TEMPO DA QUARESMA

quaresma2014Desde o século IV, a Igreja valoriza a preparação da Páscoa através de um período de 40 dias.  A Bíblia usa com frequência períodos de 40 dias ( ou 40 anos ) para indicar  ocasiões especiais em que são vividas experiências importantes: são 40 anos de caminho do povo pelo deserto, os 40 dias de Jesus no deserto, 40 dias de Moisés no Monte Sinai.

Esses períodos vem antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

São momentos cheios de intimidade com Deus, de fortalecimento, hora de cada um se abrir para atender a um chamado  carregado de responsabilidades e de grandes realizações.

Para nós a Quaresma é tempo de ouvir com mais disposição o apelo que Deus nos faz para  sermos mais generosos, mais santos, mais fiéis ao compromisso  do nosso Batismo. Ele leva a corrigir  nossos rumos  de vida.

Quaresma  é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. Na Quaresma Cristo nos convida a mudar de vida, escutando a Palavra de Deus, rezando e  compartilhando com o próximo.

Quaresma é tempo de  perdão e de reconciliação fraterna.  Cada dia, durante a vida, devemos retirar  de nossos corações o ódio, o rancor e a inveja.

A idéia central que vai ser  o fio conduzir nas reflexões  desenvolvidas na Quaresma é a gratuidade do amor de Deus, capaz de tudo para  nos salvar, sempre disposto a perdoar. Esse amor se manifesta em Jesus até as últimas consequências, numa doação que não conhece limites.  A permanente   misericórdia que vai aos  extremos para nos salvar não está ligada aos nossos méritos, mas provem  da natureza de Deus, que não pode deixar de ser amor.

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quarta-Feira da Semana Santa.

É um  convite para aproximar-se de Deus visando o crescimento espiritual.

Durante a Quaresma a Igreja propõe três grande linhas de ação:

                         – a oração;

                        – a penitência e

                        – a caridade.

Essencialmente é um retiro voltado  à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a colhida de Cristo Vivo e Ressuscitado no Domingo da Páscoa.

A cor da Quaresma é o roxo simbolizando a penitência.  É o tempo que a natureza se enfeita de flores roxas  e róseas das quaresmeiras. Na nossa cultura o roxo  lembra  tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário.

Que a Quaresma nos encaminhe para a Páscoa, ajudando-nos a reviver  a experiência  do povo de Deus, que amadureceu sua fé na travessia do deserto, e a experiência de Jesus, que , após intenso tempo de jejum e oração no deserto, assumiu sua missão com solidária e total entrega.

P. Adriano Cemin