SÃO CRISTÓVÃO
Veneração e padronado
A lenda de São Cristóvão, de origem grega, provavelmente teve início no
século VI. Em meados do século IX, já havia se espalhado pela França. Originalmente Cristóvão era apenas um mártir e, como tal, é registrado nos antigos martirológios. A passagem simples sobre sua vida logo deu lugar a lendas mais elaboradas.
A idéia vinculada a seu nome, primeiramente entendida no sentido espiritual, como “aquele que carrega Cristo no coração”, foi tomando um sentido mais literal por volta dos séculos XII e XIII, se tornando o principal feito do santo. O fato dele ser frequentemente chamado de “grande mártir” pode ter dado origem à história de que possuía estatura enorme. O rio e o peso da criança podem ter sido acrescentados como maneira de identificar as provações e lutas de uma alma que têm sobre si o jugo de Cristo neste mundo.
Antes da canonização formal de São Cristóvão no século XV, muitos santos eram proclamados divinos por aclamação popular. Isto significa que os processos de canonização de então se davam de maneira muito mais rápida, mas muitos dos santos eram baseados em lendas, na mitologia pagã ou até mesmo em outras religiões.
Em 1969, a Igreja Católica examinou todos os santos de seu calendário para ver se realmente haviam evidências históricas de que eles existiram e viveram uma vida de santidade. Nesta análise, a Igreja concluiu que havia pouca evidência de que muitos santos, incluindo alguns muito populares, existiram de fato. Cristóvão foi um dos santos cuja vida teria sido baseada em grande parte em lendas e, assim sendo, teve seu nome retirado do calendário hagiológico. Alguns santos, como Santa Úrsula, tiveram suas vidas consideradas tão lendárias que seus cultos foram completamente reprimidos. Cristóvão, por sua vez, teve seu culto restrito a calendários locais.
Cristóvão sempre foi um santo muito popular, sendo reverenciado especialmente por atletas, marinheiros, barqueiros e viajantes. Ele é reverenciado como um dos catorze santos auxiliares. Seu padronado é vasto, sendo mais conhecido por assuntos relacionados a viagem.
PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO
Em nossa Paróquia sua veneração está ligada aos Motoristas, sendo Ele o Padroeiro dessas pessoas. A celebração do dia de São Cristóvão é no dia 25 de julho de cada ano.
Excepcionalmente este ano a data acima não foi contemplada dentro da novena preparatória, em função da visita do Papa Francisco, Jornada Mundial da Juventude, que transferiu a data da Festa para dia 04.08.2013 e inicio das novenas em 26.07.2013.
Com relação a Festas religiosas, no nosso caso a 55ª, elas permanecem em função do carinho e devoção que as comunidades têm pelos seuS Padroeiros-Santos, sempre se renovando anualmente essa tradição.
A festa religiosa é a forma de manifestação mais antiga de devoção dos fiéis a seus protetores, padroeiros, ocorrendo periodicamente e com grande apelo popular, pois a situação da época não possibilitava grandes eventos em outras modalidades populares.
Atualmente, face às comodidades da vida moderna, facilmente as pessoas se relacionam com inúmeras outras, através de eventos populares, shows, rede social, dentre outros.
Durante uma entrevista, papa Francisco afirmou que a Igreja é “MÃE” e, portanto, não deve se comunicar com seus filhos por meio de correspondências. Logo, a festa de São Cristóvão é uma oportunidade de nossa comunidade interagir através de suas diversas associações, movimentos e pastorais com as demais pessoas integrantes de nossa comunidade e nossos visitantes, para que ao final da comemoração de nosso Padroeiro as mesmas possam dizer ‘VEDE COMO ELES SE AMAM”.
‘PARTICIPE DE NOSSA FESTA, QUER COMO COLABORADOR, COMO VOLUNTÁRIO OU COMO FREQUENTADOR”
A Messe é grande, vamos mostrar que os Operários são em números equivalentes.
BOA FESTA, OBRIGADO, FIQUEM COM DEUS E SÃO CRISTÓVÃO NOS ABENÇOE.
Jabismar e Bete – Coordenação Festa.