Como você gasta seu dinheiro?
As questões financeiras é motivo de preocupação para muita gente, pois 60 milhões de brasileiros estão endividados. Então, que tal rever velhos hábitos? Organizar-se financeiramente é o primeiro passo para o sucesso.
Identificar como você gasta o seu dinheiro é fundamental para evitar o desperdício e passar da situação de devedor para a de investidor. Segundo o consultor financeiro e economista, Anderson Soares Horácio, existem três tipos de gastos: o necessário, o desejo e a compulsão.
“Não há como fugir dos gastos necessários, como aluguel, luz, transporte, alimentação… O desejo pode ser controlado e programado. Você pode comprar a vista ou parcelar sem se prejudicar. O gasto por compulsão é quando a pessoa precisa comprar para se sentir realizada. Esse gasto deve ser cortado imediatamente”, diz o economista.
Anderson alerta que, para sair do vermelho, é preciso cuidado com os gastos supérfluos (o desejo), já que nos dias atuais a pressão pelo consumo e facilidade do crédito podem ser armadilhas perigosas. “A pessoa precisa se conscientizar de que o crédito do cartão vira dívida, e se ela não tem capacidade de pagar aquele valor no fim do mês não pode fazer a compra”.
A grande dica do consultor é que mesmo os gastos necessários podem ser reduzidos. A palavra-chave é economizar. Não podemos gastar mais do que ganhamos, e poupar qualquer valor é válido! Precisamos saber gastar. Por isso, antes de comprar, pergunte: é por necessidade, desejo ou compulsão?
Por Paulo Roberto Ragnini com base no texto de Crisla Ikeda.