Um Novo Papa Para a Igreja

Pe.Adriano

Pe.Adriano

Francisco, filho de um pai italiano. Era um ferroviário, vindo de Turim. A mãe era dona de casa. Tem quatro irmãos. Nasceu em Buenos Aires.  Formado como  engenheiro químico. Entrou no seminário aos 21 anos. Ele foi durante anos amadurecendo sua vocação. Foi ordenado  sacerdote aos 32 anos, mas sua vocação  sacerdotal começou  cedo.

No dia 13 de março de 2013 foi eleito Papa.  Um Papa modesto. Moderado.  Preocupado com os mais pobres. É o 266º Papa da Igreja Católica. É o 1º Papa latino-americano. É jesuíta. Tem 76 anos de idade.

 Jorge Mário  Papa: uma surpresa!

Jorge Mário Papa: uma esperança!

Você ouviu falar  de um idoso de 76 anos que se torna sinal de novidade e esperança para o mundo do Terceiro Milênio?  São  os milagres surpreendentes da Igreja Católica. É como diz Cristo: “A Pedra rejeitada pelos construtores do mundo dos homens tornou-se pedra angular do Reino de Deus no mundo”.

Jorge Mário Bergoglio, o Papa Francisco, está agora sendo saudado por todo o mundo como  sinal de esperança e de renovação da Igreja Católica. Uma novidade que vem   com o rosto  de simplicidade, amor aos pobres e paixão missionária.

O Papa Francisco é capaz de fazer a necessária renovação sem salto para o desconhecido. Ele partilha da visão de que a  Igreja Católica deve ter um papel missionário, que sai ao encontro das pessoas. É uma Igreja que se preocupa em promover e facilitar a fé.

É um Papa latino-americano! Um Papa que escolhe  para si um nome que alude aos santos dos santos do amor aos pobres ( Francisco de Assis ) e do ardor missionário ( Francisco Xavier ). Um Papa  que aponta claramente para uma Igreja  missionária. É um Papa defensor  da missão espiritual da Igreja. É um Papa com compromisso  com a defesa  da vida.

 O anúncio “Habemus Papam” ressoou pelo planeta Terra como uma mensagem de esperança e alegria. O novo Papa traz consigo um grande amor pela Igreja e também  uma defesa radical dos mais pobres. Com a eleição do Papa Francisco, a Igreja mostra um verdadeiro desejo de ser fiel ao Espírito Santo e modernizar não sua doutrina, mas sua prática pastoral para melhor evangelizar.

Temos esperança que o novo Papa tenha como prioridade trazer de volta  a serenidade em um momento conturbado

 – O novo Papa pede aos cardeais para “encontrar novos meios de levar  a evangelização aos confins da terra”.

– Outro pensamento bonito deixado aos cardeais: “Sem Jesus Cristo, podemos ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja”.

– Na sua primeira homilia afirma que é preciso: “ Caminhar, edificar,  professar Jesus Cristo”.

Habemus Papam”!  Motivo de alegria! Motivo de esperança! Motivo de  otimismo!

 P. Adiano Cemin