Grupo de adolescentes do Isas, que integram a Rejupe-Pr (Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo), promoveu nessa quarta-feira (29) Cine Debate, no Centro Educacional Salesiano, com o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.
O filme retrata o Brasil de 1970, que vai entrar em campo para lutar pelo tricampeonato na Copa do México. Mauro, de 12 anos, adora futebol, mesmo o de botão e está ansioso para o início do torneio. Sua idade não o deixa perceber que o país passa por um dos momentos políticos mais delicados de sua história, com um governo militar ditatorial que suprimiu todas as formas de liberdade, inclusive a de seus pais, que por serem de esquerda, são obrigados a viver na clandestinidade e a deixá-lo com o avô. Mas este falece.
A proposta é pensar sobre a história política do Brasil em um cenário onde o país está totalmente voltado à Copa do Mundo, estabelecendo relações com o período atual que estamos vivendo. Com posterior debate a partir dos tópicos: Contexto Histórico; Identidade do Povo Brasileiro; Ditadura Militar; Participação Política; Copa do Mundo e a sociedade; Participação do Jovem na sociedade e Manipulação popular pela Mídia.
A sessão conforme foi agendada, aconteceu em dois momentos, no período da manhã às 8h30min, e a tarde às 13h30min. Para mais informações acesse a página da Rejupe-PR ,https://www.facebook.com/rejupepr.
