Como vivenciamos e trabalhamos esse tema em nossa comunidade paroquial?
Muitas são as frentes de trabalhos voluntários, pois através de nossos grupos, movimentos, associações e pastorais, muito se busca pelo bem de nossa comunidade. Alguns desses segmentos têm a oportunidade de estar mais próximos de nossas crianças, adolescentes e jovens, como é o caso do grupo de coroinhas, catequese, grupos de jovens, a articulação da juventude salesiana (AJS) e também o serviço de animação vocacional – SAV. Não podemos deixar de mencionar ainda o centro educacional salesiano – CES e o projeto vida melhor – Provim da nossa querida comunidade Dom Bosco. Como podemos ver são vários projetos desenvolvidos e direcionados para a preparação e o futuro de “nossos jovens e adolescentes”. Aqui em nossa paróquia, mais especificamente, temos o SAV, cujo objetivo principal de sua existência é justamente se aproximar de nossos meninos e meninas para orientá-los, para que busquem e tenham um futuro promissor, tornando-se “bons cristãos e honestos cidadãos” como dizia Dom Bosco. O SAV, ao longo do ano em parceria com a catequese, os jovens e a AJS, bem como outros grupos, que também nos auxiliam de alguma forma, dinamizam alguns projetos que passamos a enumerá-los:
1) Antes de iniciarmos qualquer atividade, sempre buscamos nos preparar, (através de encontros de formação) seguindo as orientações da arquidiocese, da inspetoria salesiana e principalmente paroquiais;
2) Missas vocacionais mensais, sempre no primeiro domingo do mês, às 19h30min,
3) Terço vocacional;
4) Projeto de vida (jornadas vocacionais) para meninos e meninas, com idade a partir de 13 anos. É um dia inteiro de reflexão, sempre com a orientação de pessoas preparadas para esse tipo de atividade, com troca de experiências, vivências religiosas e em família;
5) Participação nos retiros, formações e demais atividades da catequese e da AJS;
6) Encontro inspetorial de animadores vocacionais do estado do Paraná;
7) Participação na festa do padroeiro;
8) Missas vocacionais durante o mês de agosto – mês vocacional;
9) Gincana catequética vocacional; (promover, divulgar e organizar)
10) Show de talentos – aberto a comunidade; idem
11) Caminhada vocacional – evento aberto a quem quiser participar; idem
12) Avaliação e encerramento com retiro.
Antes de encerrar gostaria de mencionar um fato importante: na manhã do dia 31/03/2014, numa segunda-feira, o Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de 250 participantes do Capítulo Geral da Sociedade Salesiana São Francisco de Sales – fundada por Dom Bosco e entre eles o novo Reitor-mor, padre Angel Fernàndez Artime.
Durante a sua fala o Santo Padre, Papa Francisco, mencionou a dimensão vocacional, particularmente em destaque o ano de 2015, ano dedicado à vida consagrada. A dimensão vocacional precisa ser fruto de uma boa pastoral da juventude, envolvida pela oração, a coragem da proposta e o envolvimento da família. “é preciso evitar visões parciais para não suscitar respostas vocacionais frágeis, com motivações vacilantes”, recomendou.
No último ponto, o Papa Francisco lembrou o papel de trabalhar em comunidade, mesmo que estas vivam, por vezes, tensões causadas pelo individualismo e pela dispersão:
“acolhimento, respeito, ajuda recíproca, compreensão, cortesia, perdão e alegria”, aconselhou, ressaltando que o espírito de família deixado por Dom Bosco ajuda neste sentido, pois favorece a perseverança e cria atrativos para a vida consagrada.
Texto originalmente utilizado durante a homilia da 7ª missa e novena em preparação à Festa de São Cristóvão, ocorrida em 31/07/2014. Autoria: José Carlos/SAV.
