A Fé e as Obras

A fé é um dom divino e sem a graça de Deus não pode ser adquirida.

Não se pode separar a fé das obras ou as obras da fé. Elas são causa e conseqüência. A fé é dada por Deus a fim de produzirmos as obras sobrenaturais. Se a fé não produz obras de vida cristã, de nada serve.

A primeira obra produzida pela fé é a crença, é o acreditar em Jesus Ressuscitado e nas verdades por Ele reveladas. Como consequência natural, vem a fé em Deus Pai, no Espírito Santo, na Trindade, na Vida Eterna, nas realidades do Céu e do Inferno. Essa é a obra inicial e fundamental. Se a fé não produzir essa obra ela é morta, não existe.

A segunda obra da fé é a geração da vida cristã com tudo o que ela comporta autenticamente. A vida de fé deve gerar uma vida cristã vivida em comunhão com a Trindade, com Nossa Senhora e com a Igreja. A fé deve iluminar e fortalecer uma vida matrimonial fiel e santa, bem como gerar uma família que seja uma “igreja doméstica”, um ninho de amor. A vida de fé deve iluminar e conduzir uma vida profissional na justiça, na honestidade, na caridade e na generosidade. Enfim, a fé deve produzir toda espécie de obras concretas de caridade, de bondade, de misericórdia, de generosidade.

No que concerne à fé e as obras, não podemos deixar de citar o texto bíblico de São Tiago: “De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? …Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma… Assim como o corpo sem a alma é morto também a fé sem obras é morta” (Tg 2,14-25).

(Parte do texto do Pe. Alirio J. Pedrini, scj)

 

O Grupo de Oração se reúne todas às quartas-feiras (20 h.) na sala de reuniões da Paróquia.

 

 

Coordenação