
Saudações irmãos, amigos e colegas da Paróquia São Cristóvão! – A Paz de Cristo!
Escrevo com a intenção de partilhar com vocês a minha vivência pessoal e principalmente espiritual, a qual tenho desde o dia que cheguei aqui na cidade do Porto, em Portugal.Primeiramente, gostaria de dizer que não estou muito habituado a escrever cartas, tendo em vistaque, hoje, mediante as várias alternativasde comunicação como “- Facebook e o Skype -” fazem com que a carta seja uma alternativa “diferente” do que estou acostumado. Entretanto, com muito carinho, redijo, entusiasmado, minhas impressões a todos vocês da minha Paróquia-Mãe.
Hoje, dia 10 de abril de 2014 faz dois meses que vim para a Europa, afim de participar, como estudante de um intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto. Assim, nesta instituição fundada no ano de 1911, dou continuidade as minhas pesquisas na área de Farmácia.
Quanto aos primeiros dias e semanas que passei aqui, posso dizer que não foram fáceis, pois enfrentei: a mudança de horário, a adaptação a uma nova cultura, o morar sozinho, a solidão, a saudade de casa, as pessoas diferentes e a dificuldade da língua que embora seja o Português é bem diferente. E embora sabendo das inúmeras e mais dolorosas dificuldades que muitos enfrentam na Europa, esses motivos que descrevi, tornaram tudo mais difícil do que o esperado, fazendo com que a vontade de desistir e voltar para o Brasil fosse uma boa alternativa. Mas, o que me motivou a seguir em frente? O amor e confiança em DEUS!!
Posso dizer, então, que a minha vida aqui só começou a melhorar,tornando a minha adaptação mais fácil e mais proveitosa, a partir do momento que eu comecei frequentar as celebrações eucarísticas aos domingos. Isso, a partir de um convite de um colega meu da Angola, que também estuda aqui. Coloquei o meu joelho no chão e pedi para Deus: “- Me ajude, me guie, me dê uma luz, eu preciso de você!”Desde então, comecei a participar ativamente das celebrações todos os domingos, fazendo leituras, preces, participando de retiros e fazendo parte da animação. A partir daí, minha estadia e minha vida mudaram da água para o vinho!
Agora, faço parte da Pastoral Universitária da própria Universidade. Lá, junto a um grupo de brasileiros toco violão nas celebrações eucarísticas.
Pois bem, já estou adaptado a rotina diária, o que me permitiu conhecer várias cidades e lugares lindos aqui de Portugal. Também fiz novas amizades com pessoas de diferentes países. Bem como, tenho uma boa amizade com meus professores do curso. Mas, principalmente reafirmo o meu crescimento espiritual, que fortificou-se muito no meu coração. Hoje, me sinto mais forte pronto para enfrentar qualquer desafio, pois sei que Deus está junto comigo a me guiar.
E assim, motivado pela minha família, pelos meus amigos, e, principalmente por Deus me despeço de vocês, da querida Paróquia São Cristóvão, com um imenso carinho e com uma imensa saudade dessa comunidade, que desde criança, me ensinou os valores de Deus e o carisma do nosso Dom Bosco. Fiquem todos com Deus!
-Um grande abraço e até breve!
Matheus Lima Chiuratto