Hoje tivemos em nossa paróquia a entrega da oração do Creio, dos pais para os filhos dos catequizandos da 3ª etapa da Catequese. Esta entrega tem um grande significado na vida destas crianças e adolescentes, os pais pela sua fé entregam este grande tesouro a seus filhos, como um gesto de muito amor, pois a fé é a herança mais valiosa que os pais podem deixar aos seus filhos.
Reunimo-nos no sábado para meditar e professar a oração do Creio, com a participação dos pais, catequizandos e catequistas.
O Creio não foi elaborado pela imaginação ou opinião dos homens, mas foi inteiro retirado da Sagrada Escritura. Ao todo são doze artigos, doze verdades contidas nesta oração, que é uma verdadeira profissão de fé, a exemplo de Pedro, quando afirmou a Jesus com muita convicção: “Tu és o messias, o filho do Deus vivo.” (Mt 16,16)
Deus é interessado por nós, por isso enviou seu filho, para a salvação de toda a humanidade. Por isso nos deixou um farol, um rumo que indica a direção ao Banquete definitivo e poder aceitar o convite de Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25,34)
O Creio é este farol, pois é uma síntese, um resumo de todos os ensinamentos que Jesus nos deixou aqui na terra. Os apóstolos o professavam, desde o início do cristianismo, e essa profissão de fé permaneceu sendo passada de geração em geração até os dias de hoje, porque como afirma Jesus: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mt 24,35). Como em uma construção que não pode faltar a base, o Creio é a sustentação, o suporte e a base da nossa fé. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11,1)
Nosso inteligente Santo Agostinho, nos dá uma dica importante sobre a fé: “Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.” Ou seja: Primeiro tomamos a decisão de querer acreditar. Pronto Deus já acolheu nossa decisão, e nos dá a graça do entendimento, do conhecimento, através da sabedoria, um dom do Espírito Santo. Por isso a fé vem antes, (a fé precede) e o conhecimento, a inteligência vem atrás (o intelecto segue).
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (aquele que compensa, que gratifica, que paga salário) dos que o buscam.” (Hb 11,6)
Portanto, nossa oração não pode e não deve ser reduzida a um simples recitar de frases decoradas e esquecidas, mas, uma resposta a Deus, dizendo sim à obediência em praticar e aceitar a sua palavra, bem como recordar as regras de fé antes de receber a Santa Eucaristia.
Texto: Maristela Franco
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6214767498023629025?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]