Somados todos os estrangeiros inscritos na JMJ, serão 20 idiomas diferentes de jovens localizados em todos os pontos do Rio de Janeiro. Para que esses peregrinos não se sintam excluídos da programação da JMJ, mais de 4 mil sacerdotes e 300 bispos presidirão missas em diferentes idiomas nos 273 locais de catequese.
Algumas celebrações serão realizadas por cerca de 300 bispos de seus países origem. Os 273 locais de catequese serão em igrejas, casas de show, quadras poliesportivas, salões e escolas. As cidades de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que são subsedes do evento, foram divididas por idiomas para facilitar o trânsito e acomodar grupos de estrangeiros.
De acordo com o COL, Comitê Organizacional Local, as catequeses, que sempre acontecem em todas as edições das JMJ, promovem uma espécie de integração entre os peregrinos do mesmo idioma. Na proposta dos encontros, um dos objetivos é aprofundar o tema da Jornada, que esse ano é “Ide e fazeis discípulos entre todas as nações”.
Nos locais onde serão acolhidos, voluntários e famílias acolhedoras farão homenagens aos jovens estrangeiros, com enfeites próprios da nacionalidade de cada grupo.
Fonte: Jovens de Maria – http://www.a12.com/jovensdemaria/?p=6462
