vida, o maior dom
Iniciamos nesta coluna uma série de reflexões voltadas especialmente para a juventude. Queremos perpassar alguns aspectos da vida humana e tentar nos compreender como seres singulares, únicos, em meio a Criação feita por Deus. E nossa primeira reflexão é sobre a vida. Como diz nosso Pai, Mestre e Amigo : “A vida é um presente de Deus e o que fazemos com ela é nosso presente a Ele!”(Dom Bosco).
Você já parou para pensar na importância que a Vida tem? Está no senso comum que a Vida é um Bem. A Vida é Sagrada! Por isso, o dever de respeitar a Vida é reconhecido pela humanidade nas várias constituições das sociedades democráticas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual nosso País, o Brasil, é signatário. E você reconhece e proclama, como um Evangelho, uma boa-notícia, que a Vida é Sagrada?
O Mundo atual relativiza a vida, com pequenas coisas. Que o digam aqueles jovens, como exemplo, que se utilizam das drogas. Isso é cuidar da Vida? A vida é um Dom precioso de Deus. “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom” (Gn 1,31). E como Dom, deve ser cuidado, porque volta para Deus, que nos deu a tarefa de cuidar de tudo o que foi criado (Gn 1,26; 2,15.19-20). Como estamos cuidando da Criação?
Para iniciarmos temos que cuidar da maior Criação de todas: a Vida. Deus quando cria, faz amando. Ele desabrocha de amor quando faz o ser humano. Toda natureza criada é sinal do amor de Deus, “é lei de liberdade, alegria e felicidade” (João Paulo II. Encíclica Evangelium Vitae, nº 49).
A vida nos proporciona momentos de alegria, de tristeza; proporciona-nos obstáculos, mas não significa desistir de viver. Por que tantos jovens desistem facilmente da vida? Pergunte-se se você não está desistindo de viver! Quantos jovens estão a vegetar pelas esquinas, jogando no lixo esse Dom Supremo de Amor. O que está faltando? A liberdade(tema de um próximo artigo)? A alegria de entender e compreender esse Dom? Que itinerário, caminho, você está dando para a sua vida?
“O homem é o vértice da criação visível, pois é criada a imagem e semelhança de Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, nº 343). Eu sou escolhido por Deus para ser sinal e portador da sua imagem, por isso devo cuidar da Vida. Querida juventude, precisamos parar e pensar; refletir a cada instante, porque a vida aqui, no “tempo e no espaço”, passa. A humanidade tem desejo de eternizar-se, inclusive os jovens, tirando do foco o sentido último da vida para colocar no seu lugar coisas periféricas, esvaziando-a. Como entender o amor de Deus, num mundo, onde as tendências nos apontam para outras “experiências de amor” que não revelam a dignidade do Amor à Vida?
Amor à vida é cuidar de mim e cuidar do Outro. O mundo moderno quer manipular a Vida Humana, relativizando-a. Somos levados pelas ideologias do “bem estar social”, onde os fins justificam os meios, reduzindo a vida a um conjunto de células, olhando-a puramente como ser biológico.
As perguntas a serem feitas são: como me compreendo? Qual minha experiência de fé, experiência com Deus que me fazem entender, me fazem refletir que a Vida é esse Dom Supremo do Senhor e que deve ser cuidada? E que deve ser amada. Por quê? Porque foi nos dada gratuitamente numa atitude de amor por Deus.
“A glória de Deus é o homem vivo; e a vida do homem é a visão de Deus” (Santo Irineu, séc I). Nós caminhamos para o bem; e o bem está na compreensão do amor. O Amor é quem vai dar para mim, e para você, uma compreensão de si mesmo a tal ponto que eu vou transbordar como Deus transbordou, na atitude de amor nos criando. Assim valorizo a Vida: amando e fazendo o bem. Tendo essa experiência de amor como ponto central da minha vida, não como as falsas paixões, que ao contrário nos distancia do sentido primeiro da vida: ter dignidade, valorizar a mim mesmo e ao próximo e compreender a ação de Deus, no amor, para a nossa vida.
Portanto, seja você também jovem um defensor da vida. Assuma pra si essa grande causa, porque desta forma você vai contribuir com o grande projeto do amor de Deus: ver a humanidade feliz. Tenha uma consciência mais plena a partir de você. Não queira mudar o mundo se não for capaz de mudar a si mesmo. Que a vida seja o grande Dom de Deus que o ajudará a encontrar o caminho da felicidade.
Paulo de Lima– Licenciado em Filosofia/PUCRS
