Iniciou no dia 25 de abril, na Casa Inspetorial das Irmãs Salesianas em Porto Alegre a 1ª reunião anual das Equipes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), Animação Vocacional (SAV), Animação Missionária (AMJ) e Comunicação Social (CS). As Inspetorias Nossa Senhora Aparecida das Filhas de Maria Auxiliadora e a Inspetoria São Pio X, dos Salesianos realizam em conjunto esta reunião de suas equipes e o tema escolhido para reflexão, nesta manhã, foi da Comunicação.
Após a Eucaristia, celebrada pelo Inspetor Salesiano, P. Asídio Deretti, houve a apresentação do tema. O Delegado Inspetoral para a CS, P. Tarcizio Paulo Odelli apresentou a Rede Salesiana de Comunicação (RESCOM), partindo de Dom Bosco comunicador. A figura de Dom Bosco como Apóstolo da boa imprensa e o que ele realizou no campo comunicacional serve de inspiração para a nova rede salesiana que esta nascendo no Brasil.
O que é ser jovem ? Culturas Juvenis, Juventudes, Situação Juvenil, Geração Juvenil. Estes termos tem o mesmo significado ? Com estes questionamentos iniciou o painel apresentado pela Irmã Márcia Koffermann, Delegada Inspetorial das Irmãs Salesianas para a Comunicação Social, que comandou o painel ”Culturas Juvenis na Ótica da Educomunicação”. Um vídeo mostrando o novo perfil do jovem foi acompanhado pelo grupo, que discutiu características comuns encontradas nos jovens de hoje, como ansiedade, praticidade, imediatismo e impaciência. Dentro deste cenário, qual o papel dos educadores salesianos ? Como a comunicação pode ser uma ferramenta para aproximar os jovens dentro do tripé ”educação, comunicação e evangelização” ?
Ser um mediador, para ajudar os jovens a utilizar as mídias de forma positiva e preventiva, orientado os educandos para a não-violência digital
e educar para a cidadania e para a formação de lideranças com foco na cultura da paz, da sustentabilidade, do trabalho e da saúde foram algumas
das alternativas compartilhadas por todos. Como desafio para os presentes, fica a mensagem de educar para a comunicação, para a expressão e arte, para a cidadania e para a mediação tecnológica.
*Notícia retirada do site da Inspetoria São Pio X











