Na noite desta terça-feira, 30/08, após a missa das 19hs, aconteceu o Encontro Vocacional Paroquial, promovido pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) como parte das atividades do mês vocacional.
Contando com paroquianos integrantes de vários outros grupos e pastorais destacando dentre eles os muitos jovens e catequistas, o tema Vocação foi trabalhado com ênfase na afirmação do Papa Francisco de que “toda vocação nasce, cresce e é sustentada pela Igreja.”
Durante aproximadamente os 100 minutos que estivemos reunidos, assistimos a exposição do tema através de pessoas da nossa comunidade seguindo um roteiro especialmente preparado pelo P. Leandro Brum Pinheiro, que se desenvolveu sob o fundamento bíblico apresentado em forma de leitura orante, pela catequista Sirlei (Jr 1, 4-10 e Mc 1, 16-20).
Fez parte do estudo, o testemunho da jovem Giovana, integrante do grupo de jovens “Manus Christi”, coroinha e catequista, que falou sobre o “nascimento” de sua vocação, e de como foi acolhida pela comunidade e como se sente bem em nosso meio. “É gostoso estar aqui…”
Logo após, a catequista Janaina contou como de “mãe de catequizando” se tornou catequista, comentando que, observando o trabalho das catequistas do filho, participando das novenas de natal, cafés da catequese e reuniões de pais, foi desenvolvendo a vontade de participar, de fazer parte e que, quando convidada, aceitou de pronto. “Perseverança !” diz ela ao terminar.
Em seguida, coube ao nosso pároco, P. Juarez, que havia aberto o encontro com uma oração e breve explanação sobre “O Chamado dos primeiro apóstolos”, apresentar o testemunho como padre: contando sua trajetória desde seus 16 anos de idade até agora, comentando sobre as dificuldades vencidas, os apoios recebidos, os percalços e as alegrias de seu dia a dia, ressaltando que tanto as vocações religiosas como as leigas, necessitam de manutenção contínua para que prevaleçam.
E assim, tocados por estes depoimentos singelos, porem marcantes, a comunidade pode perceber que o seu papel é muito importante para o nascimento, desenvolvimento e manutenção de vocações, porque, como afirma o Papa “… é na paróquia e nas pessoas que lhe dão rosto – pais e mães, agentes de pastoral, catequistas, ministros extraordinários da comunhão, diáconos, padres, entre outros – que se pode fazer a descoberta do mistério de Jesus Cristo e da alegria da vocação cristã.”
E ao final, agradecendo aos presentes pela sua participação, o P. Juarez convida a todos a rezarem a oração vocacional do dia 30, do livrinho de orações que foi distribuído como lembrança do evento, que foi encerrado, logo após, com um singela partilha de salgados, doces e refrigerantes.
A equipe do SAV agradece aqueles que colaboraram de alguma forma para o sucesso deste encontro, como também, agradece aqueles que compareceram.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6324810836308530113?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]