O Ano da Fé

nsaux“Um convite a nos tornarmos sinais vivos da presença do Ressuscitado no mundo”.

           Em outubro deste ano, o Papa Bento XVI abriu o Ano da Fé, com um convite para todos os fiéis católicos: o de buscarem “uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador de mundo” (Bento XVI, Carta Apostólica Porta Fidei). Pode-se dizer que o são dois os principais motivos da instituição desse Ano: celebrar o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e comemorar os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, aprovado com a finalidade de “ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé”.

          O Ano da Fé se encerrará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013, durante esse ano seremos convidados (1) a intensificar a reflexão sobre a fé, ajudando “todos os fiéis em Cristo a se tornarem mais conscientes e a revigorarem sua adesão ao Evangelho”; (2) a confessar a fé em todos os lugares; (3) seremos motivados a descobrir novamente os conteúdos da fé “professada, celebrada, vivida e rezada”.  Sem dúvida se trata de um tema vital para a Igreja e para a vida espiritual de cada um de nós, de nossas famílias e do próprio futuro da humanidade.

          A nossa fé supõe um testemunho e um compromisso público. Ela tem como fundamento o Senhor Ressuscitado. Ao longo do Ano fé deveremos manter o olhar fixo sobre Jesus Cristo, “autor e consumador da fé” (Hb 12,2). Porém, ter o olhar em Jesus Cristo deveria ser uma exigência de todos os dias e em todos os anos. Nele tudo encontra plena realização. Tanto a vida cristã como a nova evangelização, nascem de uma fé amadurecida.

          Ilumine-nos as palavras de São Pedro: “Sem terdes visto o Senhor, vós o amais. Sem que agora o estejais vendo, credes nele. Isto será para vós fonte de alegria inefável e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação” (I Pe 1,8-9).

 O Grupo de Oração se reúne todas às quartas-feiras (20:00horas) na sala de reuniões da Paróquia.

                                                                                                  Coordenação