais para cada turma/etapa.

O Sacramento da Primeira Eucaristia é realizado no Tempo Pascal e a Crisma, preferencialmente no Domingo de Pentecostes.

Nos meses que antecedem os sacramentos acontece a Preparação Próxima: realizam-se encontros de aprofundamento aos Sacramentos, incluindo retiros, celebrações da penitência e da Palavra, Leitura Orante, gesto concreto de fé, Projeto de Vida, renovação das promessas do Batismo. Busca-se a integração com as várias pastorais da comunidade, principalmente neste período. A AJS (Articulação de Juventude Salesiana) participa ativamente na preparação próxima da Crisma, e Graças a Deus, nos últimos dois anos, muitos catequizandos continuaram sua caminhada na comunidade.

Todo domingo os catequistas preparam a liturgia da Missa das 09:00h, contando com a participação dos catequizandos e seus familiares, para em comunidade celebrar e viver o mistério de Cristo anunciado na catequese.

JSC: Quantos catequistas estão atuando em nossa Paróquia e qual o número de catequizandos?

R: Atualmente temos 22 catequistas atuando na Paróquia São Cristóvão. Em 2011 encerramos o ano com 160 catequizandos.

JSC: Qual a diferença na catequese de crianças, jovens e adultos?

R: Crianças, adolescentes, jovens e adultos têm necessidades, características, expectativas e desenvolvimentos diferentes. O DNC orienta a “cara” que a catequese deve ter para respeitar as individualidades de cada grupo, tornando-a atraente. Na paróquia utilizamos o manual “Crescer em Comunhão” em 5 volumes, o qual contempla as diversidades de crianças e adolescentes.

JSC: Qual o trabalho realizado com os pais dos catequizandos?

R: A Família é Igreja Doméstica, berço de vida e de fé. Os pais recebem a graça e a responsabilidade de serem os primeiros catequistas de seus filhos. Incentivamos a participação dos pais na formação da fé de seus filhos, principalmente os acompanhando na missa. Valorizamos a participação nas reuniões, nas quais trazemos assuntos de interesse das famílias, proporcionando um tempo e espaço para que os pais possam se “encantar” com a mensagem de salvação anunciada por Jesus. Busca-se que a própria vida familiar se torne um itinerário de educação de fé e uma escola de vida cristã. Dentro da disponibilidade de catequista e de cada família, acontecem visitas às casas dos catequizandos a fim de estreitar os laços de relacionamento.

JSC: Considerações finais.

R: A catequese atinge seu objetivo primordial quando o catequizando tem um encontro pessoal com Jesus Cristo. Depois que fazemos esse encontro com Cristo, sentimos uma vontade irresistível de que todo o mundo O encontre também. Se você tem esse sentimento, venha ser catequista conosco. Como diz o Pe. Jair Jacon: “Catequista entra no céu de bota e tudo.” Que Deus nos abençoe, proteja e guarde todos os instantes de nossas vidas.

 

Abreviaturas: CR – Documento Catequese Renovada

DNC – Diretório Nacional de Catequese

CIC – Catecismo da Igreja Católica

DGC – Diretório Geral de Catequese