Fiéis dão adeus à dom Moacyr José Vitti na Catedral de Curitiba

Durante o dia todo, missas são realizadas enquanto católicos vêm prestar suas homenagens ao arcebispo

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz de Curitiba, na Praça Tiradentes, recebe nesta sexta-feira (27) fiéis o dia todo para o velório do arcebispo dom Moacyr José Vitti, que faleceu na tarde de quinta-feira (26), aos 73 anos. Durante o dia todo, missas são realizadas enquanto católicos vêm prestar suas homenagens ao arcebispo.

“Ele foi muito significativo durante seu governo por seu cuidado por todo pastoreio. Na última missa que presidiu, a de Corpus Christi, mostrou um grande amor e um grande zelo pela arquidiocese”, disse o responsável pela comissão de liturgia da arquidiocese, Maurício Gomes dos Anjos.

Ele estima que em torno de 500 a 600 pessoas passem a cada hora pela catedral, já que, além dos fiéis da igreja, o arcebispo era querido por muitos amigos e pessoas de fora da cidade que vieram a Curitiba apenas para dar adeus a Vitti. Os familiares do sacerdote chegam de Piracicaba, sua cidade natal, às 17 horas.

Além das missas periódicas até as 23 horas, a Catedral espera os grupos pastorais e outros grupos relacionados à arquidiocese para a vigília que será feita durante a madrugada, até a manhã, quando será realizada a missa de corpo presente, às 9 horas da manhã. O arcebispo será sepultado na cripta da catedral, em sepultamento aberto ao público, mas com número limitado de presentes devido ao espaço da Catedral.

Dom Moacyr faleceu por volta das 14h40 de quinta-feira, vítima de um enfarte. Ele estava em sua residência. O Vigário Geral, o cônego Élio José Dall’Agnol, declarou luto oficial de quatro dias, do dia 26 ao dia 29. A Mitra pediu para que todas as igrejas celebrem uma missa em homenagem ao falecido arcebispo neste final de semana.

Texto e fotos: Gazeta do Povo on line