Igreja Católica, a Ciência e a Civilização

Texto: Paulo Roberto Ragnini

 

A Igreja é inimiga da ciência?

Certamente, você já ouviu dizer que a Igreja Católica é inimiga da ciência, do progresso e da razão e que a crença religiosa é irracional e sem fundamentos. Mas isso não é verdade.

Em parte começou com o “Iluminismo”, no século XVIII, na França, quando a comunidade intelectual se tornou incompreensível hostil à Igreja. Esse movimento depreciou a Idade Média e julgou que antes deles havia trevas, miséria, mas, agora sim, havia intelectuais isentos de religião para dar esclarecimentos. Viam na Idade Média um tempo de repressão, ignorância, tudo por culpa da Igreja Católica. Porém, pouca gente sabe, é que esses “iluministas” cometeram atrocidades inacreditáveis contra os que professavam a fé cristã. Na França, milhares de cristãos foram barbaramente assassinados pelo simples fato de serem cristãos.

Afirma Christopher Dawson – historiador inglês: “A Igreja Católica empreendeu a tarefa de introduzir a lei do Evangelho e o Sermão da Montanha entre povos bárbaros que tinham o homicídio como a mais honrosa ocupação e a vingança como sinônimo de justiça.”

“Nos últimos cinqüenta anos, historiadores sérios e renomados vêm desmentindo os absurdos proclamados pelos iluministas. Eles provam que a Igreja não só jamais obstruiu as ciências como fez muito para promovê-las”. Alguns historiadores seculares atuais estão reconhecendo que a Igreja Católica foi a construtora do que conhecemos hoje como “civilização”. Um dos exemplos é a prática da caridade. Na Idade Antiga, ajudar alguém sem nada em troca, por pura bondade, era visto como demência, insanidade. Hoje, o mundo vê como virtude. Ações mundiais são feitas para ajudar os mais necessitados. Os pais ensinam os filhos a serem caridosos e a falta de caridade é vista como um mal. A Igreja Católica ensinou isto. Outro exemplo é a idéia do direito: tenho direito à propriedade e o direito de não ser assassinado. Essa idéia surgiu no século 12 com juristas do Direito Canônico – código de leis da Igreja Católica. A Ciência Econômica foram os padres e professores católicos que desenvolveram há séculos atrás. Para a Igreja, a fé nunca se opôs à razão.

Você sabe qual a origem das universidades? Qual a influência da Igreja na medicina? Há futuro sem Deus? Nas próximas edições você terá as respostas a essas questões. “Temos a obrigação de aprender tudo sobre a nossa fé, espalhar esse conhecimento e contar às pessoas a verdadeira história da Igreja Católica”.