CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

Estamos iniciando  o período da Quaresma. São 40 dias em que a Comunidade Paroquial  se prepara para a Semana Santa e a Páscoa. A Quaresma convida à conversão: é uma mudança de vida.

Ainda durante a Quaresma somos convidados  a viver a caridade, o jejum, a reflexão da Palavra de Deus e em clima de oração. E mais ainda um convite para  uma vida nova.

Durante a Quaresma acontece  a Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade 2014 trata do “Tráfico Humano”. Este é uma grande chaga existente na humanidade que tira a liberdade a vida de milhões de seres humanos.

Tema da Campanha da Fraternidade:  Fraternidade e Tráfico Humano.

Lema: É para a Liberdade  que Cristo nos liberta.

Todo o cristão é chamado a defender  a liberdade e a vida dos irmãos.. O Tráfico Humano  é uma realidade no Brasil e no mundo. O Tráfico de pessoas faz cerca de 2 milhões e meio de vítima por ano.

O Tráfico Humano  é bastante lucrativo: movimenta anualmente  32 bilhões de dólares em todo o mundo. 85%  vem da exploração sexual.

Somos convidados  a realizar uma profunda reflexão da realidade que envergonha  a humanidade: pessoas vítimas criminosas que lucram  com o sangue de inocentes.  O Tráfico Humano são pessoas enganadas, sequestradas e até mortas por bandidos.

Nossa missão é resgatar o rosto de Cristo desfigurado presente nas pessoas que foram enganadas e hoje se encontram escravas, o serviço da ganância humana.

“É para a Liberdade que Cristo nos liberta” (Gl 5,1 ).

O Tráfico Humano sempre existiu  na história  da humanidade. Basta lembrar a escravidão  no Egito. No Brasil a história mostra os escravos negros trazidos da África.

Hoje a situação  continua . Há  muitas formas de escravidão.  Pessoas sendo escravizadas sem liberdade. E o que dizer  do contrabando de pessoas para o sexo e para o crime organizado? Lembra-nos que toda pessoa é portadora de dignidade humana. Ninguém é mercadoria para ser comprada e nem vendida.

Toda pessoa tem direito  à liberdade e é responsável pelos seus atos. Toda pessoa é única, irrepetível e incomparável. Cada um de nós é um ser que  se comunica com os outros, está aberto  ao diálogo e à comunhão com seus semelhantes.  A pessoa humana deve ser respeitada, valorizada e amada.

Ninguém é escravo de ninguém! O Trafico humano é um escândalo. É uma forma de agressão à dignidade humana.  Muitos são  os culpados!.

Quantas crianças e quantos jovens desaparecidos.

Onde estão?

Foram roubados. Foram sequestrados. Foram levados.

Para onde?

Para longe do lar, Para longe dos pais, Para longe dos amigos deixando  o coração dos pais e dos amigos angustiados e angustiados.

No Coração de Jesus Ressuscitado coloquemos a vida de tantas crianças, o sonho da juventude.

É para a Liberdade que Cristo nos liberta!”

P. Adriano Cemin