Aconteceu na noite desta segunda-feira, 23/06, no salão paroquial, o “I Encontro Paroquial de Comunicação”. Com a presença de paroquianos de alguns grupos/pastorais e do Pe. Ângelo, que abriu o evento nos proporcionando um momento de espiritualidade diretamente ligado ao tema em questão: “A Comunicação.”
Tendo como base o texto escrito pelo Papa Francisco em comemoração ao 48º dia da Comunicação Social, com o título: “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro” (publicado aqui no site dia 30/05), os participantes debateram sobre o papel da comunicação na comunidade paroquial, em seguida foram apresentadas algumas noções sobre as funções da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e por fim, traçou-se um perfil de como é a comunicação em nossa paróquia atualmente e como poderá vir a ser.
“Diminuir as distancias” e “promover a inclusão das pessoas”, foram temas também abordados, enfatizando que existem “distancias” de diferentes níveis e que, pode haver imensas distancias entre membros de uma mesma comunidade, ou entre grupos ou pastorais desta, ou ainda entre membros de um mesmo grupo.
Ficou claro aos presentes, que promover a inclusão das pessoas e em seguida diminuir as distancias entre elas, pode ser resultado de uma melhor difusão da informação na comunidade. Em outras palavras, a comunicação (pessoal ou em massa) conduzida de forma harmônica e organizada melhora os relacionamentos interpessoais, intergrupais e na comunidade paroquial e até mesmo, extra-muros desta comunidade.
Então, concluiu-se que trabalhar com a comunicação no ambiente paroquial pode ser o ponto de partida para se atingir a “nova paróquia” ou ainda para a “revitalização da paróquia”, como prevê o documento da 51ª Assembléia da CNBB – Comunidade de comunidades.
Com tal importância reconhecida, ficou claro que a Pastoral da Comunicação deve ser incentivada em nossa comunidade, para que a partir do trabalho feito nas áreas de atuação desta pastoral, consigamos implementar melhorias em todas as outras pastorais ou grupos da paróquia.
Desafio lançado, a PASCOM convida a todos os paroquianos a participar desta empreitada, seja na forma de colaborador eventual ou membro efetivo da Pastoral.
Esta pastoral deve ser, para poder atingir seus objetivos, uma pastoral atuante e dinâmica, que servirá de apoio aos demais grupos para que “diminuam as distancias e promovam a inclusão das pessoas”, e que terá com certeza, um funcionamento diferenciado.
Na sequencia, veja alguns dos vídeos que foram apresentados no decorrer o encontro e logo após, veja fotos do evento.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/102496923968554265712/albumid/6028326162213160817?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]