“Eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (MT 16,18).
No tempo de Jesus os romanos condenavam a morte, pela crucificação, alguns presos. São Pedro foi martirizado em Roma e condenado a crucificação, tendo como último pedido, que fosse crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como Jesus Cristo.
Foram realizadas algumas escavações arqueológicas em Roma, sendo localizado um túmulo sob a Basílica Vaticana, com inscrições a carvão, com menções honrosas a São Pedro. Podemos dizer que a Igreja de Cristo, de fato, fora edificada sobre a Rocha (Pedro).
Durante décadas, Roma foi o Império mais poderoso. Em 330, o filho de Santa Helena, o Imperador Romano, Constantino, se converteu ao Cristianismo e proibiu a perseguição aos Cristãos através do “Edito de Milão”. Como também, transferiu a Capital do Império par Bizâncio (hoje Istambul, na Turquia). Roma ficou sendo administrada por um conselho ligado ao Imperador. Com o passar do tempo, o Império foi perdendo interesse por Roma, no Ocidente.
Por conta desse descaso, a figura do Bispo de Roma crescia cada vez mais, tendo feitos inimagináveis, como de convencer alguns bárbaros a desviarem seu caminho e deixar Roma intacta de sua pilhagem.
Com feitos como esse Roma deixou de ser devastada diversas vezes. Era comum à época nobres doarem bens em nome do crescimento da Igreja, aumentando os bens da Igreja. Com isso, a pessoa do Santo Padre crescia como Pai Espiritual, carregando consigo a sina de ser um Tutor Público dos Bens de Roma, passando o legado de um Papa a outro.
Com o passar do tempo, vários governantes da Itália e do Mundo tentaram retomar a sede romana. Porém, esta disputa terminou em 11/02/1929, com o Tratado de Latrão, reconhecendo a absoluta soberania do Papa como chefe da Cidade do Vaticano, o menor Estado Mundo, que recebeu o direito Diplomático entre os demais Estados, ou seja, o Vaticano tornou-se um país.
Com isso, podemos dizer com vontade: Sou Católico, Apostólico Romano!
(Com base no texto do Ir. Gregório Duarte Bastos Obl. OSB)