ATA 52 – 18 de setembro 2014
Estiveram presentes os representantes dos seguintes grupos:
ADMA – José Augusto Schimaleski, AJS – Teco Salgado, Apostolado Oração – Maria Lúcia Correa, CAEP – José Carlos Chiuratto, Capelinhas – Marilene S. Canduro, Catequese – Valdirene Vieira dos Santos, Congregação Mariana – José Lopez, Secretaria Paroquial – Edna Becker, Grupo de Oração – Geni da S. Gomes, Missionários – Maria Propst, Pároco – Pe. Adriano Cemin, Pastoral do dízimo – Rosa Marli, Pastoral do Batismo-Catequese de Adulto –Marlene O. Stinghen – PASCOM – Luiz Henrique dos Santos, SAV – Jose Carlos Chiuratto, Coordenação Musical – Teco Salgado, CPP – Roberto Schulka, Miriã B. da Rocha e Marilene Boaron.
Iniciamos a reunião com acolhida do Pe Adriano, em seguida a oração do “Espírito Santo”. Na sequencia, realizou-se a leitura da Ata da última reunião e apresentação da Pauta, sendo:
- Preparação para Assembléia Paroquial:
- Sugestões para a Assembléia;
- Propostas de atividades para o final do ano.
- Ano Missionário:
- Grupo missionário;
- Pré-requisitos;
- Formação.
Pe Adriano reforça a necessidade da participação dos coordenadores e representantes dos grupos e movimentos nas reuniões e atividades, com mais entusiasmo, cooperação e comprometimento, pois precisamos amar a comunidade em que participamos.Lamenta que os grupos não estejam cumprindo com seu papel, pois conforme definido em reunião anterior, deveriam ser apresentadas propostas para a Assembléia Paroquial e Ano Missionário, o que não ocorreu. Comunicou que a Assembléia será realizada no dia 29 de novembro de 2014 com início as 14:00hs. Na sequencia, ressaltou sobre a necessidade dos grupos em comunicar e convidar as pessoas à participar da Assembléia, pois este é o momento de traduzirmos nossas necessidades para transformarem em ações concretas em nossa comunidade, um momento importante para a caminhada Paroquial. Os gupos e movimentos precisam propor e definir ações para serem apresentadas para a próxima reunião do CPP, dia 16/10. Os representantes precisam levar ao conhecimento dos demais membros, as informações e decisões para discussão. Em nossa paróquia, contamos com a colaboração de 24 grupos, porém não há participação efetiva dos representantes nas reuniões. É essencial termos conhecimento das atividades que são realizadas em prol da comunidade, para que sejam divulgados aos demais membros do grupo.
Para o Ano Missionário, enfatiza a necessidade da prepararação das pessoas que participarão desta ação, bem como um planejamento melhor das equipes para atuarão na atividade missionária. Cada grupo deve identificar e preparar as pessoas e motivar a comunidade.
É necessário convergir as ações e demandas da Inspetoria Salesiana e a Diocesa local, para trabalhar em parceria, identificando os objetivos comuns.
José Carlos, reforça a necessidade em preparar as pessoas, e motivar a comunidade.
O Ano Missionário é uma grande oportunidade para colocarmos nossa Igreja local em estado permanente de missão. De acordo com Pe. Angelo, é necessário estudo, formação e espiritualidade para exercer a função de Missionário. Para uma melhor compreensão e preparação sobre o tema, todos somos convidados a ler e estudar os documentos e demais materiais disponiblizados sobre o tema, pois não se trata de um trabalho de momento, mas para toda a vida. Em referência aos horários das celebrações das missas, Marli, da Pastoral do Dízimo, indagou sobre o horário das missas realizadas aos domingos às 07h30 da manhã, a qual envolve esforço, empenho e colaboração de muitas pessoas na preparação, porém a participação da comunidade é pequena. Algumas sugestões foram propostas pelos presentes, porém nada foi definido, Pe. Adriano informa que a questão será levado para debate na assembléia. Solicitou ainda para que cada participante leve ao conhecimento dos demais integrantes de seu grupo para discussão e sugestões. Conforme já apresentado, temos necessidade de melhorias nos equipamentos de som, espaço e motivação dos grupos de cantos. Com relação aquisição de equipamentos de som (microfones, pedestais, entre outros), Teco informa que foi realizado um projeto com assessoria de um profissional, bem como elaborado orçamento dos custos e apontadas sugestões, as quais serão apresentadas aos Padres e CAEP para análise e aprovação. Todos os presentes concordaram com aquisição de novos equipamentos, porém todos os grupos devem ser responsáveis pelo zelo e organização dos mesmos. Como forma de angariar recursos para aquisição dos equipamentos de som, sugeriu-se a promoção de eventos, porém nada foi definido. Ao final foram participadas algumas informações e avisos, sendo:
A realização do curso de canto com o grupo de liturgia, o qual foi muito bem aceito;
Reunião com o grupo de litrugia dia 25.09 e ainda convite para participação da reunião do dízimo dia 07/10.
A reunião foi finalizada com a benção do Pe Adriano.
Avaliação da reunião: bem conduzida, participativa, objetiva e comprometedora.